Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

AVIAÇÃO EM PAUTA: Boeing, NASA e United Airlines testam os benefícios do SAF em voo // Inovação da LATAM para atendimento de surdos é premiada e alcança marca de 16 mil atendimentos no Brasil // Qatar Airways celebra temporada de futebol com adesivo do Paris Saint-Germain em aeronaves Boeing 777 // KLM recria poltrona de avião nas cores LGBTQIA+ em ativação na Avenida Paulista // LATAM inaugura Amsterdam-Curitiba para transportar cerca de 100 toneladas de carga por semana entre Europa e Brasil // Aeroporto de Navegantes espera 40 mil passageiros durante feriado da Padroeira do Brasil, maior movimentação entre os dias 11 e 15 de outubro // Férias de verão: Flybondi reforça ofertas e oferece passagens a partir de R$ 424 para Buenos Aires. Empresa voa para a capital argentina saindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis

 

 Boeing, NASA e United Airlines testam os benefícios do SAF em voo

Everett, Washington – Em uma colaboração para fortalecer a sustentabilidade na aviação, a Boeing, em parceria com a NASA e a United Airlines, realizará testes em voos para avaliar como o combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) pode afetar os rastros de condensação e as emissões não relacionadas a carbono, além de reduzir o impacto climático do ciclo de vida do combustível.


O segundo ecoDemonstrator Explorer da Boeing, um 737-10 e de propriedade da United Airlines, voará com 100% de SAF e combustível de aviação convencional em tanques separados, alternando os combustíveis durante os testes.
 

A aeronave será seguida pelo DC-8 Airborne Science Lab da NASA, que medirá as emissões produzidas por cada tipo de combustível e partículas de gelo das trilhas de condensação. Como parte dos testes, satélites da NASA também vão captar imagens da formação de rastros.
 

O objetivo dos pesquisadores é entender como os combustíveis avançados, os projetos de combustão do motor e outras tecnologias podem reduzir o aquecimento atmosférico. Por exemplo, os testes vão avaliar como o SAF afeta as características dos rastros de condensação persistentes produzidos quando as aeronaves voam no ar frio e úmido. Embora o seu impacto total ainda não seja compreendido, algumas pesquisas sugerem que certos rastros podem reter calor na atmosfera.

 

A World Energy está fornecendo SAF de suas instalações em Paramount, na Califórnia, para os testes. Outras participações nos testes incluem:

  • A autoridade de aviação civil norte-americana (Federal Aviation Administration ou FAA, na sigla em inglês), que está fornecendo financiamento por meio do ASCENT Center of Excellence.
  • A GE Aerospace, que está fornecendo conhecimento técnico e financiamento do projeto.
  • O Centro Aeroespacial Alemão (Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt, ou DLR), que está fornecendo especialistas e instrumentação.

Este projeto constitui a fase mais recente de uma parceria de longo prazo entre a Boeing e a NASA para analisar como o SAF pode reduzir as emissões e permitir outros benefícios ambientais. Comparado ao combustível de aviação convencional, o SAF – fabricado a partir de uma série de matérias-primas obtidas de forma sustentável – pode reduzir as emissões em até 85% ao longo do ciclo de vida do combustível e oferece o maior potencial para reduzir o CO2 da aviação nos próximos 30 anos. O SAF também produz menos fuligem, o que pode melhorar a qualidade do ar próximo a aeroportos.

 

O que os parceiros de teste dizem:

  • “É uma honra colaborar com a NASA, a United Airlines e outros parceiros importantes em pesquisas que vão expandir o conhecimento sobre os benefícios do SAF além da redução das emissões de carbono”, disse Chris Raymond, Chief Sustainability Officer da Boeing. “Já resolvemos problemas difíceis antes e, se continuarmos tomando ações significativas, acredito que alcançaremos juntos um futuro aeroespacial mais sustentável.”
     
  • “Testes em voos são complexos e exigem muitos recursos, mas são a melhor forma de compreender como as inovações aeroespaciais sustentáveis afetam as mudanças nas trilhas de condensação e no clima”, afirma Rich Wahls, gerente de integração de missões da NASA para Parcerias Nacionais de Voos Sustentáveis. “É por isso que disponibilizamos o DC-8 da NASA para apoiar essa colaboração, quando dados valiosos do voo serão coletados, melhorando nossos modelos preditivos.”
     
  • “A colaboração entre Boeing, NASA e United tem o potencial não apenas de nos ajudar a compreender melhor as trilhas de condensação, mas também fornecer informações sobre o que nossa transição para SAF pode oferecer além das reduções de gases com efeito de estufa”, disse Lauren Riley, diretora de sustentabilidade da United.
     
  • “Nós, da GE Aerospace, apoiamos com orgulho essa colaboração pioneira em pesquisa que vai expandir nosso conhecimento científico sobre o impacto do SAF nas emissões para um futuro da aviação mais sustentável”, disse Mohamed Ali, vice-presidente de engenharia da GE Aerospace.
     
  • “Para que a aviação minimize o impacto ambiental, precisamos de uma forte cooperação internacional. O Centro Aeroespacial Alemão tem décadas de experiência em pesquisa sobre o impacto climático do sistema de aviação, com avanço da tecnologia de medições e simulações”, afirma Markus Fischer, membro do conselho do DLR para Aeronáutica. “Essa cooperação transatlântica está agora em uma nova fase, reforçando o compromisso internacional para reduzir o impacto ambiental dos efeitos da emissão de CO2 e outras emissões da aviação.”

O programa ecoDemonstrator da Boeing foi ampliado este ano para incluir aeronaves Explorer com foco em projetos de testes específicos de curto prazo. A Boeing e a NASA realizaram testes de emissões do SAF em solo com uma aeronave 737-9 da Alaska Airlines em 2021 e em jatos em teste em voo com o ecoDemonstrator 777-200ER e o 787-10 em 2022. A Boeing se comprometeu a entregar aeronaves comerciais compatíveis com 100% SAF até 2030.

 

O 737-10 é o maior avião da família 737 MAX de corredor único da Boeing, que oferece redução do consumo de combustível e das emissões em 20% em comparação às aeronaves que substitui.



Inovação da LATAM para atendimento de surdos é premiada e alcança marca de 16 mil atendimentos no Brasil


São Paulo - A LATAM Brasil foi reconhecida nesta terça-feira (10/10) no XXIII Prêmio ABT, a maior premiação do País dedicada às melhores práticas de marcas que buscam a excelência no relacionamento com o cliente. Dentre os 230 cases cadastrados na edição deste ano, apenas 70 foram escolhidos. A LATAM foi destaque na categoria “Diversidade e Inclusão” graças a sua Central Online de Intérpretes de Libras, do ICOM

A LATAM é a única companhia aérea do Brasil a atender clientes surdos em site e aeroportos com Central Online de Intérpretes de Libras desde dezembro de 2022. A inovação foi desenvolvida pelo LATAM Labs (núcleo de open innovation da companhia aérea) em parceria com o AME Lab (laboratório de tecnologia assistiva) e já alcançou a marca de 16 mil atendimentos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) no site da LATAM, no contact center e em todos os 55 aeroportos atendidos pela empresa no Brasil.

 

Francisco Assis (coordenador de Inovação), Rafael Morasco (coordenador sênior de Outsourcing), Gercino Soares (analista sênior de Inovação), Silmara Moraes (analista pleno de capacidade operacional) e Yara Freitas (supervisora de Outsourcing) receberam o Prêmio ABT em nome da LATAM Brasil (Crédito: Divulgação LATAM)

 

COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO EM LIBRAS DA LATAM

 

Seja nos aeroportos ou nos canais online da LATAM, o cliente surdo tem acesso a um atendimento automático e interativo em Libras dentro do ambiente digital do ICOM e pode esclarecer de forma simples e rápida suas dúvidas mais frequentes sobre check-in, bagagem e documentos para viagem. 


Caso tenha uma questão específica, o usuário tem a opção de se conectar por meio de uma videochamada com um intérprete de Libras, que fará contato com o atendente da LATAM para a tradução simultânea, online e humanizada.

 

A inovação digital da LATAM está disponível 24 horas de segunda-feira a domingo. O projeto foi desenvolvido pelo LATAM Labs, o núcleo de open innovation da LATAM, em parceria com o AME Lab, o laboratório de tecnologia assistiva da AME, onde nasceu o ICOM.

 

Vale reforçar que o novo processo de atendimento de surdos não desativa o uso do TDD (sigla em inglês para Aparelho Telefônico para Surdos), que também é realizado com intermédio de um intérprete.


Qatar Airways celebra temporada de futebol com adesivo do Paris Saint-Germain em aeronaves Boeing 777

Ação marca mais um ano da forte parceria entre a Qatar Airways e o PSG

DOHA, Catar – Como a companhia aérea parceira oficial da equipe Paris Saint-Germain (PSG), a Qatar Airways exibiu uma nova pintura em homenagem ao time em um de seus Boeing 777. A ação marca mais um ano da forte parceria entre a Qatar Airways e o PSG, criando uma experiência ainda mais emocionante para fãs de todo o mundo.

Agora, os torcedores poderão voar com a Qatar Airways, eleita por sete vezes a melhor companhia aérea do mundo, com ainda mais emoção para ver os 11 vezes campeões franceses competirem no Estádio Parc des Princes, em Paris. A Qatar Airways Holidays ainda está oferecendo pacotes flexíveis para assistir aos jogos e testemunhar alguns dos melhores momentos do futebol, incluindo ingressos, voos, acomodação e muito mais. Para mais detalhes, visite:

https://www.qatarairways.com/en-qa/sponsorship/paris-saint-germain.html 

A Qatar Airways continua empenhada em apoiar o esporte a nível mundial, ajudando os torcedores a viajarem para seus eventos favoritos em todo o mundo.

Confira o resultado da pintura a seguir:

KLM recria poltrona de avião nas cores LGBTQIA+ em ativação na Avenida Paulista

Público poderá mostrar seu orgulho, tirar fotos, gravar vídeos para as redes sociais e concorrer a uma viagem para Amsterdã, na Holanda

Ação terá uma atmosfera divertida e colorida para o público demonstrar seu orgulho

São Paulo – A KLM promoverá uma ativação que visa dar visibilidade e impulsionar a inclusão, proporcionando um momento para celebrar as cores do orgulho com a comunidade LGBTQIA+. A iniciativa “Lugar de Orgulho KLM - A diversidade te leva mais longe” convida o público a compartilhar seu apoio à causa entre os dias 12 e 15 de outubro, no Shopping Cidade São Paulo, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo (SP).

A ação contará com um assento da KLM em um espaço personalizado com as cores da bandeira LGBTQIA+, em uma atmosfera divertida e colorida, criada especialmente para o público demonstrar seu orgulho, tirar fotos e gravar vídeos para as redes sociais (acompanhados das hashtags #LugarDeOrgulho e #KLM). 

Quem passar pelo local poderá, ainda, concorrer a uma viagem* para Amsterdã em 2024 com direito a acompanhante. O sorteio será realizado no domingo (15/10), às 23h, e a pessoa vencedora será anunciada na segunda-feira (16/10). 

Entre as oportunidades de turismo em Amsterdã no próximo ano, quem viajar terá a chance, por exemplo, de participar da próxima edição do Pride Amsterdam, o tradicional festival do orgulho na capital holandesa que acontece sempre em agosto.

Participantes poderão tirar fotos e gravar vídeos para as redes sociais, acompanhados das hashtags #LugarDeOrgulho e #KLM

O espaço também trará uma linha do tempo que mostra o envolvimento da KLM com o tema. A empresa tem um histórico de apoio à causa LGBTQIA+ desde 1998, quando patrocinou o Gay Games de Amsterdã.

“Desde então, temos realizado diversas ações, incluindo patrocínio de eventos, campanhas publicitárias, apoio a funcionários e iniciativas de responsabilidade social”, destaca Sylvain Mathias, diretor Comercial do Grupo Air France-KLM na América do Sul. 

“Estamos comprometidos em promover a diversidade e a inclusão, independentemente da orientação sexual ou identidade de gênero, pois acreditamos que todos devem ser tratados com respeito e dignidade”, completa.

A ação é idealizada em conjunto com a agência Hands. “Acreditamos que uma ativação como esta é uma ferramenta poderosa para provocar emoções e gerar conexões. Nosso objetivo é criar campanhas que sejam memoráveis e que gerem um impacto positivo na vida das pessoas”, ressalta Marcelo Lenhard, CEO da Hands.ag.

"Lugar de Orgulho KLM - A diversidade te leva mais longe" acontecerá entre 12 e 15 de outubro, no Shopping Cidade São Paulo

Apoio à ONG Casarão Brasil

Neste ano, a companhia também assinou um acordo de cooperação com a ONG Casarão Brasil, que oferece suporte e moradia à comunidade LGBTQIA+, incluindo refugiados. A organização conta também com o apoio do Consulado Holandês em São Paulo (SP).

A luta por visibilidade, respeito e pela conquista de direitos move a comunidade LGBTQIA+ todos os dias, há décadas. De iniciativas individuais a grandes manifestações coletivas pelo orgulho, as formas de se buscar isso estão refletidas de diferentes maneiras. “Sabemos que muitos avanços ainda são necessários, e prestamos a nossa contribuição continuamente com iniciativas concretas e a sensibilização da sociedade. Na KLM, damos asas à diversidade há mais de 20 anos, com base em uma história de luta reconhecida pela comunidade LGBTQIA+, como a Revolta de Stonewall, em 1969”, comenta Julia de Medeiros Pinto, gerente de Marketing e Comunicação do Grupo Air France-KLM na América do Sul.

Serviço

Lugar de Orgulho - A diversidade te leva mais longe

Local: Shopping Cidade São Paulo – Avenida Paulista, 1230 – São Paulo (SP)
Data: 12 a 15 de outubro de 2023
Horário: 10h00 às 22h00


LATAM inaugura Amsterdam-Curitiba para transportar cerca de 100 toneladas de carga por semana entre Europa e Brasil

 

São Paulo - A LATAM Cargo, unidade de transporte de cargas do grupo LATAM, acaba de inaugurar a rota cargueira Amsterdam-Curitiba com dois voos semanais, às terças e sábados, a bordo de aeronaves Boeing 767-300F. A ampliação da conectividade facilita a importação no Sul do Brasil de cerca de 100 toneladas semanais de cargas provenientes da Europa, tornando mais dinâmico o transporte de fármacos e cargas gerais com voos diretos entre as duas regiões.

"Cada rota cargueira que a LATAM inaugura é uma nova porta para o comércio do mundo com o Brasil. Nos últimos anos, temos ampliado nossa conectividade no País, principalmente com a América. Agora, conectamos com mais eficiência e agilidade também o mercado europeu com o Sul do Brasil. Esses investimentos são resultados de uma LATAM mais eficiente e competitiva, que reafirma diariamente o seu compromisso com o Brasil", afirma Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo no Brasil.

 

LATAM CARGO TEM A MAIOR CONECTIVIDADE DO BRASIL


Atualmente, a LATAM Cargo atende 53 destinos no Brasil e conecta o País com outros 19 no exterior. A empresa realiza os seus transportes em aeronaves cargueiras e no porão de 90% da frota de aeronaves de passageiros da LATAM. Em todo o mundo, o grupo LATAM opera atualmente uma frota de 18 aeronaves cargueiras dos modelos Boeing 767-300F e BCF. Nos últimos três anos, a companhia estreou outras três operações cargueiras inéditas no Brasil:Miami-São José dos Campos, Miami-Florianópolis e Cidade do México-Recife.

Como resultado no Brasil, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a LATAM Cargo é a atual líder do transporte internacional de cargas aéreas se considerada a operação somada de todas as suas subsidiárias com atuação no País: LATAM Brasil, LAN Chile, LAN Peru, ABSA e LAN Cargo.



Boeing amplia investimentos estratégicos no Brasil e inaugura Centro de Engenharia e Tecnologia no país



São José dos Campos – A Boeing anunciou hoje a abertura de seu Centro de Engenharia e Tecnologia no Brasil em São José dos Campos (SP), cidade que abriga a empresa desde 2014. O centro é um dos 15 da companhia espalhados pelo mundo que desenvolvem tecnologia de ponta para impulsionar a inovação aeroespacial. Os cerca de 500 engenheiros da Boeing baseados no Brasil trabalham em várias áreas dando suporte para diversos tipos de aeronaves, atuais e futuras.

"A parceria de longa data da Boeing com o Brasil remonta a mais de 90 anos e, durante esse período, colaboramos com a indústria aeroespacial e a comunidade brasileira para aproveitar as incríveis habilidades técnicas e capacidades de resolução de problemas dos engenheiros brasileiros", disse Lynne Hopper, vice-presidente de Engenharia, Estratégia e Operações da Boeing. "Sua expertise fortalece nosso compromisso com a excelência em engenharia e nos posiciona para enfrentar os desafios da próxima geração em nossa indústria."

Durante o evento com colaboradores e parceiros-chave, a Boeing divulgou uma série de novos investimentos estratégicos no Brasil.

 

A empresa assinou um Memorando de Entendimento com o governo do estado de São Paulo com foco no desenvolvimento tecnológico aeroespacial. Entre os principais objetivos, estão:

  • Desenvolver a capacitação em engenharia aeroespacial, incluindo na educação voltada à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
  • Promover uma agenda conjunta de industrialização e inovação.
  • Aprimorar e fortalecer o fluxo de talentos em todo o ecossistema aeroespacial, com foco específico no aumento da diversidade.

“São Paulo tem todas as condições de fortalecer o desenvolvimento tecnológico aeroespacial, importante segmento que movimenta a economia paulista. Com isso, queremos gerar mais emprego e renda para nosso estado, um dos principais propósitos da parceria com a iniciativa privada, diretriz do governador Tarcísio de Freitas”, afirma Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

 

Juntamente com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Boeing anunciou um financiamento de projeto de sustentabilidade que extende a parceria para desenvolver a terceira fase do banco de dados SAFMaps que permite entender a viabilidade dos insumos mais promissores para produção de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF, na siga em inglês) em áreas específicas no Brasil.

“Apoiado pela Boeing, o desenvolvimento do SAFMaps como uma inovadora plataforma web da Unicamp está focado em ajudar a acelerar a produção de SAF no Brasil. O projeto, liderado pela universidade, inclui atualmente 13 estados brasileiros com maior potencial de produção de biomassa. Integra também informações essenciais sobre potenciais matérias-primas, alinhando-se assim às regulamentações internacionais que visam reduzir as emissões de gases de efeito estufa com o objetivo de alcançar uma aviação ainda mais sustentável”, disse Arnaldo Wagner, professor de Engenharia Mecânica e líder do projeto.
 

A Boeing também anunciou o primeiro programa de estágio da empresa no Brasil, voltado para estudantes do último ano de engenharia. Os estagiários aplicarão conhecimentos por meio de projetos em um ambiente global e multicultural, com orientação de profissionais experientes. A iniciativa está alinhada com a estratégia global da empresa de contribuir para a excelência em engenharia nos países onde atua.
 

“Queremos oferecer o melhor programa de estágio do Brasil para estudantes que desejem construir uma carreira sólida e de destaque na indústria aeroespacial. O Brasil tem um rico histórico na aviação, contando com universidades que são referência no setor de engenharia”, disse Humberto Pereira, diretor do Centro de Engenharia e Tecnologia.
 

Ao longo dos anos, a Boeing tem colaborado ativamente com o fortalecimento do ecossistema aeroespacial do Brasil em várias frentes, incluindo:

  • Obtenção de mais de 30 patentes através da equipe do Centro de Pesquisa da Boeing desde sua instalação no país em 2012.
  • A empresa investiu mais de US$ 5 milhões em parcerias com instituições voltadas ao ensino de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), impactando cinco milhões de estudantes e treinando milhares de professores.
  • Na área de sustentabilidade, a Boeing trabalha há mais de dez anos em colaboração com universidades, instituições públicas e organizações não-governamentais para viabilizar a descarbonização do setor aeroespacial.
  • Esse trabalho tem foco especial em combustíveis sustentáveis de aviação, reconhecendo o papel pioneiro e expertise do país em biocombustíveis.
  • A empresa também investiu dois milhões de dólares em iniciativas que maximizam benefícios sociais, econômicos e ambientais para as comunidades envolvidas no desenvolvimento de matérias-primas para produzir combustíveis sustentáveis de aviação.
  • Trabalhar ao lado da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) em projetos de segurança operacional.

“Nossos investimentos no Brasil são amplos e refletem o fato de que a Boeing considera o país um parceiro estratégico para solucionar alguns dos maiores desafios da indústria aeroespacial do mundo”, afirma Landon Loomis, Presidente para América Latina e Caribe e Vice-Presidente de Políticas Globais da Boeing. "Ao expandir nossa colaboração com o Brasil, o país também poderá desempenhar um papel ainda mais relevante no atendimento à demanda global por aviões nos próximos 20 anos, que estimamos ser de US$ 8 trilhões.

Veja mais sobre a história da Boeing no Brasil aqui.



LATAM capacita 80 agentes de viagem em Brasília para ampliar oportunidades do turismo nacional

 


 

São Paulo, 10 de outubro de 2023 - A LATAM realizou nesta segunda-feira (9/10) o seu segundo road show para agentes de viagem no Brasil. Um dos principais hubs (centro de conexões) da companhia foi a sede do encontro que busca criar oportunidades e capacitar os parceiros da LATAM sobre os seus produtos e serviços. Desta forma, Brasília (DF) abrigou a segunda edição do evento que capacitou 80 agentes de viagem. O primeiro road show da LATAM havia sido realizado em agosto, em Porto Alegre (RS).
 


Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, reforçou a importância do encontro que em breve acontecerá em outras cidades do Brasil. “Foi fundamental desembarcar em um dos nossos principais hubs no Brasil para capacitar mais 80 agentes de viagem que vendem os nossos produtos na capital federal. Brasília é uma base chave para as operações da LATAM e essa proximidade com o trade local nos ajuda a abrir mais oportunidades para o turismo nacional”.

 

Os 80 agentes de viagem convidados para o road show no B Hotel foram capacitados por especialistas LATAM. O encontro contou ainda com a presença de Camila Belinelli e Bianca Schimpl, heads de Vendas da LATAM Brasil, além do sorteio de passagem aérea doméstica para qualquer um dos 55 destinos da empresa no Brasil.

 

Brasília foi escolhida pela LATAM para a realização de seu segundo road show ao trade brasileiro
Crédito: Divulgação LATAM

 

OPERAÇÕES DA LATAM EM BRASÍLIA

 

Brasília é um importante hub (centro de conexões) da LATAM. Atualmente, a companhia opera voos entre a capital federal e os aeroportos de São Paulo/Guarulhos (42 voos semanais), Belo Horizonte/Confins (11 voos semanais), Recife (14 voos semanais), Rio de Janeiro/Santos Dumont (40 voos semanais), Fortaleza (21 voos semanais), Natal (7 voos semanais), Porto Alegre (16 voos semanais), São Paulo/Congonhas (68 voos semanais), Cuiabá (7 voos semanais), Goiânia (13 voos semanais), Porto Velho (7 voos semanais), Palmas (7 voos semanais), Manaus (14 voos semanais), Rio Branco (7 voos semanais), Maceió (7 voos semanais), Salvador (17 voos semanais), Belém (10 voos semanais), Macapá (10 voos semanais), João Pessoa (8 voos semanais), Vitória (7 voos semanais), Teresina (14 voos semanais), Florianópolis (6 voos semanais), Aracaju (7 voos semanais), Curitiba (12 voos semanais), Campo Grande (10 voos semanais), São Luís (7 voos semanais), Imperatriz (7 voos semanais), Rio de Janeiro/Galeão (7 voos semanais), Marabá (7 voos semanais), Boa Vista (7 voos semanais), Santarém (7 voos semanais), Porto Seguro (7 voos semanais), Sinop (7 voos semanais) e Lima, no Peru (7 voos semanais).

 

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DA CONECTIVIDADE DA LATAM

Após a pandemia de Covid-19, a LATAM se tornou mais eficiente e competitiva, abrindo 11 novos destinos no Brasil desde 2021: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). 

Essa ampliação permitiu à LATAM alcançar o seu recorde de 55 destinos no País. Além disso, em 2023 a empresa ampliou o seu acordo de codeshare com a Voepass para viabilizar e oferecer em latam.com passagens aéreas para pelo menos mais 16 destinos regionais no Brasil.
 

No mercado internacional, a LATAM é a aérea que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 destinos no exterior. Em 2023, a LATAM inaugurou as rotas Brasília-Lima, Porto Alegre-Santiago, São Paulo-Los Angeles e São Paulo-Joanesburgo, e voltou a conectar o Brasil com Melbourne (via Santiago) e Caracas (via Lima). 


Ainda neste ano, vai inaugurar as rotas Belo Horizonte-Santiago e Florianópolis-Santiago, além de começar a conectar o Brasil com Aruba, Havana e Atlanta (todos via Lima).

 

Anualmente, a LATAM transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais.


KLM recria poltrona de avião nas cores LGBTQIA+ em ativação na Avenida Paulista

Público poderá mostrar seu orgulho, tirar fotos, gravar vídeos para as redes sociais e concorrer a uma viagem para Amsterdã, na Holanda


São Paulo – A KLM promoverá uma ativação que visa dar visibilidade e impulsionar a inclusão, proporcionando um momento para celebrar as cores do orgulho com a comunidade LGBTQIA+. 

A iniciativa “Lugar de Orgulho KLM - A diversidade te leva mais longe” convida o público a compartilhar seu apoio à causa entre os dias 12 e 15 de outubro, no Shopping Cidade São Paulo, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo (SP).

A ação contará com um assento da KLM em um espaço personalizado com as cores da bandeira LGBTQIA+, em uma atmosfera divertida e colorida, criada especialmente para o público demonstrar seu orgulho, tirar fotos e gravar vídeos para as redes sociais (acompanhados das hashtags #LugarDeOrgulho e #KLM). Quem passar pelo local poderá, ainda, concorrer a uma viagem* para Amsterdã em 2024 com direito a acompanhante. 

O sorteio será realizado no domingo (15/10), às 23h, e a pessoa vencedora será anunciada na segunda-feira (16/10). Entre as oportunidades de turismo em Amsterdã no próximo ano, quem viajar terá a chance, por exemplo, de participar da próxima edição do Pride Amsterdam, o tradicional festival do orgulho na capital holandesa que acontece sempre em agosto.

Particpantes poderão tirar fotos e gravar vídeos para as redes sociais, acompanhados das hashtags #LugarDeOrgulho e #KLM

O espaço também trará uma linha do tempo que mostra o envolvimento da KLM com o tema. A empresa tem um histórico de apoio à causa LGBTQIA+ desde 1998, quando patrocinou o Gay Games de Amsterdã.

“Desde então, temos realizado diversas ações, incluindo patrocínio de eventos, campanhas publicitárias, apoio a funcionários e iniciativas de responsabilidade social”, destaca Sylvain Mathias, diretor Comercial do Grupo Air France-KLM na América do Sul. “Estamos comprometidos em promover a diversidade e a inclusão, independentemente da orientação sexual ou identidade de gênero, pois acreditamos que todos devem ser tratados com respeito e dignidade”, completa.

A ação é idealizada em conjunto com a agência Hands. “Acreditamos que uma ativação como esta é uma ferramenta poderosa para provocar emoções e gerar conexões. Nosso objetivo é criar campanhas que sejam memoráveis e que gerem um impacto positivo na vida das pessoas”, ressalta Marcelo Lenhard, CEO da Hands.ag.

"Lugar de Orgulho KLM - A diversidade te leva mais longe" acontecerá entre 12 e 15 de outubro, no Shopping Cidade São Paulo

Apoio à ONG Casarão Brasil

Neste ano, a companhia também assinou um acordo de cooperação com a ONG Casarão Brasil, que oferece suporte e moradia à comunidade LGBTQIA+, incluindo refugiados. A organização conta também com o apoio do Consulado Holandês em São Paulo (SP).

A luta por visibilidade, respeito e pela conquista de direitos move a comunidade LGBTQIA+ todos os dias, há décadas. De iniciativas individuais a grandes manifestações coletivas pelo orgulho, as formas de se buscar isso estão refletidas de diferentes maneiras. “Sabemos que muitos avanços ainda são necessários, e prestamos a nossa contribuição continuamente com iniciativas concretas e a sensibilização da sociedade. Na KLM, damos asas à diversidade há mais de 20 anos, com base em uma história de luta reconhecida pela comunidade LGBTQIA+, como a Revolta de Stonewall, em 1969”, comenta Julia de Medeiros Pinto, gerente de Marketing e Comunicação do Grupo Air France-KLM na América do Sul.

Serviço

Lugar de Orgulho - A diversidade te leva mais longe

Local: Shopping Cidade São Paulo – Avenida Paulista, 1230 – São Paulo (SP)
Data: 12 a 15 de outubro de 2023
Horário: 10h00 às 22h00


Aeroporto de Navegantes espera 40 mil passageiros durante feriado da Padroeira do Brasil, maior movimentação entre os dias 11 e 15 de outubro

Navegantes - O Aeroporto Internacional de Navegantes está se preparando para receber uma grande movimentação de passageiros durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida - que também é o Dia das Crianças - comemorado em 12 de outubro. O feriado, que caiu em uma quinta-feira, ofereceu a possibilidade para muitos brasileiros emendarem a sexta-feira, o que anima o setor de transporte aéreo e de turismo.

De acordo com projeções da CCR Aeroportos, concessionária responsável pela administração de NVT, aproximadamente 40 mil passageiros devem embarcar e desembarcar no Aeroporto de Navegantes entre os dias 11 e 15 de outubro de 2023.


"Estamos empenhados para garantir que o aeroporto esteja pronto para receber um grande número de pessoas durante o feriado de 12 de outubro. Reforçamos nossas equipes, implementamos medidas de segurança e agilizamos os processos de atendimento para proporcionar a melhor experiência possível para todos os passageiros", conta Sadi Peixoto, gerente do Aeroporto de Navegantes.

Orientações

Antes de embarcar em uma viagem aérea doméstica, é fundamental que os passageiros estejam preparados e cientes das orientações para garantir uma experiência tranquila e segura. Nesse sentido, aqui estão algumas das principais recomendações a serem seguidas antes de voos domésticos:

A administração do aeroporto alerta as pessoas que têm viagem marcada sobre as medidas essenciais para uma viagem tranquila. Antes de sair rumo ao aeroporto, o passageiro deve certificar-se de que está com um documento de identificação válido, a fim de evitar contratempos durante o processo de check-in.

Falando em check-in, a opção de realizar o check-in online, sempre que possível, é altamente recomendada. Muitas companhias aéreas oferecem essa facilidade, o que não apenas economiza tempo no aeroporto, mas também proporciona maior comodidade aos passageiros.

No que diz respeito à bagagem, é essencial verificar as políticas de bagagem da companhia aérea que o passageiro escolheu para o voo, especialmente quanto aos limites de peso e dimensões estabelecidos para a bagagem de mão e a bagagem despachada. Além disso, é aconselhável etiquetar sua bagagem com informações de contato atualizadas, a fim de facilitar a localização em caso de extravio.

A segurança nos aeroportos é uma prioridade, e os passageiros devem estar preparados para passar pelo controle de segurança. Isso geralmente envolve a retirada de eletrônicos e líquidos da bagagem de mão, bem como passar pelos detectores de metais. Cumprir estas diretrizes é fundamental para garantir um ambiente seguro para todos.

Em relação aos horários, é aconselhável chegar ao aeroporto com antecedência suficiente, geralmente, pelo menos, duas horas antes do horário de partida programado. Isso ajuda a evitar contratempos, como filas demoradas no check-in e no controle de segurança, permitindo que você embarque no voo de maneira mais tranquila.

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.


Avianca é a companhia aérea mais pontual do mundo pelo quarto mês no ano, segundo Cirium




Bogotá - Pelo quarto mês em 2023, de acordo com o ranking Cirium (empresa líder mundial em análise de dados de voos), a Avianca foi reconhecida como a companhia aérea global mais pontual do mundo em setembro, com mais de 17 mil voos operados e um indicador OTP (On Time Performance) de 89,9%. Ao longo do ano, a companhia permaneceu consistentemente entre as cinco primeiras, ocupando o segundo lugar em julho e o primeiro em agosto e setembro.

"Esse marco demonstra, sem dúvida, a dedicação e a disciplina de mais de 13 mil pessoas que dão tudo de si todos os dias para garantir que nossos clientes cheguem com segurança, no horário e com toda a bagagem ao seu destino. Os números falam por si: não só mantivemos a primeira colocação como também aumentamos nosso indicador de pontualidade em três pontos em relação a agosto, chegando a 89,9% em setembro. Agora estamos focados em nos preparar para a operação da temporada de final de ano, que terá um aumento significativo de capacidade, para o qual precisaremos do trabalho em equipe de todos os atores do setor", disse Frederico Pedreira, CEO Adjunto da Avianca.

A Avianca indicou que, com a declaração da autoridade na Colômbia de aumentar a capacidade para 74 operações por hora - número de decolagens e pousos - na temporada de verão no aeroporto El Dorado, é essencial que todos os participantes do setor trabalhem juntos para oferecer um serviço consistente e pontual.

 

Férias de verão: Flybondi reforça ofertas e oferece passagens a partir de R$ 424 para Buenos Aires. Empresa voa para a capital argentina saindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis




Buenos Aires - As férias de verão estão quase chegando, e a Flybondi, primeira companhia aérea low cost da Argentina, apresenta suas ofertas de voos para o Brasil. Vale lembrar que a empresa incorporou 3 aeronaves no último mês e já conta com uma frota de 15 aviões, o que lhe permite reforçar a sua rede de conectividade.


A Flybondi possui 3 rotas entre o Brasil e Buenos Aires: a Florianópolis, que a partir de dezembro passa a ter um voo diário; Rio de Janeiro, que hoje opera três voos diários, de segunda a domingo; e São Paulo, com voos todos os dias da semana. Durante o mês de janeiro haverá um novo aumento das rotas: serão quatro voos por dia até o Rio de Janeiro e três voos por dia até Floripa.


Em relação às tarifas, em dezembro há voos com preço final por trecho a partir de R$ 455 para voar de Florianópolis a Buenos Aires, R$ 489 do Rio de Janeiro a Buenos Aires e R$ 424 de São Paulo à capital argentina.


“Para esta temporada de verão, observamos uma tendência crescente de demanda dos passageiros nos três destinos brasileiros em que operamos”, disse Federico Pastori, Diretor Comercial da Flybondi. E acrescentou: “Nosso objetivo é adicionar mais frequências.”


A Flybondi em números:

  • Tem uma frota de 15 aviões Boeing 737-800 NG com 189 assentos de classe única

  • Voa para 17 destinos na Argentina: Buenos Aires, Bariloche, Corrientes, Córdoba, Comodoro Rivadavia, El Calafate, Jujuy, Mendoza, Neuquén, Posadas, Iguazú, Salta, Santiago del Estero, Trelew, Tucumán, Puerto Madryn e Ushuaia

  • Atualmente voa para três destinos no Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis

  • Possui market share de 21% no mercado doméstico e de 5% no mercado internacional (agosto de 2023).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.