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terça-feira, 25 de setembro de 2012

OS PRIMEIROS ÔNIBUS HÍBRIDOS DO BRASIL COMEÇAM NA QUINTA-FEIRA A CIRCULAR EM CURITIBA. FUNCIONAM NO ARRANQUE, QUANDO A QUEIMA DE DIESEL É MAIOR, COM O MOTOR ELÉTRICO E CONSEGUEM REDUZIR A EMISSÃO DE C02, EM RELAÇÃO AOS ATUAIS EM 90%. A PRÓXIMA CIDADE A USAR OS VOLVOS HÍBRIDOS SERÁ SÃO PAULO. QUANDO CHEGARÃO AO RIO DE JANEIRO?


A capital paranaense inaugurará, nesta quinta-feira, 27 de setembro, a circulação dos novos ônibus híbridos adquiridos da Volvo.Os curitibanos terão ônibus movidos a eletricidade e a diesel, com a garantia de redução de 90% da emissão de gases poluentes, em relação aos carros com tecnologia Euro 3, que circulam em Curitiba,


O presidente da Volvo Bus Latin America, Luís Carlos Pimenta, frisou que “somos a primeira montadora a trazer para o Brasil uma solução híbrida para transporte urbano de passageiros, o que reforça a posição de vanguarda da Volvo em oferecer soluções de transporte menos poluentes, mais econômicos e que contribuam com a qualidade de vida da população. 


De acordo com a Assessoria de Imprensa da Volvo, Curitiba receberá agora os 10 primeiros ônibus híbridos de um total de 30, um total de 30 ônibus, que farão a linha Interbairros I. Os outros 20, ainda sem data para entrar em circulação, vão substituir os veículos que fazem as linhas Detran-Vicente Machado, Água Verde-Abranches, Juvevê-Água Verde, e Jardim Mercês-Guanabara.

O ônibus híbrido produzido pela Volvo no Brasil tem uma tecnologia revolucionária e é a solução híbrida mais avançada já desenvolvida. A tecnologia Volvo permite economia de combustível de até 35% em relação aos veículos com motor somente a diesel.


Comparados aos ônibus equipados com tecnologia que atendem às normas de emissões Euro 3 (em circulação atualmente), os ônibus híbridos emitem 90% menos material particulado, 90% menos NOX e 35% menos CO2. Outra vantagem do veículo é não emitir ruído em cerca de 30% a 40% do tempo de operação. “Estamos muito otimistas. A eletromobilidade é um caminho sem volta”, destaca Euclides Castro, gerente da linha de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin América.


Chamada de “Híbrida em Paralelo”, a tecnologia foi projetada para um ônibus com dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também é usado como gerador de energia durante as frenagens.

O motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado.

A fábrica da Volvo, em Curitiba, é a primeira fora da Suécia, sede mundial da empresa, a produzir chassis híbridos da marca. A produção dos veículos começou em junho deste ano. As primeiras unidades são destinadas a Curitiba e São Paulo.




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