Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Coluna Mecânica Online


COLUNA MECÂNICA ONLINE® 


 20 | FEVEREIRO | 2021





*Indústria 4.0 – Os processos e componentes desse novo ciclo *


Segundo os especialistas o processo de introdução e aplicação dos conceitos de Indústria 4.0 só estarão completamente adaptados nos próximos 20 anos, ou seja, até 2040, então, vamos com calma, pois ainda estamos dando os primeiros passos.

A tecnologia sempre foi o fator determinante das revoluções industriais. Portanto, se novas tecnologias surgem, novas necessidades são criadas. Nesse cenário é importante deixar claro que a adaptação a novas tecnologias não é uma opção, é obrigatória!


Se uma indústria não utiliza as novas ferramentas que surgem no mercado, as suas concorrentes usarão, a produção não acompanhará o ritmo delas e seus clientes exigirão a mesma agilidade e qualidade na entrega.

Ao longo da história já passamos por três revoluções industriais – a produção mecânica, produção em massa e por último a produção automatizada, impulsionada por componentes eletrônicos e robóticos a partir da década de 1970.

Agora temos a transformação digital com a era das máquinas inteligentes integradas com a internet e programação à distância.


Sistemas de armazenamento e instalações de produção podem trocar informações de forma autônoma, desencadear ações e controlar processos sem a intervenção humana.

Eu lembro de uma estorinha que dizia que o futuro da manufatura seria o resultado do trabalho de uma máquina e de um cachorro. A máquina funcionando, fazendo sua atividade, enquanto o cachorro estava lá para não deixar ninguém chegar perto do equipamento, já pensou?

O principal desafio da indústria 4.0 é a adaptação em todos os aspectos culturais, administrativos e tecnológicos da empresa. A transformação do foco no produto em foco no cliente é a mudança de maior impacto e abrange diversos pontos cruciais da administração e produção.


A transformação da Indústria 4.0 passa pela estratégia, pessoas, culturas, processos, metas e estrutura organizacional.

A estratégia agora é criar a melhor solução para o cliente e não simplesmente o melhor produto; A preocupação com as necessidades das pessoas antes da criação apenas de novos produtos; Valorização das pessoas com a visão do cliente é uma meta mais importante que apenas fazer lançamentos de novos produtos; Os lucros e perdas agora giram nos clientes e não nos produtos.

Tudo isso trabalhando com a segurança de dados, capital empresarial, empregabilidade, privacidade e transparência.


Não temos outro caminho, tudo será digital. Os sistemas serão na nuvem – demanda através da internet; Grande quantidade de dados que precisarão de processamento cada vez mais rápido para análises, o famoso “big data” – volume, velocidade e variedade; Maior aplicação da inteligência artificial; Automação de processos industriais e a Internet das coisas – em nosso estilo de vida, como também na indústria (maior uso de sensores por exemplo); Mobilidade; Realidade aumentada; Biologia sintética e Sistemas ciber-físicos.

Inovar é preciso e a indústria 4.0 estará conectada com o digital e integração entre seus componentes / sistemas, de forma que a automação de processos vai depender de máquinas inteligentes, transmissão e análise das informações em tempo real, pois, quem tem informação tem poder.

Como a nossa coluna é publicada todos os dias 10, 20 e 30, só vltamos dia 10 de março. Um forte abraço e muito cuidado com essa pandemia.

Vídeos ilustrativos:

https://youtu.be/zhqYqKiwTVQ

https://youtu.be/0Au2aeJRDko

https://youtu.be/V8NBd5lKqm0

https://youtu.be/udUrDDLyKhM

https://youtu.be/kYLG5eXNh5I

Mecânica Online

Carro impopularÉ cada vez mais difícil para o trabalhador realizar a conquista da compra do seu veículo. O carro antes popular, agora fica novamente distante da renda das pessoas e também para a indústria tem ficado caro manter a produção de modelos assim.

Transporte por aplicativo - O melhor dos mundos seria a opção de escolha, mas com o surgimento das opções de veículos por aplicativos e os altos custos de aquisição e principalmente impostos, as pessoas passam a utilizar mais aplicativos para realizar seus deslocamentos.

Etanol caro – Dizer que a lei da procura e oferta faz o etanol subir de preço quando a gasolina aumenta parece até piada, de muito mal gosto. É automático, aumenta a gasolina e no mesmo instante aumenta o etanol, ficando sempre naquela faixa que nunca vai compensar abastecer com o etanol. Quem sofre com tudo isso é o cliente, que apesar de ser o rei na hora da compra, é tratado como palhaço sem ter nenhum direito justo que o proteja.

===============================================================

Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.