Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 6 de março de 2024

Em março, Dia Mundial da Água inspira visitas guiadas, oficinas, música e dança no Museu da Energia em Salesópolis, cidade nascente do rio Tietê. Ao longo do mês, museu que abriga uma usina histórica instalada no Rio Tietê oferece apresentações artísticas, visita guiadas e passeios em trilhas de Mata Atlântica

Celebrando o Dia Mundial da Água (22/03), o Museu da Energia de Salesópolis, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, promove uma série de atividades em torno da temática ao longo de março, como oficinas e atrações artísticas. As atividades também incluem visitação à fauna e flora da Mata Atlântica próxima à nascente do rio Tietê, por meio de trilhas e observação de pássaros.

Inaugurando a agenda do mês, entre 05 e 09 de março, o Museu oferece visitação gratuita ao roteiro “Caminhos da Energia”, que apresenta a importância da água na geração de energia em usinas hidrelétricas. 



Dia Mundial da Água 

Entre os dias 19 e 22 de março, o Museu organiza duas atividades sobre a importância da água para a vida, ambas com o patrocínio da EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê. Na primeira delas, o passeio guiado “As águas que você não vê - Educação Ambiental pelas águas do Tietê” permite aos visitantes entenderem conceitos importantes como economia de água e as peculiaridades do rio Tietê, a partir de ecokits que avaliam a qualidade da água. O roteiro acontece entre os dias 19 e 21 de março e 

No Dia Mundial da Água, 22 de março, o Museu oferece a atividade cultural “Das Águas às Cirandas” com o grupo cultural Fuá de Cá. A atividade consiste na apresentação de cantigas que trazem a água como tema e convida os participantes a refletirem sobre a importância desse recurso vital.

O apoio da EDP ao Museu acontece através do Programa de Ação Cultural (ProAC), lei de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Caminhada na Trilha

Fechando a agenda de março, o Museu oferece, ainda, uma caminhada pela “Trilha da Figueira” no dia 30. O trajeto é acessível para crianças e adultos e possibilita aos visitantes conhecerem a biodiversidade da Mata Atlântica, além de contemplar uma figueira centenária com mais de 20 metros de altura. 

Algumas atividades são gratuitas e outras necessitam de ingresso. Para mais informações, entre em contato no WhatsApp (11) 99115-0020 ou pelo e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br.

 

Serviço

Programação de março

Local: Museu da Energia de Salesópolis - Estrada dos Freires, km 06 - Salesópolis/SP

Atrações:

1) De 05/03 a 09/03 – Semana de Gratuidade - 26 anos da FES (Visita ao roteiro “Caminhos da Energia”), das 10h às 16h15 

Público-alvo: livre

Inscrição: gratuita

 

2) 19/03 a 21/03 - As águas que você não vê - Educação Ambiental pelas águas do Tietê, às 10h (Patrocínio: EDP Brasil)

Público-alvo: todos os públicos, com limite máximo de 10 participantes por grupo

Inscrições: R$ 11,00 por pessoa, com agendamento prévio no WhatsApp do Museu da Energia Salesópolis (11) 99115-0020 ou e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br

 

3) 22/03 – Das Águas às Cirandas: contação de histórias e apresentação com o grupo cultural Fuá de Cá, às 10h (Patrocínio: EDP Brasil)

Público-alvo: público geral de 10 a 70 anos e limitação de 40 pessoas. 

 

4) 30/03 – Caminhada na Trilha da Figueira, às 10h

Público-alvo: a partir de 7 anos, com limite máximo de 15 participantes por grupo

Inscrições: R$ 16,00 por pessoa com agendamento prévio no WhatsApp do Museu da Energia Salesópolis (11) 99115-0020 ou e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br

 

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

 

Sitehttp://www.museudaenergia.org.br/

Instagram@museudaenergia 

Facebookhttps://www.facebook.com/museudaenergia

YouTubehttps://www.youtube.com/c/MuseudaEnergia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.