Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Test-drive do Fiat Cronos ressalta pontos negativos e positivos: porta-malas de 525 l, motor 1.3 Flex, com 109 cv, câmbio GSR, valente na estrada e ágil na cidade, e com um bom acabamento. Custa na versão avaliada R$ 44.972, para pessoas com deficiência. e o preço normal R$ 63.990, já para taxista o valor cai para R$ 42.474,00



Texto e fotos: Arnaldo Moreira 

O brasileiro nos últimos anos passou a ter acesso a carros de qualidade, mais econômicos e confortáveis e de desempenho mais eficiente. Quando a Fiat me convidou para avaliar o seu modelo Cronos sabia que iria testar um veículo com essas características e não estava enganado.

Assista o vídeo:  https://cronos.fiat.com.br/welcome/countdown.mp4




O Cronos que peguei na concessionária Azzurra, da Rua General Polidoro, 91, aqui no Rio de Janeiro, foi a versão Fire fly 1.3 Flex, 8 válvulas, câmbio GSR (Gear Smart Ride), ou dualogic, automatizado, de cinco marchas, que substitui a alavanca por botões no console, uma decisão decorativa e tão eficiente quanto a tradicional alavanca. 



As marchas podem ser trocadas nas borboletas atrás do volante (paddle shifts).




O único senão, falando de câmbio, é a passagem das marchas sentida com um tranco, às vezes leve, outras menos, de acordo com a velocidade do carro, a cada troca, característica das caixas automatizadas que possuem apenas uma embreagem. 

O Cronos vem com controles de estabilidade e de tração, e sistema de auxílio de partida em rampa super importante nos câmbios automáticos ou automatizados. 




A despeito desse ponto negativo, o Cronos mostrou-se capaz no trânsito urbano, pelo tamanho, manobrabilidade e desempenho. Abastecido com etanol, na saída dos semáforos é rápido e sua direção, leve, elétrica, agrada. Andei pelas ruas cariocas, muitas delas não tão boas, onde a suspensão se revelou eficiente absorvendo bem os impactos gerados pelas irregularidades do asfalto.



O espaço interno no Cronos que não é tão grande mas foi muito bem aproveitado, aliás, o que a Fiat aprendeu a fazer com maestria, encontrar espaço onde parece não existir. 




Motorista e carona têm uma boa acomodação e os ocupantes do banco traseiro espaço amplo para as pernas e os mais altos não terão o cabelo despenteado, pois a altura do teto é privilegiada.



Depois de andar pelo Rio, estava na hora de pôr o pé na estrada. O dia chuvoso não impediu a viagem pra lá de Mangaratiba. Foi ótimo avaliar o comportamento do Cronos sob chuva, na estrada. 



O carro é seguro, bom de curvas e vence subidas sem dificuldade. A chuva intensa em alguns trechos da BR-101 - a famosa Rio-Santos em que Roberto Carlos enaltece suas curvas - Rei não teria feito essa famosa música hoje, com a estrada plantada de radares, alguns verdadeiras armadilhas para os mais desavisados.  



Tanto na estrada quanto na cidade, o Cronos mostrou sua boa dirigibilidade, excelente visibilidade e conforto e não se mostrou um bebedor. 



Em ritmo de teste, ou seja com o carro sendo mais exigido do que numa utilização normal, o carro, como citei, abastecido com álcool, nos 280 km rodados, sempre com ar condicionado ligado, fez em torno de 9 a 9,5 km/l, em média cidade/estrada. Contribui para a melhoria no consumo o sistema Star/stop que desliga o motor nas paradas em sinais, por exemplo.



O motor é valente com seus 109 cv (etanol) - e 101 cv (gasolina) - e 14,2 kgfm de torque (gasolina: 13,7 kgfm) e agrada a muita gente que gosta de carros de oito válvulas. Na estrada, o Cronos mostra ao que veio e enfrenta as subidas sem dificuldades, bastando um aperto mais forte no acelerador e aí vai ele.



É um carro que atende a necessidade de acomodação de bagagens em viagens com seus 525 litros de porta-malas, um das mais privilegiados do mercado...



 ... que dobra com os bancos traseiros rebatidos.



Em termos de multimídia e entretenimento, o Cronos 1.3 veio bem equipado. Tem conexão com os sistemas Apple CarPlay, Android Auto, conexão Bluetooth, com tela de 7" de alta resolução... e 



... câmara de ré. 




Além dos comandos na tela sensível ao toque, há ainda botões de controle no volante do GPS, ligações telefônicas, rádio. 



Ressalto o excelente e gelado ar condicionado e o 


Cronos oferece ainda o conforto de retrovisores de controle elétrico com luz de setas, o banco do motorista e o volante têm regulagem de altura, trava elétrica nas portas, chave com telecomando, piloto automático... 


... apoio de braço para o motorista e carona, duas entradas de USB e rodas de 15". O Cronos custa na versão avaliada R$ 44.972, para pessoas com deficiência, que tem o preço normal de R$ 63.990, já para taxista o valor cai para R$ 42.474,00






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.