Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 21 de outubro de 2018

Volvo rendeu-se à energia do “rei sol” e faz história. Entre 2019 e 2015, a Volvo lançará cinco novos modelos elétricos


O sol passou a mover também a fábrica da Volvo, em Ghent. Foram instalados 15.000 painéis fotovoltaicos nesta unidade fabril na Bélgica.
Neste mês de outubro, e pela primeira vez na sua história, a Volvo introduziu a energia solar nas suas operações produtivas tendo instalado 15.000 painéis solares na sua fábrica de Ghent, na Bélgica.
Fábrica da Volvo, em Ghent
Este facto representa integra-se na pretensão global da Volvo Cars em conseguir atingir, a partir de 2025, um impacto climático neutro do seu nível de operações mundiais.
… a fábrica de Ghent da Volvo existe desde 1965? O primeiro modelo ali a ser feito foi o Volvo 120, mais conhecido por Amazon. Atualmente, Ghent produz o XC40, V40, V40 Cross Country, S60 sedan e V60. Para o ano, dali sairão os modelos da nova marca associada da Volvo, a Lynk & Co.
Já no início deste ano, a Volvo havia anunciado que, a sua fábrica de Skovde, na Suécia, havia sido a primeira a atingir esse estatuto (de impacto climático neutro).
“A instalação dos painéis solares em Ghent constitui mais um dos nossos esforços para minimizar a nossa pegada ambiental. Nas nossas operações de produção temos sempre em mente atingir, por um lado a melhor eficiência energética e por outro, o nível de emissões de carbono mais reduzido possível utilizando o máximo de fontes de energia renovável”, refere Javier Varela, diretor de Produção e Logística da Volvo.
A fábrica de Ghent utiliza também energia eólica capaz de fornecer, por si só, 11% do seu consumo total e, em 2016, esta unidade fabril introduziu igualmente um sistema de aquecimento capaz de reduzir as emissões de carbono em 40%, poupando assim 15.000 toneladas por ano de CO2.

… desde 2008, o fornecimento de eletricidade para todas as fábricas europeias da Volvo Cars provém de fontes renováveis?
A empresa sueca também está comprometida em usar menos plástico nas suas operações, tendo em curso um processo interno com vista a remover plásticos descartáveis de todos os seus escritórios, cantinas e eventos em todo o mundo, até o final de 2019. O intuito é substituir todo um volume de plásticos por itens alternativos mais sustentáveis, incluindo produtos biodegradáveis feitos de papel, celulose e madeira.

6 compromissos ambientais assumidos pela Volvo Cars
  • Depois de 2019 não haverá novos Volvo com 100% de energia por motores a combustão.
  • Alicerces lançados para a construção de automóveis com componentes em plástico reciclado.
  • 5 novos modelos totalmente elétricos entre 2019 e 2021.
  • Impacto climático neutro no nível de operações nas fábricas Volvo em 2025
  • As emissões de CO2 das fábricas europeias da marca foram reduzidas 70%, entre 2004 e 2016.
  • 6 modelos plug-in hybrid. Cada novo modelo, incorporará uma versão elétrica.

Fonte: Motor24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.