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quinta-feira, 7 de julho de 2016

MONTADORAS, POR EXIGÊNCIA DO PROGRAMA INOVAR-AUTO E DOS MAIORES INTERESSADOS, OS CONSUMIDORES, ESTÃO ADOTANDO PROPULSORES MAIS ECONÔMICOS, USANDO MOTORES DE CILINDROS QUE TURBINADOS GARANTEM DESEMPENHOS EXCELENTES E QUE SEM DÚVIDA FARÃO MUITO SUCESSO. CITRÖEN DEVE APRESENTAR NOVO CROSSOVER NO SALÃO DE SÃO PAULO



Alta Roda 

Nº 896 —  7/7/16

Fernando Calmon



Caminho Aberto


A combinação de turbocompressor e motor de 1 litro é uma tendência e, tudo indica, vai se expandir. 

Na realidade, não chega a ser uma novidade, pois o Gol, em 2001, tinha uma versão com esse arranjo que desenvolvia 112 cv, mais voltada para desempenho do que economia de combustível. 

Em julho do ano passado, a Volkswagen lançou o up! de 1-litro, três- cilindros, turbo e injeção direta (etanol/gasolina) para buscar desempenho e, ao mesmo tempo, menor consumo.

Hyundai deu sua resposta, em abril último, com o HB20. Seu tricilíndrico turbo também é flex e a potência de 105 cv iguala-se à do up!, mas perde em torque.

Ao adotar a injeção no duto (na Coreia do Sul a injeção é direta na câmara de combustão) teve de manter a partida auxiliar a gasolina em dias frios.

Solução harmoniosa entre desempenho e consumo acaba de estrear no Fiesta. Motor EcoBoost de três cilindros alcança 125 cv e 17,3 kgfm.

Em relação ao motor aspirado de quatro cilindros de 1,6 L (que continua em linha), ao utilizar gasolina, a potência é igual, mas o EcoBoost ganha não apenas 1,5 kgfm de torque. 

Sua curva de torque máximo começa bem antes, às 1.400 rpm, e continua constante até 4.000 rpm. Na prática, é mais rápido que o seu irmão de maior cilindrada em todas as situações.

Duas características impressionantes são silêncio na marcha-lenta e baixo nível de vibrações. 

O compacto da Ford supera nesses quesitos os três-cilindros no mercado, embora ao se acelerar a fundo seja fácil de notar a sonoridade típica. 

A fábrica indica aceleração de 0 a 100 km/h em 9,6 s. Sua desvantagem é ter apenas versão a gasolina. 

O motor vem da Polônia e a Ford, por ora, não pretende aumentar a oferta para outros modelos.

No consumo de combustível, como esperado, destaca-se em relação ao motor de 1,6 litro. O EcoBoost faz, de acordo com o fabricante, 10,2 km/l em cidade e 15,3 km/l na estrada. 

O motor só está disponível na nova versão superequipada Titanium Plus. Único câmbio, comum nessa faixa de mercado, é o automatizado de duas embreagens e seis marchas, um pouco mais lento nas trocas do que outros do mesmo tipo.

Um ponto de discussão é o preço. O Fiesta 2017, nesta versão de topo e motor de 1,6 L, custa R$ 70.690. 

Inclui equipamentos como chave com sensor de presença, bancos de couro, rodas de 16 polegadas, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e ar-condicionado digital.

O EcoBoost vai a R$ 71.990 ou cerca de R$ 1.300 a mais. No entanto, se beneficia de quatro p.p. a menos de IPI, em relação ao 1,6 L flex, por se tratar de motor de 1 litro. 

Uma parte pequena dessa vantagem tributária se perderia, pois o motor vem do exterior, porém o governo reduziu a taxa de importação, em março último, no caso de “inexistência de capacidade de produção nacional equivalente”.

Assim, mesmo ao considerar aumento de custo de um motor turbo, o preço está dentro dos parâmetros de outros de mesmo nível tecnológico e, em parte, pode ser compensando pela economia de combustível. 

Estima-se que 10% dos compradores do Fiesta optem pelo EcoBoost. Motores turbo de três cilindros devem aparecer em breve no Golf e, provavelmente, também no Focus. O caminho está aberto.


RODA VIVA

CITROËN Cactus, crossover que utiliza mesma arquitetura do C3, está em fase final de desenvolvimento. 

A fábrica não confirma, mas pode ser exibido no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro próximo. 

Modelo nacional será mais “enfeitado” que o francês. Vendas só em 2017. Já o C4 Lounge argentino receberá reestilização e novo interior.

FORTE queda do mercado brasileiro inviabiliza modelos de baixo volume de vendas. 

No mês passado, estatísticas da Fenabrave apontam Linea, Bravo e Idea com apenas 79, 58 e 165 unidades vendidas, respectivamente. Ou seja, fim de linha para os três. 

Até o Punto, com apenas 510 unidades comercializadas, não se sustenta, conforme fontes de fornecedores.

TOYOTA investiu no Etios para melhorar seu aspecto interno. Mostrador central agora tem ótima visibilidade e até se diferencia pelo ponteiro do conta-giros deixar uma sombra ao se movimentar. 

Hatch compacto continua a oferecer motores de 1,3 e 1,5 L que estão mais potentes, têm torque superior e consumo médio de combustível menor.

Estreante câmbio automático de quatro marchas vai muito bem, até na versão de menor cilindrada.

ETIOS sedã, apenas com motor de 1,5 L, se destaca pelo porta-malas entre os maiores do segmento. 

Estilo externo pode não agradar tanto, mas suspensões são um ponto alto. E o pequeno diâmetro de giro facilita muito manobras de retorno e estacionamento.

SEMPRE é bom lembrar-se de ligar o ar-condicionado no modo frio, mesmo em temperaturas baixas de inverno. 

Esse cuidado evita ressecamento das mangueiras e ajuda na lubrificação do compressor. 

Causa algum desconforto, mas bastam 10 minutos de funcionamento de 15 em 15 dias. Termostato não precisa estar na posição de menor temperatura.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

FORD REGISTRA NOVO RECORDE COM MUSTANG VERSÃO ECOBOOST: MAIS DE 1.200 KM COM UM ÚNICO TANQUE DE COMBUSTÍVEL


A Ford registrou um recorde com o Mustang equipado com o motor EcoBoost 2.3: rodou exatos 1.249,3 quilômetros com um único tanque de gasolina. 

Trata-se de uma marca mundial extraoficial alcançada em 
estradas na Noruega.

Os pilotos noruegueses Knut Wilthil e Henrik Borchgrevink partiram de Bodo, no Círculo Ártico, com um cupê vermelho, e dirigiram rumo ao sul de Oslo até esgotar o combustível. 

O consumo total na jornada foi 
de apenas 20,53 km/l.

"É incrível poder mostrar o quanto realmente se pode rodar no Mustang com um tanque de combustível", disse Wilthil. 

O único problema enfrentado pela dupla foi o fato de serem parados pela polícia após apenas uma hora de viagem. 

"Motoristas acionaram a polícia dizendo ter visto um carro esporte vermelho rodando de forma lenta e suspeita na estrada principal", disse.

Recordes anteriores
Este não foi o primeiro recorde de Wilthil e Borchgrevink. Em 2013, eles dirigiram um Focus 1.0 EcoBoost por 1.619 quilômetros, atravessando a Noruega, Finlândia e Suécia, com um consumo médio de 30,3 km/l. 

Em 2012, também rodaram 2.534 quilômetros, de Helsinki a Oslo, com um tanque de diesel em uma perua Mondeo.

“A Ford conquistou diversos prêmios de prestígio em todo o mundo com os motores EcoBoost. Eles são conhecidos pela capacidade de proporcionar uma excelente combinação de economia e potência, que este recorde mundial veio confirmar”, disse Per Gunnar Berg, presidente da Ford Noruega.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

APESAR DA QUEDA DAS VENDAS EM 25,4%, NO 1º SEMESTRE DO ANO, DIVULGADA HOJE PELA ANFAVEA, O PRESIDENTE DA ENTIDADE, ANTÔNIO MEGALE, REVELA QUE OS NÚMEROS DE JUNHO REPRESENTAM O SEGUNDO MELHOR MÊS DO ANO. A DECLARAÇÃO QUE FALA NA ESTABILIDADE DO MERCADO, NOS FAZ ACREDITAR QUE HÁ UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL. HOUVE UM AUMENTO LIGEIRO NAS VENDAS DE CAMINHÕES DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS, TAMBÉM NO MÊS PASSADO, EM RELAÇÃO A MAIO

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, divulgou nesta quarta-feira (6) em São Paulo, o balanço da indústria automobilística brasileira no primeiro semestre. 

Os dados apontam queda de 25,4% no licenciamento de autoveículos novos: foram 983,5 mil unidades este ano contra 1,32 milhão em 2015.

Em junho, foram vendidas 171,8 mil unidades, aumento de 2,6% frente as 167,5 mil unidades de maio, e baixa de 19,2% contra as 212,5 mil de mesmo período do ano passado. 

Para o presidente da Anfavea, Antônio Megale, o desempenho segue ritmo estável, mas ainda preocupa: “Os números de junho representam o segundo melhor mês do ano e confirmam a estabilidade de mercado dos últimos meses, mas a situação vivida pela indústria automobilística brasileira é preocupante, pois os patamares atuais são os mesmos de dez anos atrás. 

"É importante notar que tivemos feriados religiosos, as famosas festas juninas, em diversas cidades e paralizações pontuais nos licenciamentos no Estado de São Paulo em função de algumas greves, que impactaram o balanço do mês. Não fosse isso, o desempenho teria sido ainda melhor”.


A produção encerrou o sexto mês do ano com 182,6 mil unidades fabricadas, o que significa expansão de 4,2% ante as 175,3 mil unidades de maio e retração de 3% se defrontado com as 188,2 mil de junho de 2015. 

No acumulado a diminuição foi de 21,2%, com 1,0 milhão de unidades este ano e 1,3 milhão em igual período de 2015.

As exportações permanecem em alta: de janeiro a junho 226,6 mil unidades deixaram as fronteiras brasileiras, aumento de 14,2% frente as 198,5 mil unidades exportadas no primeiro semestre de 2015. 

Na análise mensal as 43,4 mil unidades de junho representam baixas de 7,5% sobre as 46,9 mil de maio e de 9,6% se comparado com as 48,0 mil unidades do mesmo mês do ano passado.

Caminhões e ônibus
O licenciamento de caminhões no primeiro semestre de 2016 registrou 25,6 mil unidades e retraiu 31,4% frente as 37,3 mil unidades do mesmo período de 2015. 


Apenas em junho, foram vendidos 4,2 mil caminhões, maior em 3% contra maio, com 4,1 mil unidades, e menor em 32% sobre junho do ano passado, com 6,2 mil unidades.

A produção no sexto mês apresentou alta de 4,5% com relação a maio – 5,6 mil unidades contra 5,3 mil – e de 5,4% ante junho do ano passado, quando saíram das linhas de montagem 5,3 mil caminhões. 

O total de unidades produzidas no semestre, de 31,3 mil unidades, ficou 24,8% abaixo das 41,6 mil do ano passado.

As exportações registraram baixa de 7,5% no resultado mensal, com 1,7 mil unidades em junho e 1,9 mil em maio, e de 13,2% na comparação com junho do ano passado, com 2,0 mil unidades. 

O resultado no acumulado é de 9,4 mil unidades, 8% inferior as 10,2 mil de 2015.

No segmento de ônibus, o licenciamento ficou 7,8% abaixo na análise mês a mês – foram 982 unidades em junho e 1,1 mil em maio. 

Ao defrontar o resultado com junho do ano passado, quando foram vendidos 1,4 mil ônibus, a queda é de 32%. 

No acumulado a retração é de 41,2%: 5,7 mil este ano e 9,7 mil em 2015.

Saíram das fábricas pouco mais de 1,8 mil chassis para ônibus em junho, o que significa uma elevação de 22,3% na produção frente a maio, com 1,5 mil unidades, e de 1,4% na análise contra junho de 2015, com quase 1,8 mil unidades. 

No semestre o balanço aponta diminuição de 33,4% – 9,2 mil unidades este ano e 13,9 mil no ano passado.

As exportações de 3,8 mil chassis para ônibus no acumulado de 2016 indica aumento de 17,7% sobre os 3,3 mil de 2015.

Máquinas agrícolas e rodoviárias
As vendas de máquinas agrícolas e rodoviárias subiram 18% quando se compara as 4,1 mil unidades de junho de 2016 com as 3,4 mil de maio. 

Já no comparativo com as 4,4 mil máquinas de junho do ano passado, houve queda de 7,8%. 

Na soma dos primeiros seis meses deste ano foram negociados 17,1 mil produtos, recuo de 30,9% frente as 24,7 mil unidades de igual período de 2015.

A produção acumula queda de 35% – foram 19,8 mil unidades produzidas neste ano versus 30,5 mil em 2015. 

Em junho, 4,5 mil unidades deixaram as fábricas, o que representa alta de 10,4% ante as 4,1 mil de maio e de 25% contra as 3,6 mil de junho do ano passado.

As exportações no semestre ficaram menores em 17,8%: 4,4 mil unidades foram enviadas para outros países em 2016 contra 5,3 mil em 2015.

O GRUPO PSA E DUAS ONGS, T&E E FNE OFICIALIZAM AS MEDIÇÕES DE CONSUMO EM CONDIÇÕES REAIS DE UTILIZAÇÃO DOS VEÍCULOS PEUGEOT, CITRÖEN E DS. O GRUPO VAI PUBLICAR OS RESULTADOS DE CONSUMO DE 30 MODELOS IMPORTANTES DE SEU PORTFÓLIO



O Grupo PSA assume compromisso perante os seus clientes ao publicar os resultados de consumo, em condições reais de utilização, de 30 modelos importantes da sua gama.

Os resultados foram extraídos do protocolo de testes definido em colaboração com as ONGs Transport & Environment (T&E) e France Nature Environnement (FNE), auditadas pelo Bureau Veritas. 


Esse protocolo, confiável e que pode ser reproduzido, permite medir o consumo dos clientes do Grupo PSA em condições reais de utilização.

Inspirado pelo projeto europeu “Real Driving Emissions" (RDE), o protocolo mede o consumo de combustível graças a um equipamento portátil instalado no veículo (PEMS *). 

O Bureau Veritas, organismo independente reconhecido internacionalmente, garante o respeito ao protocolo e a sua execução nas condições definidas e atesta a confiabilidade e a integridade dos resultados.


As medições foram realizadas em eixos rodoviários públicos, abertos ao trânsito (25 km em zona urbana, 39 km em zona extra-urbana e 31 km em rodovia) em condições reais de condução (utilização da climatização, peso das bagagens e dos passageiros, declives, etc...).


As medidas obtidas são comparáveis às dos clientes do Grupo PSA (extraídas das pesquisas junto a clientes independentes) e refletem a solidez do método científico aplicado juntamente com a T&E e a FNE.

Em novembro de 2015, em um momento em que o setor automobilístico teve sua credibilidade questionada, o Grupo PSA decidiu adotar uma iniciativa única, com um objetivo de transparência em relação aos seus clientes, ao publicar o consumo de seus carros em condições reais de utilização. Trata-se de uma iniciativa inédita na indústria automobilística mundial.


No final de 2016, as marcas Peugeot, Citroën e DS vão disponibilizar em seus sites na internet um simulador que oferece aos clientes a possibilidade de prever o consumo dos seus veículos em função da sua maneira de dirigir e do tipo de utilização do condutor (cidade/estrada/autoestrada, carga do veículo...). 


Um aplicativo de condução ecológica também será disponibilizado online, para que os clientes possam controlar o consumo.

Nessa ocasião, Gilles Le Borgne, diretor Mundial de P&D, declarou: “Em conformidade com os compromissos de transparência assumidos em outubro de 2015, o Grupo PSA publica hoje os resultados de consumo em condições reais de 30 modelos das marcas Peugeot, Citroën e DS". 


Visando fornecer sempre mais informações aos clientes, o Grupo publicará os resultados de 20 modelos adicionais até o fim do ano e disponibilizará um simulador para que os clientes possam melhorar o consumo de combustível em função do uso que fazem do veículo, e consequentemente o nível de emissões de CO2. 

Em 2017, o Grupo PSA vai propor uma nova etapa, na qual serão incluídas medições de emissões poluentes de óxidos de nitrogênio nas condições de utilização do cliente.

Greg Archer, diretor Clean Vehicles da Transport & Environment, declarou: “Estes testes em condições reais de utilização fornecem aos clientes informações mais representativas do que os testes de laboratório mais recentes; assim, eles poderão escolher os modelos mais eficientes”.

O FUSION, CONSIDERADO O MODELO PREMIUM DA FORD, DONO DE UM EXCELENTE DESEMPENHO E DE UM CONFORTO EXCELENTE, DURANTE O MÊS DE JULHO, É VENDIDO COM DESCONTO-BÓNUS DE ATÉ R$ 10 MIL. A VENDA ESPECIAL DO FUSION INCLUI FINANCIAMENTO EM 24 MESES COM TAXA ZERO. A VERSÃO 2.0 ECOBOOST DE 234 CV E TRAÇÃO INTEGRAL CUSTA AGORA R$ 135.400 À VISTA E R$ 140.400. O FLEX 2.5 É VENDIDO POR R$ 114.400,00 E O ECONÔMICO HYBRID, COM MOTORES A GASOLINA E ELÉTRICO, R$149.900,00


A Ford promove este mês uma venda especial da linha Fusion, líder do segmento de sedãs CD de luxo, com a oferta de bônus que chegam até R$10.000. 

A versão topo de linha 2.0 EcoBoost com 234 cv e tração integral, por exemplo, sai por R$135.400 à vista, ou financiada com taxa zero em 24 meses, mais entrada, por R$140.400.

O Fusion Flex 2.5, de 175/167 cv com etanol e gasolina, é disponível a partir de R$114.400 à vista, ou financiado com taxa zero em 24 parcelas de R$1.983, mais entrada de R$68.640. 


A linha tem ainda o Fusion Hybrid com motor a gasolina e elétrico, por R$149.900. Além de ser o líder em economia de combustível do Brasil, conta com as vantagens de desconto no IPVA e isenção do rodízio na cidade de São Paulo.

Todos os modelos têm transmissão automática de seis velocidades e uma lista ampla de equipamentos para a segurança, dirigibilidade, conveniência e conforto. 


Entre eles, oito airbags, cintos de segurança traseiros com airbags, bancos de couro com ajuste elétrico e aquecimento, ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro, controle eletrônico de estabilidade e tração, acendimento automático de faróis, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico e rodas de liga leve de 17”.

Para a conectividade, há o sistema SYNC MyFord Touch com tela touchscreen de 8 polegadas, navegação, câmera de ré e Assistência de Emergência, que alerta o serviço de socorro médico em caso de acidente,

Isso, sem contar os opcionais que aumentam a sofisticação e requinte do sedã, como piloto automático adaptativo com alerta de colisão, sistema de estacionamento automático, sistema de permanência em faixa, radar de monitoramento de pontos cegos e acesso inteligente sem chave, além de bancos refrigerados e partida por controle remoto.



RAROS NO BRASIL, AO CONTRÁRIO DO QUE ACONTECE NA EUROPA, OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ZELL AM ZILLER, DA REGIÃO DO TIROL, NA ÁUSTRIA, RECEBERAM UM CAMINHÃO MAN TGS 18.400 4X4, COM MOTOR DE 440CV, QUE SAI DE FÁBRICA COM TRANSMISSÃO ALLISON, QUE GARANTE NOVOS PADRÕES DE OPERAÇÕES EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA E INCÊNDIO, COMO VENCER DECLIVES E CURVAS MAIS FECHADAS



Corpo de Bombeiros Voluntários de Zell am Ziller, no Tirol, na Áustria, receberam recentemente seu mais novo caminhão de bombeiros, um extraordinário MAN TGS 18.400 4x4 customizado com uma carroceria EMPL TLF-A 3000/150/50 e uma transmissão Allison totalmente automática da Série 4000™.

"O MAN TGS 18.400 4x4 equipado com transmissão Allison estabelece novos padrões para veículos pesados que operam em aplicações de incêndio e de emergência", disse Roman Eggenfellner, gerente da equipe de vendas municipais da MAN Truck & Bus Áustria AG. 

"A montagem da transmissão automática como um equipamento opcional satisfaz os requisitos de suavidade e de dirigibilidade de forma impressionante. O desempenho desta transmissão em termos de aceleração eleva a um novo patamar a liderança de mercado e a tecnologia da MAN no setor de incêndio e emergência", revelou.

Zell am Ziller está no coração do Vale Ziller, uma região popular de esportes de inverno nos Alpes austríacos com 660 mil pernoites/ano. 

A área operacional do departamento dos bombeiros voluntários abrange 41 km² e inclui um túnel, três teleféricos, inúmeros hotéis, prados alpinos e cabanas de esqui, e tem uma diferença de altitude de quase 2.000 metros.

"A subida rápida de percursos em aclive é muito comum nas nossas operações de resgate. 
Acelerações e frenagens em descidas íngremes, estradas estreitas e curvas fechadas exigem total concentração dos nossos motoristas. Queríamos uma Allison automática porque oferece uma tecnologia confiável para nos levar até os locais das ocorrências de forma rápida e segura, mesmo sob severas condições de operação", diz Siegfried Geisler, comandante da brigada de fogo de Zell am Ziller. 

Acelerar rapidamente um veículo de 18 toneladas pelas subidas durante as operações de emergência exige uma grande transferência de potência e torque do motor para as rodas.


A transmissão totalmente automática Allison da Série 4000 conta com conversor de torque patenteado e mudanças de marchas sem interrupção de potência, proporcionando excelente aceleração e tração contínua.
"A parceria entre MAN e Allison resultou em um powertrain aprovado, que se encaixa perfeitamente às exigências severas de resgate. Com o seu motor de 400 cv aliado à transmissão Allison da série 4000, o veículo apresenta impressionante aceleração e performance", revela o comandante.

Além disso, a integração entre carroceria e equipamento de bombeamento é fundamental para a eficácia de um caminhão de bombeiros. 

MAN TGS 18.400 4x4 BB, TLF-A 3000/150/50 com transmissão Allison 4000 e carroceria EMPL


Ficha técnica
• Chassi (fabricante) — MAN Truck & Bus AG
• Chassi (tipo) — MAN TGS 18.400 4x4 BB
• Entre-eixos — 4.500 mm
• Carroceria (fabricante) — EMPL
• Carroceria (tipo) — TLF-A 3000/150/50
• Motor — 294 kW (400 hp) / 1900 Nm
• Transmissão — Allison totalmente automática da Série 4000™
• Tripulação — 1+8
• Meios de extinção — 3.000 litros de água, 150 litros de espuma concentrada Classe A, 50 litros de espuma concentrada AFFF
• Características da carroceria
- H.I.T. CAN controlador de barramento (visualização na cabine e na bomba)
- Conceito de iluminação a LED
- Gerador de energia de 14 kVA
- Sinalizador giratório com oito lâmpadas de LED
- Capacidade de espuma: bomba de espuma elétrica CTD - 30 l / minuto
- Carretel para 50 metros de mangueira.

Visite www.allisontransmission.com.

QUEM VIAJA E DEIXA O CARRO PARADO NO AEROPORTO POR PERÍODOS PODE TORNÁ-LO UM MEIO DE AUMENTAR SEU ORÇAMENTO. O VEÍCULO É ALUGADO COM TODAS AS GARANTIAS DE SEGURANÇA PARA O SEU PROPRIETÁRIO. A PROPOSTA TEM A GARANTIA DO GRUPO FRANCÊS PSA QUE DECIDIU AMPLIAR SEUS NEGÓCIOS E INVESTIR NA ÁREA DE ESTACIONAMENTOS. O GRUPO FRANCÊS ADQUIRIU PARTICIPAÇÃO NA TRAVELERCAR, UMA START-UP QUE OFERECE NOVAS SOLUÇÕES DE ESTACIONAMENTO E LOCAÇÃO DE VEÍCULOS QUE ASSEGURA GANHOS AO DONO DO CARRO. PENA QUE O PROJETO SÓ VALHA PARA A EUROPA



No âmbito do seu plano estratégico “Push to Pass”, o Grupo PSA dá seguimento à sua estratégia de investimento em novos tipos de mobilidade

A jovem start-up francesa TravelerCar oferece novas soluções destinadas a fazer do carro um recurso otimizado e raramente imobilizado.

Fornecer uma gama completa de serviços ligados à mobilidade e o investimento na TravelerCar representa uma nova etapa para o Grupo PSA. 

O Grupo dá seguimento à implementação do seu plano estratégico para 2016-2021, o “Push to Pass”, para tornar-se um fornecedor de serviços de mobilidade mundialmente reconhecido pelos clientes. 

Carlos Tavares, presidente mundial do Grupo PSA Peugeut Citröen.
Para isso, no último mês de abril, o Grupo PSA anunciou que vai aplicar a quantia de 100 milhões de euros em capital de risco para investir em empresas da área da mobilidade.

Para atender as novas 
expectativas de consumo
O carro é um meio de mobilidade e a sua imobilização prolongada deve ser evitada e a frota existente deve ser utilizada.

Uma oferta de estacionamento com preço preferencial para os proprietários que não desejarem compartilhar seus veículos.

Uma oferta de locação de veículos entre pessoas com preços reduzidos. 

Este serviço é prestado pelas agências da TravelerCar, que garantem a ligação entre os locatários e os proprietários.


A TravelerCar propõe um serviço vantajoso para todos e encarrega-se de tudo. Ela oferece um modelo híbrido entre os serviços de uma agência de locação convencional e uma plataforma de contatos entre as pessoas, proporcionando aos usuários o benefício de um serviço de qualidade, ao mesmo tempo em que adota uma atitude ecologicamente responsável.

A start-up, criada em 2012, conta atualmente com 80 agências e mais de 100 mil usuários em seis países: 
França + DOMTOM (departamentos e territórios ultramarinos da França), Espanha, Países Baixos, Alemanha, Suíça e Bélgica.

Para Brigitte Courtehoux, diretora da Business Unit “Serviços Conectados e Novas Mobilidades” do Grupo PSA, esta é uma das respostas aos novos modos de consumo do automóvel oferecida pelas soluções imaginadas pela TravelerCar. 

"Trata-se de uma nova experiência de mobilidade, à qual o Grupo PSA se associa. Graças a esta parceria com a TravelerCar, o Grupo PSA dá seguimento à implementação da estratégia que adotou para ser um importante player nesse novo ecossistema“, sublinhou .


Para Ahmed Mhiri, fundador da TravelerCar: “Estamos à escuta de nossos usuários e oferecemos serviços adaptados às suas expectativas. 

"O carro é um recurso que pode ser lucrativo para o seu proprietário quando não está sendo utilizado. 

"Não se trata unicamente de compartilhamento do veículo, pois nós também propomos uma solução às pessoas que não desejam alugar os seus carros. 

"Graças a esta parceria com o Grupo PSA, a TravelerCar poderá atingir mais rapidamente a sua próxima etapa de desenvolvimento e implantar sua oferta de serviços em outros países europeus”.


terça-feira, 5 de julho de 2016

FORD MOSTRA AS MELHORES ESTRADAS PARA DIRIGIR NA EUROPA EM VÍDEO COM MUSTANG, FOCUS E FIESTA. O VÍDEO É IMPERDÍVEL


A Ford rodou mais de 15 mil quilômetros em 12 meses para produzir, em parceria com a BP/Castrol, um guia on-line que mostra as estradas mais impressionantes da Europa para dirigir. 

Utilizando o Focus RS, ST e diesel, o Mustang GT 5.0 V8 e 2.3 EcoBoost, o Focus ST e o Fiesta ST, o roteiro inclui tanto rotas famosas como outras pouco conhecidas, classificando os percursos – disponíveis neste link – pelos fatores de emoção, superfície, acessibilidade, hospitalidade, paisagens, comida e bebida.

Foram selecionadas seis rotas de tirar o fôlego, com a ajuda de engenheiros da Ford Performance que dirigem rotineiramente nos ambientes mais desafiadores do continente e também da experiência de décadas da Ford buscando as melhores estradas para os jornalistas especializados testarem seus veículos. 

A série é apresentada pelo jornalista automotivo Steve Sutcliffe, veterano que já participou de mais de 750 lançamentos de carros em 42 países.

Ele dirigiu os novos veículos da Ford por estradas do Reino Unido, França, Alemanha, Espanha e Romênia, acrescentando também uma visão histórica e cultural de cada local. 

Um dos roteiros mais originais, com 330 quilômetros e mais de 100 curvas estreitas, é o que passa pelo "Castelo de Drácula", na Romênia.


Pura emoção
"É incrível algumas estradas não estarem na lista – mas não buscamos apenas caminhos para agradar quem tem gasolina nas veias. 

Analisamos cada rota pela pura emoção, além da qualidade da pista, acessibilidade, hospitalidade, cenário, comida e bebida", diz Sutcliffe, ex-piloto de competição. 

"Quem gosta de dirigir deve conhecer algumas das estradas, como a Rodovia Transfăgărăşan, na Romênia, mas talvez não a C462, na Espanha. De certo modo, seria bom guardar essas estradas para nós mesmos. Mas, quando as estradas são tão boas, precisam ser compartilhadas", desafiou.


Os seis roteiros mostrados na série são:
• Romênia, Rodovia Transfăgărăşan
Foi construída pelo ex-ditador romeno para que seu povo pudesse fugir facilmente para as montanhas em caso de invasão soviética. Ela passa pelo castelo de Vlad, o Empalador – inspiração da vida real para o Conde Drácula.

• Reino Unido, North Yorkshire, Blakey Ridge
Segue a rota de uma velha ferrovia para minas de ferro. Felizmente, foi filmada pouco antes de uma enorme tempestade de neve atingir o local.

• Espanha, Catalunha, C462
Foi originalmente construída como caminho para a barragem de uma estação de energia que nunca foi concluída. Com túneis, trechos rápidos e outros travados, é literalmente uma estrada para lugar nenhum.

• França, Alpes, D526 e D926
Uma das etapas mais duras da Tour de France 2015, tradicional corrida de bicicletas, é igualmente desafiadora para carros. Uma das mais impressionantes para dirigir e apreciar.

• Alemanha, Estrada da Floresta Negra, B500
Tem pouco mais de 40 quilômetros através da Floresta Negra, com ramificações menores e igualmente desafiadoras. Durante as filmagens, choveu constantemente durante quatro dias.

• Mallorca, "Estrada da Montanha" MA10
De origem romana, tem um mosteiro construído no seu pico, propositadamente de difícil acesso, com espiral que passa por túneis, lagos e pontes rochosas. 

Como curiosidade, a equipe contratada na Alemanha para a filmagem com drones desistiu no último minuto para ajudar na filmagem de "Star Wars: O Despertar da Força", o que virou motivo de comentários dos fãs.

https://www.youtube.com/watch?v=5mIqlB3QOSk&authuser=0

GRUPO PSA LANÇA OFENSIVA DE NEGÓCIOS NO MERCADO DE PÓS-VENDA NA EUROPA


O Grupo PSA revelou os detalhes de sua nova estratégia de Pós-Venda Multimarcas – um dos pilares do seu plano estratégico “Push to Pass”. 

A apresentação foi feita aos investidores e diretores dos 50 centros de distribuição do Grupo que serão criados na França, Bélgica e Luxemburgo.

Seguindo as diretrizes do Plano “Push to Pass”, o Pós-Venda do Grupo PSA visa atender às necessidades de todos os tipos de clientes internacionais, independentemente da marca e idade do veículo, do canal de distribuição escolhido (credenciados, oficinas independentes ou Internet) e às suas expectativas em termos de serviços e preços.

Para isso, o Grupo ampliou sua oferta de peças de reposição, que inclui:

• Uma gama de peças de grandes fabricantes de equipamentos originais (OEMs) - a primeira para uma montadora.

• A Eurorepar terá uma gama com 9 mil referências de peças multimarcas a ser lançada no mundo inteiro.

• Uma gama tradicional de peças originais para as marcas do Grupo.

• O site mister-auto.com, já disponível em 13 países, com mais de um milhão de clientes.

Juntas, essas soluções permitem atender a todas as necessidades dos reparadores independentes, que poderão fazer encomendas e compras a partir de uma única base: os Centros de Distribuição Multimarcas do Grupo PSA. 

Cinquenta desses Centros de Distribuição estão sendo criados na França e na Benelux (organização econômica que compreende a Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo), totalizando cerca de 140 lançamentos previstos em toda a Europa.

Em um ambiente cada vez mais competitivo, o objetivo é fornecer uma solução de distribuição de peças automotivas líder de mercado, com um serviço de entrega que atenda às expectativas das oficinas. 

Alguns dos 140 Centros de Distribuição serão criados dentro da própria rede do Grupo PSA, enquanto outros serão confiados a investidores privados. 

Todos eles vão cumprir os critérios de desempenho necessários para o sucesso desse novo negócio.

Para apoiar as suas ambições, o Grupo PSA desenvolve rapidamente sua rede multimarcas de reparo Eurorepar Car Service, que está bem posicionada entre os clientes mais exigentes, independente da marca do seu veículo.

Jean-Baptiste de Chatillon, diretor Financeiro Mundial do Grupo PSA, disse: "Este é um projeto entre o Grupo e os investidores onde ambos ganham, tanto em termos de oportunidades de crescimento em um mercado altamente competitivo, como também em termos de rentabilidade. O Grupo PSA tem forças inegáveis, graças não só à nossa experiência em logística, mas também aos nossos fornecedores parceiros, que prontamente se juntaram a nós nesta formidável aventura”.

Christophe Musy, diretor Mundial de Pós-Venda do Grupo PSA, afirmou: “A criação deste negócio é um marco para o Grupo PSA. Estamos lançando uma enorme ofensiva comercial, passando de uma oferta de peças originais das nossas três marcas para algo muito maior, abrangendo todo o mercado independente de reparo de automóvel para todos os mercados mundiais”.

FORD RANGER GANHA PARTICIPAÇÃO DE MERCADO COM NOVIDADES DA LINHA 2017


A nova Ford Ranger mostrou um bom desempenho no seu primeiro mês completo de vendas, com crescimento de 50% na participação de mercado. 

A linha respondeu por 21,9% do segmento de picapes médias em junho, com 1.888 unidades, e foi a segunda mais vendida com motorização diesel, a mais importante na categoria, nas versões 3.2 e 2.2.

A versão de topo Limited 3.2 Diesel, com design exclusivo e as últimas tecnologias, ampliou sua participação de 20% para 35% das vendas da linha. 

Além de ter o motor mais potente da categoria, de 200 cv, e transmissão automática, é a única a contar com cinco anos de garantia e sete airbags. 

Vem também com piloto automático adaptativo, alerta de colisão, sistema de permanência em faixa, acendimento automático dos faróis, farol alto automático, ajuste elétrico do banco do motorista, sensor de chuva e de estacionamento, entre outros itens.

“A Ranger Limited veio muito forte para competir no segmento de topo das picapes diesel e venceu todos os comparativos com a atual líder da categoria. Esse crescimento de participação mostra que o consumidor reconheceu suas qualidades, com tecnologias voltadas tanto para o desempenho e dirigibilidade como para a segurança, conveniência e conforto”, diz Fabrizzia Borsari, supervisora de Marketing de Picapes da Ford.

Outra versão muito bem aceita da nova Ranger é a 2.2 Diesel XLS automática, novo catálogo que se tornou o segundo mais vendido da linha, combinando preço atrativo com excelente oferta de equipamentos de segurança e conforto. 

É equipada de série com sete airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção elétrica, computador de bordo e piloto automático. 

Como as demais versões diesel, já vem com tração 4x4 e diferencial traseiro blocante.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

MOTORISTAS QUE CIRCULAREM, DE DIA, PELAS RODOVIAS A PARTIR DO DIA 8, SE FOREM FLAGRADOS COM OS OS FARÓIS BAIXOS DESLIGADOS SERÃO MULTADOS EM R$ 88,13 E GANHARÃO QUATRO PONTOS NA CARTEIRA. A INICIATIVA É POSITIVA. PESQUISAS MOSTRAM A REDUÇÃO DO NÚMERO DE ACIDENTES NAS ESTRADAS, MAS HÁ QUESTÕES QUE PRECISAM SER ACLARADAS. BLOG DESDE SUA CRIAÇÃO EM 2012 SUGERE QUE FARÓIS DEVEM SER LIGADOS DE DIA NÃO SÓ NAS ESTRADAS, MAS NAS CIDADES TAMBÉM




Por
Romildo Guerrante


A partir de sexta-feira, dia 8, será obrigatório acender os faróis baixos durante o dia ao trafegar em rodovias. 

A medida tem aspectos positivos – aumentar a visualização dos veículos, regra básica de direção defensiva, é uma delas -, mas vai encurtar a vida dos faróis e das baterias, os próprios fabricantes admitem. 


E talvez estimular a venda dos tais faróis diurnos, com iluminação de LEDs. As luzes, acredito, podem melhorar um aspecto perigoso de nossa realidade, que são os veículos em sua maioria pintados em cores escuras, que se confundem com o asfalto das estradas. 

Há pesquisas americanas que indicam redução de 5% nos acidentes de trânsito rodoviários com essa prática dos faróis baixos acesos durante o dia. 

Nos Estados Unidos, as estradas são feitas de concreto, mais claro que o asfalto, o que amplia a luminosidade dos faróis. 

Veículos fabricados nos países nórdicos, onde no inverno as condições de visibilidade são críticas, já vêm com um sistema que aciona automaticamente os faróis baixos ao ligar o veículo. 


Aqui no Brasil, tenho a impressão de que a imposição da multa de R$ 88,13 pode permitir que se identifiquem os faróis defeituosos, mas também pode estimular propinas para os agentes da fiscalização, que não fiscalizam, por exemplo, os motoristas que dirigem à noite com os faróis apagados. 

Intuo que possa ocorrer também algo mais subjetivo ao longo do tempo, que é o surgimento de uma nova normalidade, a rotinização do cenário de faróis acesos, sem que isto aumente a atenção de quem dirige.

domingo, 3 de julho de 2016

FORD ATINGE A VENDA DE 1 MILHÃO DE PICAPES F-150 COM A AVANÇADA TECNOLOGIA ECOBOOST, A MESMA USADA NO NEW FIESTA QUE A MONTADORA ESTÁ LANÇANDO NO BRASIL. NO FIM DO ANO, A FORD EQUIPARÁ A PICAPE COM UM MOTOR ECOBOOST 3.5, COM TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA DE 10 VELOCIDADES E TORQUE ACIMA DOS 62 KGFM E SISTEMA "AUTO START STOP" DE SÉRIE


A Ford anunciou o marco de 1 milhão de unidades vendidas da F-150 EcoBoost nos Estados Unidos. 


A picape é a única do segmento a oferecer essa avançada tecnologia de turbo com injeção direta, a mesma utilizada em vários modelos da marca, como o New Fiesta EcoBoost que está sendo lançado no Brasil.

Líder mundial em picapes, a Ford tem hoje mais de 60% das vendas da F-150 representadas pelas versões 2.7 e 3.5 EcoBoost. 


Com essa frota, a picape vai gerar para os seus proprietários uma economia estimada de mais de 416 milhões de litros de gasolina por ano, com capacidade de carga e reboque superior à dos competidores.

O avançado EcoBoost 2.7, com sistema “Auto Start-Stop” de série, tem um consumo estimado 8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. 


Já o poderoso EcoBoost 3.5, com potência equivalente a um motor V8, tem a maior capacidade de reboque da categoria.

No final do ano, a F-150 vai oferecer um novo motor EcoBoost 3.5 de segunda geração, com “Auto Start-Stop” de série e nova transmissão automática de 10 velocidades, que eleva o torque máximo a mais de 62 kgfm, superior aos atuais V6 no mercado.

A F-150 introduziu os motores EcoBoost nos Estados Unidos em 2011 e o seu ritmo de vendas vem crescendo rapidamente. 

Foram necessários 1.000 dias para vender as primeiras 400.000 unidades e apenas 2.000 dias para atingir 1 milhão. 

Este ano, ela já soma mais de 300.000 unidades e a expectativa é chegar a 2 milhões em pouco tempo.

"Estamos provando que com tecnologias avançadas como o EcoBoost e carroceria em liga de alumínio de alta resistência, a Ford continua a superar a concorrência em praticamente todos os parâmetros no segmento de picapes. 
O EcoBoost entrega valor, alta capacidade e desempenho aos clientes, ao mesmo tempo em que atende a sua principal exigência hoje, que é a economia de combustível", diz Doug Scott, gerente de Marketing de Picapes da Ford. 

sábado, 2 de julho de 2016

FORD ANUNCIA LINHA KA COM TAXA ZERO EM 30 MESES E PREÇO A PARTIR DE R$39.990 NA VERSÃO HATCH


o vídeo:

A Ford anunciou suas ofertas no mês de julho, com os preços promocionais a partir de R$39.990 para o Ka e R$42.990 para o Ka+, versão sedã da linha, que podem ser financiados com taxa zero em até 30 meses, mais entrada. 

Uma campanha publicitária vai ao ar hoje, destacando a eficiência dos modelos disponíveis com os motores 1.0 e 1.5 flex de última geração – veja neste link.

Para ilustrar o desempenho dos compactos da Ford, o filme associa a economia de combustível dos veículos com uma nadadora de longa distância, esporte que combina força, resistência e determinação. 

Na linha Ka, isso é ressaltado pela eficiência dos motores 1.0 TiVCT Flex de três cilindros, de 85 cv, e Sigma 1.5 16V Flex, de 110 cv, ambos com Selo A de economia do Conpet. 

A beleza, sublinhada pelo design moderno e o amplo espaço interno, a boa oferta de equipamentos e o baixo custo de manutenção e seguro são outros atributos que contribuem para manter o Ka e o Ka+ entre os mais vendidos do mercado.

Além da televisão, a campanha também inclui veiculação em outras mídias e a criação de um site da Ford(www.ford.com.br/tecnologia-humana) onde os consumidores podem conhecer mais sobre o Ka e o Ka+ e suas tecnologias.

Tanto o hatch como o sedã vêm de série, desde a versão de entrada SE, com direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, limpador e desembaçador traseiro, abertura elétrica do porta-malas, além do compartimento exclusivo para fixação do celular no painel, chamado MyFord Dock, e rádio My Connection Gen.3 com AM/FM, USB e Bluetooth. Sistema de conectividade SYNC e controle eletrônico de estabilidade tração são alguns dos opcionais, conforme a versão.

A CRIAÇÃO DE FAIXAS EXCLUSIVAS PARA MOTOCICLETAS EM VIAS DE GRANDE CIRCULAÇÃO FOI PAUTA DA COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES DA CÂMARA DE DEPUTADOS. DE 2010 A 2014, O NÚMERO DE MORTES DE MOTOCICLISTAS AUMENTOU 19%, O QUE NÃO FOI DEBATIDO FOI A FALTA DE CUIDADO E A IRRESPONSABILIDADE DOS MOTOCICLISTAS, RESPONSÁVEIS POR GRANDE NÚMERO DESSES ACIDENTES MORTAIS



O projeto altera que altera a Lei 9.503 (Código de Trânsito Brasileiro) e estabelece a criação de faixas virtuais exclusivas para o trânsito de motocicletas em vias de grande circulação, e fixa velocidades máximas para este tipo de veículo foi apresentada à Comissão de Transportes da Câmara Federal.

Debate ocorreu em audiência pública e discutiu ainda a revisão da formação de condutores e ações de conscientização sobre postura segura no trânsito, itens defendidos pelo Observatório 
Nacional de Segurança Viária (ONSV).


Nos debates, que reuniram deputados, representantes de órgãos executivos de trânsito, e de motociclistas, o Observatório defendeu a revisão do processo de formação do condutor, classificado atualmente como fraco, já que, nele, o futuro condutor é “treinado” em um circuito fechado, realizado em primeira marcha com a utilização apenas do freio traseiro.

Além da revisão na formação do condutor, o Observatório defendeu a importância de que sejam propagados ensinamentos que levem, de fato, à conscientização de que postura segura no trânsito é uma atitude que irá contribuir significativamente com o objetivo principal que o país almeja: reduzir o número de mortos e feridos graves.


Na avaliação do Observatório, a criação de motofaixas seria viável, não como uma competência municipal do Artigo 24 do CTB, mas como regra geral de circulação e conduta prevista no Artigo 29 da lei, que estabelece faixas de circulação, distância de segurança, preferência de passagem, ultrapassagem, entre outros.

Segundo dados consolidados do DataSUS, do Ministério da Saúde, relativos ao número de mortes em acidentes de trânsito nas vias e rodovias do país em 2014, analisados pelo ONSV, as mortes envolvendo motociclistas aumentaram 19% no período de 2010 a 2014. 


Na tentativa de reverter o quadro de mortes em acidentes de trânsito, o Observatório continuará a acompanhar o andamento da questão, sempre com foco na segurança dos usuários das vias, seja na condição de pedestre ou de condutor.


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