Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 7 de março de 2024

Postos de combustíveis no Ceará realizam testes para identificar se gasolina é adulterada


Nos últimos meses, três postos de combustíveis, em Fortaleza, tiveram bombas lacradas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) devido à comercialização de gasolina adulterada, com a quantidade de etanol acima do permitido pelo órgão. Para que os motoristas possam abastecer com mais segurança, o Sindipostos-CE relembra que os condutores podem pedir o teste de qualidade da gasolina em todos os postos.

A ANP permite que seja adicionada ao litro de gasolina uma porcentagem que varia entre 26 e 28% de etanol anidro. De acordo com Antônio José Costa, assessor de assuntos econômicos do Sindipostos, o teste serve para o cliente identificar se essa norma está sendo seguida. 

“O teste é feito da seguinte forma: em um recipiente é coletado 1 litro de gasolina, e em uma proveta de 100 ml é coletado 50 ml do mesmo combustível e adicionado, em seguida, 50 ml de água desmineralizada para realizar a mistura. A água não consegue misturar com a gasolina, mas ela vai se unir ao etanol anidro, possibilitando a visualização exata da sua quantidade no combustível”, detalha o assessor. 

O posto de combustível é obrigado por Lei a fazer o teste de qualidade, a pedido do cliente. O estabelecimento flagrado com combustível falsificado pode ser punido com a apreensão do produto, suspensão temporária de funcionamento, cancelamento de registro e multa que pode variar entre R$ 5 mil e R$ 5 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.