Sonoridade quente e profunda, excitante aceleração e muita potência - os motores cinco-cilindros da Audi são legendários.
Potência de 270 kW (367 hp) e 465 Nm de torque - a Audi apresenta o novo RS 3 Sportback, o carro compacto mais potente do segmento premium.
Com seu poderoso motor turbo de cinco cilindros, o modelo de cinco portas acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e sua velocidade máxima pode ser elevada até 280 km/h, a pedido do cliente.
O multipremiado motor 2.5 TFSI do novo RS 3 Sportback gera 270 kW (367 hp) e 465 Nm de torque.
O motor turbo de cinco cilindros acelera o modelo de cinco portas de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e sua velocidade máxima pode ser elevada até 280 km/h, mediante solicitação.
A transmissão S tronic de sete velocidades, que realiza trocas de marchas ainda mais rapidamente que na versão anterior, direciona a força do 2.5 TFSI para o sistema quattro de tração integral.
O sistema quattro conta com vetoreamento de torque baseado em software moderno e foi projetado, em todos os aspectos, para proporcionar o máximo de diversão ao dirigir.
Em superfícies de baixa aderência, se desejar, é possível até realizar derrapagens controladas.
O chassi do modelo de cinco portas também estabelece novos parâmetros.
Em comparação com o Audi A3 Sportback, a carroceria é 25 milímetros mais baixa.
A direção progressiva, a suspensão esportiva RS específica e o controle adaptativo dos amortecedores opcional Audi magnetic ride foram projetados especialmente para o RS.
Caso desejado, a Audi pode instalar discos de freios de cerâmica por trás das rodas de 19 polegadas - uma novidade no segmento dos compactos premium.
Motor agressivo
O 2.5 TFSI do novo Audi RS 3 Sportback é uma garantia de emoção com seu imenso poder de impulsão, respostas agressivas e sua experiência acústica única.
O profundo rugido, respaldado pelo ritmo da sequência 1- 2 - 3 - 4 - 5 da ignição dos cinco cilindros, compõe a clássica trilha sonora da Audi.
Dois flaps nos condutos de exaustão, após o silenciador, controlam o fluxo de escapamento para proporcionar uma experiência sonora ainda mais intensa, que varia com a solicitação e rotação do motor.
O sistema de escapamento RS foi projetado para facilitar o fluxo de gases.
Pela primeira vez neste segmento, a Audi oferece um sistema de escapamento esportivo como opção.
Motores de cinco cilindros com muita potência têm uma longa tradição na Audi.
Durante a década de 1980, eles equiparam os carros da Audi que lideraram nos ralis, campeonatos de turismo e modelos de série.
O primeiro modelo RS, o RS de 1994, também contava com este motor. O cinco-cilindros retornou em 2009 no Audi TT RS.
Ele passou para o RS 3 Sportback, em 2011, e, dois anos depois, para o RS Q3.
O motor de 2,5 litros foi eleito "Motor Internacional do Ano" em sua categoria por cinco anos seguidos, desde 2010.
A unidade de cinco cilindros produz 270 kW (367 hp) e tem 2.480 cm³ de cilindrada: uma impressionante potência específica de 108,9 kW (148 hp) por litro.
O torque máximo, de 465 Nm é disponibilizado já a 1.625 rpm e permanece constante até 5.550 rpm.
A retomada entre 60 e 100 km/h em quarta marcha toma apenas 4,1 segundos.
São necessários apenas 5,8 segundos para ir de 80 a 120 km/h em quinta marcha.
O 2.5 TFSI catapulta o Audi RS 3 Sportback de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos - a melhor aceleração em sua classe.
A velocidade é bloqueada eletronicamente em 250 km/h.
A velocidade máxima pode ser elevada opcionalmente para 280 km/h, uma opção única no segmento dos carros esportivos compactos.
Quanto ao consumo, o novo modelo é cerca de 10% mais econômico que o anterior.
Um sistema de recuperação, uma bomba de óleo controlada sob demanda e um novo sistema start-stop que desliga o motor pouco antes do carro parar completamente contribuem para isso.
Com apenas 49 centímetros de comprimento, o motor de cinco cilindros é muito curto.
Ele pesa aproximadamente 180 quilogramas. Seu virabrequim é feito de ferro fundido com grafite vermicular, um material extremamente forte, mas também leve.
Reforços perfeitamente colocados aumentam a capacidade de carga do bloco.
Uma pequena equipe de especialistas especialmente treinados monta manualmente o 2.5 TFSI na fábrica de motores da Audi em Győr, na Hungria.
O turbocompressor, que desenvolve até 1,3 bar de pressão, tem capacidade teórica de circulação 1.100 quilos de ar por hora.
O intercooler reduz a temperatura do ar comprimido.
O trabalho conjunto do turbocompressor e a injeção direta de combustível permite utilizar uma taxa de compressão de 10,0:1, resultando em alta eficiência.
Flaps no coletor de admissão fazem o ar girar ao entrar nos cilindros.
Os eixos de comando de válvulas, que podem ser ajustados individualmente num ângulo de até 42 graus, otimizam ainda mais a mistura ar-combustível.
A transmissão S tronic de série, com sete velocidades, transfere a força do motor 2.5 TFSI.
Como todas as transmissões de dupla embreagem, ela é constituída de duas caixas de câmbio em uma única carcaça.
O processo de troca direta de marchas ocorre com a rapidez de um relâmpago e sem interrupção perceptível da força do motor, através da abertura e fechamento simultâneos das duas embreagens.
Novas soluções para preencher as embreagens com óleo e melhorar a integração com o motor tornam as trocas de marchas mais rápidas que nunca.
Com o sistema Audi drive select no modo dynamic, cada troca é acompanhada por uma dupla debreagem.
O condutor do novo Audi RS 3 Sportback pode escolher entre dois modos automáticos da transmissão S tronic de sete marchas ou executar as trocas manualmente, usando as borboletas posicionadas junto ao volante ou a alavanca seletora.
O launch control permite otimizar a tração e minimizar o deslizamento dos pneus nas arrancadas.
As marchas inferiores são esportivamente curtas. Já a sétima é alongada, para reduzir o consumo de combustível.
Uma conexão em ângulo reto conecta a caixa de câmbio ultracompacta ao eixo de propulsão que leva o torque ao eixo traseiro - uma solução que demonstra a aplicação da construção inteligente com baixo peso até o último detalhe.
O sistema quattro de tração integral transfere a força do motor 2.5 TFSI para a estrada com extrema facilidade.
Seu componente central é a embreagem multidiscos controlada eletronicamente, com acionamento hidráulico.
Este novo mecanismo fica montado junto ao eixo traseiro para otimizar a distribuição de pesos.
A embreagem multidiscos utiliza software desenvolvido com exclusividade para o Audi RS 3 Sportback.
Ela distribui o torque disponível entre os eixos dianteiro e traseiro num piscar de olhos.
Dependendo do estilo de condução e do coeficiente de atrito do piso, entre 50 e 100 por cento do torque disponível podem ser enviados para o eixo traseiro.
A bomba elétrica, que desenvolve a pressão de óleo necessária até um máximo de 38 bar, é altamente eficiente.
No momento em que a aderência da estrada diminui ou quando o motorista adota um estilo de condução mais esportivo ela é ativada imediatamente.
O peso da embreagem foi reduzido em 1,4 quilo em relação à versão anterior, graças à eliminação do acumulador de pressão. Mais um exemplo da construção com peso leve direcionada a cada detalhe do carro.
O controle da embreagem multidiscos é integrado ao sistema Audi drive select.
Com sua configuração altamente esportiva, ele utiliza todas as informações relevantes disponíveis, tais como o ângulo de esterço da direção.
No modo dynamic e quando o Sistema Eletrônico de Controle de Estabilidade (ESC) está em modo esportivo, a força é transmitida mais rapidamente e com mais intensidade para o eixo traseiro, garantindo uma dirigibilidade ainda melhor e dando ao novo Audi RS 3 Sportback uma direção mais ágil e direta.
Isto permite que o motorista consiga até mesmo realizar derrapagens controladas em superfícies de baixa aderência.
O eixo dianteiro traz o carro de volta à linha reta nas saídas de curvas.
A vetorização de torque torna a condução do Audi RS 3 Sportback ainda mais perfeita.
Em curvas rápidas, ele freia ligeiramente as rodas internas à curva, que estão sujeitas a uma carga menor.
Isto permite que as duas rodas externas de cada eixo transmitam mais força para a estrada.
Graças à diferença das forças propulsivas, o carro aponta ligeiramente para o interior da curva e ajuda o motorista a manter uma condução esportiva.
O chassi complementa perfeitamente o dinamismo do trem de força.
Precisamente guiado por sua direção sensitiva, o novo Audi RS 3 Sportback percorre todos os tipos de curvas com rapidez e estabilidade.
Seus limites são muito altos e negociáveis sem esforço.
A suspensão dianteira McPherson foi alargada para uma bitola de 1.559 milímetros e inclui pivôs de alumínio de alta resistência especialmente desenvolvidos.
A direção progressiva de série altera a redução entre 15,3:1 e 10,9:1, dependendo do ângulo de esterço.
Seu eficiente servo eletromecânico trabalha de acordo com características especiais da série RS.
O eixo traseiro, com bitola de 1.514 milímetros, possui quatro braços de aço de alta resistência à tensão que controlam separadamente as forças longitudinais e laterais.
Como no eixo dianteiro, essas forças são direcionadas a um subchassi.
A rígida suspensão esportiva RS rebaixa a carroceria em 25 milímetros, em comparação com o A3 Sportback.
O sistema Audi magnetic ride com amortecimento adaptativo é oferecido como opcional.
Seu gerenciamento é integrado ao sistema Audi drive select dynamic handling, que inclui os modos comfort, auto, dynamic e individual.
O novo e dinâmico modelo topo de linha da série A3 roda sobre aros de alumínio fundido de 19 polegadas com design de cinco raios estilo rotor e pneus 235/35.
A Audi oferece opcionalmente rodas polidas de 19 polegadas com visual titânio fosco ou preto antracito de alto brilho.
Como opção, os pneus podem ser nos tamanhos 255/30 na dianteira e 235/35 nas rodas traseiras.
Os discos de freios ventilados internamente têm 370 milímetros de diâmetro na frente e 310 milímetros atrás.
As áreas de fricção dianteiras possuem design ondulado para redução de peso e são perfuradas para permitir o máximo de dissipação de calor.
Elas são conectadas por pinos a coberturas de alumínio e seguras por pinças fixas de oito pistões pintadas de preto (opcionalmente vermelhas) com logos RS.
Entre as tecnologias que diferenciam o novo Audi RS 3 Sportback de seus concorrentes estão os discos de freios opcionais de fibra de carbono e cerâmica para o eixo dianteiro.
Eles também medem 370 milímetros e contam com pinças pintadas de cinza antracito.
O Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) dispõe de um modo esportivo e pode ser inteiramente desativado, caso desejado, bastando apertar um botão por algum tempo.
Num carro esportivo, a relação peso-potência desempenha um papel fundamental.
No novo Audi RS 3 Sportback, cada hp tem que movimentar apenas 4,14 quilos.
O prático compacto de cinco portas tem peso líquido (sem o motorista) de apenas 1.520 quilogramas, 55 quilos menos que seu antecessor.
A base para atingir este valor é a arquitetura modular transversal do Grupo Volkswagen (MQB), com seu estrito conceito de construção com baixo peso.
A célula dos ocupantes contém muitos componentes de aço de ultra-alta-resistência e aço moldado a quente. O capô é feito de alumínio.
A orientação transversal do motor, em combinação com a embreagem multidiscos e a bateria, que estão colocadas à frente e atrás do eixo traseiro, contribui para uma distribuição das cargas entre os eixos mais favorável.
O novo modelo topo de linha da série A3 revela seu potencial à primeira vista. A grade Singleframe tem moldura em alumínio fosco e grade tipo colmeia em preto com alto brilho.
O ar flui para o interior do motor através da entrada localizada sob a moldura da placa.
As grandes entradas de ar emolduradas laterais fornecem ar para o radiador suplementar do motor e o resfriamento do óleo da transmissão.
A lâmina integrada ao spoiler dianteiro se estende para cima no interior das tomadas de ar, formando uma barra divisória vertical.
Visto de perfil, os para-lamas dianteiros alargados, as saias laterais cinzeladas, as carenagens dos espelhos com aparência de alumínio fosco e o grande defletor de teto traseiro do Audi RS 3 Sportback capturam imediatamente o olhar do observador.
O para-choques saliente, um difusor preto em alto brilho destacado no para-choques com grade tipo colmeia e quatro barras, além das duas grandes ponteiras ovais compõem a ousada traseira.
Quem aprecia uma maior individualização pode solicitar itens adicionais, inclusive uma cobertura do motor em fibra de carbono.
Os pacotes de estilo em alumínio e preto brilhante também são especialmente atraentes.
Além dos detalhes exteriores com superfícies diferenciadas, eles também incluem um logotipo quattro em cinza titânio na entrada de ar.
As oito cores disponíveis incluem duas novas tonalidades: Cinza Nardo e Vermelho Catalunya, metálicas.
Esta última é exclusividade do Audi RS 3 Sportback.
Interior e equipamento
O interior do novo Audi RS 3 Sportback tem acabamento em preto esportivo, acentuado por logos RS.
Os bancos esportivos são forrados de couro Fine Nappa, com costuras contrastantes em cinza.
O volante esportivo RS multifuncional, forrado de couro e Alcantara, tem base achatada.
A alavanca seletora do câmbio também tem design especialmente esportivo.
O sistema de informação ao motorista (DIS) inclui um termômetro de óleo e um cronômetro.
Um indicador de pressão do turbo fica no mostrador do conta-giros.
Finos detalhes complementam a atmosfera de dinamismo e o extraordinário padrão de manufatura.
Os pedais e o apoio do pé esquerdo são feitos de aço inoxidável. Os insertos nas portas são de Alcantara.
Típicas dos modelos RS, as maçanetas das portas são esguias barras duplas e os insertos são em design 3D "Black" (opcionalmente, podem vir em Alumínio Race ou Carbono).
Os mostradores do conjunto RS de instrumentos são pretos com ponteiros vermelhos e grafismo em branco.
Apliques em preto antracito brilhante da alta qualidade emolduram os instrumentos.
O equipamento de série do novo Audi RS 3 Sportback também inclui o sistema de estacionamento parking plus e o rádio MMI.
As opções englobam os bancos esportivos S com padronagem diamante, logos estampados e forração clara opcional, além de, pela primeira vez no segmento dos compactos, os novos bancos RS tipo concha com airbags laterais integrados e estrutura em carbono, sete quilos mais leve do que o assento esportivo básico.
Outra opção atraente é o pacote de design interior RS 3 com detalhes vermelhos na almofada de joelho, entradas de ar, tapetes e cintos de segurança.
A mesma cor também é visível através das perfurações dos bancos esportivos S.
Os sistemas de infotainment e de assistência ao condutor da série A3, incluindo o MMI navigation plus com MMI touch, são disponíveis sem restrições para o novo topo de linha.
Os pacotes de conforto e conveniência incluem itens como bancos dianteiros aquecíveis com controles elétricos, apoios lombares com quatro regulagens, retrovisores externos com escurecimento automático e sensor para luz e chuva.
As entregas do poderoso modelo de cinco portas estão previstas para começar na metade de 2015 na Europa e no último trimestre do ano no Brasil.
O modelo anterior foi um grande sucesso e a Audi espera que o novo RS 3 Sportback repita o desempenho nas vendas.
Com este modelo, a quattro GmbH, subsidiária de alta performance que desenvolve e constrói as pontas de lança esportivas do portfólio da AUDI AG, conta agora com sete modelos RS no mercado: o RS 3 Sportback, o RS Q3 e o RS 4 Avant, além do RS 5 Coupé, o RS 5 Cabriolet, o RS 6 Avant e o RS 7 Sportback.
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