Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Honda WR-V em teste pelo Blog entre o Rio e Saquarema - pela Via lagos que cobra quase R$ 50,00 de pedágio - revelou-se um bom estradeiro, confortável, confiável. Belas fotos da Igreja Nossa Senhora da Nazaré, de onde saiu o 1º Ciro de Nazaré do Brasil


  Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Nada melhor para testar o SUV Honda WR-K e assim oferecer informações sobre o carro a nossos leitores do que por o pé na estrada. O dia de sol convidava a uma bela viagem até a cidade de Saquarema, no interior fluminense, uma escolha para aproveitar as boas paisagens da lagoa e do mar, de cada lado da cidade, e mostrar a igreja de Nossa Senhora da Nazaré, onde foi realizado o primeiro Ciro de Nazaré do Brasil no século XVII, em 1630, quando a igreja começou a ser erguida, obra terminada somente em 1887. Hoje matriz de Saquarema no alto no alto da colina cidade a igreja oferece belos panoramas.



O Honda WR-V, cinza barium, EXL, tem motor 1.5 de 16 válvulas SOHC i-Vetec flex e câmbio VCT de seis velocidades, com trocas manuais nas borboletas (paddle shifts) atrás do volante, fornecido pela Honda para o teste mostrou-se um excelente estradeiro, espaçoso tanto na frente quanto no banco traseiro que acolhe três passageiros. 




Neste, o espaço prevê três passageiros tendo o ocupante do assento do meio mais espaço para as pernas graças ao baixo túnel central. 


Todos os bancos contam com cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça.



Tenho de ressaltar o conforto deste SUV pela excelente suspensão que deixa quase imperceptíveis os desníveis, os buracos das ruas e das nossas estradas, ou seja aquelas pancadas que nos buracos se sentem dentro do carro no WR-V passam em branco. O isolamento sonoro no habitáculo é de boa qualidade, mas permite que se ouça o ronco do motor quando se acelera fundo, música para os ouvidos de muita gente.


O WR-V vem, em todas as versões, LX, EX e a testada ELX, top de linha, equipada com o confiável motor 1.5 de 16 V SOHC i-Vetec Flex com 115 cv de potência a 6.000 rpm abastecido com gasolina (116 cv, mais um, com etanol). Para mim, note, bem, para mim, o desempenho do motor do WR-V é um pouco aquém do que um carro do seu padrão deve oferecer. São 15,2 kgfm de torque, com gasolina, e 15,3 kgfm com etanol, que mesmo sendo um motor excepcional não pode fazer milagres. 



Afinal tem de mover seus 1.123 kg sem passageiros. Ou seja, não se espere uma rápida resposta que seria natural com um motor turbo que, aliás, o carro merece. O consumo fica em 11,7 km/l na cidade e 12,4 km/l, com gasolina e  8,1 km/l na cidade e 8,8 km/l, na estrada com etanol, normal para um motor aspirado dessa capacidade.


Pedágio proibitivo
Saindo do Rio para Saquarema pega-se a RJ-101 pela Ponte Rio-Niterói, depois a RJ-106 e a seguir a RJ-124, a famosa Via Lagos, que num trecho de 55 km cobra o pedágio mais caro do País: de segunda a quinta-feira R$ 12,70 e de sexta-feira a domingo e feriados, R$ 21,10 para os automóveis utilitários. Ou seja, num final de semana, uma viagem para a Região dos Lagos, pela Via Lagos custa perto de R$ 50,00, só de pedágio. A alternativa que muitos motoristas preferem é pegar a RJ-106, Rodovia Amaral Peixoto, apenas com o pedágio da ponte de R$ 4,60, cobrado apenas no sentido Niterói.



Ao contrário da Via Lagos, é difícil apontar pontos negativos no WR-V, a não ser a posição do apoio de braço do motorista que fica bem recuado em relação à posição do motorista, mas a dirigibilidade é excelente. 



Os instrumentos estão na posição correta para uma boa e rápida visibilidade. No lado direito, o computador de bordo com informações do funcionamento do carro, consumo e quilômetros percorridos, temperatura externa e econômetro.



O banco do motorista tem ajuste de altura e o volante multifuncional com controles de som, telefone e controle de velocidade de cruzeiro, vulgo "piloto automático", profundidade e altura. 



A visão da estrada é privilegiada e ajudada por pequenas janelas fixas nos cantos do painel, que deram um charme especial ao habitáculo. 



O design é outro ponto alto do WR-V
A frente se destaca pelo porte altivo e ao mesmo tempo agradavelmente agressivo marcado pela ampla grade, muito maior que a ir mais velha HR-V, ladeada pelos faróis de nevoeiro. 



O conjunto ótico saliente invade a lateral até metade do para-lamas, conta com luz diurna (DRL) em forma de bumerangue que garante a ideia de profundidade e oferece uma ótima iluminação noturna de Led reforçada pelos faróis de nevoeiro, igualmente de Led. 


A traseira ganhou um para-choques maior, quase 7 cm do que o da versão anterior e as lanternas são de Led. 


O porta-malas comporta 363 l.




O interior tem um bom acabamento. O painel e o volante de couro receberam delicadas molduras em alumínio anodisado. As laterais assim como o painel são cobertos de plástico de boa qualidade. O ar condicionado digital, com função de ajuste automático de temperatura, tem controles manuais no painel e por toque na tela multimídia de sete polegadas com conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto e navegador GPS. 



Conta ainda com câmera de ré, além de sensores de ré e dianteiros e bluetooth também presentes no volante.



No quesito segurança, o WR-V é um carro que inspira confiança. Tem direção elétrica assistida, seis air bags (na versão EXL, na LX tem apenas air bags frontais e na EX, airbags frontais e laterais), controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, vidros elétricos, faróis com acendimento automático, sensores de chuva, para-brisa dégradée, retrovisores rebatíveis, sistema de alerta de frenagem emergencial, ajuste de altura do facho dos faróis. 


As rodas são de 16" com pneus 195/60. 



O WR-V tem garantia de três anos. Os preços das três versões do WR-V:
LX   R$ 85.100,00
EX   R$ 92.100,00
ELX R$ 96.600,00















Um comentário:

  1. Boa reportagem! Gostaria de uma análise - e se possível uma comparação- entre os SUV médios disponíveis no Brasil (HR-V, ASX, Kicks, Tiggo 5 etc.)

    ResponderExcluir

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.