Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 30 de novembro de 2013

O TEMOR DE ESTACIONAR O CARRO NUMA VAGA ESTÁ CADA VEZ MAIS LONGE DAS E DOS MOTORISTAS COM DIFICULDADES PARA EXECUTAR ESSA MANOBRA. DIVERSOS MODELOS JÁ OFERECEM, ALGUNS DE SÉRIE E OUTROS COMO OPCIONAL O EQUIPAMENTO. VEJA COMO FUNCIONA E SE VALE A PENA TÊ-LO NO SEU PRÓXIMO CARRO.


MECÂNICA ONLINE®


 Nº 54 — 30 / 11 / 2013


Mais conforto com os sistemas de assistência de manobra e estacionamento



Soluções que variam desde sinais sonoros para alerta de obstáculos até o sistema que estaciona o veículo automaticamente

Na coluna anterior abordamos os sistemas de assistência ao condutor - piloto automático adaptativo (ACC/Adaptive Cruise Control) e a câmera de múltiplas funções. 

É cada vez maior a tendência de oferecer mais conforto e segurança para os usuários de veículos automotores, principalmente na hora de estacionar, manobra que algumas vezes requer mais habilidades dos motoristas. Vamos entender o papel da tecnologia para unir segurança e conforto.


Um dos destaques é a tecnologia Side-view Assist, que detecta obstáculos nos pontos cegos do carro em movimento. 


O dispositivo ajuda a evitar acidentes que podem ocorrer quando o motorista muda de faixa sem perceber que há outro veículo na mesma área. 


O sistema, que acende uma luz para alertar o motorista quanto ao objeto no ponto cego, já está disponível em diversos modelos no mercado nacional.

Outra novidade é o Remote Park Assist, que estará em série em 2015. Este sistema permite que o veículo seja estacionado de forma totalmente automática por meio de sensores, sem ação direta do motorista. 

O condutor decide se quer ficar dentro do veículo ou sair para manobrar à distância, por meio de um dispositivo remoto como, por exemplo, um smart phone.

Essa tecnologia é indicada para ser usada em garagens e estacionamentos com espaços restritos, o qual o motorista tem dificuldade de sair do carro depois que está estacionado.

Para quem prefere ficar dentro do veículo na hora da manobra, a Bosch oferece cinco soluções. 

Uma delas é o Sensor de Estacionamento, que sinaliza para o condutor, de forma acústica e/ou luminosa, a proximidade de obstáculos dos para-choques. 


O sistema supre as necessidades de detecção dos pontos cegos dos retrovisores dos carros, sinalizando a presença de qualquer obstáculo fora do campo de visão, tais como: carrinhos de supermercado, pequenos postes de estacionamento, portões, colunas e paredes.

Já o sistema de Assistência de Estacionamento esterça automaticamente o volante durante a operação. 

Além de agilizar o movimento, o motorista poderá aproveitar locais com tamanhos críticos – como, por exemplo, vagas com apenas poucos centímetros a mais que comprimento do veículo. 

A Bosch ainda disponibiliza o sistema de manobras em vagas paralelas e em versão ampliada, que permite a parada em espaços transversais.

A empresa também oferece duas tecnologias para estacionamento por meio de câmeras. O primeiro é o Sistema de Câmera Traseira, que fornece ao condutor uma visão ampla da região traseira do veículo, agregando funções inteligentes, como detecção de faixas e objetos.


A segunda é a Assistência a Estacionamento com Câmera, que desempenha as mesmas funções da tecnologia que esterça automaticamente o volante (Assistência de Estacionamento) e ainda fornece imagens ao redor do carro. 


O sistema possui múltiplas câmeras (visão frontal, lateral e traseira), proporcionando cobertura 360° para reconhecimento e detecção de obstáculos.

MECÂNICA ONLINE®

· Exame toxicológico para motoristas profissionais
– O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirmou que a decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de tornar obrigatório o exame toxicológico para as categorias C, D, E é uma medida de cuidado e incentivo à mudança de comportamento dos cidadãos. 

“É uma decisão que cuida da segurança e da saúde dos motoristas e pedestres de todo país”, afirmou. A resolução 460 já foi publicada no Diário Oficial da União.

· SYNC - A Ford comemorou a produção de 10 milhões de veículos equipados com o sistema de conectividade SYNC, disponível em centenas de países. 

A tecnologia, lançada há seis anos nos Estados Unidos, já está disponível no Brasil com comando de voz em português nos modelos New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport e Edge.

· ADEUS DA KOMBI – A Volkswagen do Brasil preparou uma nova campanha publicitária sobre o fim de produção da Kombi, que se despede de seus fãs em dezembro. 

Neste sábado, 30 de novembro, um anúncio, em formato de testamento, será publicado na mídia, no qual o modelo “agradece” o carinho de quem fez parte de sua história e das pessoas que a escolheram como parte de suas vidas. 

O anúncio exibe uma lista com os “últimos desejos” da Kombi: oferecer uma lembrança às pessoas que, de diversas formas, viveram ou ainda vivem experiências inesquecíveis com o modelo.
____________________________________
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br

Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.