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quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Coluna Mecânica On Line, de Tarcísio Dias lembra que a BMW Motorrad se inova há 95 anos e hoje chegou à primeira moto de condução autônoma




COLUNA 
MECÂNICA ONLINE®

10 | SETEMBRO | 2018





As inovações mais importantes
 em 95 anos da BMW Motorrad


Hoje a coluna Mecânica Online abre espaço para o mundo da motocicleta. Em nosso dia-a-dia recebemos muitos releases e o que conta a história de evolução tecnológica, pioneirismo e empenho da BMW Motorrad merece ser destacado no dia de hoje. São 95 anos de um caminho alinhado a marcos revolucionários e que serão apresentados a partir de agora.


1923 - Melhor que voar.
A BMW surgiu como uma fabricante de motores para aeronaves. Contudo, no momento em que conceberam a sua primeira motocicleta, os engenheiros criaram um verdadeiro marco: a R 32. 


Não era simplesmente de uma bicicleta motorizada, muito comum naquela época, mas um conceito inteiramente novo com uma excelente proposta estrutural e um motor boxer que realmente fazia parte do design.

1924 – Frenagem: Mais fácil que nunca.
Após o início da produção da R39, a BMW passou a usar um freio externo, acionado com o pé, pela primeira vez, para parar a roda traseira, em vez do freio tipo cunha habitual, permitindo que o piloto freasse com ainda mais segurança e sem esforço.

1935 – Maior estabilidade e conforto na condução.
A BMW também é pioneira quando o assunto é tecnologia de suspensão. A R12 (turismo) a R17 (esportiva) foram as primeiras motocicletas do mundo a utilizar garfos telescópicos com amortecimento hidráulico. Além de substituir as molas rígidas, eles contribuíram de forma significativa para uma maior estabilidade e conforto de condução.



1936 – Construção leve inteligente.
Com a esportiva R5 (500 cm³), a BMW apresentou, pela primeira vez, uma estrutura tubular oval de design cônico, pela primeira vez. Essa construção inteligente e leve utilizou um novo processo de soldagem altamente inovador e que definiu as técnicas de fabricação para os anos seguintes. Mas, afinal, qual era a vantagem de um processo de construção leve? Alta flexibilidade com baixo peso.

1955 – Alta estabilidade de pilotagem, mais conforto.
O inovador chassi com braço totalmente oscilante foi utilizado pela primeira vez pela BMW na produção de motocicletas, como os modelos R50 e R69. Isso garantia alta estabilidade e conforto de condução incomparáveis.

1960 – Sem dúvida a superbike alemã mais rápida.
O primeiro amortecedor hidráulico de direção garantiu máxima segurança na pilotagem de motocicletas convencionais. Este equipamento foi instalado pela primeira vez na R-69S – a superbike alemã mais rápida da época. O amortecedor de direção até podia ser desacoplado em velocidades mais baixas para melhor manuseio.

1961 – Equipamento completo: acessórios e itens opcionais.
Para aqueles que desejam dar à sua moto BMW um caráter personalizado, os acessórios especiais e equipamentos opcionais BMW Motorrad são a melhor opção há muito tempo. Barras de proteção e suportes para malas foram adicionados à gama ainda nos anos 1950. Atualmente, uma ampla gama de acessórios e equipamentos opcionais podem ser usados ​​para criar sua própria motocicleta BMW customizada.

1973 – Ícone de design com tecnologia emblemática.
A R90 S foi a primeira motocicleta a ser equipada com freio duplo na roda dianteira como item de série. Ao mesmo tempo, os modelos da Série / 6 foram os primeiros a receber lâmpadas H4. Essas inovações garantiram maior segurança no tráfego rodoviário.

1976 – A primeira carenagem regulável como item de série.
A R100 RS serviu de base para uma série de inovações introduzidas em vários modelos. Tudo graças aos avanços proporcionados por testes de aerodinâmica, realizados em túneis de vento. O desenvolvimento desta motocicleta resultou na primeira carenagem do mundo otimizada aerodinamicamente para motocicletas de produção. Os benefícios da baixa resistência do ar e da baixa pressão no capacete são particularmente sentidos pelos pilotos em longas distâncias.


1978 – A primeira coleção de pilotos.
A BMW Motorrad entrou em uma nova era ao lançar um capacete com visor completo em 1976. Dois anos depois, o primeiro equipamento completo para piloto chegou ao mercado. Desde então, os designers e engenheiros da BMW Motorrad seguiram focados em proteção, segurança, funcionalidade e inovação – harmonizando esses atributos com um visual casual.

1979 – Manoplas aquecidas: sensação aprimorada.
Motivo de gozação no início, as manoplas aquecidas se tornaram um recurso indispensável hoje. Afinal, elas aumentam o conforto e a segurança na condução, pois foi comprovado que as mãos quentes reagem mais rapidamente.


1980 – A vibração perfeita.
A R80 G/S foi a primeira motocicleta Enduro equipada com motor de dois cilindros tipo boxer e, consequentemente, a fundadora de um novo segmento. A partir de então, a sigla G/S passou a representar o motociclismo como uma aventura de ilimitadas possibilidades. Ela foi a primeira das motocicletas de grande porte a vir equipada com um braço oscilante traseiro montado de um lado só, e que se destacava pela rigidez torcional 50% maior em relação aos braços oscilantes duplos convencionais, apesar do menor peso. Ser capaz de remover a roda traseira mais rápida e facilmente também se revela uma grande vantagem.

1981 – Dois capacetes em um.
A BMW lançou o primeiro capacete articulável para motociclistas do mundo unindo duas partes: uma seção de queixo de fácil remoção e que permitia que ele fosse usado também como um capacete fechado ou integral. Além da versatilidade, o equipamento garantia conforto e facilidade no manuseio.


1986 – Trajes estanques para motociclistas.
A BMW revolucionou os trajes para motociclistas ao lançar a primeira vestimenta de Gore-Tex do mundo.

1987 – Paralever: a evolução na tecnologia de suspensão.
O braço oscilante de articulação dupla projetado pela BMW Motorrad – chamado de Paralever – essencialmente eliminou a incômoda transmissão de forças de tração para o conjunto da suspensão e foi aplicado pela primeira vez nos modelos R80 GS e R100 GS em 1987.

1988 – O primeiro ABS do mundo para motocicletas.
A BMW foi a primeira fabricante no mundo a equipar motocicletas com freios assistidos por ABS em 1988. Ao fazer isso, a BMW estabeleceu um novo marco na produção de motocicletas. A partir de 2013, todas as motos BMW passaram a vir equipadas com ABS como equipamento padrão.

1988 – Primeira motocicleta com gerenciamento digital do motor.
A BMW K1 é considerada um marco na indústria de motocicletas graças à sua aerodinâmica. Também foi a primeira equipada com gerenciamento eletrônico digital do motor. A unidade de controle Motronic combinava componentes eletrônicos de ignição e injeção e, ao fazê-lo, garantia a eficiência da queima do combustível e o cumprimento dos requisitos para o uso de um catalisador regulável.

1990 – Tecnologia ambiental inovadora para motocicletas.
A BMW passou a oferecer o primeiro conversor catalítico regulável do mundo para motocicletas. Inicialmente, o conversor catalítico de três vias poderia equipar modelos da Série K, dotados de gerenciamento eletrônico do motor como equipamento opcional. Para modelos produzidos a partir de 2000, toda a gama da BMW Motorrad passou a vir equipada com um catalisador regulável de série.

1993 – Distância de frenagem mais curta.
A BMW R1100 RS foi a primeira motocicleta de produção com suspensão dianteira Telelever e que vinha combinada a um braço oscilante Paralever, na roda traseira. O Telelever atua como um sistema mecânico anti-mergulho e capaz de proporcionar excelente aderência mesmo em frenagens bruscas. Combinado com ABS, as distâncias de frenagem foram significativamente reduzidas.

1998 – O primeiro farol duplo com tecnologia elipsoide do mundo.
Introduzido o primeiro farol duplo, com tecnologia elipsoide, em motocicletas de produção e capaz de garantir melhor iluminação da estrada.


2004 – O primeiro quadro regulado eletronicamente.
O Ajuste Eletrônico de Suspensão (ESA) foi uma inovação para as motocicletas BMW produzidas em série. Ela foi utilizada, pela primeira vez, na BMW K1200 S e hoje está disponível em quase toda a gama de motocicletas BMW de dois cilindros, quatro cilindros e seis cilindros. O ESA permite regular eletronicamente a configuração da suspensão com o simples toque de um botão, de acordo com a situação de condução e da carga submetida. Ideal para diferentes condições de piso, o ESA oferece aos pilotos características de amortecimento perfeitas, desempenho otimizado e o mais alto nível de segurança de pilotagem.

2005 – Perfeitamente conectado.
A tecnologia CAN-Bus é um conceito de troca de dados entre os módulos eletrônicos que requer apenas uma única linha de dados. Uma vantagem sobre a conexão ponto-a-ponto é um escopo significativamente mais amplo de funcionalidade com cabeamento consideravelmente reduzido. Outras vantagens do tráfego de dados digitais são economia de peso, alta imunidade à interferência, capacidade de diagnóstico completo e mais informações para o motociclista.

2010 – Farol Adaptativo.
A BMW foi a primeira fabricante a oferecer um farol com facho de luz adaptável e especialmente desenvolvido para motocicletas. Ou seja, uma iluminação que torna as motocicletas mais seguras no entardecer ou à noite, iluminando a estrada e suas áreas de entorno.

2014 – A primeira Maxi-Scooter elétrica.
Com a Maxi-Scooter elétrica BMW C Evolution foi possível experimentar a mobilidade urbana do futuro e de forma absoluta. Esta poderosa Maxi-Scooter uniu sustentabilidade, dinamismo e agilidade, e permitiu deixar emissões e ruído para trás. Com máxima performance de pilotagem, compatibilidade ambiental e tecnologia inovadora – a C Evolution foi concebida para oferecer um prazer de pilotagem na sua forma mais pura.

2015 – Superesportiva zero-emissões.
O modelo experimental eRR, desenvolvido como um conceito em parceria com a Universidade Técnica de Munique (Alemanha), é a interpretação da BMW Motorrad de uma proposta de motocicleta superesportiva elétrica. Inspirada em uma superesportiva BMW S 1000 RR, a eRR elevou o tema zero-emissões e motorização elétrica a um novo e fascinante patamar.

2016 – Conceito visionário e centenário
O protótipo BMW Motorrad VISION NEXT 100 – um dos veículos-conceito concebidos para celebrar o Centenário da divisão pioneira do BMW Group –, trazia inovações revolucionárias, como por exemplo, um sistema de auto equilíbrio que permitia que a motocicleta permanecesse estável tanto durante o percurso quanto parada. Além de acrescentar uma nova dimensão à sensação de liberdade em um mundo cada vez mais digitalizado, conectado e automatizado, a VISION NEXT 100, vinha com um quadro triangular e que lembrava visualmente a R 32, de 1923 – a primeira motocicleta BMW –, flexível, permitindo manobras de direção sem a necessidade de articulações.


2018 – Pilotagem sem piloto
Baseada em uma BMW R 1200 GS, a primeira motocicleta equipada com tecnologias de condução autônoma da marca se movimentava de forma independente, acelerando e desacelerando, também de forma independente, até parar. Contudo, mais que promover o lançamento de um veículo completamente autônomo, este protótipo teve como objetivo servir como uma plataforma para o desenvolvimento de futuros sistemas para tornar a condução de uma motocicleta ainda mais segura, mais confortável, além de ampliar o prazer de pilotar, um dos pilares da BMW Motorrad.

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Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

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