Durante os dias 22 e 23 de setembro ocorreu o 2º Encontro Nacional Diversidade & Inclusão, promovido pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento do Paraná (ABTD/PR). O objetivo do evento é preparar os profissionais para enfrentar os desafios das constantes transformações do mercado de trabalho com foco na diversidade. Durante o encontro, a Renault recebeu o “Prêmio Melhores Práticas Diversidade & Inclusão” pelas ações que vem desenvolvendo acerca do tema. Douglas Pereira, diretor de recursos humanos da Renault, também foi reconhecido com o prêmio “Personalidade de RH”.
Douglas Pereira e Roberto Romero, diretor de Supply Chain da Renault, comandaram o painel “O Papel da Liderança na Construção de uma Cultura Inclusiva”.
“A Renault do Brasil apoia e defende a diversidade. É nosso papel, como empresa e como cidadãos, fomentar ações que promovam uma sociedade mais igualitária e com oportunidade para todos. O diálogo e a troca de experiências são fundamentais para transformar nossas empresas e a sociedade”, comenta Douglas Pereira, diretor de RH e sponsor de Diversidade & Inclusão na Renault do Brasil e do grupo Women@Renault, focado na equidade de gênero.
Em julho deste ano, a Renault se tornou a primeira montadora do Brasil a integrar o “fórum de empresas e direitos lgbti+”, um espaço de articulação de empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBTI+ no ambiente empresarial e na sociedade.
“É uma grande honra poder representar a Renault em um tema tão importante quanto o da diversidade e inclusão. Empresas que acreditam e apoiam a diversidade em suas equipes tendem a ser mais inovadoras, criativas e consequentemente obter mais sucesso em seus projetos”, afirma Roberto Romero, diretor de Supply Chain e sponsor do Proud@Renault, grupo de afinidade LGBTQIA+ da Renault do Brasil.
O evento também contou com outros três painéis com os temas: Diversidade com foco em Gerações, Diversidade no planejamento sucessório e Inclusão, base para um negócio sustentável.
A diversidade é um valor para o Groupe Renault, que promove a inclusão entre diferentes perfis e personalidades em suas equipes.
Neste ano, a Renault do Brasil estruturou o Proud@Renault, grupo de afinidade para promover ações afirmativas e debates relacionados ao tema da diversidade e inclusão, visando um ambiente mais igualitário na organização.
Recentemente, a organização também participou da construção das “Rotas Diversidade e Longevidade 2035”, material elaborado pelo Centro de Inovação Sesi em Longevidade e Produtividade, composto por um livro e um roadmap que apresentam direcionamentos para construir ambientes corporativos mais igualitários e que ofereçam oportunidades para todos.
No mês de junho, em que se celebra o orgulho LGBTQIA+, a montadora promoveu um Renault Talks Live para os colaboradores com foco na diversidade e inclusão, buscando fomentar o debate acerca do tema.
Como reconhecimento pelas ações desenvolvidas ao longo dos anos, em 2019 a Renault do Brasil conquistou o prêmio AB Diversidade, desenvolvido pela Automotive Business em parceria com a MHD Consultoria, que reconheceu organizações que promovem ambientes mais plurais e inclusivos.
Também no último ano, a marca recebeu o troféu ouro no prêmio WEPs – Empresas Empoderando Mulheres, iniciativa baseada nos Princípios do Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles), que reconhece empresas com o empoderamento das mulheres e equidade de gênero.
A Renault é signatária da campanha mundial “He for She” (“Ele por Ela”), promovida pela ONU, de engajamento na promoção dos direitos das mulheres e desde 2010 conta com o grupo Women@Renault, que realiza ações focadas em promover um ambiente inclusivo, que respeite a diversidade, e pautado pela equidade de gênero. Por meio desse grupo, a Renault atua no desenvolvimento de projetos para fomentar a diversidade dentro da empresa, tornando as mulheres cada dia mais protagonistas de suas carreiras.
O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da montadora, tem a diversidade com um dos pilares. Um exemplo é o apoio ao projeto Associação Borda Viva, que tem como objetivo o estímulo ao empreendedorismo social das mulheres na comunidade de Borda do Campo, região de baixa renda de São José dos Pinhais (PR), onde está localizada a fábrica da Renault.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário