Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Renault 5, carro cult dos anos 70, Prototype, um olhar especial para os faróis

 


Um carro cult dos anos 70, com faróis que parecem estar piscando... É isso mesmo, estamos falando do R5! Aquele olhar malicioso faz parte do nosso patrimônio e o protótipo Renault 5 – revelado em janeiro deste ano – não pode negar suas origens. Nicolas Jardin, designer externo do protótipo, nos conta como deu uma reinterpretação moderna ao famoso olhar do Renault 5 original.

 
Ah, o R5! Todo mundo conhecia aquele olhar esperto e rebelde, que se tornou rapidamente um cult, assim como o próprio carro. Em 1972, quando ele foi lançado, a Renault personificou este olhar em Les aventures de Supercar, o célebre desenho animado publicitário. Também era possível vê-lo nas ruas, graças à promoção “Assuma o volante”, realizada na época. Com belos olhos adesivos colados nos faróis, o Renault 5 saía em busca dos franceses. E é este olhar emblemático e de cumplicidade que Nicolas Jardin quis reproduzir no Renault 5 Prototype, ao mesmo tempo em que o propulsionou para o futuro.
 
De um olhar cult à reinterpretação
 
Revelado em 14 de janeiro deste ano, o Renault 5 Prototype – que prefigura um futuro modelo elétrico inspirado no legado do R5, já fez gastar muita tinta. É preciso dizer que seus designers reinterpretaram com maestria o estilo original da versão de 1972. Sem cair na onda retrô, o protótipo exibe o DNA tão característico de seu predecessor tão cult. No Technocentre, o centro de tecnologia onde são desenvolvidos os conceitos e modelos do Grupo Renault, Nicolas Jardin revela como aconteceu a gênese do projeto: “O trabalho realizado para este protótipo não seguiu um tema livre. Era preciso reinterpretar o R5 e projetá-lo no futuro, para fazer dele um objeto moderno”.
 
Para redesenhar os faróis maliciosos e as lanternas de rodagem diurna, “começamos pelas linhas, ângulos e raios dos elementos da frente da carroceria do R5 original. Depois de vários croquis feitos, os faróis ficaram totalmente diferentes, tanto em termos de proporções como de design”.
 
Bastante trabalhada e esculpida, a versão final remete a olhos risonhos, que parecendo estar dando uma leve piscada. Já os faróis de rodagem diurna, com formato retangular na parte inferior, lembram os faróis de neblina adicionais da época e são integrados a um para-choque na cor da carroceria, assim como no modelo original. “O tratamento cristal e tridimensional, um recorte absolutamente preciso, remetem ao corte a laser e ao universo da aerodinâmica e da aeronáutica”.
 
Tecnologia a serviço da expressividade
 
Para reinventar o olhar icônico do R5, recorreu-se a processos extremamente modernos, principalmente a tecnologia matricial das lâmpadas de LED, que permite integrar movimentos por meio da programação de animações, que dão vida aos faróis. A técnica fica mais evidente na sequência de boas vindas. O novo logo do carro se ilumina e dispara uma animação, que se estende pela grade frontal. Depois, os faróis ganham vida como se o carro estivesse piscando os olhos. É impossível não perceber essa piscada de olhos! “Graças à tecnologia matricial e às animações da sequência de boas vindas, conseguimos recriar a expressividade e o olhar travesso do modelo original”.
 
Seja no design ou na tecnologia, os faróis do Renault 5 Prototype não têm quase nada em comum com os do R5 de antigamente – pelo menos no papel. Mas seu olhar característico é pra lá de evidente. Missão cumprida! “Para ser um digno herdeiro do R5, era preciso que o carro fosse expressivo e cheio de vida. Conseguimos realizar essa proeza com este protótipo, que é um verdadeiro objeto de design moderno, que personifica a alegria de viver ao estilo da Renault”, conclui Nicolas Jardin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.