Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Casa Fiat De Cultura lança 4ª edição de seu programa de seleção da Piccola Galleria, em novo formato, e incentiva produções artísticas contemporâneas. Artistas podem inscrever seus trabalhos até 2 de novembro, pela internet, e as exposições serão realizadas em formato híbrido




O Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura chega à 4ª edição com a proposta de incentivar a arte contemporânea e promover artistas brasileiros e estrangeiros. O programa terá formato inédito de inscrição e seleção, que, agora, serão online: os artistas que quiserem participar, de forma individual ou coletiva, devem se inscrever, até o dia 2 de novembro de 2020, no site www.casafiatdecultura.com.br, onde também está disponível o regulamento completo do Programa de Seleção.

A Piccola Galleria foi criada em 2016 e, desde então, destaca exposições inéditas de pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias, videoarte, performance e instalações, que passam a integrar a programação oficial da Casa Fiat de Cultura. No próximo ano, as exposições selecionadas serão montadas no espaço, que fica no hall principal da sede, e, além da mostra física, poderão contar com iniciativas digitais, conforme disponibilidade do artista e da instituição.

As obras são selecionadas por um grupo de especialistas, que avaliam todos os trabalhos inscritos. Pela primeira vez, a seleção acontecerá em formato virtual, com total segurança para os convidados e artistas inscritos. A seleção se destaca por ser descomplicada e ter rápida divulgação de resultados, além de proporcionar grande visibilidade ao artista – apenas em 2019, 230 mil pessoas visitaram a Casa Fiat de Cultura. A instituição ainda oferece ao artista suporte na divulgação da mostra, por meio de criação de identidade visual exclusiva e do desenvolvimento de ações conjuntas entre a curadoria e o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura.

Essas ações ajudam a enriquecer o contato do público com as obras e a propor desdobramentos do trabalho, a partir de reflexões diversas. Durante as mostras, os educadores oferecerão visitas mediadas para públicos agendados, facilitando o acesso de todos, além de iniciativas virtuais, que ajudam a compreender o conceito de cada obra. As atividades educativas são gratuitas e dialogam com o conceito da exposição.

Em 2018, o programa recebeu 70 inscrições e selecionou cinco propostas para exposição na Casa Fiat de Cultura: Avilmar Maia (Montes Claros – MG); Augusto Fonseca (Belo Horizonte – MG); Henrique Detomi (Belo Horizonte – MG); Janaína Barros e Wagner Leite Viana (São Paulo e Barueri – SP); além de Luiza Nobel (Belo Horizonte – MG). Para esta edição, um novo comitê de artistas e especialistas será responsável pela escolha das propostas. Cada trabalho ficará exposto em um período de 40 dias, abrangendo o calendário de 2021-2022.

A Piccola Galleria é um ambiente dedicado às artes visuais. Sua criação marcou os 10 anos da Casa Fiat de Cultura. Situada ao lado do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari, no Hall Principal da Casa Fiat de Cultura, o espaço se destina a exposições de curta duração, mas com toda a visibilidade que a instituição enseja. Local intimista e com grande circulação de público, conta com a chancela da Casa Fiat de Cultura e do Circuito Liberdade, um dos mais importantes corredores culturais do país.



Como participar
O artista interessado em se inscrever no 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria deve acessar o site www.casafiatdecultura.com.br e preencher a ficha de inscrição. Serão solicitadas informações como nome e conceito da exposição, justificativa de ineditismo da mostra, lista de obras, categoria (pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, videoarte, instalações e performances), proposta conceitual e dados pessoais. O artista também precisa anexar fotos em alta resolução das obras; proposta de expografia; currículo e foto do artista; além de texto curatorial. Para se inscrever, é necessário ter um e-mail do Google e realizar o preenchimento de todas as informações solicitadas.

A Casa Fiat de Cultura disponibilizará uma verba de até R$ 3.500 para cada proposta selecionada, para reembolso das despesas que envolvem a exposição, e que ficarão sob a responsabilidade do artista – que poderá, ainda, obter apoio ou patrocínio de empresas privadas, devendo submeter as propostas à prévia consulta da Casa Fiat de Cultura. Toda a divulgação do projeto selecionado fica a cargo da Casa Fiat de Cultura.



Casa Fiat de Cultura
Há 14 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, algumas das mais relevantes e prestigiadas exposições já realizadas no Brasil. 
Foram mais de 50 exposições de consagrados artistas brasileiros e internacionais, além de mostras de artistas que despontam na cena contemporânea. 

Sua contribuição à renovação da produção artística e à formação de público se estende por meio de uma programação diversificada de música, palestras e de um Programa Educativo que propõe conceitos e reflexões no diálogo com o público em visitas mediadas e nas práticas promovidas no Ateliê Aberto, um espaço de experimentação artística livre. 

A Casa Fiat de Cultura integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Em sua sede no histórico edifício do Palácio dos Despachos apresenta, em caráter permanente, o simbólico painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. Mais de 2,7 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 400 mil participaram de suas atividades educativas.

Serviço:
4º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura.

Inscrições: de 3 de outubro a 2 de novembro de 2020

Pela primeira vez, a seleção será feita toda online.

Casa Fiat de Cultura

Circuito Liberdade

Informações

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@casafiat.com.br

facebook.com.br/casafiatdecultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.