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sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CAMPEONATO ESTADUAL DE MARCAS ENTRA EM FASE DECISIVA NA PROVA DE SÁBADO (29) NO AUTÓDROMO DE JACAREPAGUÁ, NO RIO DE JANEIRO

 Foto: Jô Rocha
O autódromo de Jacarepaguá volta a ser palco da 7ª rodada dupla Estadual de Marcas do Rio de Janeiro. Após os treinos livres e classificatórios de sábado, a competição terá duas corridas no domingo.

A primeira delas, válida pela 13ª etapa do campeonato, será às 10h15. A segunda prova do dia começa às 12h50. O Regional de Arrancada, com provas no sábado e domingo, também faz parte da programação. (veja horários abaixo).

A 7ª Rodada de Marcas marca o início da terceira e última fase do campeonato, quando uma vitória passa a valer 50 pontos, 20 a mais do que na anterior. Como nas duas primeiras fases, neste grupo de seis provas há o descarte de um resultado.

João Scalabrin lidera com 212 pontos, apenas 11 de vantagem sobre Rodrigo de Paioli. Marcelo Costa, com 170, ocupa a terceira colocação. Francisco Costinhas e Otávio Leite aparecem em seguida, com 152 pontos.

Veja a programação do fim de semana:

Estadual de Marcas

SÁBADO - 29/09/12


Das 08:00 às 12:00 h                
- Treino Livre

Das 08:00 às 12:00 h                
- Pesagem de pilotos e verificação de indumentárias

Das 08:00 às 12:00 h               
- Lacração de pneus / vistoria de segurança

As 12:10 h                               
- Briefing

Das 12:50 às 13:00 h              
- Treino Classificatório

OBS: APÓS O TREINO CLASSIFICATÓRIO, OS PNEUS FICARÃO EM PODER DOS COMISSÁRIOS TÉCNICOS.

Até as 14:30 h                         
- Entrega dos pneus nos box da vistoria técnica

DOMINGO - 30/09/12

Das 08:00 às 08:15 h    - Warm-up

Das 08:25 às 09:45 h    - Treino Livre Força Livre

As 09:55 h                    - Abertura da saída de box  
As 10:05 h                    - Fechamento da saída de box
As 10:10 h                    - Placa de 5 minutos
As 10:15 h                    - Largada da 13ª prova - 20 voltas ou no máx. 35 minutos
As 10:50 h                    - Pódio

Das 11:00 às 12:20 h    - Treino Livre Força Livre

As 12:30 h                    - Abertura da saída de box 
As 12:40 h                    - Fechamento da saída de box
As 12:45 h                    - Placa de 5 minutos
As 12:50 h                    - Largada da 14ª prova - 20 voltas ou no máx. 35 minutos
As 13:40 h                    - Pódio

Estadual de Arrancada

SÁBADO - 29/09/12

Das 11:00 às 14:30 h.   - Inscrições e Vistoria Técnica
Das 14:15 às 15:45 h.   - Treino Livre
Das 16:00 às 17:30 h.   - Provas

DOMINGO - 30/09/12

Das 11:00 às 14:30 h.   - Inscrições e Vistoria Técnica
Das 14:15 às 15:15 h.   - Treino Livre
Das 15:30 às 17:30 h.   - Provas
As 17:45 h.                   - Premiação

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

FERNANDO CALMON COMENTA NA COLUNA "ALTA RODA" SOBRE A DECISÃO DA TOYOTA TRAZER PARA O BRASIL O ATIOS, MAS, DESFIA UMA SÉRIE DE ITENS NEGATIVOS, INCLUSIVE A INSCRIÇÃO NA PRTINHOLA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL DE UM AVISO PARA A CADA 10.000 KM ABASTECER COM GASOLINA, MAS, ELOGIA A EFICIÊNCIA DA SUSPENSÃO. ANUNCIA A INCLUSÃO DE AIRBAGS E ABS, DE SÉRIE, NO FOX, DA VW E MUITO MAIS



Alta Roda

Nº 700 — 27/9/12

Fernando Calmon


META POUCO AMBICIOSA

Primeiro compacto produzido pela Toyota no Brasil aguça as análises. Afinal, o Etios é produto do atual maior fabricante de veículos do mundo, mas parece que faltou alguma coisa. O carro foi lançado, em dezembro de 2010, na Índia. Claro que a marca japonesa fez modificações como melhor isolamento acústico, índice de rigidez da carroceria 15% superior, alguns materiais de acabamento diferenciados, porém, o carro essencialmente é o mesmo.

Como não é oferecido com motor de 1 litro no exterior, já aparece em desvantagem de preço. Parte de R$ 30.000, no entanto, com menos equipamentos que os rivais, pois o IPI onera em 4% seu custo. Em torno de 45% dos carros vendidos hoje têm motores de 1 litro, mas entre os compactos a proporção está próxima de 60%. Desconsiderar esse cenário talvez funcione para a versão sedã do Etios e nada no hatch.

Estilo não se destaca: faróis, laterais, além do perfil do sedã, estão longe de agradar. Em relação à sobriedade do Gol, a atualização do Palio ou o arrojo do HB, destoa bastante. Problema maior está no interior: má visibilidade do quadro de instrumentos central, saídas de ar assimétricas, macaco sob o banco do motorista (mesmo no sedã, com seu enorme porta-malas de 562 litros). Há regulagem da altura do volante, mas não do banco e nem de ancoragem do cinto.

Espaço interno, especialmente para cabeça e pernas no banco traseiro, além do assoalho quase plano, o redimem em parte. Vidros das amplas portas traseiras do sedã abrem só até a metade, embora espaço atrás rivalize com Logan, Cobalt e Grand Siena. Porta-malas do hatch (270 litros) está na média do segmento. O tanque de 45 litros limita a autonomia. A Toyota colocou aviso, sem sentido, na portinhola do tanque, para abastecer com gasolina a cada 10.000 km. Afinal, é flex ou não? O que acontecerá se rodar apenas com etanol?

Rodar com o Etios ameniza suas fraquezas. Motor moderno, em alumínio (multiválvulas e duplo comando), de 1,3 l/90 cv é vivo, silencioso e forma um conjunto particularmente agradável com o câmbio. A 120 km/h o motor está a confortáveis 3.500 rpm. Versão XLS do hatch oferece o de 1,5 l/96,5 cv por R$ 42.800 e até sobra, considerando seu peso abaixo de 1.000 kg. No sedã, este é o único motor disponível, e ainda mais agradável em estradas. Seus preços vão de R$ 38.900 a R$ 44.700 e, novamente, não se enquadra na melhor relação preço-benefício.

A fábrica espera enquadrar ambos em nível A, no programa de etiquetagem de consumo do Inmetro. Característica diferente é que, no caso do motor de 1,3 l, a diferença é muito pequena entre cidade e estrada: 8,5 km/l e 9 km/l, etanol; 12,5 km/l e 13 km/l, gasolina.

Suspensões mostram a tradicional eficiência da marca quanto ao equilíbrio entre firmeza e conforto, além de absorver com eficiência as piores condições de piso. Passa sensação de solidez construtiva e sem ruídos. É ponto alto do carro. Direção eletroassistida, também precisa e macia, tem volante de boa pega, mas ligeiramente enviesado.

O que deixa sensação de pouco foco nas diferenças entre os mercados indiano e brasileiro aparece em economias explícitas. Tampa traseira do hatch possui apenas uma mola a gás e uma cordinha de sustentação do tampão do porta-malas. Compartimento do motor e parte interna do capô sem pintura igual à da carroceria. Não há para-brisa degradê e nem opção de câmbio automático ou automatizado.

O Etios pode vender as 70.000 unidades/ano esperadas, apenas pela força da marca. Ambição modesta, como o carro.

RODA VIVA 

NOVO compacto da Chevrolet, Onix estará à venda no final de outubro. Pensava-se, inicialmente, que utilizaria a arquitetura mais nova GSV (em português, veículo pequeno global), presente nos Sonic, Cobalt e Spin. Parece, no entanto, mais uma derivação do Corsa de primeira geração, que já gerou o hatch argentino Agile. GM não confirma e nem desmente.

VOLKSWAGEN anunciou que airbags dianteiros e freios ABS passam a vir de série no Fox, com motor de 1,6 l, ao preço de R$ 1.000. Portanto, está aí a referência mais direta sobre quanto os modelos na faixa acima de R$ 35.000 podem encarecer até 2014, quando a obrigatoriedade surgir. Com motor de 1 litro (IPI menor) adicional deve ser um pouco menos.

PALESTRA de Marcos Borges, do Inmetro, em seminário da Ford sobre eficiência energética, em São Paulo, confirmou que emissões de CO2 terão metas de redução oficiais. O instituto prepara um guia para o consumidor, a ser lançado no próximo Salão do Automóvel, em outubro, no Anhembi. O fabricante detalhou o downsizing do motor EcoBoost (2 l/240 cv) do novo Fusion.

LACRADAS as portas do Museu do Automóvel, em Brasília, depois do Ministério dos Transportes ter requisitado o imóvel, de sua propriedade, para uso menos nobre. Para a capital federal não ficar sem memória histórica sobre a máquina que mudou o mundo, era necessária mais sensibilidade pelo menos por parte da administração distrital da cidade.
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fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

HONDA ADIA O LANÇAMENTO DE SEU UTILITÁRIO PEQUENO, COMO O CHAMA O NOSSO COLUNISTA ROBERTO NASSER. SAIRÁ DA PLATAFORMA DO FIT QUE SAIRÁ DE LINHA, DEIXANDO COMO HERANÇA ESSE FIT ESPORTIVO. A COLUNA "DECARROPORAÍ" ANUNCIA AINDA O COMEÇO DA VENDA DO VOLVO V60 MAIS POTENTE E REVELA QUE O PANDA, LANÇAMENTO DA FIAT NO SALÃO DE PARIS NÃO VIRÁ PARA O SALÃO DE SÃO PAULO, NEM PARA O BRASIL. TUDO ISSO E MUITO MAIS PARA SUA INFORMAÇÃO


End. eletrônico: edita@rnasser.com.br-Fax: 55.61.3225.5511 

Coluna nº 3912 - 26 de setembro de 2012

EcoSport da Honda, só em 2014. 
No Salão o Adventure

Frustrou-se a expectativa da apresentação pela Honda no Salão do Automóvel, outubro, SP, do conceito de um pequeno utilitário esportivo. Seria baseado na nova plataforma do Fit. 

Virá, mas ao final de 2014, após a apresentação do novo Fit. A plataforma também servirá ao novo sedã pequeno de três volumes, a grosso modo substituto do City - embora possa manter a denominação, em idéia de continuidade.

O pequeno SUV (Suve?) adensará a concorrência, alinhando-se ao seguido Eco, ao concorrente Renault Duster, e aos próximos Chevrolet Trax, Peugeot 2008. Válidas as informações de Takanobu Ito, número 1 da Honda mundial, em entrevista à imprensa, virá dois anos após a troca da família Fit, em 2013.

A última volta do parafuso no fim de ciclo do Fit será versão aventureira. Sem alterações mecânicas, mas apenas de decoração, neste caminho aberto – com inequívoco brilho – pela Fiat.

Onde
Quando se fala em carro novo para o mercado brasileiro e no caso Honda autoridades do governo sentem calafrios ante a possibilidade da produção ocorrer apenas na fábrica recém inaugurada em Celaya, México. 

O país, com articulado projeto industrial, se transformou em produtor especialista em exportações ao Brasil. Entretanto, o governo federal tem apertado as regras para provocar a industrialização no Brasil, e limitado, por cotas, as exportações mexicanas. 

Assim, o onde fazer é dúvida. Há que se considerar a produção da plataforma no Brasil e a montagem em Campana, Argentina.

Ainda de Honda e Salão, pequenas alterações em Fit, City e Civic para marcar a modelia 2013.

Conceito Honda SUV pequeno
Sai New Beetle, volta o Fusca
A Volkswagen decidiu assumir, com a pompa necessária, a distribuição do sucessor do New Beetle. Sua reformulação, comandada pelo designer chefe do grupo VW, o milanês Walter De Silva executada por Klaus Bischoff, encarregado da marca, usou a boa proposta nascida da idéia e do PC de J. Mays, hoje designer chefe da Ford e, então, na Volkswagen.

Para substituir o New Beetle a VW voltou às origens do mito e optou por tratá-lo de acordo com o nome tornou o original conhecido. No Brasil Fusca, no México Vocho, Itália Coccinelle, USA Beetle...

A interpretação da re interpretação dá conotação de atualidade. Do conjunto mecânico baseado no Golf 6, liderado pelo motor 2.0 com injeção direta, turbo, fazendo 200 cv, preso a transmissão mecânica com seis marchas e duas embreagens, a DSG, de funcionamento superior ao sistema dito automático. Na prática da performance, o super Fusca pode ir da imobilidade aos 100 km/h em 7,3s e 210 km/h como velocidade final.

Entre os aprimoramentos em busca da estética cobrada pelos clientes de hoje, recuo do para brisas, maior inclinação, menor altura. Para dar ao usuário a impressão de carro esportivo, tem preto o revestimento do teto, passando a sensação de espaço menor, e o painel, ao contrário do espartano Fusquinha, possui instrumentação adicional incluindo marcador de pressão do turbo e temperatura do óleo do motor, inexistentes em veículos que utilizam a mesma motorização, como os VW Tiguan e Jetta.
Estará no Salão como das maiores atrações da VW, iniciando vendas em novembro. Preço? Não declarado.


Fusca, quase New New Beetle, no Salão, vendas em novembro

Roda-a-Roda

Perua?  - A Volvo Cars inicia venda do V60, classificando-o Sportswago

n. Motorização 2.0 e 3.0 turbo, respectivos 240 cv e 304 cv – este com tração nas 4 rodas. Decoração combina preto brilhante – agora chamado universalmente de piano – e alumínio.

Paris – Cartão de visitas da indústria europeia o Salão de Paris verá a nova família Panda Fiat. Versão tração nas 2 rodas tem bloqueio eletrônico no ABS dos freios e diferencial autoblocante. Versão Natural Power com cabeçote TwinAir, exclusividade da marca, motor de 2 cilindros, 0,9 litro, 80 cv, a gás. Faz 30 k/litro e tem emissões de 86 g/km.

Aqui – Panda não virá, embora ideal para o País. Mas o Freemont terá transmissão de seis marchas no motor 4 cilindros, 2.4 e 170 cv. Melhora muito.

Caixa – Para reforçar o caixa da controladora PSA, seu braço de logística, a Gefco passará 75% de suas ações à JSC Russian Railways. Garantem o negócio dois contratos de longo prazo, com produtos PSA – Peugeot/Citroën e Opel. Transferência rendeu 800 milhões de euros e assegurou empregos.

Situação – A crise europeia é séria, exige vender ativos.

Racionalidade – A Volkswagen desembarca e distribui do Porto de Suape, PE, Jetta e Variant, do México, Amarok, SpaceFox e Space Cross, argentinos, para abastecer o mercado Nordestino. A operação, provocada pelo Custo Brasil das más estradas, quer reduzir de 15 para 10 dias antes realizada no Sudeste.

Sahib Tata – Rattan Tata, o poderoso industrial de automóveis na Índia, depois de tentar desenvolver acordo com a Fiat para fazer picapes médias, e de negócios com o empresário Sérgio Habib, Citroën e JAC, marcou entendimento com o governador Antônio Anastasia, de Minas Gerais.

Ni Minas?É, sô, uai. O estado tem o segundo parque industrial de peças automobilísticas, a mineirização montada por Cledorvino Belini, atual presidente da Fiat. Ter peças na porta, sem logística, sem estoque, era sonho e agora é mandatório para as montadoras. Que produto, entre caminhões e o micro Nano, o sr Tata quer montar, desconhece-se.

Tecnologia – Desenvolvimento Xtronic sobre a transmissão continuamente variável, CVT, será mostrada pela Nissan no Salão do Automóvel. Ganhos com melhores respostas e redução de 15% no consumo em relação à anterior.

Segurança – Ampliando a aplicação de freios ABS e almofadas de ar em seus carros – uma determinação legal – estes sistemas chegaram aos Fox com motor 1.6. Custo contido para acabar com dúvidas, típicas do consumidor brasileiro: cd, estofamento em couro, ou segurança ? R$ 1.000.

Rapidinha – A Renault está nomeando um novo tipo de concessionária, a Pro+, dirigida a frotistas e quem tem carro como ferramenta de trabalho. Primeira no Centro-Oeste não foi em Brasília, mas a Renauto - bom nome para revendedor Renault -, em Goiânia.

Turbo – Agora que os turbo compressores deixaram de ser tratados como acessórios e se integraram aos projetos de motores para diminuir tamanho, peso, consumo e emissões, amplia-se a tecnologia.

Quente - Os da Ford, chamados Booster, e chegarão ao Brasil com o Fusion, permitem desligar o motor imediatamente, sem necessidade de marcha lenta por um minuto para equilibrar temperatura, como usualmente ocorre.

Razão - Os boys xarope, donos de Gol 1.0 16V turbo, não tinham tempo para isto, e a falta da pausa para resfriar acabava com o acessório – e acabou com a versão.

Solução – Mercado é mercado e não tem nacionalidade nem religião. Daí a Tuper, de escapamentos, iniciou vender no mercado de reposição para Citroën/Peugeot, Fiat, Ford, Nissan, Hyundai/Kia. Saber se tem para seu carro?

Mão de obra – Preocupada com a diminuição dos talentos para serviços em carroceria – somem os artistas, aumentam os trocadores de latas – a Renault fechou parceria com o Cesvi Brasil para série de cursos. É o único centro focado em segurança viária e reparação de veículos.

Relação – Ford e VW receberam prêmios de melhor comunicação com jornalistas. No caso da Ford, continuidade de décadas de bom serviço. Na Volkswagen, atestado que as coisas mudaram.

Razões - Antes de André Senador, diretor da área, a marca sofreu tempos de empáfia e ineficiência. A relação com os jornalistas era tão ruim que a matriz alemã mandou fazer pesquisa e, após, limpou a área.

Ampliação – Para fechar espaços à penetração de marcas chinesas, a Volvo de caminhões expande atuação na América Latina – também quer vender suas outras três marcas: UD, Mack e Renault.

Bom de roda - Márcio Souza, de Pedro Canário, ES, pode se o “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” (MMCB), em certame da Scania, empatado com o baiano Josenildo Cruz, 41. Final em São Paulo, 25 a 27 outubro. O concurso é para divulgar bons hábitos de condução, capazes de aumentar a durabilidade do equipamento, reduzir o consumo e emissões em até 10%.

Homenagem - Luiz Fernando Lapagesse, brasiliense produtor de nova série de carrocerias do Lorena GT, um dos ícones da virada dos anos ‘60/’70, organiza homenagem a León Larenas, produtor do modelo original. Saquarema, RJ, 15 de dezembro. Sidney Cardoso – que correu com Lorena Porsche – garantiu presença. Adesões fernandolapagesse@yahoo.com.br

Cultura – Gelson Joni, gaúcho apaixonado por Ford Gálaxies entrega prova final dia 10 de outubro, para lançamento em 11 de novembro. Esforço pessoal, colaboração de amigos, com história e estórias sobre o icônico automóvel.

GenteJúlio Ott, mais antigo dos colaboradores de décadas da Ford, membro da Escola Ford de Mecânica, arquivo vivo da história da companhia, desde o tempo de apenas montadora, hospitalizado. OOOO Cercado de cuidados. OOOO Melhoras. Seu Júlio é patrimônio da Ford – ou deveria ser tratado como. OOOO


Em 1968, Brasil quase teve o Fiat 600

Texto aqui publicado há alguns meses provocou indagações: a Fiat viria para o Brasil com o modelo 600 ? Para faze-lo em que instalações industriais?

A história é que a Fiat deixou de vir para o Brasil à época da criação de incentivos para implantar a indústria automobilística. Perdeu o prazo e, sem incentivos, não concorreria com os outros produtos no mercado. 

Assim, tentou anos após, através da Vemag – então com a melhor ferramentaria – e depois assumida pela Volkswagen quanto por perceber oportunidade através da IBAP, a Indústria Brasileira de Automóveis Presidente. 

A empresa, enfrentando problemas impostos pelo governo federal, tentava um parceiro forte. E a Fiat, aqui conhecida apenas por lembranças e tratores, produzidos ao início da Via Anchieta, em S Paulo, tentou o enlace.

Tinha em Elio Peccei executivo bem articulado, e seu cartão identificando-o como Fiat Tratores auxiliou audiência com o General Macedo Soares, Ministro da Indústria e Comércio. Naquela época, por razões desconhecidas, era proibida a instalação de montadoras estrangeiras no Brasil, e a associação com a IBAP era a solução.

Recebidos em Brasília, o general, do ramo, antes presidente da Fábrica Nacional de Motores, da Cia. Vale do Rio Doce, da montadora Simca, e depois da Mercedes-Benz, ouviu a exposição de Peccei e de Nelson Fernandes, número 1 da IBAP.

Ninguém sabe o que pensou, porque não disse nem respondeu após, fosse para a produção nas ampliáveis instalações da IBAP na confluência da Via Anchieta com a Estrada Velha de Santos, ou na monumentalidade ociosa da FNM.

A Fiat concluiu, a abertura de caminho não seria por aí. Conseguiu em 1973, associada ao governo de Minas, escudo e lança contra os oponentes.

Fiat 600 seria feito em acordo com a IBAP. Governo não se interessou.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ESTE FINAL DE SEMANA É A VEZ DOS GAÚCHOS RECEBEREM A ETAPA DO MINI CHALLENGE CUP. A PROVA ACONTECE NO VELOZ AUTÓDROMO DE TURUMÃ


O Autódromo de Tarumã, localizado no município de Viamão (a 32 quilômetros de Porto Alegre), um dos mais velozes e desafiadores circuitos do Brasil, está de volta ao calendário da Stock Car e, pela primeira vez em sua história, receberá uma etapa do MINI Challenge Cup, no próximo final de semana. A rodada tripla terá as corridas disputadas no sábado e no domingo (29 e 30/09), as quais serão transmitidas ao vivo pelo BandSports.

A etapa será especial para dois pilotos do grid. Os gaúchos Matheus Castro e Vitor Genz, que correrão em casa pela primeira vez na temporada. Genz lidera o campeonato com 47 pontos de vantagem para o segundo colocado, José Mario de Castilho, e dependendo de uma combinação de resultados, pode até se sagrar campeão já neste final de semana.

“Aprendi a dirigir e pilotar em Tarumã. É um lugar muito especial. Todos dizem que é uma pista que tem alma, todo mundo sente uma energia diferente quando pisa aqui. Temos corridas tradicionais aqui e poder correr em casa me deixa muito feliz, ainda mais podendo sair de lá com o título, dependendo de uma combinação de resultados. Meus amigos e familiares têm me mandado muita força para que eu alcance esse objetivo. Poder vencer uma corrida aqui e conquistar o título realmente seria algo fantástico”, comentou o líder do campeonato Vitor Genz.

Matheus Castro também tem sua história ligada ao circuito gaúcho. Foi em Tarumã que viu seu pai, Luis Alberto de Castro, o Castrinho, vencer inúmeras corridas, até resolver se tornar piloto. “Cresci praticamente na pista, vendo meu pai correr e foi em Tarumã que dei meu primeiro passo no automobilismo. A gente gostava muito de ver ele correndo lá. Tanto que meu irmão virou piloto e eu também. Corri no kartódromo por muitos anos, até que em 2005 estreei no autódromo de Tarumã, correndo de Marcas. Conheço bastante o traçado e acho que vou conseguir brigar pelas primeiras posições”, comentou Matheus.

Confira a programação de pista para a etapa de Tarumã:
Sexta-feira (28/09)

09h10-09h40 – 1º Treino Livre

11h30-12h00 – 2º Treino Livre

14h40-15h10 – 3º Treino Livre

16h30-16h50 – Classificação

Sábado (29/09)

10h13 – Corrida 1

14h28 – Corrida 2

Domingo (30/09)

10h53 – Corrida 3

ETAPA QUALIFICATIVA DO GS TROPHY 2012, PROMOVIDA PELO BMW AG, ACONTECE EM VOTORANTIM NOS DIAS 27 E 28 DE OUTUBRO





A etapa brasileira e qualificatória do GS Trophy 2012 acontece nos dias 27 e 28 de outubro, na Fazenda Cascata, localizada na cidade de Votorantim, a 107 quilômetros da capital paulista. Trata-se da terceira edição do evento promovido pela BMW AG mundialmente e a primeira com etapa qualificatória a ser realizada no Brasil.

Serão dois dias repletos de atividades, nos quais os participantes terão que encarar provas off-road à bordo de suas próprias motocicletas BMW “GS”, além de demonstrar habilidades e resistência em exercícios sem o uso da motocicleta.

Para participar o motociclista deverá ser habilitado com a CNH vigente na categoria A, possuir habilidade na pilotagem em terrenos off-road, efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 850,00 e ter disponibilidade total para participar da etapa final caso classificado. 

As vagas serão limitadas a 50 participantes e apenas três motociclistas serão classificados para representar o Brasil na etapa final, no mês de novembro, na Patagônia, onde todas as despesas serão pagas pela BMW Motorrad Brasil.

O GS Trophy não é uma corrida e sim um teste que envolve habilidade, resistência e diversão. O que realmente vale é o desafio contra o relógio, somar o maior número de pontos e demonstrar a paixão do piloto pelo off-road. 

O conceito de evento sustentável e responsável garante que o programa esteja cuidadosamente em harmonia com as circunstâncias culturais e humanitárias de cada região onde é realizado. Tudo isso faz do GS Trophy um dos desafios mais excitantes do mundo.

Além do Brasil, outros 19 países dos cinco continentes também participarão das eliminatórias. Portanto, se você for bom de off-road, corra e garanta a sua participação!

Mais informações sobre o evento poderão ser obtidas com a Agência Griffe pelos telefones 11 4191 1341 / 11 2176 5100 ou pelo e-mail gstrophy@bmw.com.br. As inscrições estarão abertas até 15 de outubro.

Para mais informações sobre a BMW Motorrad Brasil acesse:

terça-feira, 25 de setembro de 2012

‘QUIZ PREMIADO’ DO SALÃO DO AUTOMÓVEL DÁ PARES DE INGRESSOS AOS FÃS DE AYRTON SENNA.


A Reed Exhibitions Alcantara Machado, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, lança o concurso cultural “Quiz Premiado”, que dará aos apaixonados por carros e fãs do piloto brasileiro tricampeão mundial a chance de visitar, de forma prestigiada, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo e ganhar produtos exclusivos da Senna Store. 

Para concorrer, basta curtir a fan page do Salão do Automóvel no Facebook (www.facebook.com/salaodoautomovel), seguir o Twitter do evento (www.twitter.com/salaoautomovel) e responder as perguntas sobre o piloto e o Instituto Ayrton Senna. Informações sobre o concurso também estarão disponíveis no website oficial do evento (www.salaodoautomovel.com.br).

No Facebook, as três primeiras respostas corretas somarão pontos e, no final de cada semana, o vencedor com maior pontuação levará para casa um par de ingressos para o Salão do Automóvel e um kit com camiseta, caneca, adesivo, mouse pad e p
endrive

O concurso cultural será realizado entre os meses de agosto e outubro, período no qual se concluirá a etapa de participação. O regulamento completo está disponível no website do evento.

A 27a. edição do Salão do Automóvel acontece entre os dias 24 de outubro a 4 de novembro, no Anhembi, em São Paulo. O evento é realizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, com o patrocínio institucional da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), e copatrocínio institucional da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) e do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

A vez dos antigos
De mesma organização do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro, a capital paulista será palco para carros antigos mais raros e valiosos do cenário automotivo mundial. 


Realizado de 22 a 25 de novembro, o Salão Internacional de Veículos Antigos reúnirá, no Anhembi, uma exposição que traz à tona um cenário completo do antigomobilismo. São carros, peças, acessórios, personagens temáticos, música ambiente e desfile pela cidade, que levam o visitante de volta ao tempo, numa viagem ilustrada pelos carros mais marcantes da história. Visite www.salaodeantigos.com.br.

EMPRESAS E CLIENTES PROFISSIONAIS DA RENAULT DA REGIÃO CENTRO-OESTE JÁ TÊM AO DISPÔR A PRIMEIRA CONCESSIONÁRIA "RENAULT PRO +". A CONCESSIONÁRIA FUNCIONARÁ EM GOIÂNIA


A Renault do Brasil inaugurará, no dia 25 de outubro deste ano, mais uma concessionária do programa “Renault Pro+” (leia-se: Renault Pró mais), a Renauto que atenderá na Avenida Padre Orlando de Moraes, nº 1.024, Qd 124, lotes 1 a 24, no Jardim Atlântico, em Goiânia/GO. A marca francesa dá, assim, continuidade ao seu plano de expansão da rede de concessionárias integrantes do programa de atendimento dirigido a frotistas, prestadores de serviços e a todos aqueles que têm no veículo uma ferramenta de trabalho.

A concessionária de Goiânia ocupa uma área construída de 10.000 m², que inclui um moderno showroom onde, além da exposição de veículos utilitários e veículos transformados, consultores de vendas especializados e treinados pela montadora atenderão de maneira prioritária e personalizada os clientes.

Na oficina do “Renault Pro+” Renauto, seis boxes exclusivos e profissionais treinados garantirão a realização de serviços com rapidez e eficiência.

O “Renauto Pro+” Renaut atenderá de segunda a sexta-feira, das 7h30h às 19h. Mais informações sobre o programa “Renauto Pro+” na concessionária Renauto podem ser obtidas pelo telefone (62) 3548-0207

Tratamento diferenciado a profissionais
O “Renault Pro+” é uma evolução do programa “Renault Empresas”, que já vinha sendo oferecido com sucesso aos consumidores brasileiros de comerciais leves, disponibilizando um tratamento diferenciado, desde a consultoria no momento da compra até a manutenção programada.

O “Renault Pro+” é composto de uma rede de concessionárias credenciadas em todo o território nacional. Os funcionários dedicados são treinados pela fábrica para atender esses clientes especiais. Dentre os treinamentos é possível destacar: consultoria de vendas, visitas externas aos clientes, consultoria especializada em atendimento de taxistas e pessoas portadoras de necessidades especiais, agilidade e qualidade para no atendimento de clientes frotistas, entre outros.

Além disso, as concessionárias participantes contam com área específica, dedicada exclusivamente à exposição de veículos utilitários. E, na oficina, há boxes de serviços próprios, equipado com elevador de cinco toneladas voltado para o atendimento aos clientes profissionais.

Baseados em pesquisa com clientes profissionais tanto da marca Renault quanto de concorrentes, foram extraídas as principais necessidades deste tipo de cliente e então traduzidas em 12 promessas ao cliente que serão monitoradas constantemente pela montadora juntamente a rede de concessionárias, são elas:

1. Área exclusiva para empresas e clientes profissionais;
2. Equipe especializada em utilitários, taxistas e pessoas com deficiência;
3. Ampla exposição de veículos utilitários;
4. Test-drive em veículos de passeio e utilitários;
5. Proposta de utilitários ou transformados em até 48h;
6. Apresentação de um técnico da oficina na entrega do veículo;
7. Acesso gratuito à internet;
8. Manutenção de utilitários de até 5 toneladas;
9. Oficina com atendimento prioritário para taxistas e clientes profissionais;
10. Revisões programadas no manual com entrega em 24h;
11. Lavagem cortesia para carros com passagem pela oficina;
12. Praticar custos de manutenção competitivos, conforme a revisão preço fechado.

A Renauto é a quinta concessionária dentro do conceito “Renauto Pro+”. A intenção da marca é chegar a 53 concessionários “Renault Pro+” em 2013, o que garantirá uma cobertura de 86% do mercado de atuação da Renault.

Serviço: “Renault Pro+” Renauto
Endereço:
Avenida Padre Orlando de Moraes, nº 1.024, Qd 124, lotes 1 a 24
Jardim Atlântico, Goiânia/GO
Contato: (62) 3548-0207
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta, das 7h30 às 19h00

SALÃO DO AUTOMÓVEL 2012 TERÁ TEST DRIVE PARA OS VISITANTES


Salão de São Paulo de 2010
Nesta 27ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontece entre 24 de outubro e 4 de novembro, uma ação vai mexer ainda mais com os apaixonados por veículos. É a chance de dirigir alguns dos carros esportivos mais famosos do mundo. 
O "Salão do Automóvel Experience" é um test drive com modelos de várias marcas. Este ingresso dá ainda direito a entrada especial no Pavilhão de Exposições do Anhembi, estacionamento com valet e catering VIP. 
O test drive acontecerá na Fazenda Capuava e o traslado de ida e de volta é feito de helicóptero. Os ingressos custam R$ 1.200 por pessoa, com tudo incluso, e estão disponíveis pelo hotsite www.ingressorapido.com.br/salaodoautomovel. 
O test drive acontece no dia 27 de outubro, com agendamento de horário. Apenas maiores de 18 anos com carteira de motorista podem participar. O evento é organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.

A Mercedes-Benz já confirmou presença no "Salão do Automóvel Experience" e trará os modelos modelos de luxo C63 Black Series e SLS para o público pilotar. “Um dos principais salões automotivos do mundo não poderia deixar de oferecer uma experiência real e de alto nível aos visitantes. Nada melhor do que dirigir os modelos participantes para sentir o que cada um têm a oferecer e as diferenças entre eles. É algo para os apaixonados por carro e que vai bem além do que se espera de tradicional em uma exposição. Ter a Mercedes como parceira já demonstra a qualidade da proposta”, destaca o vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Paulo Octavio Pereira de Almeida. 
A organizadora do Salão providenciará uma estrutura completa no autódromo, distante 20 minutos de helicóptero do Campo de Marte, em São Paulo, incluindo venda de ingressos, translado aéreo, check-in, coordenadores, fiscais, manutenção, vistoria e treinamento, além de um trajeto totalmente sinalizado.

O 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é aberto ao público de 24 de outubro a 4 de novembro. A entrada inteira custa R$ 40 para o primeiro dia, R$ 50 para os dias de semana e R$ 70 para os finais de semana e feriado de 2 de novembro. Há meia entrada e pacotes promocionais disponíveis pelo hotsite ou no ponto de vendas oficial (isento de taxa de conveniência), localizado no teatro Raul Cortez. Por ser um pacote de serviços e não apenas um ingresso de acesso, não há meia entrada para o “Experience”.

Mais informações:
27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
Data: de 24 de outubro a 4 de novembro de 2012
Horário: 24 de outubro – das 14h às 22h (entrada até 21h) 25 de outubro a 3 de novembro – das 13h às 22h (entrada até 21h) 4 de novembro – das 11h às 19h (entrada até 17h)
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana - São Paulo

OS PRIMEIROS ÔNIBUS HÍBRIDOS DO BRASIL COMEÇAM NA QUINTA-FEIRA A CIRCULAR EM CURITIBA. FUNCIONAM NO ARRANQUE, QUANDO A QUEIMA DE DIESEL É MAIOR, COM O MOTOR ELÉTRICO E CONSEGUEM REDUZIR A EMISSÃO DE C02, EM RELAÇÃO AOS ATUAIS EM 90%. A PRÓXIMA CIDADE A USAR OS VOLVOS HÍBRIDOS SERÁ SÃO PAULO. QUANDO CHEGARÃO AO RIO DE JANEIRO?


A capital paranaense inaugurará, nesta quinta-feira, 27 de setembro, a circulação dos novos ônibus híbridos adquiridos da Volvo.Os curitibanos terão ônibus movidos a eletricidade e a diesel, com a garantia de redução de 90% da emissão de gases poluentes, em relação aos carros com tecnologia Euro 3, que circulam em Curitiba,


O presidente da Volvo Bus Latin America, Luís Carlos Pimenta, frisou que “somos a primeira montadora a trazer para o Brasil uma solução híbrida para transporte urbano de passageiros, o que reforça a posição de vanguarda da Volvo em oferecer soluções de transporte menos poluentes, mais econômicos e que contribuam com a qualidade de vida da população. 


De acordo com a Assessoria de Imprensa da Volvo, Curitiba receberá agora os 10 primeiros ônibus híbridos de um total de 30, um total de 30 ônibus, que farão a linha Interbairros I. Os outros 20, ainda sem data para entrar em circulação, vão substituir os veículos que fazem as linhas Detran-Vicente Machado, Água Verde-Abranches, Juvevê-Água Verde, e Jardim Mercês-Guanabara.

O ônibus híbrido produzido pela Volvo no Brasil tem uma tecnologia revolucionária e é a solução híbrida mais avançada já desenvolvida. A tecnologia Volvo permite economia de combustível de até 35% em relação aos veículos com motor somente a diesel.


Comparados aos ônibus equipados com tecnologia que atendem às normas de emissões Euro 3 (em circulação atualmente), os ônibus híbridos emitem 90% menos material particulado, 90% menos NOX e 35% menos CO2. Outra vantagem do veículo é não emitir ruído em cerca de 30% a 40% do tempo de operação. “Estamos muito otimistas. A eletromobilidade é um caminho sem volta”, destaca Euclides Castro, gerente da linha de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin América.


Chamada de “Híbrida em Paralelo”, a tecnologia foi projetada para um ônibus com dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também é usado como gerador de energia durante as frenagens.

O motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado.

A fábrica da Volvo, em Curitiba, é a primeira fora da Suécia, sede mundial da empresa, a produzir chassis híbridos da marca. A produção dos veículos começou em junho deste ano. As primeiras unidades são destinadas a Curitiba e São Paulo.




TOTALMENTE NOVO E DIFERENTE DO MODELO ANTERIOR, O BEETLE FOI APRESENTADO, EM SÃO PAULO, PELA VOLKSWAGEN, COMO FUSCA, NOME QUE SERÁ ADOTADO NO BRASIL. INDISCUTIVELMENTE, ESTE FUSCA SURGE MAIS BELO QUE O BEETLE



 
A Volkswagen apresentou, em São Paulo, ontem, o novo modelo do neto do nosso tão conhecido e famoso Fusca, que em nova versão foi vendido aqui com o nome de Beetle. O modelo 2013 chega ao Brasil com o nome de Fusca e linhas que lembram os antigos Porsche e Fusca.
Este novo Fusca é uma potente máquina, a mais poderosa a mais potente que todos os anteriores. Tem um motor 2.0 TSI com injeção direta de gasolina, que desenvolve 200 cv de potência, acoplado à transmissão de seis marchas DSG (Direct Shift Gearbox) de dupla embreagem. 
Esse conjunto mecânico faz com que o Fusca acelere de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e alcance a velocidade máxima de 210 km/h. 
A Volkswagen inovou e deixou livre a escolha do nome do modelo, de acordo com o nome (ou apelido) que o modelo recebeu em cada mercado ao longo da sua história. 
Na França, o Beetle é chamado de “Coccinelle”, nome já utilizado no passado naquele país. Na Itália, o modelo também resgatou o nome Maggiolino. No Brasil não poderia ser diferente. O Fusca é um dos carros mais lembrados, reconhecidos e carismáticos do mercado brasileiro.
Mais do que um carro eficiente, o Fusca sempre ocupou um lugar especial no coração das pessoas. As crianças o desenhavam quando queriam representar um carro e os brasileiros se identificaram com o Fusca, um carro extremamente ágil e confiável, que conquistou a simpatia de todos e invadiu ruas e estradas do País.
Fusca do século 21

Outro fator que contribuiu para o ressurgimento do nome Fusca é que a história do Fusca no Brasil se confunde com a própria história da indústria automotiva brasileira e é parte consciente do cotidiano do povo desde os anos 50. O Fusca, no mundo, é um ícone. E como tal, possui bagagem cultural própria. Esse peso histórico e afetivo faz do Fusca um patrimônio da Volkswagen.

Mais do que o nome, o Fusca da nova era traz linhas de design e detalhes internos tendo como referência o primeiro Fusca. A nova geração do Fusca chega para ser um veículo com grande valor emocional, repleto de tecnologia e qualidade de última geração – atributos indispensáveis para o seu público-alvo: as pessoas que buscam um estilo de vida diferenciado.


Fabricado em Puebla (México), o Fusca – que estreou mundialmente no Salão de Xangai, em abril de 2011, com o nome Beetle – desembarca no mercado brasileiro em novembro de 2012.


O Fusca surge para continuar o sucesso desse ícone da marca Volkswagen. Um carro para proporcionar emoções, com comportamento dinâmico superior, atendendo a todos os requisitos para o uso diário ou longas jornadas.


Design reinterpretado


Criar a nova geração do Fusca foi um desafio: como reinventar um design tão forte e independente, comparável a produtos como a garrafa da Coca-Cola, o iPhone ou os primeiros óculos Ray-ban. O chefe de Design do Grupo Volkswagen, Walter de Silva, e o da marca Volkswagen, Klaus Bischoff, foram capazes de entender o espírito do carro e da marca e, a partir disso, estabelecer um objetivo: "criar um novo original". 
Foi pensando assim que chegaram ao design do Fusca - um carro à altura do presente e, ao mesmo tempo, um tributo à semente de toda uma corporação. E não deixaram dúvidas: quem juntar o primeiro Fusca e o Fusca da nova era, observando-os de perfil, verá que as linhas da parte traseira são praticamente idênticas.
Em relação ao New Beetle de 1998, nada permaneceu igual. "O Fusca se caracteriza por uma clara e dominadora esportividade. Não tem apenas um perfil mais baixo: é mais largo, o capô dianteiro é mais longo, o para-brisa foi mais para trás, criando um novo dinamismo", explica Bischoff. A nova geração do Fusca é mais ousada, mais dinâmica e mais masculina.
Interior mostra personalidade

Isto se nota principalmente no novo painel. As formas e o uso da cor na superfície plana do painel remetem ao design do primeiro Fusca. De forma similar ao primeiro Fusca, o novo carro tem um porta-luvas adicional integrado à superfície do painel, cuja tampa se abre para cima (a do compartimento standard, integrado a ele, abre-se para baixo).

Outro equipamento clássico são os instrumentos auxiliares, posicionados acima do sistema de áudio e navegação: temperatura do óleo, relógio com cronômetro e medidor da pressão do turbo. Também são novidade os novos volantes especialmente criados para o Fusca, com detalhes pintados nos raios.

O novo Fusca proporciona uma experiência de direção muito mais esportiva, a começar pela forração em preto do teto no interior do veículo. No mercado brasileiro, o Fusca contará com várias opções de personalização, que vão desde a tonalidade da iluminação na lateral das portas ao acabamento de couro bicolor dos bancos. Tudo isso, com qualidade de materiais internos que excede a expectativa dos consumidores mais exigentes.

Fonte: Imprensa Vlokswagen

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A TECNOLOGIA ECOBOST APRESENTADA NO BRASIL CONTA COM UM MOTOR DE BAIXA INÉRCIA E PODE DURAR 240 MIL KM. A NOVIDADE É DA NOSSA COLUNA MECÂNICA ON LINE QUE REVELA UMA ECONOMIA DE 20% NESSE MOTOR E ANUNCIA AINDA QUE O CONGRESSO NACIONAL ESTÁ ESTUDANDO ISENÇÃO DE IPI PARA OS CARROS HÍBRIDOS E ELÉTRICOS

O Ford Taurus 2013 está equipado com o motor EcoBoost 2.0 


A Ford apresentou, pela primeira vez no Brasil, o seu novo motor EcoBoost, que traz uma tecnologia inovadora para veículos a gasolina, durante o 2º Workshop Ford de Tecnologia - A Eficiência Energética, realizado em São Paulo. O motor apresentado foi o EcoBoost 2.0, que tem uma potência de 250 cv, compatível com modelos de cilindrada maior.

A tecnologia EcoBoost foi desenvolvida pela Ford para oferecer a melhor combinação entre desempenho com máxima economia e menores emissões. Ela combina injeção direta de combustível, turbo de baixa inércia e duplo comando independente de válvulas variável para gerar a mesma potência de um motor V6 3.5 convencional, com um bloco menor e eficiência muito maior. A construção em alumínio também contribui para reduzir o peso e favorece o desempenho.
Além de ser até 20% mais econômico no consumo de combustível, ele reduz em até 15% as emissões de CO2. Tudo isso, com um desempenho forte e suave, disponibilizando o seu torque máximo de 34,5 kgfm em uma faixa ampla de rotações, de 2.000 a 4.500 rpm. Desse modo, garante respostas rápidas em todas as condições de aceleração do veículo.

O motor EcoBoost tem turbo de baixa inércia que gira em rotações de até 195.000 rpm e é projetado para um ciclo de vida de mais de 240.000 km, ou 10 anos de uso. Ele trabalha com uma pressão de até 16 psi e usa um intercooler para reduzir a temperatura do ar de admissão do motor. 


A injeção direta de combustível trabalha com alta pressão, de até 2.200 psi, e injetores com sete jatos individuais para distribuir o combustível diretamente dentro da câmara de combustão. 

Já o avançado sistema de duplo comando independente de válvulas variável (Ti-VCT) permite aumentar em aproximadamente 10% a potência e em até 4% a economia de combustível.

Os engenheiros da Ford testaram exaustivamente o EcoBoost tanto em dinamômetro como em condições reais de rodagem e variações extremas de temperatura ambiente. 

Dirigibilidade, partidas a frio, rodagem em altas altitudes e com reboque foram algumas das situações avaliadas, nas quais o Ford EcoBoost operou sem esforço, cumprindo o mesmo papel de um motor maior.

"O motor EcoBoost foi projetado e testado para ser usado sem a necessidade de nenhum cuidado especial", diz Volker Heumann, engenheiro de motores da Ford. "Você não precisa colocar em ponto morto antes de desligar o motor, não precisa observar intervalos especiais de troca de óleo nem usar óleos especiais."

Mecânica on line
Ford Fusion 2013 Híbrido está previsto para chegar ao Brasil ainda neste semestre
· Os carros elétricos e híbridos poderão ter isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) até 2021. A medida consta no Projeto de Lei 4086/12, em tramitação na Câmara. A isenção beneficia também as baterias, acumuladores, peças e motores usados nestes tipos de veículos. O projeto será examinado em caráter conclusivo nas comissões de Finanças e Tributação, de Constituição e Justiça, e de Cidadania.

· O novo Stralis Hi-Way, o caminhão pesado da Iveco, venceu a edição 2013 do prêmio “International Truck of the Year” (do inglês “O Caminhão Internacional do Ano”), um troféu anual entregue pelas 25 maiores revistas especializadas em veículos comerciais da Europa. 

De acordo com o júri, o Stralis Hi-Way “realizou uma enorme contribuição para a eficiência no transporte rodoviário em diversos aspectos, incluindo: economia de combustível, segurança, dirigibilidade, conforto e um reduzido impacto ambiental”.

· Como parte integrante da campanha publicitária do Novo Gol, a Volkswagen do Brasil acaba de lançar o aplicativo “Gol a Gol” e o hotsite do modelo. O aplicativo para celular e hotsite usam o futebol como tema para divertir e atrair a atenção dos consumidores.

· Entre as novidades que a Fiat apresenta na edição 2012 do Salão de Paris, surge o Panda Natural Power (foto acima), equipado com a inédita motorização twin turbo a gás natural. O novo motor 0,9 TwinAir Turbo Natural Power libera 80 cv, apenas 5 cv a menos do que quando abastecido com gasolina, e reduziu as emissões de CO2 para apenas 86 g / km, um recorde no Grupo Fiat e um dos melhores desempenhos no mercado.

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