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terça-feira, 10 de outubro de 2023

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira





Paul McCartney no Brasil



Paul McCartney anunciou mais um show da turnê “Got Back” na Arena MRV, em Belo Horizonte. Agora, o novo estádio do Atlético receberá duas apresentações do cantor e compositor britânico. Além do show dia 3 de dezembro, o ex-Beatle também se apresentará no dia 4 de dezembro.



A venda de ingressos para a nova data começa dia 10 de outubro, às 12h, no site da Eventim e às 13h, na bilheteria da Arena MRV. A venda para sócios do estádio e donos de cadeiras cativas já foi iniciada. Os valores dos bilhetes variam entre R$240 e R$990.

Esta será a terceira vez que Paul McCartney vem para Belo Horizonte. A primeira, em 2013, aconteceu no lançamento de sua turnê global Out There. Depois, em 2017, o ex-Beatle retornou à capital mineira para um novo show que teve lotação máxima. 

Ambas as apresentações de Paul em BH foram feitas no Mineirão. com o anúncio do show extra em Belo Horizonte, Paul fará 8 shows no Brasil. Veja onde serão as demais apresentações do britânico.GOT BACK Tour Brasil 202330/11 - Brasília, DF - Arena BRB Mané Garrincha – últimos ingressos;03/12 - Belo Horizonte, MG - Arena MRV – ESGOTADO; 04/12 – Belo Horizonte, MG – Arena MRV; ingressos começam a ser vendidos dia 10 de outubro.07/12 – São Paulo, SP - Allianz Parque - ESGOTADO; 9/12 - São Paulo, SP - Allianz Parque - ESGOTADO; 10/12 - São Paulo, SP - Allianz Parque - ESGOTADO; 13/12 - Curitiba, PR - Estádio Couto Pereira - ESGOTADO;16/12 - Rio de Janeiro, RJ – Maracanã – ESGOTADO

Natal da mineiridade



Dezembro está chegando e, com ele, as programações natalinas que encantam o público em diferentes regiões do estado. Com o objetivo de promover a democratização do acesso às práticas culturais e de posicionar Minas Gerais como um dos principais destinos de fim de ano no Brasil, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e a Cemig lançaram, nesta segunda-feira (09/10), o edital Natal da Mineiridade Cemig 2023. Na ocasião, também foram apresentadas ações complementares para a promoção dos destinos turísticos mineiros.



Ao todo, serão destinados R$5 milhões para o desenvolvimento das propostas escolhidas. Esse valor será direcionado para ações realizadas em Belo Horizonte e no interior do estado. Do montante, R$ 2 milhões serão para as iniciativas promovidas na capital mineira e os outros R$3 milhões serão para as atividades natalinas das demais cidades do estado.

O valor de R$2 milhões será dividido entre o projeto a ser executado na região central da capital mineira, com foco no desenvolvimento de uma Cidade de Natal, e as diferentes iniciativas promovidas nas áreas periféricas do município.

“O nosso objetivo com a publicação do edital neste novo formato é o de garantir um maior alcance dos nossos patrocínios. Em Belo Horizonte, teremos iniciativas incentivadas na área central, mas queremos apoiar as atrações que acontecem nas demais regiões da cidade, nas áreas periféricas do município. Além disso, queremos fazer com que o Natal da Mineiridade também chegue no interior de Minas”, explicou a diretora de Comunicação Empresarial e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira.

Com o apoio das Instâncias de Governança Regionais do Turismo (IGRs) e da Rede de Gestores Municipais, a Secult realizará ações que visam à promoção e à estruturação das festividades e manifestações natalinas que ocorrem em todo o estado.

Uma delas é a criação de um portfólio digital com todas as atrações culturais das cidades mineiras realizadas no período do Natal. Para ter o conteúdo contemplado nesse material, é importante que os realizadores inscrevam suas programações no portal Minas Gerais (www.minasgerais.com.br).

“Esse site está sendo reformulado para atender a uma nova visão promocional, e o Natal da Mineiridade é quem vai inaugurar esse novo modelo. O site é hoje um dos mais acessados, em relação ao turismo, em Minas Gerais e no país. Lá estão disponíveis todas as informações dos eventos e campanhas promovidos pelos municípios e pela Secult”, completou Sérgio de Paula, subsecretário de Turismo.

Haverá também ampla divulgação do Natal da Mineiridade nos principais meios de comunicação da capital e do interior, além de veículos nacionais. A campanha de divulgação se estenderá nas redes sociais, dentre elas o blog Daqui em Minas disponível no portal Minas Gerais. O monitoramento dos dados referente ao período será outra ação a ser realizada pelo Observatório do Turismo, a fim de comparar os índices deste ano com 2022.



A expectativa é atrair mais turistas, o que resulta no aumento do fluxo turístico, estimulando a geração de emprego e renda, a partir do fomento ao turismo na capital e no interior e da valorização das manifestações culturais locais.

No ano passado, 220 municípios aderiram ao Natal da Mineiridade, e foi registrado no estado um IRS fluxo turístico de cerca de 2,5 milhões de pessoas no fim do ano, o que representou um aumento de 60% de movimentação turística em comparação com 2021. Em relação ao transporte aéreo, houve aumento de 17% de pousos de aeronaves no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte em comparação com o mesmo período de 2021.

   Foto: Leo Bicalho

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, reforçou que a criação de um calendário de eventos, do qual faz parte o Natal da Mineiridade, tem gerado efeitos nítidos, sendo o crescimento da circulação de pessoas no Circuito Liberdade um exemplo recente. “Esse calendário tem sido fundamental para que nos sete primeiros meses do ano, nós tivéssemos 2.8 milhões de pessoas participando das atividades do Circuito Liberdade, um recorde em todos os anos”, sublinhou. “Esse é o alcance da política pública que tem sido realizada de maneira ampla e descentralizada”, completou Oliveira.

Edital Natal da Mineiridade Cemig 2023

O documento realiza um chamamento público para a seleção de projetos artísticos e culturais já aprovados ou a serem inscritos na Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Leic), que vão compor a programação do Natal da Mineiridade neste ano de 2023.

Poderão ser proponentes pessoa física e/ou jurídica, com ou sem fins lucrativos, cujos projetos sejam aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (Leic). Eles devem ter autorização para captação vigente e recebimento dos aportes no exercício de 2023.

Os interessados em participar do edital, mas que ainda não tenham seus projetos inscritos na Leic, poderão fazer o cadastro das propostas na plataforma da Secult até o dia 30 de outubro. Depois da inclusão na plataforma da Secult, o proponente deverá fazer o cadastro no formulário da Cemig no site da Companhia www.cemig.com.br.

Essa é a data válida também para quem já tem o projeto inscrito na Leic, mas que necessita fazer a readequação ao tema. Essas propostas inscritas e/ou readequadas até o dia 30 de outubro serão apreciadas na reunião de Comissão Paritária Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Copefic) que acontecerá no mês de novembro.

Diversidade cultural-Serão aceitas no cadastro as iniciativas que estejam relacionadas às atividades do Natal da Mineiridade, de acordo com as categorias previstas e em conformidade com as manifestações culturais pautadas na Leic (22.944/2018). Os projetos submetidos ao edital devem apresentar a autorização para captação ao projeto (Certificado de Aprovação - C.A) quando solicitado. O valor a ser repassado a cada projeto escolhido dependerá da avaliação e da classificação de cada proposta nas etapas de seleção previstas no edital.

Para seleção das propostas, serão utilizados critérios como: cumprimento dos requisitos; apresentação do custo per capta (valor total do projeto dividido pela estimativa de público); adequação e aderência em relação ao tema Natal da Mineiridade; exequibilidade da proposta; relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU); criatividade e inovação; realização de parcerias e articulação da rede; e acessibilidade e inclusão.

Cronograma-A seleção dos projetos aprovados nos termos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura será realizada a partir do recebimento das propostas e consistirá em três etapas. A primeira etapa será a de análise dos projetos, publicação do resultado preliminar e fase de recurso; a segunda será de análise documental da regularidade e adequação dos documentos; e a terceira etapa é a da divulgação do resultado definitivo.

As inscrições começam nesta segunda-feira (09/10) e seguem até as 23h59 da segunda-feira (30/10). A comissão julgadora fará a análise técnica dos projetos entre os dias 09/10 e 22/11/2023. A previsão é de que o resultado preliminar da seleção seja divulgado na segunda-feira (27/11). O prazo de habilitação dos projetos selecionados, após prazo recursal, será entre os dias 29/11 e 01/12. No caso de algum dos projetos não apresentar a documentação necessária será chamado o próximo classificado. A previsão é de que o resultado definitivo dos projetos aprovados seja publicado na segunda-feira (04/12).

O edital completo está disponível no site da Cemig, no endereço www.cemig.com.br/

Praça da Liberdade



Além do edital de seleção de projetos para o Natal da Mineiridade, a Cemig também destinará recursos incentivados aos projetos que farão a tradicional iluminação da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, além das iniciativas que contemplam as luzes, os shows e as apresentações no Circuito Liberdade.

Festival de Jabuticaba, o ouro preto da fruta



Marque em sua agenda- A 37ª Edição do Festival de Jabuticaba de Sabará, evento anual que une tradição, criatividade e sabor em uma celebração única. Será nos dias 17 a 19 de novembro e essa edição promete cativar o público com sua rica herança cultural e os emocionantes concursos de geleia, licores e produtos inovadores.

Há mais de duas décadas, o concurso do Festival de Jabuticaba Sabará tem sido o epicentro da celebração das deliciosas e versáteis jabuticabas. O concurso não apenas homenageia a jabuticabeira, mas também celebra a paixão e a dedicação dos produtores locais em criar iguarias únicas e produtos inovadores, que atraem visitantes de todo o Brasil.

O evento deste ano está sendo coordenado por Bruno Bethonico, produtor de geleias que conquistou dois prestigiosos prêmios internacionais no Marmalade Awards, considerado o maior concurso de geleias do mundo. Além disso, ele também se destacou como vencedor do Concurso Prato Junino do Arraial de BH, uma competição promovida pela Belotur que celebra a riqueza da culinária das festas juninas.

Neste ano, o corpo de jurados selecionados é verdadeiramente impressionante. Reúne grandes nomes da gastronomia mineira, experts que moldaram e continuam a influenciar o cenário culinário nacional. O concurso também contará com grandes formadores de opinião que trarão uma dimensão única ao evento, elevando-o a um patamar ainda mais alto. Nomes como:Sinval Espírito Santo, Carol Dinelli, Carol Haddad, Flávio Trombino, Rafael Pampulha, Alexandre Pimentel, Nina Capel, Víctor Quaranta, Leo Gomes, Carlos Henrique Vasconcellos (CH), Carlos Baldo, Inácia Soares, Giovani Mendonça e Nina Capel.

A edição deste ano promete ser especial de várias maneiras, pois também está focada em revelar ao Brasil e ao mundo a importância dos produtores de derivados de Jabuticaba de Sabará no cenário gastronômico e criativo. Esses produtores locais, muitas vezes nos bastidores, têm contribuído significativamente para a diversidade e autenticidade da culinária brasileira, e esta edição do evento é uma homenagem merecida a esses heróis culinários.

Nesse contexto, o encontro de gastronomia e criatividade
promovido pelo evento de 2023 é uma oportunidade única para celebrar essa cultura, sabores únicos e aqueles que trabalham incansavelmente para mantê-los vivos. A organização do Concurso espera que esta edição não apenas inspire a todos, mas também abra portas para uma apreciação ainda mais profunda da riqueza culinária dos produtores de derivados de jabuticaba de Sabará.



Concurso de Geleia: Novas Categorias e Abertura Nacional-Uma das atrações mais aguardadas do festival é o tradicional Concurso de Geleia. Neste ano, o concurso alcança um novo patamar, apresentando quatro categorias distintas, cada uma explorando os sabores e técnicas únicos que a jabuticaba oferece. Além disso, temos a emocionante notícia de que, pela primeira vez, o concurso está aberto para inscrições de geleias de todo o Brasil. Esta é uma oportunidade sem igual para produtores e entusiastas de todo o país mostrarem sua criatividade e habilidades.

Concurso de Bebidas: Dupla Dose de Competição Os amantes de bebidas artesanais também terão motivos para comemorar neste ano. O Concurso de Bebidas, conhecido por destacar licores de jabuticaba excepcionais, agora se desdobra em duas categorias emocionantes. Além dos tradicionais licores, uma nova categoria foi adicionada para bebidas inovadoras feitas com a preciosa fruta. Esta mudança reflete não apenas a diversidade de produtos que podem ser criados a partir da jabuticaba, mas também a capacidade de inovação dos produtores.

Celebração da 37ª Edição-Esta edição marca o 37º ano consecutivo do Festival de Jabuticaba Sabará, reafirmando seu papel central na celebração da cultura local e na promoção da jabuticaba como um ingrediente versátil e inspirador. O evento reunirá produtores, chefs, entusiastas de alimentos e bebidas, além de visitantes curiosos de todas as idades, para compartilhar experiências, sabores e conhecimento.

Não perca a oportunidade de fazer parte deste evento verdadeiramente especial. O 37º Festival de Jabuticaba Sabará acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2023, na cidade de Sabará, MG. Prepare-se para explorar a rica herança das jabuticabeiras, experimentar criações deliciosas e se maravilhar com a inovação culinária.

Para mais informações sobre inscrições nos concursos, programação do evento e atrações especiais, visite nosso site em www.festivaldajabuticabasabara.com.br.

Email: concurso@festivaljabuticabasabara.com.br; Redes sociais:

Instagram: @festivaldajabuticabasabara

Site: www.festivaldajabuticabasabara.com.br



A Voepass Linhas Aéreas está expandindo suas operações pelo Brasil e escolheu o BH Airport para lançar suas rotas. Em parceria com a CVC, maior operadora de viagens do país, os primeiros voos da companhia aérea partem do aeroporto no dia 15 de dezembro, com destino a Porto Seguro, Ilhéus e Comandatuba, todos na Bahia. As operações ocorrem em aeronave ATR 72, com capacidade para transportar 70 passageiros. As passagens aéreas já estão à venda na rede de mais de 1.000 lojas da CVC em todo o país e também nos mais de 8.000 agentes autorizados da marca.

“Com a operação de mais uma companhia aérea no BH Airport, estamos abrindo novas possibilidades para todos os mineiros. A Voepass e a CVC escolheram a alta temporada de verão para esse lançamento, proporcionando novas opções para todos os bolsos e gostos. A nossa expectativa é de sucesso desses voos para o Nordeste, um destino amado e de alta demanda. Essa estreia no aeroporto é importante para nos fortalecer como hub de conexões, sobretudo nacional”, ressalta Herlichy Bastos, diretor de Operações do BH Airport.

“Estamos fortalecendo nosso portfólio de produtos exclusivos e essa novidade com a Voepass é mais uma forma de levar as melhores oportunidades aos nossos clientes, garantindo disponibilidade, especialmente na alta temporada, além de benefícios como voos diretos, mais comodidade com mais espaço nas poltronas, bagagem de mão e despachada inclusas e serviço de bordo. É um serviço completo, com preço acessível e exclusivo aos nossos clientes”, afirma Daniel Almeida, diretor de Produtos Aéreos da CVC Corp.

“As novas operações da Voepass em parceria com a CVC representam um aumento da oferta de voos, atendendo ao ótimo momento do setor de turismo do Brasil. Os passageiros terão opções de voos diretos com comodidade e conforto”, ressalta Eduardo Busch, CEO da Voepass.

Sobre a CVC -A CVC opera no mercado brasileiro há mais de 50 anos e é a maior operadora de viagens e líder na preferência do consumidor brasileiro.

Tem transformado o mercado de turismo brasileiro através de estratégias inovadoras, tendo sido a primeira operadora brasileira a fretar aeronaves, a adotar um modelo de distribuição de produtos no varejo, a parcelar a venda de pacotes e a oferecer produtos acessíveis para consumidores de todos os perfis de bolsos e gostos.

Possui a maior rede de distribuição de produtos e serviços de turismo do Brasil, com mais de 1.000 lojas franqueadas, além de 8.000 agências de viagens multimarcas credenciadas em todo o País, plataforma online cvc.com.br e o app CVC.

A CVC é uma das marcas da CVC Corp, um dos maiores grupos de viagens da América Latina, formado por marcas que atuam no Brasil, Argentina e Estados Unidos, nos segmentos de viagem de lazer, negócios e educação (intercâmbio cultural no exterior).

SOBRE A VOEPASS Linhas Aéreas -Atualmente, a VOEPASS Linhas Aéreas atende 38 destinos em todas as regiões do Brasil, contando com uma frota de 15 aeronaves modelos ATR 42 e ATR 72. É a quarta maior companhia área do Brasil, segundo dados da ANAC, sendo responsável em abril de 2023 por aproximadamente 1% dos passageiros transportados no Brasil. A VOEPASS é reconhecida como a companhia aérea genuinamente brasileira mais antiga em operação, tendo iniciado seus voos no ano de 1995.

A VOEPASS conta com 1087 funcionários e opera sob a Certificação IOSA, certificado de excelência operacional interacional emitido pela IATA. A empresa é também membro da ABEAR, da IATA e da ALTA.

Festuris terá pesquisa de satisfação

Festuris de 2022

O Festuris - Feira internacional de Turismo de Gramado acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park. A solenidade de abertura, reconhecida pelo trade como um grande espetáculo que dá as boas-vindas aos participantes, acontece no Palácio dos Festivais, na quinta, dia 9.

Pela manhã dos dias 10 e 11, a programação é repleta de conteúdo no Meeting Festuris, no Pavilhão Plátano. No período da tarde, ocorre a Feira de Negócios com abertura ao meio-dia nos pavilhões Araucária e Hortênsia. O evento encerra, na sexta, às 20 horas, e no sábado, às 19h. Ao longo do dia, muito networking, mentorias e experiências. No domingo, dia 12, não tem programação oficial, é quando ocorre o retorno dos participantes aos seus destinos e, até mesmo, a possibilidade de aproveitarem o destino Gramado e região.

O Festuris conta como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul, e o Uruguai é o país convidado de honra. Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto. O Hospital Pompéia assina como assistência médica oficial do evento. Informações www.festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.

Com o intuito de entregar o melhor evento para expositor e visitantes, em mais uma edição, o Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado contará com pesquisa de satisfação. “Nós somos uma feira de negócios e trabalhamos para que eles sejam efetivos, por isso nossa preocupação com a avaliação dos participantes em geral”, reforça Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

A empresa parceira nesta ação é a KS Consultoria em Turismo e serão aplicadas duas pesquisas, de forma presencial, durante o evento, destinadas aos expositores e aos visitantes. “Contamos com a atenção de todos para que respondam, assim, vamos aperfeiçoar as entregas de acordo com a ampla necessidade”, completa a CEO, Marta Rossi.

A KS Consultoria estará presente todos os dias do evento, com uma equipe identificada, fazendo a coleta, com formulários impressos.

BH prepara o carnaval

A Prefeitura de Belo Horizonte participou nos dias 6 e 7 de outubro da 17ª edição do evento ‘Desenrolando a Serpentina’, tradicional encontro no Rio de Janeiro que visa debater a gestão e o crescimento dos carnavais das principais capitais do país. A agenda é uma promoção da ‘Sebastiana’ - Associação Independente dos Blocos de Carnaval do Rio de Janeiro, e acontece no Museu de Arte da capital fluminense (MAR).

O principal objetivo do ‘Desenrolando a Serpentina’ é promover um debate com questões importantes ligadas às principais festas momescas do país com agentes representativos do carnaval. Participam da ação organizadores de blocos, associações comerciais e de moradores, influenciadores e jornalistas, agentes do poder público, gestores de patrocínios, alunos do setor de turismo e pesquisadores da área. O evento, que busca recriar o ambiente cultural e lúdico das ruas, tanto nos debates quanto na cenografia, irá propor debates sobre políticas de cultura popular, carnaval e democracia, lixo e sustentabilidade, pluralidade de ritmos, entre outros temas.



A Prefeitura de Belo Horizonte, representada pela Belotur, levou para o evento toda a experiência na produção e gestão do Carnaval de Belo Horizonte, principal festa de rua de Minas Gerais. A diretora de Eventos da Belotur, Marah Costa, participou da mesa de debates ‘Modelos de Gestão de Carnaval de Rua’, e irá apresentar os processos realizados pela empresa municipal para o crescimento do festejo na capital mineira, além da evolução dos números referentes à folia belo-horizontina, como público, blocos cadastrados, movimentação financeira, e os desafios para as próximas festas. Também participarão da mesa representantes de Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Toda programação pode ser conferida clicando aqui.

“O Carnaval de Belo Horizonte vem crescendo substancialmente nos últimos anos e se tornou uma referência no modelo de gerenciamento de festas populares em ascensão. Participar de debates dessa relevância, com importantes destinos carnavalescos do país, demonstra que o trabalho realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em conjunto com os diversos atores culturais do nosso carnaval vem sendo bem realizado, pensando na construção de uma festa democrática, plural, diversa e sustentável”, afirma Marah Costa.



Carnaval de Belo Horizonte - O Carnaval de Belo Horizonte é organizado de maneira espontânea e um dos seus principais atrativos é a sua essência democrática e plural. Além dos famosos Blocos de Rua, a festa da capital mineira conta ainda com palco, desfiles de Escolas de Samba e Blocos Caricatos, abertura oficial com o Kandandu (encontro de blocos afro) e eleição da Corte Momesca. Na última edição, realizada neste ano, o festejo teve 5,25 milhões de foliões circulando na cidade, entre eles 226 mil turistas, e uma movimentação financeira de R$720 milhões de reais.





Prado, Juazeiro e Arraial realizam festivais gastronômicos

Os festivais gastronômicos que acontecerão em outubro e novembro no Nordeste são uma celebração aos sabores, cores, temperos e aromas da tradicional cozinha baiana. Uma viagem pelo universo culinário marcante, diversificado, de qualidade e que valoriza a produção local. Um desfile de pratos principais, petiscos, pizzas, lanches, sobremesas e drinks, apresentados pelos restaurantes de Arraial D’Ajuda, Prado e Juazeiro.

Cozinha multissensorial



A agenda de festivais gastronômicos abre, no dia 6 de outubro, com a 17ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Prado, e seus destinos: Guaratiba, Cumuruxatiba e Corumbau. Sob o tema “Gastronomia em todos os sentidos: uma celebração à cozinha multissensorial”, prossegue até 22 de outubro.

Os cardápios prometem uma experiência gastronômica única, que explora os diferentes sentidos envolvidos na apreciação da culinária. Além da boa comida, o encontro terá música ao vivo, dança, capoeira e a feira da economia criativa de produtos locais.

Muito aguardado na região, o Festival de Prado reúne 57 empresas que oferecem pratos principais, petiscos, pizzas, lanches, sobremesas e drinks para satisfazer o paladar, o tato, o olfato, a visão e a audição dos participantes.


Os organizadores destacam que a proposta do festival é fomentar o setor gastronômico local, impulsionar as vendas de produtos, aprimorar as habilidades dos empreendedores e realçar a riqueza do trade turístico. E, ainda, visa celebrar a cultura e tradição local da música, dança e exposição de artesanato regional.



A 17ª edição do encontro tem a organização parceira do Sebrae, Prefeitura de Prado e Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (APRHOPE), Senac, a Acisa e Abrasel. O festival conta com o patrocínio do Banco do Nordeste - Governo Federal, Bahia Pesca e Bahia Turismo - Governo do Estado.


Os visitantes não podem perder a “Cozinha Show”, que reúne Chefs talentosos e estabelecimentos renomados. A iniciativa é uma grande oportunidade para os amantes da culinária experimentarem o melhor da gastronomia local, pratos criativos e deliciosos, elaborados com ingredientes frescos e autênticos da região. Dos frutos do mar exuberantes aos sabores exóticos da culinária típica, quem for ao festival tem a chance de explorar uma rica diversidade gastronômica.
Mais informações em @festivalprado

De Juazeiro para o mundo
Com os objetivos de estimular o consumo dos produtos nativos e de promover todo o potencial produtivo do seu rico polo de fruticultura e os produtos que brotam das águas do Rio São Francisco acontece a 3ª edição do Festival Sabores de Juazeiro, de 23 de outubro a 12 de novembro.

Realizado pelo Sebrae e Artfully e correalizado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, o festival, que tem como tema “De Juazeiro para o Mundo”, espera reunir 59 empresas. Os cardápios apresentados irão fortalecer os laços da gastronomia, dos talentos e da identidade juazeirense, transmitidos por meio da culinária.

Os participantes do Festival Sabores de Juazeiro concorrem em cinco categorias aos prêmios de melhores pratos: Prato Principal, Petisco, Lanche, Sobremesa e Drink, nas modalidades indoor (onde os pratos são ofertados dentro dos estabelecimentos participantes) e outdoor (na Mostra Cultural Pop-up “Nossa raiz, tocando horizontes”).

A edição de 2023 já teve novidades como oficinas preparatórias para os participantes do festival, ministradas por profissionais de áreas afins do setor gourmet. Outros destaques serão eventos culturais que mesclam performances musicais, apresentações audiovisuais, cultura e folclore, envolvendo personagens que fizeram a história de Juazeiro e da região.

A programação do festival contará ainda com Cozinha Show com chef convidado e performance musical em homenagem à Bossa Nova, e exposição fotográfica e audiovisual com prévia dos pratos desenvolvidos, ingredientes que serviram de inspiração e métodos de preparo.

Mais informações em: @saboresdejuazeiro

Lembranças de viagens
De 1º a 18 de novembro, Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, realiza a 5ª edição do Festival Esquina do Mundo, uma celebração da pluralidade gastronômica que explora cores, aromas, e, principalmente, sabores de cada canto do mundo, reunindo em um só lugar culinária diversificada e de qualidade, chefs renomados e culturas variadas.

“Lembranças de Viagens” é o tema do festival que tem o propósito de destacar a peculiaridade principal e mágica de Arraial d`Ajuda: encontro e fusão de culturas e gastronomias do mundo todo. E também apresentar pratos e experiências de viagens de um chef de cozinha através do contato com novas culturas gastronômicas.

A abertura do festival contará com a presença da Chef Helena Rizzo, jurada do MasterChef e proprietária de diversos empreendimentos. A renomada Chef integra a a prestigiada lista anual The World’s 50 Best Restaurants e foi leita a melhor chef da América Latina pelo Prêmio Veuve Clicquot. Helena coleciona prêmios como o prêmio na categoria de melhor chef mulher do mundo, e o seu restaurante Maní conquistou a tão sonhada estrela do Guia Michelin, uma das principais premiações do mundo da gastronomia. A estrela é mantida até hoje e Helena é a única chef mulher à frente de um dos 14 restaurantes brasileiros condecorados pela lista.

Com realização da Abrasel e correalização do Sebrae, Senac e Prefeitura de Porto Seguro, o Festival Esquina do Mundo 2023 conta com a curadoria da EGG – Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia e da Ori Brazil e Gestão Criativa da Artfully. Os organizadores esperam a participação de 80 estabelecimentos e mais de 100 pratos e drinks nos cardápios.

O encerramento será marcado com a charmosa “Vila do Sabor”, na Praça da Igreja, com os restaurantes participantes apresentando o próprio prato em versão degustação, cozinhas show, cozinha kids, feiras de produtores locais e shows de música.
Paralelo à programação, Arraial d`Ajuda será sede do Encontro Nacional da Abrasel, que irá trazer à região de Porto Seguro centenas de empresários de bares e restaurantes do país inteiro, para workshops, oficinas e palestras e network.

Mais informações em: @festivalesquinadomundo

Informações para a coluna enviar para
@sergiomoreira63  

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