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segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Manaus recebe primeiro ônibus 100% elétrico Marcopolo Attivi Integral. E no Rio de Janeiro, onde 40% da frota não tem ar condicionado?


Caxias do Sul (RS) – Como parte do compromisso contínuo com a melhoria do transporte público na cidade de Manaus, o prefeito David Almeida, apresentou no dia 27 de setembro, para a comunidade o ônibus 100% elétrico Attivi Integral, produzido pela Marcopolo. 


Entretanto, no Rio de Janeiro, os empresários de ônibus continuam prestando um serviço de má qualidade, sem cumprir acordos com a prefeitura, com ônibus ruins e 40% sem ar condicionado. Na verdade, e isso é voz corrente no Rio, a cidade não possui uma rede de metrô eficiente, como São Paulo, por influência das empresas de ônibus. (Nota de Redação do Blog)

 

“Iniciamos, em junho, um programa de demonstrações do Attivi em algumas cidades brasileiras, como São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Ponta Grossa, entre outras. Agora, o modelo está sendo mostrado em Manaus, importante mercado para a Marcopolo”, destacou Alexandre Cervelin, gerente comercial responsável pelas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte da Marcopolo. Segundo ele, o veículo proporciona benefícios e vantagens à população da capital amazonense e ao meio ambiente.

 

O Marcopolo Attivi Integral é um modelo que conta com a aplicação da tecnologia nacional e o conhecimento da engenharia brasileira, sem deixar de lado a expertise mercadológica das sete décadas de atuação da Marcopolo.

 

O modelo, que pode ter até 13.000 mm de comprimento total, possui chassi Low Entry, equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.300 Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 396 kWh e autonomia entre 250 e 280 km (dependendo das condições de utilização).




Para maior conforto e segurança dos passageiros, conta com de ar-condicionado incorporado ao sistema de refrigeração das baterias, com preparação para a instalação do microfone, câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, além de câmera interna de segurança com gravação. Possui espaço reservado para PcD e assentos preferenciais, iluminação interna toda em LED, faróis e sinaleiras traseiras em LED e cabine de separação para o motorista.

 

Ficha Técnica Attivi

 

Chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg

Capacidade – até 80 passageiros

Autonomia de até 280 km e tempo de carga de até 4 horas

Modelo de Plug de carregamento utilizado no chassi PLUG CCS 2

Motor de tração Central com potência de 350 KW e torque de 3.300 Nm

Capacidade do eixo dianteiro - 7,6 mil kg

Capacidade do eixo traseiro 13,0 mil kg

Comprimento – até 13 m

Largura – 2,55 m

Freios a disco com ABS/EBS (Door Brake)

Direção eletro-hidráulica

Suspensão pneumática

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