Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Grupo VW é oficialmente reintegrado ao Pacto Global da ONU. • Cinco anos após a crise das emissões de diesel, o Pacto Global das Nações Unidas decidiu reintegrar o Grupo Volkswagen • O principal fator decisivo foi a conclusão bem-sucedida do monitoramento feito pelos EUA

 

O Pacto Global da ONU confirmou a reintegração do Grupo Volkswagen como participante. Após um intervalo de cinco anos, o Grupo retorna à maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. O principal motivo para esta decisão foi a política de conformidade e integridade totalmente reconstruída do Grupo Volkswagen, como resultado da supervisão concluída com êxito pelo Departamento de Justiça dos EUA. O ambicioso programa de proteção climática do Grupo também foi bem recebido. Em 2025, o Grupo Volkswagen planeja cortar suas emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida de seu portfólio de automóveis de passageiros em 30% em comparação com 2015 e pretende ser neutro para o clima até 2050. Em 2016, a Volkswagen também nomeou um Conselho de Sustentabilidade independente.

Fundado em 2000 como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é um apelo às empresas em todo o mundo para que alinhem suas operações e estratégias com os Dez Princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Todas as empresas participantes são obrigadas a relatar publicamente uma vez por ano suas respectivas atividades para implementar os princípios. Para investidores e gestores de ativos no mercado de capitais, a participação é um critério importante em termos de investimento em ações e obrigações do Grupo Volkswagen.

O Grupo Volkswagen participava do Pacto Global da ONU desde 27 de agosto de 2002. No entanto, em função da crise de emissões de diesel, a empresa se retirou em novembro de 2015. Nos anos seguintes, o Grupo Volkswagen continuou seus relatórios em alinhamento com os requisitos do Pacto Global da ONU e explicou que buscaria o restabelecimento como uma questão de prioridade. Em novembro de 2020, o CEO do Grupo Volkswagen, Dr. Herbert Diess, finalmente solicitou formalmente a renovação da participação de sua empresa. O Grupo Volkswagen está agora mais uma vez oficialmente listado como um participante do Pacto Global da ONU. A empresa está atualmente trabalhando em um plano de reengajamento com o Pacto Global e publicará sua Comunicação de Progresso com base nisso.

Além do monitoramento e do compromisso com um programa abrangente de proteção do clima, outro passo particularmente importante que o Grupo Volkswagen deu após a crise de emissões de diesel foi a nomeação de um Conselho de Sustentabilidade independente com especialistas de renome internacional em 2016. Eles apoiam a empresa em sua transformação crítica e construtiva com recomendações públicas. O porta-voz do Conselho de Sustentabilidade é o Diretor Executivo fundador e ex-CEO do Pacto Global da ONU, Georg Kell. Sobre a reintegração do Grupo Volkswagen no Compacto, ele explicou:

“A retirada da Volkswagen do Pacto Global da ONU foi um passo drástico na esteira da crise do Diesel. Uma empresa que antes se sentia quase invencível foi publicamente excluída da respeitada comunidade empresarial das Nações Unidas. Não era apenas uma questão de prestígio. Era uma questão de orgulho. Desde então, a Volkswagen tem trabalhado para renovar a base de valor da empresa. A estratégia de eletrificação do Grupo colocou-o na vanguarda da transformação da indústria automobilística. A volta ao Pacto Global da ONU, portanto, deve ter o mesmo poder simbólico de sua exclusão há cinco anos. Mostra que a Volkswagen, embora longe de ser infalível, aprendeu com seus erros. É um momento para cada empregado da Volkswagen fazer uma pausa por um segundo e se orgulhar do que foi alcançado juntos.”

Membro do Conselho de Administração Hiltrud D. Werner defende o fortalecimento do Sistema de Gerenciamento de Conformidade Ambiental. Ela explica: “Entre os nossos princípios mais elevados está o cumprimento dos regulamentos, leis e compromissos voluntários, incluindo e particularmente no que diz respeito ao meio ambiente. Isso foi consagrado em nosso Sistema de Gestão de Conformidade Ambiental. É a base do nosso comportamento diário em todo o Grupo. Aqui, colocamos o foco em todo o ciclo de vida de nossos produtos e serviços, da produção ao uso até a reciclagem, e estabelecemos explicitamente metas, responsabilidades, diretrizes e processos. Para proteger nossa comunidade, clientes, empregados e, claro, o meio ambiente. Com a declaração de missão ambiental do Grupo ‘goTOzero’, demos o próximo passo importante para nos tornarmos uma empresa focada na sustentabilidade em todos os níveis como parte de nossa estratégia TOGETHER 2025+.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.