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sexta-feira, 12 de agosto de 2022

AVALIAÇÃO: Ford Maverick, uma picape com 253 cv com conforto e luxo de automovel e câmbio de 8 marchas. Destino: Conservatória e a Serra da Beleza e seus OVNIS. Preço e fotos belíssimas no texto

 


Com a incumbência profissional de jornalista automotivo de avaliar a recém chegada ao Brasil, da Ford Maverick Lariat FX4, uma monobloco robusta e bela picape cabine dupla, de linhas escorridas que merecia um bom teste de estrada. Escolhi a região de serra, no interior fluminense, Conservatória, a capital nacional da Seresta, que exibe uma relíquia ferroviária, a locomotiva 206, de 1910. 

O panorama deslumbrante na Serra da Beleza, eu e minha mulher, Lana Carla, uma companheirona de viagens de teste de carros

Quem já ouviu falar ou conhece a pequena, mas agradabilíssima e mística cidade de Conservatória, capital nacional da Serenata, localizada no Vale do Café, a 172 km do Rio de Janeiro, plantada no sopé da Serra da Beleza não a esquece, se apaixona. 


As serenatas pelas ruas da cidade acontecem todos os fins de semana há 74 anos. Ali, uma boa parte da população, de 6.000 habitantes, já viu luzes estranhas cortando as noites calmas - ufólogos realizam na serra da Beleza vigílias para observação de OVNIS (objetos voadores não identificados), de que também já participei.


Maverick, cujo nome nos transporta ao passado do icônico modelo da Ford que nos anos de 1970 fez sucesso no Brasil, trata-se de uma picape que classifico como urbana-esportiva por seu comportamento na cidade, com DNA de off-road marcado pelo conforto, a par do seu desempenho, quesitos que têm de ser ressaltados. A versão testada custa R$ 236.890 e tem garantia de três anos.


A Maverick, produzida na cidade de Toledo, no Ohio, nos EUA, sai da plataforma C2, a mesma de carros de passeio e do Bronco Sport. Ao contrário de outras picapes, tem o dom de não pular nos pisos irregulares, graças ao sistema multilink na traseira, se comportando como um automóvel de luxo ou um SUV legítimo, tanto na dirigibilidade como na estabilidade e conforto. 


A Ford teve o cuidado de dotar a picape Maverick, Ariat FX4 - versão testada pelo Blog - com o comprovado e confiável motor Ecobost GTDi, turbo de 253 cv que entrega 38,7 kgfm de torque já a partir das 3.000 rpm, que move com extrema facilidade os 1.744 kg da picape. Se pisar fundo no acelerador no arranque as costas colam no banco, mostrando a resposta do poderoso propulsor acoplado a uma caixa de câmbio automática de 8 velocidades simuladas, com modo reduzido Low para freio-motor. Para chegar de 0 a 100 km/h a Maverick leva escassos 7 s e sua velocidade máxima é de 175 km. O motor gira com plena desenvoltura, respondendo firmemente nas ultrapassagens e retomadas. 


Outro bom desempenho da picape é seu baixo consumo de 11,1 km/l na estrada e 8,8 na cidade. É notório, por exemplo, a uma velocidade 80 km/h o conta-giros fica nas 1.400 rpm. O consumo é beneficiado pelo sistema Start &Stop que desliga o motor sempre que o carro para num semáforo. O tanque de gasolina é de 67 l.


Porta-óculos fica acima do retrovisor interno 


A estabilidade da Maverick é digna de exaltar. Tem tração integral AWD, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de colisão com Assistente Autônomo de Frenagem e Detecção de Pedestres, assistente de frenagem pós-colisão, monitoramento da pressão dos pneus, controles eletrônicos de tração/estabilidade, freios a disco assistidos ABS com EDB, controle automático de descida, de 30 km/h a 5 km/h, direção elétrica.



A picape possui 5 tipos de direção: Normal, Lama/Terra, Areia, Escorregadio e Rebocar, que otimiza trocas de marchas correspondentes, elevando a rotação para uma faixa de torque mais elevada, gerando a potência de forma gradual que evita trancos ou solavancos. A Maverick enfrenta trilhas com facilidade. 


A suspensão, desenvolvidos para o Brasilmuito bem ajustada, tem sistema McPherson na dianteira e multilink com amortecedores hidráulicos na traseira, e é responsável ´pelo conforto do carro. A altura em relação ao solo é de 21,8 cm, com ângulo de entrada de 20,6º e saída de 21,2º. 


Não sendo uma picape de grande porte, a Maverick ainda assim tem 5,073 m de comprimento, 1,844 de largura sem espelhos e 2,134 m, incluindo espelhos, e altura 1,733 m, com distância de entre-eixos de 3,076 m, responsável pelo espaço generoso no habitáculo para os cinco passageiros. 


Habitualmente, os bancos da frente por uma questão de ergonomia e por serem separados costumam ser em todos os veículos, pelo menos na maioria deles, mais confortáveis que o banco traseiro. Na Maverick o conforto e o espaço tanto nos assentos da frente como no traseiro é muito bom. 


Todos têm encontos de cabeça e cintos de segurança de 3 pontos. O espaço para pernas é amplo e a altura privilegiada impede que mesmo passageiros de maior estatura encostem a cabeça no teto.

O interior é luxuoso com bancos forrados de couro premium, o banco do motorista tem ajustes elétricos com oito posições programadas e do carona também conta com seis ajustes programados, mas feitos manualmente. Todos os vidros têm controle elétrico. Os ocupantes da frente têm apoio de braços que há também no banco traseiro, quando se baixa o encosto do assento do meio, este tem dois porta-copos. Na traseira há ainda duas entradas de USB.

Sob o banco no traseiro esconde-se um porta-objetos para 73 l. 

O volante multifuncional é forrado de couro e possui controles de viva-voz, ainda do piloto automático, rádio e do computador de bordo com tela de 6,5", localizado no painel de instrumentos com o velocímetro, o conta-giros, temperatura e autonomia. 


No painel central, o sistema multimídia SYNC com tela de 8", com câmera de ré, que concentra todo o controle do carro, do rádio, mídia, temperatura, Ford Pass Connect, com acesso ao Android Auto e ao Apple Car Play.


Abaixo o controle do ar condicionado automático de duas zonas, o botão auto de acionamento do motor e entradas de USB. O motor é acionado pelo Star&Stop.




No lugar da tradicional manopla, a troca de marcas é feita num botão que ao girar fixa os modos Parking, R, de marcha à ré, N neutro e Drive e botão de freio de estacionamento elétrico com sistema auto hold e um pequeno painel com diversos outros controles, entre eles em baixo à esquerdada foto o que liga os faróis automáticos, que no cruzamento com outros veículos passam para farol baixo para não ofuscar o motorista do carro que circula em sentido contrário.



Frente imponente com capô longo, grade central com dois conjuntos óticos com faróis automáticos full LED e faróis auxiliares e luz de condução diurna, Na base do para-choques há dois fortes ganchos funcionais para reboque. 


As laterais, de linha de cintura baixa, têm a versão LARIAT aplicada junto às portas, e a versão FX4 nas laterais sobre as caixas das rodas. 


Na coluna do lado do motorista um teclado permite a abertura da porta com senha, caso o condutor esqueça ou perca a chave. 


As portas são abertas com a aproximação a chave presencial, que pode acionar o motor e ligar o ar condicionado. As rodas são de 17" com pneus Pirelli Scorpion ATR, todo o terreno, 225/65/17.


A tampa da caçamba ressalta o modelo Maverick em relevo, à semelhança da dianteira uma barra conecta as duas grandes lanternas de LED. Na base do para-choques há dois ganchos de reboque. 


A caçamba, que tem até abridor de garrafas, tem capacidade para 943 l e carga de 617 kg. A Maverick reboca até 499 kg. Em função do engate central para reboque, a placa de identificação foi deslocada para a direita. Lanternas instaladas no alto externo da cabine iluminam a caçamba.


Opinião

A Maverick Lariat FX4 é sem dúvida uma excelente picape com um comportamento e desempenho de um automóvel. Diante dos 253 cv achei-a econômica. É muito segura nas curvas, mesmo as mais apertadas, e tem uma resposta imediata às acelerações. E o funcionamento do Star&Stop é quase imperceptível. Senti falta de carregador por indução de celular e de detecção de ponto cego. O acabamento é excelente padrão. Leitor, você apaixonado por picapes faça um test-drive na MAVERICK. E não deixe de conhecer Conservatória e a Serra da Beleza, quem sabe se terá ali um encontro do Terceiro Grau.


A visão do condutor na direção da Maverick é privilegiada. No painel existe um porta-objetos

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A Ford informa que:

- As cinco primeiras revisões, cobrindo 60 meses ou 60.000 km, saem por R$ 5.840 (1ª revisão: R$ 1.066; 2ª revisão: R$ 1.066; 3ª revisão: R$ 1.240; 4ª revisão: R$ 1.362; 5ª revisão: R$ 1.106). O cliente também tem a opção de adquirir os planos de manutenção Ford Protect.

- O plano Ford Protect Basic cobre as três revisões do período de garantia (36 meses ou 30.000 km) por R$ 3.203 e oferece 12 meses adicionais do programa Ford Assistance. O plano Protect Plus cobre cinco revisões (60 meses ou 50.000 km) por R$ 5.548, com 24 meses adicionais do Ford Assistance.

- Quem quiser blindar a Maverick pode contratar o serviço da Leandrini Blindagens, empresa certificada pela Ford, no momento da compra, preservando a garantia original da picape. A blindagem de nível 3-A com vidros superleves (AGP33) custa R$ 78.500, oferece garantia de cinco anos para o material de blindagem e pode ter seu valor incluído no financiamento.

As cores disponíveis são as seguintes:

Azul Lise, Indianápolis e Malacara; Cinza Dover e Torres; Laranja Delhi; Vermelho Aurora; Preto Orvalho; Branco Ártico e Preto Astúrias.

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