Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Test-drive - Depois de 20 anos na liderança de vendas em sua categoria a picape Fiat Strada rejuvenesce e continua líder. Esta semana ganhou três prêmios de "Melhor Picape do Ano do Ano". O teste do modelo Freedom Plus mostrou uma picape moderna, bem equipada de tecnologia, econômica, com novo design e uma caçamba bem maior. Custa R$ 73.990

 

 
Texto e fotos: Arnaldo Moreira

O carro avaliado pelo Blog, está semana, é o campeão de vendas dos últimos 20 anos em sua categoria, a picape Fiat Strada de que já foram comercializadas mais de 1,5 milhão de unidades e agora surge em sua segunda geração renovada nas versões Freedom cabine dupla e Plus, simples estendida,  e Endurance, com as mesmas configurações, diferenciando-se pelo motor instalado cada uma. 



A Freedom Plus tem o motor Firefly 1.3 flex de 109 cv e 14,2 kgfm de torque e a Endurance o antigo propulsor flex 1.4 EVO com 88 cv e 12,5 kg de torque. É justo ressaltar que o confiável motor Firefly é o mais econômico da categoria e mostrou um excelente desempenho não deixando a desejar nas subidas e nos arranques. É rápido, silencioso e gostoso de explorar. O câmbio de cinco velocidades manual em todas as versões, é macio e eficiente.

A Nova Strada, esta semana, foi eleita "Veículo do Ano" e ainda levou o prêmio na categoria de "Melhor Picape" do Top Car 2020. A revista Auto Esporte também elegeu a Fiat Strada "Picape do ano".



A Fredom Plus chama a atenção pelo comprimento da caçamba - a maior da categoria - que mede 1,71 m, e tem capacidade para 1.354 l e 720 kg de carga e é mais profunda do que a versão anterior e traz capota marítima e trilhos para instalação de acessórios Mopar. A tampa suporta pesos até 400 kg e sua abertura vertical e fechamento são muito leves graças às novas molas. O seu travamento pela chave do carro e internamente trava também o estepe, instalado sob a caçamba - solução encontrada para aumentar o tamanho da caçamba. 


A traseira ganhou novas lanternas.



O design da 
nova frente elevada e robusta, é decorada por vincos que escorregam até os faróis e marcada por duas novas e amplas grades, a superior ligando os faróis de LED, ostenta a nova  logomarca 
FIAT, e a inferior, separando os faróis de nevoeiro.




A lateral é marcada pelas amplas caixas das rodas de liga leve, de 16" (
pneus 205/55), decoradas com elemento plástico preto fosco.


O interior é simples, natural em um carro de trabalho, mas bem acabado. 



O painel é coberto de plástico duro de boa qualidade, com saídas de ar condicionado redondas nos extremos, mais amigáveis, que permitem desviar o vento do rosto dos ocupantes. 


O painel de instrumentos, entre os mostradores do contagiros e medidor de gasolina, tem a tela de 3,5" do computador de bordo, que além apresentar os dados de desempenho do carro oferece o velocímetro digital, e indicação de troca de marchas.


No alto do painel, sobre a tela de multimídia de 7", teclas tipo piano ligam farol de milha e outras funções do carro. 


O sistema de entretenimento é dos mais sofisticados, com Apple CarPlay e Android Auto, acesso a wireless e pareamento para dois smartphones com navegação via celular, além de leitura, resposta de mensagens handsfree para SMS e Whatsapp, entre outras funcões.


O console central conta com ligação USB e tomada de 12V, porta-copos. 


A cabine é rigorosamente para dois passageiros, atrás dos bancos há um espaço apertado ocupado pela caixa com o macaco e a chave de rodas e no máximo cabem duas bolsas pequenas, pois os bancos encostam na carroceria.



Ao pegar a Strada na concessionária Fiat Azzura, em Botafogo, bairro da zona Sul carioca, fui contagiado pelo bonito design da picape vermelha. Na rua senti que o carro quicava muito. Passei no posto para verificar a pressão dos pneus e de fato estavam calibrados para carga máxima 36 libras, que reduzi para 26 - calibragem de carros de passeio - resolvendo o problema. 

A picape Freedom Plus, apesar de ser um carro de carga, adequada para entregas rápicas, é confortável, de excelente dirigibilidade. A Fiat informa que a Nova Strada tem "novas molas, amortecedores e geometria, além de novas travessa de suspensão e barra estabilizadora na dianteira, e novo eixo traseiro e a utilização de aços nobres em hot stamping e aços de alta e ultra alta resistência em 90% de sua base (under body), garantindo mais segurança pela melhor integridade do habitáculo e maior eficiência energética"Essas alterações são responsáveis pela maior segurança e conforto da picape.

O ambiente na cabine é agradável, bem silencioso, graças ao material isolante empregado, exceto quando vc pisa fundo no acelerador e o motor executa sua sinfonia. 


O volante multifuncional, de pagada confortável, com controles de som, telefoneé coberto de couro e tem regulagem de altura assim como o banco do motorista. 


Entre os itens de segurança, a picape tem controles de tração e de estabilidade, assistente em rampa, direção elétrica progressiva, câmera de ré, sensores de estacionamento, faróis de full LED, lanternas de nevoeiro.




O motor é o 1.3 Firefly de quatro cilindros, com 109 cv de potência a 6.250 rpm e 14,2 kgfm de torque (etanol); com gasolina, são 101 cv a 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm. O consumo com gasolina na estrada é de 14,2 km/h e na cidade 12,8 km/h já com etanol registra na estrada 9,8 km/l e na cidade 9 km/l. A velocidade máxima é de 168 km/h com etanol e 164 km/h com gasolina. O desempenho e a economia desse motor são conhecidos. 

A Strada Freedom Plus 2021 custa R$ 73.990 e tem três anos de garantia 



FIAT STRADA FREEDOM 1.3 CABINE PLUS 

Ficha técnica
Motor
Posição: Transversal dianteiro
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x curso: 70 x 86,5 mm
Cilindrada total: 1.332 cm³
Taxa de compressão: 13,2:1
Potência máxima (ABNT): 101 cv (gasolina) a 6.000 rpm/ 109 cv (etanol) a 6.250 rpm
Torque máximo (ABNT): 13,7 kgfm (gasolina)/ 14,2 kgfm (etanol) a 3.500 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 2 no cabeçote
Eixo de comando de válvulas: 1 no cabeçote

Alimentação
Ignição: Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Injeção eletrônica: Magneti Marelli
Combustível: Gasolina/Etanol



Transmissão
Câmbio manual: cinco marchas à frente e uma à ré
Relações de transmissão:
1ª – 4,273
2ª – 2,429
3ª – 1,444
4ª – 1,029
5ª – 0,795
Ré – 4,200
Diferencial – 4,600
Tração: Dianteira com juntas homocinéticas

Sistema de freios
Comando: A pedal e transmissão hidráulica com ESC
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 257 mm) com pinça flutuante
Traseiro: A tambor (diâmetro de 228,6 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo





Suspensão dianteira
Tipo: McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Molas helicoidais

Suspensão traseira
Tipo: Eixo rígido
Amortecedores: Hidráulicos de duplo efeito
Elemento elástico: Molas parabólicas longitudinais

Direção
Tipo: Elétrica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva: 10,7 m

Rodas
Medida: 6” x 15”
Pneus: 195/65 R15

Peso do veículo
Em ordem de marcha: 1.092 kg
Capacidade de carga: 720 kg
Carga máxima rebocável (reboque sem freio): 400 kg

Dimensões externas e capacidades
Comprimento do veículo: 4.474 mm
Largura do veículo: 1.732 mm
Altura do veículo: 1.607 mm
Distância entre-eixos: 2.737 mm
Bitola dianteira: 1.457 mm
Bitola traseira: 1.480 mm
Altura mínima do solo: 207 mm
Ângulo de entrada: 23,4°
Ângulo de saída: 26,5°
Ângulo de rampa: 21,8°
Volume da caçamba: 1.354 litros
Tanque de combustível: 55 litros

Desempenho
Velocidade máxima: 164 km/h (gasolina)/ 168 km/h (etanol)
0 a 100 km/h: 12,3 s (gasolina)/ 11 s (etanol)

Consumo
Ciclo urbano: 12,8 km/l (gasolina)/ 9 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 14,2 km/l (gasolina)/ 9,8 km/l (etanol)

  • Airbag duplo (motorista e passageiro)
  • Ajuste do banco do motorista
  • Alarme antifurto
  • Alertas de uso de cinto de segurança do motorista
  • Apoia-pé para o motorista
  • Apoios de cabeça com regulagem de altura
  • Ar-condicionado

  • Capota marítima
  • Chave com telecomando
  • Cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
  • Comandos de áudio no volante
  • Computador de bordo
  • Console central com porta-objetos e porta-copos
  • Conta-giros
  • Controle eletrônico de estabilidade
  • Detalhes externos na cor do veículo
  • Direção elétrica
  • E-locker - Controle de Tração Avançado (TC+)
  • Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
  • Faróis de neblina
  • Follow me home
  • Freios ABS com EBD
  • Ganchos para amarração de carga na caçamba
  • Grade de proteção no vidro traseiro
  • Grade frontal na cor preta
  • Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
  • Hodômetro digital (total e parcial)
  • Indicador de combustível
  • Indicador de troca de marcha
  • Limpador e lavador do para-brisas
  • Luz de iluminação da caçamba
  • Luz de leitura
  • Luzes de posição diurnas
  • Moldura dos para-lamas
  • Motor 1.3 Firefly 109 cv
  • Para-choque traseiro com estribos antiderrapantes
  • Porta objetos nas portas
  • Porta-escadas
  • Porta-luvas iluminado
  • Predisposição para Rádio
  • Preparação para Rádio (Cabeamento e Chicote)
  • Protetor de caçamba


  • Retrovisores externos elétricos
  • Rodas em liga leve 15' + Pneus 195/65 R15
  • Rádio com entrada USB
  • Sensor de monitoramento da pressão dos pneus
  • Suspensão elevada
  • Suspensão traseira com eixo ômega e molas parabólicas longitudinais
  • Tampa da caçamba com nova tecnologia
  • Terceira luz de freio
  • Tomada 12
  • Travas elétricas
  • Vidros elétricos dianteiros
  • Visor de 3,5' TFT
  • Volante com regulagem de altura

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Faça seu comentário

    ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.