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sábado, 20 de junho de 2015

NOVO DODGE DURANGO, 2015, EVOLUI EM TODOS OS SENTIDOS E CHEGA AO BRASIL NO CENTENÁRIO DA DODGE, COM CÂMBIO AUTOMÁTICO DE OITO VELOCIDADES, SETE LUGARES, MUITO LUXO, CONFORTO E SEGURANÇA E UM MOTOR PENTASTAR V6, DE 3,6 L E 294 CV, MAIS ECONÔMICO E COM MUITA DIVERSÃO A BORDO. O SUV JÁ PODE SER COMPRADO NAS CONCESSIONÁRIAS DODGE DE TODO O PAÍS





Ao fechar o ano de seu centenário, a Dodge apresenta no Brasil o modelo 2015 do Durango. 

Maior SUV do grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles, o novo Dodge Durango foi desenvolvido sobre os pilares da marca: desempenho, estilo e inovação, oferecendo uma série de evoluções. 


Entre elas, estão o câmbio automático de oito marchas, os redesenhados conjuntos óticos com LEDs e a alta dose de tecnologia a bordo, onde se destacam o sistema Uconnect com tela central de 8,4 polegadas, a tela multifuncional de TFT de sete polegadas à frente do motorista e o kit de entretenimento traseiro com leitor de Blu-ray e dois LCDs de alta definição de nove polegadas.

Lançado oficialmente no País, em 2013, em duas versões (Crew e Citadel), o Dodge Durango agora passa a ser importado em configuração única, Limited, com um amplo conteúdo de segurança, conforto e tecnologia. 

Com linhas imponentes e proporções “musculosas”, excelente dirigibilidade e espaço para sete ocupantes e bagagem, o utilitário-esportivo grande é produzido nos Estados Unidos, na fábrica de Jefferson North, em Detroit, mesmo berço do SUV mais premiado da história, o Jeep Grand Cherokee, modelo com o qual compartilha a plataforma.

Estilo
O design do Durango sempre se destacou, ao exibir muita força e personalidade – características intrínsecas da Dodge. 

Para o modelo 2015, esses pontos continuam dando o tom, com ainda mais elegância. 


A grade e o para-choque dianteiro foram retocados, completando o visual dos novos faróis do tipo projetor, com luzes diurnas de LED. 

As rodas de 20 polegadas de alumínio polido exibem uma esportividade clássica, que combina bem com os arcos dos para-lamas inspirados no Dodge Charger. 


Na traseira, o que brilha (também literalmente) é a nova lanterna, com 192 LEDs, que ocupa toda a largura da tampa e avança pelas laterais.

Por dentro, o refinamento
 é a palavra de ordem. 


A começar pelo novo volante, com aletas para trocas de marchas do câmbio, e muitos comandos, como os do som, telefone, tela multifuncional e controle de velocidade de cruzeiro. 

Ainda à frente do motorista, o cluster foi reformulado, com destaque para o monitor colorido de sete polegadas. 

Também inteiramente nova 
é a parte central do painel.



Não apenas por conta da tela de toque de 8,4 polegadas do sistema multimídia Uconnect, mas também pelos novos comandos de áudio e do ar-condicionado.

Conjunto mecânico
A aplicação da moderna e comprovada transmissão de oito marchas elevou o padrão do powertrain do Dodge Durango, que continua com a eficiência do premiado motor Pentastar V6 de 3,6 litros, agora com 294 cavalos-vapor, 8 cv a mais do que na versão anterior. 


O torque também cresceu 
de 35,4 para 36 kgfm. 

Com mais força e, especialmente, com o novo câmbio, o rendimento do conjunto mecânico melhorou significativamente.

A economia de gasolina, por exemplo, teve uma evolução de 9%, o que faz o Durango poder atingir 791 km de autonomia com um tanque de gasolina. 

Um dos novos recursos que contribuem para isso é o Eco Mode, uma programação que busca a melhor eficiência energética possível, passando as marchas em rotações mais baixas e reduzindo a sensibilidade do pedal do acelerador, entre outras ações. 


O Eco Mode sempre se ativa ao ligar o motor, mas pode ser desativado a qualquer momento, pressionando um botão no centro do painel.

O desempenho também foi beneficiado, pois o excelente escalonamento das oito marchas aproveita melhor a potência e o torque, gerando acelerações e retomadas muito rápidas e pouco perceptíveis - sempre com suavidade e progressividade. 


A excelência da caixa de câmbio também se apresenta quando se explora a esportividade extra proporcionada pelas trocas de marchas manuais, por meio das aletas atrás do volante - outra novidade do Durango 2015. 

As mudanças são sempre imediatas, tanto para subir como para reduzir.


Comportamento dinâmico
Mesmo sendo um veículo de vocação familiar, o Dodge Durango é capaz de oferecer emoção ao motorista, com muita estabilidade, além de segurança e conforto. 


A suspensão é independente nas quatro rodas (braços curtos e longos na frente e braços múltiplos atrás) e conta com subchassi na dianteira e na traseira. 

Isso, combinado à distribuição de peso ideal entre os eixos (50/50), transmite uma sensação de condução sólida e prazerosa.

O Durango se comporta de modo preciso, com taxas de amortecimento agressivas e grandes barras estabilizadoras para lidar com as oscilações da carroçaria em manobras rápidas. 

Direção eletro-hidráulica, acertos de cambagem e cáster exclusivos, juntamente com controle eletrônico de estabilidade, também são fatores importantes. 

Já o sistema de tração integral (AWD) aumenta ainda mais a aderência, gerando uma experiência de condução suave em uma ampla gama de condições

Conectividade e diversão
O novo painel apresenta área central redesenhada que abriga o novo sistema multimídia Uconnect com display de 8,4 polegadas, navegador GPS integrado e conexão Bluetooth, entre outros recursos. 

Abaixo desta ampla tela sensível ao toque estão botões para funções de áudio e climatização. 


A tradicional alavanca do câmbio foi trocada por um seletor giratório, livrando espaço entre os bancos. 

Isso facilita na hora de aproveitar o porta-objetos central, uma verdadeira central de mídia, com entradas USB, de cartão SD e auxiliar (analógica).

O quadro de instrumentos também recebeu tratamento de alta tecnologia e agora exibe uma tela colorida de sete polegadas de TFT. 


Nela o motorista encontra inúmeras informações desde a pressão de cada um dos pneus até indicações do navegador, passando por dados da viagem, a exemplo do consumo instantâneo e autonomia. 

A apresentação desse vasto conteúdo pode ser personalizada em dezenas de formas. 

Tudo comandado por botões no raio esquerdo do novo volante, onde também estão os controles do sistema de voz e do telefone. 


No raio esquerdo estão os comandos do controlador de 
velocidade de cruzeiro.



Na parte de trás dos assentos dianteiros há um sistema de entretenimento de primeira classe. 


Ele é formado por duas telas de nove polegadas de alta resolução. 

Cada tela oferece quatro vezes melhor resolução quando comparados aos modelos anteriores e possibilita assistir seus filmes em Blu-ray ou DVD ou jogar um videogame conectado via entrada HDMI ou RCA – disponíveis para ambas as telas. 

Fones de ouvido sem fio e controle remoto estão incluídos. 

Para completar, a qualidade de som é garantida pelo sistema de áudio da renomada marca Alpine, com nove alto-falantes, um subwoofer e amplificador de 12 canais e 506 watts.

Comodidade interna


O Dodge Durango cumpre o que promete: ser um SUV com cabine de verdade para sete pessoas. 

Os dois assentos retráteis da terceira fileira entregam boa amplitude até para adultos de estatura média. 

O ar-condicionado é de três zonas: para motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros, sendo que as regulagens destes últimos podem ser feitas pelos próprios ocupantes, por meio de controles no teto, acima da segunda fileira, ou remotamente, pela tela do Uconnect. 


Todos os sete lugares contam com saídas do ar, e os bancos da primeira e segunda fileira contam com aquecimento.

Dividida em 60/40, a segunda fileira do Durango também oferece reclinação do encosto de 18 graus. 


A praticidade não acaba aí, pois até os assentos desses bancos se dobram totalmente para frente, facilitando muito o acesso à terceira fila, cujos apoios de cabeça podem ser rebatidos com um simples toque no display do sistema multimídia. 


Esse recurso é extremamente útil para aumentar a visibilidade traseira quando não há ninguém nesses lugares.

Deixando os assentos da terceira fileira montados, ainda sobram 490 litros no compartimento de bagagem. 

Rebatendo a segunda fileira, o volume disponível para carga é de 2.390 litros – números relativos à área até o teto. Com os bancos preparados para cinco pessoas, o porta-malas chega a 1.350 litros. 

O pacote de assistência ativa ao motorista inclui também os controles de rolagem da carroceria (ERM) e de oscilação do reboque (TSC). 


Desse modo, é possível levar, por exemplo, um sofá de 1,80 metro com espaço para uma mesa de canto.

Segurança
O novo Dodge Durango oferece dezenas de itens de segurança, incluindo controles eletrônicos de tração e de estabilidade (ESC), que mantêm o veículo sempre na condição ideal de rodagem. 



Em relação à segurança passiva, a cabine do Durango dispõe de sete air bags (dois frontais de múltiplos estágios, dois laterais nos bancos dianteiros, dois de cortina cobrindo todas as fileiras e um para os joelhos do motorista). 

Na hora de estacionar, os sensores traseiros ParkSense e a câmera de ré ParkView fazem toda a diferença.

DODGE DURANGO LIMITED

Principais itens de série:
2 entradas traseiras independentes HDMI e RCA 
2 portas remotas para carregamento tipo USB 
3ª fileira de bancos retrátil 
5 pontos de fixação de cadeirinhas infantis (Latch) 
9 alto-falantes premium com subwoofer – sistema da Alpine Abertura remota por botão ou proximidade 
Air bag para os joelhos do motorista 
Air bags frontais avançados de múltiplos estágios 
Air bags laterais suplementares nos bancos dianteiros Air bags tipo cortina para todas as fileiras de bancos Alarme perimétrico 
Alerta de cinto de segurança do passageiro não afivelado 
Alerta de frenagem de emergência (RAB) 
Aletas de mudança de marcha montadas no volante Amplificador de 506 Watts 
Antena barbatana na cor da carroceria 
Antena GPS 
Ar-condicionado automático com três zonas de temperatura 
Ar-condicionado traseiro com aquecimento 
Assistente de partida em rampas (HSA) 
Bancos revestidos em couro 
Bancos da 2ª fileira com aquecimento 
Bancos dianteiros ajustáveis eletricamente em oito direções e com aquecimento 
Barras longitudinais de teto brilhantes 
Barras transversais de teto integradas 
Bocal de abastecimento sem tampa 
Bússola digital e marcador de temperatura externa Buzina bitonal 
Câmbio com comando rotativo 
Câmera de auxílio ao estacionamento 
Central de entretenimento traseiro com 2 LCD de 9" Central de informações do veículo em LCD de 7" Central de mídia (SD, USB, Aux.) 
Cinzeiro removível 
Cobertura da área de carga 
Coluna de direção ajustável em altura e profundidade Comando de voz com Bluetooth integrado 
Comandos de áudio montados no volante Compartimento de carga revestido em carpete 
Console de assoalho completo 
Console de teto 
Controle de estabilidade (ESC) 
Controle de oscilação do reboque 
(TSC) Controle de tração (TC) 
Controle de velocidade de cruzeiro 
Desembaçador do vidro traseiro 
Direção hidráulica tipo pinhão e cremalheira 
Estepe tamanho normal 
Faróis halógenos 
Freios anti-travamento (ABS) com discos FNC Ganchos para amarração de carga Iluminação da entrada 
Iluminação ambiente em LED 
Lanterna recarregável e removível 
Lanterna traseira "Racetrack" em LED 
Limpador e lavador do vidro traseiro 
Limpadores do para-brisa com intermitência variável Luzes de circulação diurna (DRL) em LED 
Luzes de leitura em LED 
Luzes de neblina dianteiras 
Memória para ajustes do banco do motorista 
Memória para as estações do radio 
Memória para a posição dos retrovisores externos Monitoramento da pressão dos pneus 
Navegação GPS 
Partida remota 
Parassóis com espelhos iluminados 
Partida por botão 
Pneus 265/50 R20 
Porta-copos iluminados 
Porta-luvas iluminado 
Porta-objetos com tampa no porta-malas 
Rebatimento remoto dos apoios de cabeça da 3ª fileira Rede porta-objetos na área de carga 
Regulagem elétrica em 4 direções do suporte lombar Retrovisor interno eletrocrômico com microfone Retrovisores externos elétricos e rebatíveis com luzes de direção e desembaçador 
Rodas em alumínio polido 20” x 8” 
Sensor crepuscular 
Sensores de estacionamento traseiro Parksense® Sistema de travamento central antifurto 
Soleiras brilhantes nas portas dianteiras com moldura Suporte para frenagem em dias chuvosos (RBS) Tapetes dianteiros e traseiros de luxo 
Tapetes para a 3ª fileira de assentos 
Tela central sensível ao toque de 8,4” 
Teto solar elétrico com acionamento um-toque 
Tomada auxiliar de 12V no console central 
Tomada auxiliar traseira de 12V 
Tração nas 4 rodas - AWD
Transmissão de áudio por Bluetooth 
Travamento elétrico da tampa de abastecimento Uconnect 8,4” com comandos do áudio e do veiculo e comando de voz por Bluetooth 
Unidade leitora de mídia Blu-Ray /DVD/CD remota Vidros elétricos dianteiros tipo um-toque 
Vidros laminados nas portas dianteiras 
Volante com aquecimento e revestido em couro


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