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sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Laranjinhas cariocas: os avanços do Rio de Janeiro com a micromobilidade. Há 10 anos, o Bike Rio é parte do cenário da cidade e recentemente lançou o maior projeto de e-bikes da América Latina. As laranjinhas já percorreram mais de 84 milhões de km, desde 2018, e em 2020 contribuíram com a economia de mais de 2 mil toneladas de CO²




O Rio de Janeiro está completando 456 anos e são diversos os motivos para adorar a cidade maravilhosa. Um dos serviços que conquistam diariamente mais cariocas, parte da paisagem da cidade, é o Bike Rio, sistema de bikes compartilhadas da Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, patrocinado pelo Itaú Unibanco. As laranjinhas vêm contribuindo desde 2011 com o trânsito da cidade e melhores condições de deslocamento das pessoas, levando o Rio de Janeiro para o caminho das cidades inteligentes e em 2018, o sistema passou por uma mudança na tecnologia, trazendo ainda mais melhorias e inovação aos usuários.

O Bike Rio registrou no último ano que 73% das viagens foram feitas em dias de semana, o que só comprova que cada vez mais pessoas estão utilizando a bike como meio de transporte que, além de contribuir com o afastamento social durante a pandemia, é um modal sustentável, econômico e prático. De abril de 2020 a janeiro de 2021, houve um aumento de mais de 500% de novos usuários.

A maior adesão de bikes impacta significativamente no planeta, somente em 2020, no Rio, mais de 2 mil toneladas de CO² foram economizadas, sendo que a cada tonelada emitida, é necessário o plantio de 7,14 árvores para que o planeta não sofra os danos causados por esta emissão. Ao longo do ano, foram mais de 30 milhões de quilômetros percorridos, distância suficiente para dar 750 voltas na Terra.

O maior projeto de e-bikes compartilhadas da América Latina
No final de setembro, a Tembici e o Itaú anunciaram o lançamento do primeiro projeto latino-americano de bikes elétricas compartilhadas em sistema de estações fixas. Após um mês de operação, em constante crescimento, o projeto já havia registrado, em um mesmo dia, mais de 3 mil viagens e em fevereiro deste ano, o recorde foi batido, com 4 mil viagens em um único dia, um crescimento de 45% do número de viagens desde o lançamento no fim de setembro.

“Já utilizava e amava o sistema antes do lançamento das e-bikes, tenho o plano anual, mas agora com a bike elétrica, faço ainda mais trajetos pela cidade sem esforço algum. Acho a inovação muito importante para o trânsito, ela facilita a vida de quem a usa e contribui para o meio ambiente, é um carro a menos em circulação”, comenta Luciana Teubner, usuária do Bike Rio.

A bike elétrica expande a possibilidade de uso diário, uma vez que facilita deslocamentos mais longos, com menos tempo e em diferentes relevos, exigindo menos esforço de quem pedala. Também por esta razão, ela permite a muitas pessoas, que antes combinavam diferentes modais em seus trajetos, usar agora apenas a bike para se locomover, resultando também em economia financeira. São ao todo mais de 500 e-bikes espalhadas pelas estações já existentes na capital carioca.

“A implementação de bicicletas elétricas traz um enorme ganho para o cenário de micromobilidade na América Latina e contribui para o reconhecimento da bicicleta como o modal mais eficiente para deslocamento nas cidades. Sabemos que grande parte dos trajetos que as pessoas fazem no dia a dia não passa de 5 km, distância que pode ser facilmente percorrida com esse modal e já estamos observando distâncias maiores acontecendo, ao analisar dados de devoluções e retiradas das e-bikes nas estações”, explica Marcella Bordallo, Gerente Regional da Tembici.


Liberação de bikes por QR Code
Em fevereiro, a Tembici divulgou a implementação de uma nova funcionalidade no Bike Itaú: a liberação de todas as bicicletas por meio de QR Code. A inovação vai ao encontro dos novos hábitos de cuidados pessoais exigidos durante a pandemia, uma vez que o usuário não precisa digitar os códigos no dock das estações para destravar a bicicleta, basta aproximar o celular, evitando contato com o equipamento.

Desde setembro de 2020, uma pequena parte das estações no Rio de Janeiro já funcionava com a funcionalidade em caráter de piloto, junto com o lançamento do maior projeto latino americano de bikes elétricas compartilhadas em sistemas de estações fixas. Agora, todo o sistema do Bike Rio conta com a novidade e já representa 42% dos desbloqueios sendo feitos pela função, que está disponível nas plataformas Android e iOS.

Higienização e cuidados com os usuários e cidade
Alinhado às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda a bicicleta como principal modal de transporte neste período de pandemia, a Tembici reforçou a higienização de todas as bikes e estações. Além da limpeza diária com álcool 70%, ainda no centro de operações da empresa, todas as bikes são lavadas com cloro diluído em água. Mesmo com a limpeza recorrente, a Tembici recomenda que os usuários também apliquem álcool em gel 70% nas mãos antes e depois de utilizar as bicicletas, além de fazer uso de máscara.

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