Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 13 de outubro de 2018

Criança segura: no mês das crianças, confira as dicas da Dunlop para aquisição de cadeirinhas para o transporte dos baixinhos



Para a Dunlop, pneus estão diretamente relacionados à segurança. Por serem o único ponto de contato do carro com o solo, eles são peças fundamentais para garantir a tranquilidade nos deslocamentos de veículos e, em última instância, a vida dos passageiros.

Existem ainda outros equipamentos que garantem a segurança de quem anda de carro. Em outubro, mês das crianças, um deles merece destaque: a cadeirinha para o transporte dos pequenos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a utilização correta da cadeirinha reduz em 70% a possibilidade de morte de crianças em acidentes de trânsito.

Desde 2010, o Brasil conta com uma legislação específica que rege a utilização das cadeirinhas. Basicamente, a resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conhecida como ‘Lei das Cadeirinhas’, estabelece que crianças menores de 10 anos só podem ser transportadas no banco traseiro do veículo, em dispositivos específicos de acordo com a idade e com cinto de segurança.

Confira as dicas que a Dunlop reuniu de como comprar a cadeirinha e os erros mais comuns cometidos pelos pais, que podem acabar comprometendo a segurança de seus filhos.

Como comprar a cadeirinha


  • Compre, não adie. A cadeirinha é parte indispensável do enxoval da criança. Para minimizar o impacto da compra no orçamento familiar, é aconselhável adquirir o acessório junto com o restante do enxoval, sem adiar a decisão de compra;
  • Observe a certificação. Compre somente as cadeirinhas que tiverem selo de certificação do Inmetro, o que garante a qualidade do produto e a segurança da criança;
  • Escolha cinto de cinco pontos. Dê preferência para as que possuem cinto de cinco pontos. Dessa forma, a criança fica mais presa e segura;
  • Analise a qualidade do material. O conforto da criança é fundamental e ajuda a garantir a segurança;
  • Verifique o espaço do carro. Alguns modelos são maiores e podem não se adaptar bem ao veículo;
  • Muito importante: ao comprar a cadeirinha, leia atentamente o manual de instruções, para garantir a correta instalação do equipamento. Depois de instalada, faça um teste. A cadeirinha deve resistir, sem se soltar, a solavancos provocados por um adulto. Só assim você garante a segurança do seu filho durante o transporte.

Erros mais comuns na utilização da cadeirinha

  • Cadeirinha frouxa
Ler o manual todo as vezes é chato e as explicações não são tão simples como deveriam. Porém, é o melhor jeito para descobrir por onde passar o cinto de segurança do seu carro na cadeirinha para fixa-la. Quando estiver presa no carro, a cadeirinha não pode se mexer mais que dois dedos para um lado ou para o outro. Se estiver se mexendo, aperte mais o cinto.


  • Cadeirinha para o lado errado
A cadeirinha de bebês de até 1 ano precisa ficar virada para o vidro de trás. Esta é a posição obrigatória por lei, por ser considerada por especialistas como a mais segura para crianças bem pequenas, por causa da sustentação do pescoço, em caso de batida ou freada.
  • Cadeirinha pequena demais ou grande demais
Não adianta querer aproveitar a mesma cadeirinha para sempre se ela deixar de ser compatível com o peso ou tamanho da criança. O barato, nesse caso, pode sair muito caro.
  • Cinto de segurança largo
Não deixe largo o cinto que prende a criança na cadeirinha. Ele tem de ficar justo. Afivele o cinto e veja se a distância entre ele o corpo do bebê é de um dedo. Se conseguir enfiar dois dedos, um por cima do outro, o cinto precisa ser ajustado.
  • Deixar de usar a cadeirinha "rapidinho”
Infelizmente, acidentes acontecem em qualquer lugar, a qualquer hora. Não dá para prever se estamos livres deles quando a distância é mais curta. Acostume as crianças a serem colocadas na cadeirinha sempre que entrar no carro. Afinal, usar cinto de segurança é um hábito de segurança para toda a vida.
  • Tirar a criança da cadeirinha, com o carro andando
Não é preciso nem comentar, certo? Seja qual for o motivo (amamentação, fralda suja, birra da criança) procure um lugar seguro para parar o automóvel, mas não tire seu filho da cadeirinha com o carro em movimento. 
  • Mais de um carro
Se você tiver condições de ter uma cadeirinha em cada carro, ótimo. Caso contrário, programe um tempo suficiente para movimentar a cadeirinha de um veículo para o outro todas as vezes que seu filho for a algum lugar.
  • Levar as crianças soltas para caber mais gente no carro
Acostume-se a pensar no seu carro com um número limitado de lugares. Em um carro normal de passeio, você só vai poder levar no máximo três crianças ou às vezes duas, se as cadeirinhas forem muito largas.


“Antes de tudo, os pneus transportam vidas. Na Dunlop, essa é nossa mentalidade! No mês das crianças, queremos reforçar a importância de cuidar dos seus pneus e garantir uma viagem segura para toda a família. Aproveitamos também para ajudar todos que transportam crianças em seus veículos e falar das cadeirinhas, um assunto mais complexo do que parece e de extrema importância para a segurança dos pequenos. É sempre importante manter esse item em dia”, alerta Rodrigo Alonso, gerente sênior de Vendas e Marketing da Dunlop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.