Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

ÚLTIMA ETAPA DO GAÚCHO DE RALI SERÁ NO DIA 7/12 EM SANTA MARIA.



Vem ai a última etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade. A quinta prova do ano será realizada na região de Santa Maria, o Rally Recanto Maestro. 

Mais de 20 carros estão confirmados na disputa, entre eles o Peugeot 206 #A92, da dupla erechinense Carlos Celuppi e Vinicius Zavierucka, da equipe Total Rally Team (Total Rally Team/Powergym TaAkiTeuBikoXorona Rally).


Eles competem na categoria Super A e a expectativa é poder fazer uma boa prova. “A expectativa da dupla para a última etapa do Campeonato é ótima. Estamos esperando fazer uma boa corrida e fechar a temporada com um bom resultado”, destaca Carlos Celuppi.

A dupla, que está na oitava colocação, entre mais de 20 que já pontuaram este ano, quer manter o aprendizado na última corrida de 2013, eles que estão no seu primeiro ano de rali de velocidade. 

“A meta da dupla para essa corrida é terminar. Sabemos que é um rali difícil e teremos que ter cautela para completar a prova. Esse é o ano de estreia da dupla, portanto queremos fazer quilometragem para que em 2014, tenhamos a possibilidade de vir a disputar o título do Campeonato”, aponta Celuppi.


Celuppi e Zavierucka testaram o Peugeot 206 em treinos e os últimos ajustes já foram feitos. “Nosso preparador, o Rafael, esteve juntos no último treino, onde fizemos ajustes da nova suspensão, a qual ficou com um ótimo acerto”, explica o piloto.


Planejamento pronto para 2014
O ano de 2013 marcou a estreia da dupla Carlos Celuppi e Vinicius Zavierucka no rali de velocidade. “Nossa avaliação da temporada é ótima. Está sendo um ano muito difícil, pois a dupla começou do zero, e a graças aos amigos que tiveram paciência de nos ensinar, para que pudéssemos colocar em prática e aos poucos ir melhorando”, salienta o piloto.

E a equipe já está com a temporada 2014 planejada. Faremos o Campeonato Gaúcho e algumas etapas do Brasileiro”, conclui Carlos Celuppi. 

A equipe Total Rally Team/Powergym tem o patrocínio de Total Distribuidora Moto Peças, Móveis Dal Pra, Safro Advogados, Autokadi,Powergym, Spazzini Turismo, Clínica de Fraturas, Loss Engenharia, Gribler, Dall Agnol Driver School #53, Neo Ferramentas, Cama de Gato Bar, Boccato Lanches, Auto Mecânica Rafael e Printmax.

O Rally Recanto Maestro
A corrida de Santa Maria, no dia 7 de dezembro, marcará a quinta e última etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade em 2013. 

A montagem do evento se dará na região do Recanto Maestro, distrito que fica entre os municípios de São João do Polêsine e Restinga Seca. 

Na Antônio Meneguetti Faculdade (AMF) ficará toda a estrutura de prova, como os boxes das equipes e também a organização do evento.

O rali acontecerá em nove especiais, sendo seis com cerca de 12 quilômetros cada e outras três com 7 quilômetros cada, em estradas de terra, no interior dos municípios de São João do Polêsine, Silveira Martins e Restinga Seca.

Mais informações sobre o evento e a lista de inscritos, além da programação completa, podem ser obtidos junto ao site oficial do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade, www.rallyvelocidaders.com.br e também no site oficial da prova, www.rallyquartacolonia.com.br.


Programa do Rali de Santa Maria
Sexta-Feira - 06 de dezembro de 2013

14h00min - Abertura Secretaria Vistoria Administrativa

- Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

- Abertura da Verificação Técnica e de Segurança

15h00min - Inicio do Shakedown

16h00min - Encerramento do Shakedown

18h00min - Inicio da Reunião de pilotos, navegadores, FGA - Temporada 2014

20h00min - Encerramento das Inscrições para todos os Campeonatos

20h15min - Fechamento Secretaria Vistoria Administrativa

- Fechamento para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

- Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança

Sábado - 07 de julho de 2013
06h45min - Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

- Abertura Secretaria Vistoria Administrativa

07h00min - Abertura Reconhecimento dos Trechos Especiais

- Abertura da Verificação Técnica e de Segurança

10h00min - Fechamento Secretaria Vistoria Administrativa

10h45min - Reunião de Comissários

11h00min - Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança

11h00min - Divulgação Ordem de Largada

11h20min - Encerramento Reconhecimento Trechos Especiais

12h20min - Saída Primeiro Carro do Parque de Apoio

18h30min - Reunião dos Comissários Desportivos e Técnicos

20h00min - Divulgação dos Resultados

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

PEUGEOT CONQUISTA O PRÊMIO DE "VEÍCULO DO ANO" NA IRLANDA, NA CATEGORIA "VEÍCULO COMPACTO". O CARRO SERÁ PRODUZIDO E VENDIDO NO BRASIL EM 2015



O 2008, crossover compacto, da Peugeot foi destaque na 37ª edição do “Continental Irish Car of the Year”, uma das mais importantes premiações do setor automotivo na Irlanda.

O modelo, que será produzido no Brasil e comercializado a partir de 2015, sagrou-se campeão na categoria “Veículo Compacto”, título concedido por um júri composto por 28 jornalistas especializados.



O júri, composto por 28 jornalistas, elegeu os vencedores considerando critérios como inovação, segurança, conforto, espaço interno, comportamento dinâmico  e qualidade do produto. 

Com isso, a Peugeot soma sete títulos no “Continental Irish Car of the Year”, conquistados em quatro anos com os modelos 3008 (2009 e 2010), 5008 (2010), RCZ (2010), 508 (2011) e 208 (2012).

A Peugeot registrou mais uma importante conquista com o crossover 2008: o título de “Veículo Compacto 2014”, concedido pela associação irlandesa que reúne jornalistas especializados no setor automotivo. 



A premiação levou em conta 51 veículos comercializados no país nos últimos 12 meses, divididos em cinco categorias: Veículo Compacto, Veículo Compacto Familiar, Veículo Familiar, Veículo Executivo e Veículo de Performance.

Lançado no mercado europeu em abril, o Peugeot 2008 vendeu mais de 65 mil unidades até outubro e conquistou, recentemente, o prêmio Auto Europa 2014, atribuído por membros da União Italiana de Jornalistas Automotivos (UIGA). 

Sucesso absoluto, o modelo teve sua produção ampliada na fábrica de Mulhouse, na França, para atender à alta demanda. 


RENAULT INAUGURA UM NOVO CONCEITO DE RELACIONAMENTO COM SEUS CLIENTES ATRAVÉS DE SUA NOVA PLATAFORMA DIGITAL "MY RENAULT" QUE GARANTE AOS DONOS DE VEÍCULOS A MARCA FRANCESA NUM MESMO SÍTIO TODAS AS INORMAÇÕES RELATIVAS A SEU CARRO, INCLUSIVE O MANUAL DO PROPRIETÁRIO E DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL


Um novo conceito de relacionamento com os clientes da marca. Esta é a proposta do My Renault, plataforma digital inovadora que disponibiliza para os proprietários de veículos Renault uma série de informações sobre seu carro, além de promover ações especiais, como a oferta de serviços e produtos, nas concessionárias da rede.

Com interface amigável, que permite uma fácil utilização da ferramenta, o My Renault é a página pessoal e exclusiva do proprietário do veículo Renault que passa a ter, num só local, todas as informações referentes ao seu carro: desde o manual até dicas para redução de consumo de combustível.

Avisos como data de revisão, por exemplo, também serão enviados para sua página pessoal e poderão ser facilmente visualizados. Outra funcionalidade da ferramenta é permitir que o usuário receba ofertas personalizadas, tanto de peças e acessórios, como de serviços, durante todo o período que ele for proprietário do veículo.

Entre os benefícios, descontos progressivos nas revisões – que começam com 5% de redução e vão até 20% - e um bônus, no valor de R$ 500, para a aquisição, ou troca, de seu veículo por um novo modelo da marca.

“O My Renault é uma inovação na forma como nos comunicamos com os clientes, uma interface para interagir com a marca de forma assertiva e com benefícios que se perpetuam ao longo da relação”, afirma Gustavo Schmidt, vice-presidente comercial da Renault do Brasil.

A ferramenta, que já está presente em mais de 20 países, possui mais de 1 milhão de usuários que conseguem, graças à ferramenta, fazer uma gestão mais eficiente do uso e manutenção do seu automóvel.

“A Renault tem investido no meio digital para estreitar o relacionamento com o público brasileiro e essas iniciativas têm tido um resultado bastante positivo. 
A página da Renault no Facebook, já supera 2.9 milhões de fãs e a página Mãe na Direção, na mesma rede social, entra, no próximo ano, em sua terceira temporada com cerca de 370 mil usuários”, disse Marcella Campos, gerente de Publicidade e CRM da Renault do Brasil.

Para usufruir de todos os benefícios do novo canal de relacionamento, basta que o proprietário do veículo acesse a página www.myrenault.com.br e preencha seus dados – nome, RG e CPF. Essa operação leva apenas alguns minutos.

::: CONTATOS ASSESSORIA DE IMRENSA RENAULT :::
Caique Ferreira
Email: caique.ferreira@renault.com
Telefone: (41) 3380-5222
Celular: (41) 9648-6777
Simone Brombay (Institucional)
Email: simone.brombay-renexter@renault.com
Telefone: (11) 2184-9420
Ubirajara Alves (Institucional)
Email: ubirajara.b.alves@renault.com
Telefone: (41) 3380-1340
Glenda Pereira (Produto)
Email: glenda.pereira@renault.com
Telefone: (11) 2184-8340
Celular: (41) 98668-1542
Arthur Lustosa Santos (Produto)
Email: arthur.santos@renault.com
Telefone: (41) 3380-2109

NISSAN PROMOVE PROFUNDAS MUDANÇAS NO ALTO COMANDO DA EMPRESA NO CONTINENTE AMERICANO. A AMÉRICA DO NORTE E DO SUL AGORA TÊM SUAS OPERAÇÕES TOTALMENTE INDEPENDENTES. OS 38 PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL CONTAM COM QUASE 500 CONCESSIONÁRIAS E DUAS FÁBRICAS, UMA DELAS EM CONTRUÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO QUE PRODUZIRÁ 200 MIL VEÍCULOS POR ANO.

José Luis Valls, como novo chairman para a América Latina, passa a administrar as operações na LATAM. 

A Nissan anunciou sua nova estrutura integrada por seis regiões. A atual região Américas será dividida entre Américas do Norte e do Sul, que se tornam duas áreas com operações independentes. 

Sobre estas mudanças estratégicas, o CEO da Aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn, afirmou que: "Nossas novas estruturas regionais de organização e de gerenciamento vão assegurar que a companhia tenha um time executivo capaz de entregar o aumento de lucratividade esperado dentro do plano de médio prazo Nissan Power 88. Nós implementamos estas mudanças para assegurar que a Nissan continue focada em ser líder em inovação automotiva, desenvolvimento de produto e no seu crescimento no mercado global – sempre buscando rígida disciplina financeira".

NIssan GT-R está previsto para chegar ao Brasil em 2018.
José Luis Valls, atual presidente e diretor-geral da Nissan no México, assumirá a nova função de Chairman para a América Latina, liderando todas as operações contidas na nova região geográfica denominada LATAM. 

Esta região inclui a Nissan do Brasil, assim como as unidades de negócios Nissan América Latina e Caribe.


José Luis Valls se reportará a Trevor Mann, vice-presidente Executivo Mundial de Performance (CPO) da Nissan.

A região LATAM engloba 38 países na América Latina, somando 492 concessionários e duas fábricas automotivas, uma delas em construção. 


A fábrica da Aliança Renault-Nissan em Curitiba, no Brasil, tem produzido veículos nos últimos dez anos. 

Em 2014, as operações na região vão incorporar a nova fábrica de Resende, no Estado do Rio de Janeiro, que terá capacidade de produção anual de 200 mil veículos como resultado de um investimento de R$ 2,6 bilhões.

O novo Versa, um dos carros-chefe da marca

Valls foi contratado pela Nissan em 2011 como Vice-Presidente regional de Vendas após mais de oito anos na General Motors, empresa em que ocupou diversos cargos executivos no México e na América Latina.

Sua liderança e estilo de gestão têm contribuído fortemente para que a Nissan tenha alcançado um aumento inédito de sua participação de mercado no México. 

Nissan Sentra

Em 2012, ele comandou a equipe que conquistou o "Global President's Award" como melhor operação mundial, a mais importante premiação concedida internamente pela Nissan.

Ao longo dos seus 16 anos no setor automotivo, Valls liderou equipes na Argentina, Brasil, Colômbia e México. 

A experiência internacional do executivo se estende a regiões como Ásia, Europa e Américas. 

Em todos os mercados pelos quais foi responsável, Valls esteve à frente de equipes que alcançaram recordes históricos de vendas, excelência operacional e níveis de lucratividade notáveis e elogiados por parceiros e investidores.

Valls tem duas graduações em Administração de Negócios e Contabilidade Pública, ambos pela Pontifícia Universidade Católica Argentina, MBA pela Universidade da Califórnia, em Berkeley (Hass Business School), e também completou um programa de gestão sênior pela Harvard Business School.

domingo, 1 de dezembro de 2013

AS 500 MILHAS DE KART 2013 FORAM VENCIDAS PELA EQUIPE DE FAMOSOS NAS FÓRMULAS 1 E INDY, MAS A EQUIPE FORMADA POR PILOTOS JOVENS DIVIDIRAM O PÓDIO COM ESSES PILOTOS, COMO RUBENS BARRICHELLO E TONY KANAAN QUE COMEÇARAM EM CRIANÇAS NO KART.


Foram 12 horas de prova e 612 voltas para perfazer os 804 km das 500 milhas de Kart 2013, concluídas, na noite deste sábado, no kartódromo Beto Carrero World de que saiu vencedora pela nona vez a equipe Hanier Racing, formada por Rubens Barrichello e Tony Kanaan.


De ressaltar a atuação da equipe Nelsinho-Marquinho Competições, formada apenas por kartistas, mesclando a experiência de Alan Sisdelli, Mauro Aurichio, André Castro e com a jovialidade de Rodrigo Baptista, Zaya Fontana, Bruno Mazon e Eduardo Souto, que liderou boa parte da prova e terminou na quinta posição.



"Foi uma experiência muito boa. A gente aprende muito dividindo a pista com caras como o Rubinho (Barrichello), (André) Nicastro, (Danilo) Dirani, Nelsinho (Piquet), (Allam) Kodhair e outros que tem até títulos mundiais", comemorou o estreante Rodrigo Baptista (SPFC/Nelsinho Competições) campeão do primeiro turno da Copa São Paulo Light de Kart na categoria Sprinter.


Os 10 primeiros nas 500 Milhas de Kart Beto Carrero 2013:
1) Hanier Racing (Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Felipe Giaffone, Rafael Suzuki, Gaetano Di Mauro)
2) MV Cesari (Alberto Cattucci, Giuliu Borlenghi, Enzo Bortoletto)
3) TechSpeed MG Pneus (Bruno Bertoncello, Matheus Leist, Pedro Cardoso, André Nicastro, Eduardo Dieter e Francesco Ventre)
4) Fittipaldi-Piquet (Nelsinho Piquet, Christian Fittipaldi, Danilo Dirani, Henrique Baptista, Pedro Piquet e Vitor Baptista)
5) Nelsinho-Marquinho Competições (Zaya Fontana, Alain Sisdelli, Bruno Mazon, André Castro, Mauro Aurichio, Rodrigo Baptista e Eduardo Souto)
6) TechSpeed Castro Racing (Christian Castro, Matheus Castro, Pedro Castro e Gustavo Justo)
7) Fittipaldi-Piquet (Nelsinho Piquet, Christian Fittipaldi, Danilo Dirani, Henrique Baptista, Pedro Piquet e Vitor Baptista)
8) MV Totvs Pilotoons (Alexandre Camargo, Paulo Farias, Rodrigo Pacetta, B. Pero)
9) Mega 500 (Bia Figueiredo, Allam Khodair, Marcos Breda, R. Cardoso, Paulo Nigro)
10) Massoni (A. Pedrotti, N. Marconde, A. Roschel, R. Natel, L. Carvalho, W. Castro).



sábado, 30 de novembro de 2013

SAIU O MAPA DA ÚLTIMA PROVA DO CAMPEONATO GAÚCHO DE RALI DE VELOCIDADE QUE ACONTECERÁ NO DIA 7 DE DEZEMBRO NA REGIÃO DE SANTA MARIA, E SERVE PARA O PÚBLICO CONFERIR OS PONTOS DE ACESSO PARA ASSISTIR RALLY RECANTO MAESTRO E PARA OS PILOTOS CONHECEREM O TRAJETO.


O mapa oficial do Rally Recanto Maestro, prova que acontecerá no próximo dia 7 de dezembro, na região de Santa Maria e vai decidir os campeões da temporada 2013 do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade, já está disponível no endereço: www.rallyquartacolonia.com.br.

O mapa apresenta o roteiro que os competidores vão fazer, as especiais do rali, e os locais de onde o público pode assistir à corrida, apontando os principais pontos de acesso a esses locais permitidos. 

“O roteiro desse ano tem largada no Recanto Maestro e é divido em três trechos. O primeiro vai em direção a Vale Vêneto. Os carros fazem um "laço" indo e voltando de Vale Vêneto, vão passar por dentro do Vale, contornando a praça e descendo em direção a estrada que leva a São João do Polêsine. No segundo trecho em São João do Polêsine, os carros vão trafegar pela estrada que leva a Silveira Martins pelo alto do morro finalizando o trajeto próximo a entrada da cidade. O terceiro trecho faz o retorno ao Recanto Maestro partindo de Silveira Martins”, explica o piloto e organizador do evento, Luciano Cassol.



Dicas para o público
O público que for assistir o Rally Recanto Maestro deve ficar atento a algumas dicas importantes. É preciso respeitar as fitas que delimitam os espaços para o público ficar, às margens das estradas.

Para acessar as especiais com carro, somente 90 minutos antes da primeira largada em cada trecho. A organização chama a atenção ainda para que o público acate as orientações dos policiais e oficiais de prova.

Outro detalhe, de acordo com Luciano Cassol, é importante que o público não atravesse a pista, assista a corrida sempre pelo lado de dentro das curvas e evite o consumo de bebidas alcoólicas. 


“Em caso de acidente é importante que o público não invada a pista, nem tente o socorro a possíveis vítimas. Há pessoas qualificadas e a postos para atender este tipo de situação”, encerra Luciano.


Sábado de intensa programação
O Rali de Santa Maria começa para valer no sábado, dia 7 de dezembro. Antes da corrida, reconhecimento das especiais pelos competidores. O reconhecimento começa às 7h. A organização liberará às 11h a ordem de largada da prova.

O primeiro carro deixará o parque de apoio para o início da corrida, às 12h20. Serão seis especiais em estradas de terra no interior dos municípios de Restinga Seca e São João do Polêsine. 


A premiação aos vencedores acontecerá também no sábado, após a divulgação oficial dos resultados.

O Rali da Quarta Colônia
A corrida de Santa Maria, no dia 7 de dezembro, marcará a quinta e última etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade em 2013. 


A montagem do evento se dará na região do Recanto Maestro, distrito que fica entre os municípios de São João do Polêsine e Restinga Seca. 

Toda a estrutura de prova, como os boxes das equipes e também a organização do evento ficarão na Antônio Meneguetti Faculdade (AMF).

O rali acontecerá em nove especiais, sendo seis com cerca de 12 quilômetros cada e outras três com 7 quilômetros cada, em estradas de terra, no interior dos municípios de São João do Polêsine, Silveira Martins e Restinga Seca.

Mais informações sobre o evento e a lista de inscritos, além da programação completa, podem ser obtidos junto ao site oficial do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade, www.rallyvelocidaders.com.br e também no site oficial da prova, www.rallyquartacolonia.com.br.

LARGADAS DAS ESPECIAIS DO 
RALLY RECANTO MAESTRO

- SS Vale Vêneto 1 – 12h28min

- SS São João do Polesine 1 – 12h51min

- SS Silveira Martins 1 – 13h14min

- SS Vale Vêneto 2 – 14h42min

- SS São João do Polesine 2 – 15h05min

- SS Silveira Martins 2 – 15h28min

- SS Vale Vêneto 3 – 16h56min

- SS São João do Polesine 3 – 17h19min

- SS Silveira Martins 3 – 17h42min

Serviço do Rally
Mapa e os locais de acesso às especiais – www.rallyquartacolonia.com.br

Rally Recanto Maestro

Dia 7 de dezembro de 2013

Parque de apoio: junto a Faculdade Antonio Meneghetti, distrito Recanto Maestro

Acesso ao parque de apoio e especiais: gratuito

Programa do Rally Recanto Maestro

Sexta-Feira - 06 de dezembro de 2013

14h00min - Abertura Secretaria Vistoria Administrativa

- Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

- Abertura da Verificação Técnica e de Segurança

15h00min - Inicio do Shakedown

16h00min - Encerramento do Shakedown

18h00min - Inicio da Reunião de pilotos, navegadores, FGA - Temporada 2014

20h00min - Encerramento das Inscrições para todos os Campeonatos

20h15min - Fechamento Secretaria Vistoria Administrativa

- Fechamento para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

- Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança

Sábado - 07 de julho de 2013


06h45min - Abertura para a Instalação do Parque de Assistência/Apoio

- Abertura Secretaria Vistoria Administrativa

07h00min - Abertura Reconhecimento dos Trechos Especiais

- Abertura da Verificação Técnica e de Segurança

10h00min - Fechamento Secretaria Vistoria Administrativa

10h45min - Reunião de Comissários

11h00min - Encerramento da Verificação Técnica e de Segurança

11h00min - Divulgação Ordem de Largada

11h20min - Encerramento Reconhecimento Trechos Especiais

12h20min - Saída Primeiro Carro do Parque de Apoio

18h30min - Reunião dos Comissários Desportivos e Técnicos

20h00min - Divulgação dos Resultados


O TEMOR DE ESTACIONAR O CARRO NUMA VAGA ESTÁ CADA VEZ MAIS LONGE DAS E DOS MOTORISTAS COM DIFICULDADES PARA EXECUTAR ESSA MANOBRA. DIVERSOS MODELOS JÁ OFERECEM, ALGUNS DE SÉRIE E OUTROS COMO OPCIONAL O EQUIPAMENTO. VEJA COMO FUNCIONA E SE VALE A PENA TÊ-LO NO SEU PRÓXIMO CARRO.


MECÂNICA ONLINE®


 Nº 54 — 30 / 11 / 2013


Mais conforto com os sistemas de assistência de manobra e estacionamento



Soluções que variam desde sinais sonoros para alerta de obstáculos até o sistema que estaciona o veículo automaticamente

Na coluna anterior abordamos os sistemas de assistência ao condutor - piloto automático adaptativo (ACC/Adaptive Cruise Control) e a câmera de múltiplas funções. 

É cada vez maior a tendência de oferecer mais conforto e segurança para os usuários de veículos automotores, principalmente na hora de estacionar, manobra que algumas vezes requer mais habilidades dos motoristas. Vamos entender o papel da tecnologia para unir segurança e conforto.


Um dos destaques é a tecnologia Side-view Assist, que detecta obstáculos nos pontos cegos do carro em movimento. 


O dispositivo ajuda a evitar acidentes que podem ocorrer quando o motorista muda de faixa sem perceber que há outro veículo na mesma área. 


O sistema, que acende uma luz para alertar o motorista quanto ao objeto no ponto cego, já está disponível em diversos modelos no mercado nacional.

Outra novidade é o Remote Park Assist, que estará em série em 2015. Este sistema permite que o veículo seja estacionado de forma totalmente automática por meio de sensores, sem ação direta do motorista. 

O condutor decide se quer ficar dentro do veículo ou sair para manobrar à distância, por meio de um dispositivo remoto como, por exemplo, um smart phone.

Essa tecnologia é indicada para ser usada em garagens e estacionamentos com espaços restritos, o qual o motorista tem dificuldade de sair do carro depois que está estacionado.

Para quem prefere ficar dentro do veículo na hora da manobra, a Bosch oferece cinco soluções. 

Uma delas é o Sensor de Estacionamento, que sinaliza para o condutor, de forma acústica e/ou luminosa, a proximidade de obstáculos dos para-choques. 


O sistema supre as necessidades de detecção dos pontos cegos dos retrovisores dos carros, sinalizando a presença de qualquer obstáculo fora do campo de visão, tais como: carrinhos de supermercado, pequenos postes de estacionamento, portões, colunas e paredes.

Já o sistema de Assistência de Estacionamento esterça automaticamente o volante durante a operação. 

Além de agilizar o movimento, o motorista poderá aproveitar locais com tamanhos críticos – como, por exemplo, vagas com apenas poucos centímetros a mais que comprimento do veículo. 

A Bosch ainda disponibiliza o sistema de manobras em vagas paralelas e em versão ampliada, que permite a parada em espaços transversais.

A empresa também oferece duas tecnologias para estacionamento por meio de câmeras. O primeiro é o Sistema de Câmera Traseira, que fornece ao condutor uma visão ampla da região traseira do veículo, agregando funções inteligentes, como detecção de faixas e objetos.


A segunda é a Assistência a Estacionamento com Câmera, que desempenha as mesmas funções da tecnologia que esterça automaticamente o volante (Assistência de Estacionamento) e ainda fornece imagens ao redor do carro. 


O sistema possui múltiplas câmeras (visão frontal, lateral e traseira), proporcionando cobertura 360° para reconhecimento e detecção de obstáculos.

MECÂNICA ONLINE®

· Exame toxicológico para motoristas profissionais
– O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirmou que a decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de tornar obrigatório o exame toxicológico para as categorias C, D, E é uma medida de cuidado e incentivo à mudança de comportamento dos cidadãos. 

“É uma decisão que cuida da segurança e da saúde dos motoristas e pedestres de todo país”, afirmou. A resolução 460 já foi publicada no Diário Oficial da União.

· SYNC - A Ford comemorou a produção de 10 milhões de veículos equipados com o sistema de conectividade SYNC, disponível em centenas de países. 

A tecnologia, lançada há seis anos nos Estados Unidos, já está disponível no Brasil com comando de voz em português nos modelos New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport e Edge.

· ADEUS DA KOMBI – A Volkswagen do Brasil preparou uma nova campanha publicitária sobre o fim de produção da Kombi, que se despede de seus fãs em dezembro. 

Neste sábado, 30 de novembro, um anúncio, em formato de testamento, será publicado na mídia, no qual o modelo “agradece” o carinho de quem fez parte de sua história e das pessoas que a escolheram como parte de suas vidas. 

O anúncio exibe uma lista com os “últimos desejos” da Kombi: oferecer uma lembrança às pessoas que, de diversas formas, viveram ou ainda vivem experiências inesquecíveis com o modelo.
____________________________________
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br

Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

REFINARIAS VENDEM A PARTIR DA MEIA-NOITE DE HOJE A GASOLINA 4% MAIS CARA E O DIESEL 8% A MAIS. OS NOVOS PREÇOS FORAM ANUNCIADOS HOJE PELA PETROBRAS, QUE ACHA QUE AS ALTERAÇÕES DOS PREÇOS INTERNACIONAIS DESSES COMBUSTÍVEIS NÃO DEVEM SER REPASSADOS AO CONSUMIDOR DOMÉSTICO. O VALOR DA GASOLINA E DO DIESEL NOS POSTOS DEPENDE DAS REFINARIAS.


A Petrobras anunciou hoje os aumentos da gasolina em 4% e do Diesel em 8%, nas refinarias, a partir da meia-noite de hoje. A notícia gerou a elevação do valor das ações da companhia na Bolsa de Valores.

Os sindicato dos postos de São Pão e do Rio de Janeiro, não têm uma definição ainda quanto aos preços cobrados ao consumidor final, com o aumento.

Política de Preços
A Petrobras informou que a implementação de sua política de preços de diesel e gasolina, foi decidida após apreciação pelo Conselho de Administração.

A estatal explicou que a sua política de preços visa atender aos seguintes princípios e objetivos:

a) Assegurar que os indicadores de endividamento e alavancagem retornem aos limites estabelecidos no Plano de Negócios e Gestão 2013-2017 em até 24 meses, considerando o crescimento da produção de petróleo e a aplicação desta política de preços de diesel e gasolina;

b) Alcançar, em prazo compatível, a convergência dos preços no Brasil com as referências internacionais;

c) Não repassar a volatilidade dos preços internacionais ao consumidor doméstico.

Os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.

Seguindo recomendação de seu Conselho de Administração, por razões comerciais, os parâmetros da metodologia de precificação serão estritamente internos à Companhia.

Caberá ao Conselho de Administração avaliar a eficácia da política de preços da Petrobras por meio da evolução dos indicadores de endividamento e alavancagem da Companhia.


RALLY UNIVERSITÁRIO FIAT: SUCESSO ABSOLUTO


Após percorrer as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, para a realização das 10 provas da temporada, o Rally Universitário Fiat conheceu, na final em Juiz de Fora (MG), a equipe campeã da temporada. 


Representando a cidade de Vitória, o trio Renato de Marco / Paula de Marco / Daniel Pádua levou a melhor na disputa com as outras nove finalistas e ganhou um Novo Palio Sporting. 


"Sabíamos que tínhamos ido bem, mas muitos podiam ganhar. Acho que o resultado foi um misto de ajuda divina com a união da equipe", resumiu Renato.

Os números indicam que a competição considerada a porta de entrada para o off-road atingiu seus principais objetivos: a inclusão do jovem no esporte, a promoção da solidariedade e a educação no trânsito. 


Em 10 provas, os 1.973 competidores permitiram a arrecadação de 7.892 latas de leite em pó, doadas para 16 instituições filantrópicas. Foram 1.220 quilômetros percorridos em 37h30min de provas.

Com a conclusão da sétima temporada nacional, o Rally Universitário Fiat chegou a sua 77ª prova. 

Ao todo, 8.005 carros cruzaram os pórticos de largada, levando a bordo 19.283 jovens competidores. 


O evento também arrecadou 69.466 latas de leite, 3.019 brinquedos, 1.335 agasalhos e 6.820 livros, doados para diversas instituições filantrópicas.

Primeiros colocados desta temporada:
1- Renato de Marco / Paula de Marco / Daniel Pádua - Vitória (ES) - 1011pontos
2- Rafael de Araújo / Rauile Tavares - Campos (RJ) - 1439 pontos
3- Carlos Artur Leal / Matheus Lawall - Juiz de Fora (MG) - 1450 pontos
4- Alezio Guimarães/Adauto Guimarães/Jean Guimarães - Itumbiara (GO) - 1460 pontos
5- Daniel Spolidório / Carlos Eduardo Sachs - Piracicaba (SP) - 1490 pontos.


OS GRANDES NOMES DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO E INTERNACIONAL DISPUTARÃO, AMANHÃ, SÁBADO, A JÁ FAMOSA PROVA ANUAL DAS 500 MILHAS DE KART, NO PARQUE BETO CARREIRO, EM SANTA CATARINA, ONDE SÃO ESPERADOS 20 MIL ESPECTADORES.

Bia Figueiredo que corre na Fórmula Indy participará das 500 Milhas de Kart, amanhã.
Mais de 20 mil pessoas são esperadas, amanhã, no kartódromo do Parque Beto Carrero, em Santa Catarina, para assistir à tradicional corrida 500 Milhas de Kart 2013, disputada por pilotos famosos nas mais diversas modalidades do automobilismo, durante 12 horas.

Tony Kanaan, que venceu as 500 Milhas de Indianápolis, vai tentar nova vitória nas 500 Milhas no Parque Beto Carrero

Tony Kanaan - vencedor das 500 Milhas de Kart em 2012 - Rubens Barrichello, Christian Fittipaldi, Nelsinho Piquet, Bia Figueiredo, Felipe Giaffone, Felipe Nasr, Enrique Bernoldi, Felipe Giaffone, Danilo Dirani, Luiz Razia, Augusto Farfus Jr., Tristan Vautier, Ernesto Viso e entre eles Rodrigo Batista, campeão do 1º turno da Copa São Paulo Light de Kart na Sprinter, Rodrigo Baptista, Alan Sisdele, Mauro Auricchio, Giuliano Raucci e Zaia Fontana estarão na pista enfrentando os 804 km da competição. 

Além dos pilotos, participam da prova alguns atores apaixonados pela modelidade,  Marcos Breda, Rafael Cardoso e Paulo Nigro.

Os 16 anos apenas de Rodrigo Baptista não amedronta o jovem piloto ao enfrentar grandes pilotos.
Com apenas 16 anos de idade, Rodrigo Baptista está otimista para a "minha primeira experiência em uma prova tão longa e tão carismática como esta. Sei que terei a velocidade, mas vou ter que me adaptar com o ritmo da corrida que será bem desgastante para os pilotos e equipamento. Mas estarei ao lado de pessoas competentes e experientes para brigar pelas primeiras posições". 

Hoje, foi o dia de treinos livros e tomada de tempo para o grid de amanhã. A corrida começa às 11 horas, com a formação do grid das 
8h30 às 9h30.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O FAMOSO CALENDÁRIO DE PAREDE CONHECIDO COMO "RACESERIES" DE 2014 ESTARÁ DISPONÍVEL A PARTIR DE AMANHÃ ON LINE E NA LOJA DO MUSEU MÓVEL AUDI. CONTEM 27 IMAGENS DE VERSÕES HISTÓRICAS DE CARROS E MOTOS AUDI, MODELOS DE CORRIDA E DE RUA. CUSTA 29,90 EUROS



São Paulo, 28 de novembro de 2013 – O novo calendário de parede da Audi Tradition chegou. Com o nome “RaceSeries”, mostra 27 automóveis que são parte da história da AUDI AG. 

O fotógrafo automotivo Stefan Warter criou sofisticadas instalações em estúdio, juntando as versões de corrida desses carros e motocicletas com suas versões produzidas em série. 

Material gráfico contemporâneo ajuda a assegurar o contexto histórico das fotos. O layout e design gráfico foram feitos pela artista Kristina Redeker.

Os modelos de rally e corrida da Audi são geralmente baseados em carros de produção. Sempre foi essa a norma e, em muitos modelos de corrida, é normamente uma exigência explícita. 

A partir de uma série de carros de corrida e motos triunfantes nos anos do pós-guerra, a Audi Tradition selecionou alguns dos exemplos mais notáveis, ​​juntamente com os seus modelos de produção equivalentes. 

É claro, à primeira vista, que alguns pares são “parentes próximos” – o Audi V8 e o Audi V8 DTM, por exemplo. 

Em outros, a semelhança é um pouco menos evidente – como por exemplo, a foto de março, que coloca um DKW F94 ao lado de um Formula Junior. 

“Foi um desafio intrigante escolher uma perspectiva que ressaltasse as semelhanças ou as diferenças,” explicou Stefan Warter. “Algumas instalações invocam uma atmosfera um pouco Jekyll e Hyde – como a transformação do respeitável Audi 90 em um IMSA GTO.”

O material utilizado no cenário das fotos é um aspecto de grande importância: propagandas clássicas, fotos e desenhos técnicos que colocam os veículos em seus contextos históricos. 

Como, por exemplo, uma foto de uma família do fim dos anos 60 lavando seu NSU a mão – uma visão rara atualmente, mas que fala muito sobre o grande orgulho e estima pelo carro.

Em apenas duas páginas, a Audi Tradition se afasta do conceito de pares: a foto para novembro mostra dois pares de motocicletas DKW e NSU dos anos 50.


Já em fevereiro, o calendário mostra três veículos em um cenário decorado com um desenho técnico que mostra o que os liga: o motor. 

E depois que o ano acaba, vem um destaque muito especial: uma foto de todos os modelos juntos.

“RaceSeries” estará disponível a partir de 29 de Novembro na loja-museu móvel da Audi, em Ingolstadt, ou online em www.audi.de/tradition-parts, custando €29,90.

VALE A PENA TER CARRO HOJE EM DIA? AS CIDADES AINDA EXIGEM, PRINCIPALMENTE AS BRASILEIRAS, ONDE A MOBILIDADE URBANA É MUITO RUIM, QUE FAMÍLIAS TENHAM MAIS DE UM CARRO, O QUE SIGNIFICA DESPESAS SIGNIFICATIVAS NO ORÇAMENTO. NOSSO COLUNISTA FERNANDO CALMON TOCA NO TEMA DE FORMA INTERESSANTE. LEIA AINDA: CHEGADA DO VW UP E EXCELÊNCIA DO FORD FOCUS.


Alta Roda
 

Nº 761 — 28/11/13

Fernando Calmon 


SOLUÇÕES DE DIVÃ

Um dos temas recorrentes nos últimos tempos são as análises sobre a diminuição de interesse das pessoas pelo automóvel, em especial os jovens. 

Há muito lirismo nesses diagnósticos, às vezes baseados em pesquisas cujas perguntas são direcionadas para as respostas.

Bastam dois exemplos: em São Paulo apontaram que 90% das pessoas apoiam a inspeção veicular ambiental (IVA). 

A surpresa foi não alcançar 100%, como deveria. Mas se a pergunta fosse sobre IVA para carros seminovos, com até quatro anos de uso, o resultado seria 10%. 

Também quiseram saber se os motoristas aprovam faixas exclusivas de ônibus. Claro, disse a pesquisa. 

Mas se perguntassem só sobre pintar faixa no asfalto, sem qualquer estudo de custo-benefício ou em que lado da via, o resultado seria decerto bem diferente.

Outra enquete famosa feita nos EUA aponta que 30% dos jovens entre 18 e 24 anos preferiam, se pudessem escolher, a internet e não um carro. 

Ora, faltou saber, em plena era dos carros conectados talvez até em excesso (digitar textos com o carro em movimento é muito arriscado), se as respostas seriam as mesmas caso pudessem dispor de ambos. 

Existe, sim, o fenômeno social de algum afastamento inicial dos jovens ao buscarem maior mobilidade urbana ou utilizar caronas de pais, parentes e amigos. Mas logo casam, formam família e vem um carro, muitas vezes dois.

Há um fato inquestionável: mercados maduros estão saturados e a frota quase não cresce. Nem a população... Produção basicamente voltada para substituição. 

Situação oposta nos países emergentes, onde a relação de veículos/1.000 habitantes é bastante baixa. 

Se indagassem a qualquer jovem destes países, a resposta seria outra. Uma aspiração justa e até concorrente da casa própria.

De fato, longos congestionamentos podem levar a se questionar a utilidade de um automóvel. 

Mas esquecem de que rádios do passado com válvulas e chiados, para amenizar, foram substituídos por quase estúdios ambulantes de som, vídeo, telefonia, navegação por internet e GPS, além de TV (quando parado). 

A baixa mobilidade não é apenas urbana. No último feriado percorrer trechos de 100 km em 9 horas ou mais aconteceu em várias estradas.

Trata-se de uma situação que poetas de soluções simplistas deveriam estar mais atentos. 

Um carro no portão da fábrica paga 67% de impostos (cerca de 40% do preço de venda) até ser emplacado. 

Depois, a cada cinco anos, há tantas taxas e encargos que significam entregar outro carro novo ao governo. 

Então, ninguém pode ter sentimento de culpa ao se construir túnel, viaduto, via expressa ou duplicar estrada. 

Os motoristas, com paciência de bovinos, pagaram por tudo isso. Seu único direito é bancar sem reclamar?

No futuro, parece claro que cidades terão alternativas de mobilidade inteligente e integradas. 

Automóveis serão menos necessários, mas ainda indispensáveis, principalmente pela liberdade de viajar. Única forma de se locomover ponto a ponto com um único meio de transporte. 

Diversos aspectos deverão ser repensados para evitar recorrência de erros de planejamento. 

Outras soluções vêm daqueles acostumados aos divãs de consultórios de terapeutas extremamente compreensivos e mais pacientes que os próprios pacientes.

RODA VIVA

INESPERADA contratação do português Carlos Tavares para presidir PSA Peugeot Citroën pode não ter sido tão inesperada assim. 

Há dois meses, ainda o segundo nome na hierarquia da Renault, surpreendeu ao dizer que gostaria de comandar um grande fabricante dos EUA. 

Chocante, mas provável cortina de fumaça para acerto prévio com a arquirrival francesa.

MOVIMENTO discreto da Volkswagen já começou: abrir espaço ao compacto up! no primeiro trimestre de 2014. 

Estratégia é elevar um pouco o preço do Gol G5, com airbags e ABS de série (obrigatórios), além de direção assistida hidráulica, para deixar a faixa inicial dos R$ 29.000 para o novo produto. Gol G4 sai de produção em dezembro; vendas até março.

VERSÃO Titanium do Focus hatch tem preço puxado, com todos os equipamentos. Forma conjunto de primeira linha, ainda raro entre os produzidos na região (Argentina). 

Motor tem respostas rápidas, especialmente com etanol, graças à injeção direta. Câmbio automatizado de duas embreagens, direção, suspensões e acabamento são irretocáveis.

MODELO de uma fábrica homenageado por outra é bastante incomum. Como o laureado está entre os míticos da história, a MINI (controlada pela BMW) destacou os 50 anos do Porsche 911.

Há fotos, lado a lado, das versões originais realçando que só “rejuvenesceram”. De fato, não concorrem entre si, mas a iniciativa é simpática.

CAIXA de câmbio manual com marcha à ré sincronizada era algo refinado no passado, como no Omega em 1992. 

Agora a GM estendeu essa característica a todos os carros compactos com motor de 1,4 litro aqui fabricados. 

A nova caixa facilita e agiliza manobras em baixa velocidade, quando é necessário inverter o sentido de marcha, sem parecer “barbeiro” ou descuidado.
____________________________________
fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

A TEMPORADA DO MOTO 1000 GP TERMINA, NO PRÓXIMO DOMINGO, 1/12, NO AUTÓDROMO DE CASCAVEL.


Patrocinado pela BMW Motorrad, o Moto 1000 GP chega à etapa final de sua temporada, com disputas realizadas na pista mais veloz de seu calendário. 


No próximo domingo, dia 1º de dezembro, será realizada a oitava e última fase do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, na cidade de Cascavel (PR)

A pista do Autódromo Zilmar Beux tem extensão de 3.058 metros e é o traçado mais rápido entre os que recebem as etapas da competição, com velocidades médias que superam os 175 km/h. 


Nesta quarta-feira, 27 de novembro, foram realizadas sessões extras e não obrigatórias de treinos livres, utilizadas para aprimoramento o acerto das motocicletas.

Implementados em 2013, esses treinos contribuem para otimizar os ajustes do equipamento e a evolução técnica dos pilotos. 

“Começamos com os treinos extras neste ano. As sessões têm um custo baixo para as equipes e possibilitam aos pilotos mais tempo de treino para evoluírem tecnicamente”, observa o diretor do Moto 1000 GP, Gilson Scudeler. “Nós só não tivemos os treinos extras nas etapas realizadas em São Paulo”, acrescentou.

Em sua estreia em Cascavel, no ano passado, o Moto 1000 GP realizou rodada dupla, válida pelas quinta e sexta etapas. 

Em seis provas, houve quatro vitórias de argentinos: Leandro “Tati” Mercado ganhou as duas corridas da GP 1000, categoria principal do evento, enquanto Adrian Silveira conquistou duas vitórias na GP 600. 

A GP Light teve vitórias de dois pilotos paulistas: Lucas Barros, que conquistaria o título, e Nick Iatauro.


A pista cascavelense já figurou no calendário em 2013, recebendo a quarta etapa, no dia 25 de agosto. O paranaense Diego Faustino, ganhou a corrida da GP 1000.

O Moto 1000 GP definirá campeões nas categorias GPR 250, GP 600 e GP Máster. Todas as motocicletas utilizam a gasolina Petrobras Podium e o lubrificante Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam o evento ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece pneus a todas as equipes. O campeonato tem o apoio de Beta, BMW Serviços Financeiros, Servitec, Shoei, LeoVince, Tutto Moto, HPN, Denko, Airfence Brasil e Peterlongo.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.