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segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A TECNOLOGIA ECOBOST APRESENTADA NO BRASIL CONTA COM UM MOTOR DE BAIXA INÉRCIA E PODE DURAR 240 MIL KM. A NOVIDADE É DA NOSSA COLUNA MECÂNICA ON LINE QUE REVELA UMA ECONOMIA DE 20% NESSE MOTOR E ANUNCIA AINDA QUE O CONGRESSO NACIONAL ESTÁ ESTUDANDO ISENÇÃO DE IPI PARA OS CARROS HÍBRIDOS E ELÉTRICOS

O Ford Taurus 2013 está equipado com o motor EcoBoost 2.0 


A Ford apresentou, pela primeira vez no Brasil, o seu novo motor EcoBoost, que traz uma tecnologia inovadora para veículos a gasolina, durante o 2º Workshop Ford de Tecnologia - A Eficiência Energética, realizado em São Paulo. O motor apresentado foi o EcoBoost 2.0, que tem uma potência de 250 cv, compatível com modelos de cilindrada maior.

A tecnologia EcoBoost foi desenvolvida pela Ford para oferecer a melhor combinação entre desempenho com máxima economia e menores emissões. Ela combina injeção direta de combustível, turbo de baixa inércia e duplo comando independente de válvulas variável para gerar a mesma potência de um motor V6 3.5 convencional, com um bloco menor e eficiência muito maior. A construção em alumínio também contribui para reduzir o peso e favorece o desempenho.
Além de ser até 20% mais econômico no consumo de combustível, ele reduz em até 15% as emissões de CO2. Tudo isso, com um desempenho forte e suave, disponibilizando o seu torque máximo de 34,5 kgfm em uma faixa ampla de rotações, de 2.000 a 4.500 rpm. Desse modo, garante respostas rápidas em todas as condições de aceleração do veículo.

O motor EcoBoost tem turbo de baixa inércia que gira em rotações de até 195.000 rpm e é projetado para um ciclo de vida de mais de 240.000 km, ou 10 anos de uso. Ele trabalha com uma pressão de até 16 psi e usa um intercooler para reduzir a temperatura do ar de admissão do motor. 


A injeção direta de combustível trabalha com alta pressão, de até 2.200 psi, e injetores com sete jatos individuais para distribuir o combustível diretamente dentro da câmara de combustão. 

Já o avançado sistema de duplo comando independente de válvulas variável (Ti-VCT) permite aumentar em aproximadamente 10% a potência e em até 4% a economia de combustível.

Os engenheiros da Ford testaram exaustivamente o EcoBoost tanto em dinamômetro como em condições reais de rodagem e variações extremas de temperatura ambiente. 

Dirigibilidade, partidas a frio, rodagem em altas altitudes e com reboque foram algumas das situações avaliadas, nas quais o Ford EcoBoost operou sem esforço, cumprindo o mesmo papel de um motor maior.

"O motor EcoBoost foi projetado e testado para ser usado sem a necessidade de nenhum cuidado especial", diz Volker Heumann, engenheiro de motores da Ford. "Você não precisa colocar em ponto morto antes de desligar o motor, não precisa observar intervalos especiais de troca de óleo nem usar óleos especiais."

Mecânica on line
Ford Fusion 2013 Híbrido está previsto para chegar ao Brasil ainda neste semestre
· Os carros elétricos e híbridos poderão ter isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) até 2021. A medida consta no Projeto de Lei 4086/12, em tramitação na Câmara. A isenção beneficia também as baterias, acumuladores, peças e motores usados nestes tipos de veículos. O projeto será examinado em caráter conclusivo nas comissões de Finanças e Tributação, de Constituição e Justiça, e de Cidadania.

· O novo Stralis Hi-Way, o caminhão pesado da Iveco, venceu a edição 2013 do prêmio “International Truck of the Year” (do inglês “O Caminhão Internacional do Ano”), um troféu anual entregue pelas 25 maiores revistas especializadas em veículos comerciais da Europa. 

De acordo com o júri, o Stralis Hi-Way “realizou uma enorme contribuição para a eficiência no transporte rodoviário em diversos aspectos, incluindo: economia de combustível, segurança, dirigibilidade, conforto e um reduzido impacto ambiental”.

· Como parte integrante da campanha publicitária do Novo Gol, a Volkswagen do Brasil acaba de lançar o aplicativo “Gol a Gol” e o hotsite do modelo. O aplicativo para celular e hotsite usam o futebol como tema para divertir e atrair a atenção dos consumidores.

· Entre as novidades que a Fiat apresenta na edição 2012 do Salão de Paris, surge o Panda Natural Power (foto acima), equipado com a inédita motorização twin turbo a gás natural. O novo motor 0,9 TwinAir Turbo Natural Power libera 80 cv, apenas 5 cv a menos do que quando abastecido com gasolina, e reduziu as emissões de CO2 para apenas 86 g / km, um recorde no Grupo Fiat e um dos melhores desempenhos no mercado.
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica. E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br

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