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Texto e fotos no resort Club Med, de Rio das Pedras: Arnaldo Moreira
Foi a nova versão da picape Fiat Volcano que o Blog recebeu para teste e avaliação. A Toro é a segunda picape mais vendida do mercado brasileiro, perdendo apenas para outro sucesso da Fiat, a picape Strada - que será avaliada a seguir pelo Blog.
A versão Volcano avaliada nos mais de 300 km percorridos mostrou-se um carro confortável, de excelente estabilidade e dirigibilidade e desempenho excelente na estrada e na cidade. Tem um motor 1.3, turbo 270 flex, de 185 cv (abastecido com etanol) e 180 cv (com gasolina) com torque de 27,4 kgfm, acoplado a um câmbio automático de seis velocidades, que levam o carro de 0 a 100 km/h em 10,6 (etanol) e 10,7 (gasolina), com velocidade máxima de 201 km/h (etanol) e 200 km/h (gasolina).
Já o consumo, que melhorou 11% em relação à versão anterior, faz com etanol 6,6 km/l na cidade e 8 km/l na estrada. Já com gasolina, esses números sobem para 9,5 km/l na cidade e 10,8, na estrada.
Esses dados têm a ver com o peso do carro de 1.707 kg, afinal trata-se de uma picape com praticamente 5 m de comprimento (4,945 m), completando suas dimensões, a largura é de 1,845 m, a altura de 1,739 m. Para oferecer um espaço maior e mais confortável, principalmente aos 3 ocupantes do assento traseiro, o entre-eixos é de quase, quase 3 m (2,99m).
O acabamento interno é de boa qualidade, o amplo painel dianteiro coberto de material plástico duro e o central contendo a central de multimídia vertical com tela de 8,4" touchscreen, Apple CarPlay wireless e Android Auto, wireless, comandos de voz Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, entrada auxiliar e porta USB, câmera de ré. É justo salientar a qualidade do som e o isolamento acústico da cabine são dois pontos super positivos desta picape.
Ar condicionado de duas zonas automático, e logo abaixo o carregador de celular por indução, onde começa o console central que aloja a alavanca do câmbio e dois porta-copos, a alavanca do freio de estacionamento, que ficaria muito melhor numa picape da estirpe da Toro, um simples freio elétrico. Tem ainda o encosto de braço que serve de tampa para um excelente porta-objetos.
Os bancos ergométricos são confortáveis e o do motorista tem regulagem elétrica. O volante reto em baixo oferece uma pegada firme, possui controles de som, hand free, piloto automático. Atrás estão as aletas (paddle shifts) de troca de marchas manual, que elimina o delay normalmente registrado nas caixas automáticas.
Na frente no painel de instrumentos com tela de 7" totalmente digital que apresenta os dados do computador de bordo: distância, velocidade média, tempo de percurso, economia, velocímetro digital, conta-giros (rpm), pressão de pneus, consumo médio.
O assento traseiro acomoda com folga três passageiros com espaço para as pernas e altura livre ampla para mesmo pessoas mais altas cheguem com a cabeça no teto.
Para esses ocupantes há saída de ar condicionado e tomada de USB para recarga de celular.
O conforto na picape é ponto positivo, mesmo em terrenos ruins graças à suspensão multilink com rodas independentes, braços oscilantes inferiores na traseira que absorve com eficiência as irregularidades do piso. Na frente, a suspensão tipo Mac Pherson com as rodas independentes e braços oscilantes. Esse sistema garante conforto e estabilidade. Os 26,3 cm de distância do piso garante vencer valetas e buracos de boa profundidade.
Na segurança, a Toro tem sete airbags, controle de estabilidade e de tração, sensores de estacionamento frontal e traseiro, assistente de subida em rampa, frenagem de emergência, alerta de saída de faixa, troca automática de facho de luz no cruzamento com outro veículo, direção elétrica.
A Toro 2024, além da melhoria no conjunto propulsor, ganha pontos positivos no design. A frente da picape ganhou novo desenho da grade entrelaçada decorada com a logomarca da marca em tamanho grande. Os faróis de nevoeiro, agora em Led, como o conjunto ótico, foram reposicionadas e se colocam como elemento decorativo.
A lateral, essa já é hors-concours e nesta versão, a Volcano recebeu rodas de liga-leve 6.5 de 18" e pneus 225x60 On Road, carroceria alta em que realçam as laterais das lanternas traseiras e da frente. Os retrovisores externos são retráteis e fecham ao trancar o carro.
Ao abrir as portas, acendem as luzes dos retrovisores para iluminar o chão e facilitar o acesso ao carro.
A caçamba tem capacidade de 937 l e carrega 670 kg, é coberta por uma capota marítima e possui luz interna.
Preço
A Toro na versão Volcano custa R$ 171.990.
Opinião
Em suma, a picape Toro Volcano, com motor 1.3 turbo não foi feita para grandes esforços off-road, para isso a Fiat tem as versões diesel 4x4, mas é um carro confortável, muito estável e seguro e carregado de tecnologia. Comportou-se muito bem na cidade e na estrada nem se fala: foi feita para oferecer segurança e estabilidade e com certeza conforto.
O consumo pode ser considerado bom. O desempenho do motor turbo, apesar do peso de mais de 1,7 ton., mostrou ao que veio galgando subidas não apenas não perdendo potência, como ganhando velocidade, afinal o torque chega a 27,4 kgfm. O preço de R$ 171.990 é puxado, mas a política de preços dos carros no Brasil é complicada. Sugiro passar numa concessionária Fiat e fazer um test-drive.
Texto excelente e muito pertinente. 👏👏👆
ResponderExcluirÓtima matéria. Obrigada.
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