Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 7 de março de 2024

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira






Lançamento do “Ano da Cozinha Mineira”



Nas casas mineiras, o coração está na cozinha. Entre os elementos que ajudaram a desenvolver culturas e identidades em cada região do Estado, os sabores e saberes da nossa culinária surgem como peça-chave dessa formação. Para celebrar o que combina passado, presente e futuro e projeta Minas para o mundo, 2024 se transforma no “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”. 

O projeto será lançado no 6º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais e vai permear a programação do evento, que será realizado nas próximas terça (12/03) e quarta-feira (13/03), no Palácio das Artes, espaço-símbolo da cultura mineira localizado na capital.

Secretário Leônidas Oliveira, no Encontro do ano passado. o Evento desse ano já conta com mais de 2.200 inscrições, será realizado, como em 2023, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, nas próximas terça (12) e quarta-feira (13), com programação cultural e rodas de conversa (Foto Leo Bicalho/Secult)

Na abertura especial do encontro, cujo objetivo é compartilhar experiências e iniciativas que contribuem para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os setores cultural e turístico, o violinista e compositor Marcus Viana irá interpretar a canção “Pátria Minas”, de sua autoria, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. 

Após a performance de Viana, o jornalista, apresentador e escritor Zeca Camargo fará um bate papo, a partir das 14h30, sobre “Cultura e Turismo Cultural”. Na sequência, o lançamento do “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea” marca a programação. 

Às 16h, a chef Mariana Gontijo comanda a Cozinha Viva, no foyer do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Mariana é reconhecida pela pesquisa e valorização dos ingredientes do cerrado e da cozinha mineira de raiz, os quais são revisitados em seus pratos de forma contemporânea.

O evento também terá momentos de atendimento ao público com a participação do Arquivo Público Mineiro, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, da Diretoria de Museus, da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, da Diretoria de Fomento Cultural e da plataforma Prosas. Além disso, haverá exposição e comercialização de produtos típicos da cozinha e da cultura mineira. 

Além da programação no Palácio das Artes, visitas técnicas em mais de 20 equipamentos do Circuito Liberdade serão oferecidas aos participantes e jogarão luz na prática da produção cultural, dos museus, dos arquivos e também das atividades do turismo.

O 6º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais é realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Sebrae Minas, a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), a Rede Estadual de Gestores de Cultura e Turismo e Associação Mineira de Municípios (AMM). Participam da programação gestores de todo o estado, reunidos para debater estratégias e trocar experiências bem sucedidas nos municípios.


O Governo de Minas, por meio da Secult, lançará o projeto “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea” na próxima terça-feira (12/03) (Foto Secult/Divulgação)

O lançamento do “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea” marca o início de uma série de ações voltadas, voltadas para a promoção da diversidade da cozinha de Minas Gerais e de como ela é definidora também da cultura do estado. “Serão dois dias de muita reflexão, aprendizados e estudos. Falar da Cozinha Mineira é falar da formação de Minas Gerais, das nossas identidades, das nossas culturas, de quem fomos e de quem somos. Ao longo de 2024, faremos várias ações para celebrar a Cozinha Mineira. Na terça-feira, teremos o ponto de partida”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

Programação - Na quarta-feira (13/03), está prevista a mesa “Cozinha Mineira: tradição e contemporaneidade”, com os chefs Caio Soter e Márcia Lima (a confirmar), a partir das 9h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Em seguida, a secretária-adjunta de Comunicação de Minas Gerais, Bárbara Botega, realizará a palestra “Marketing de grandes eventos e atração de turistas”. Complementando a programação da manhã, o presidente da Codemge, Thiago Toscano, abordará o tema “Economia criativa, cultura e turismo na geração de emprego e renda”, a partir das 10h50.

Palácio das Artes



A gerente de Marketing e Inteligência de Mercado da TAP Air Portugal, Suelda Vicente, também participará dos encontros da terça-feira, com uma palestra que encerrará as atividades da parte da manhã. As discussões serão retomadas à tarde no Grande Teatro com a apresentação de Marta Poggi, palestrante internacional e mentora especializada em tendências, inovação e transformação digital no turismo e hotelaria. Ela convidará o público a refletir sobre “O papel do gestor público na construção de destinos turísticos inteligentes”, a partir das 14h.

Premiado e reconhecido no Brasil e no exterior, o arquiteto Gustavo Penna, a partir das 15h, vai tratar da relação entre a “Arquitetura contemporânea e patrimônio histórico como atrativos turísticos”. Depois, às 16h, haverá uma bate-papo com o professor Michel Abras, especialista em Estratégia e Finanças Corporativas, e a Analista Setorial de Turismo do Sebrae Minas, Nathália Heringer. 

Juntos eles vão abordar o tema “A gastronomia e o fortalecimento da identidade e do turismo de Minas Gerais”. Outro ponto importante será debatido pelo fiscal Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Lucas Guimarães, que detalhará, a partir das 17h, “A importância da qualidade da cachaça para a cozinha mineira”. Por fim, a partir das 18h, será feita a entrega dos certificados de reconhecimento das Instâncias de Governança Regionais.

Inscrições - O evento está com inscrições abertas até o dia de abertura – terça-feira (12/3). Os ingressos para as diversas atividades são gratuitos e devem ser retirados por meio da plataforma Sympla. Para participar, é necessário apresentar o ingresso virtual ou impresso no momento do check-in. Ao final do evento, será emitido certificado de participação. O 6º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais já recebeu, até o momento, o número recorde de 2.221 inscrições para os dois dias no Palácio das Artes.

Mais voos no BH Airport

Com crescimento expressivo na demanda de viagens, o BH Airport receberá um aumento na frequência de voos durante o mês de março, com destaque para o feriado da Semana Santa. Entre os dias 28 de março e 1º de abril devem passar pelo terminal 139,1 mil passageiros. O dia de maior movimento será a segunda-feira, 1º de abril, quando aproximadamente 34 mil passageiros são esperados.



Para atender a essa demanda, as companhias aéreas estão reforçando suas operações no BH Airport. Durante o período, a Azul terá 49 voos extras, a Gol adicionará 33 voos e a Latam Airlines incluirá quatro voos adicionais em sua malha no aeroporto. Os destinos mais procurados pelos passageiros e que receberão esse reforço de voos incluem Porto Seguro (BA), Maceió (AL), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Florianópolis (SC).



“O BH Airport atua como um importante hub de conectividade, fundamental para o desenvolvimento contínuo da região, impulsionando o turismo e a economia local, gerando renda e contribuindo para o crescimento de Belo Horizonte e de todo o estado de Minas Gerais. Com uma infraestrutura moderna e uma capacidade ampliada para operar um número cada vez maior de voos, estamos preparados para atender às demandas atuais e futuras de movimentação de passageiros, reforçando o papel do aeroporto como pilar relevante para a mobilidade e o desenvolvimento regional", destaca o gestor de Conectividade e Aviação da BH Airport, Clayton Begido.

Durante o mês de março o aeroporto deve receber um total de 8,4 mil operações de aeronaves, representando um crescimento significativo de 5,4% em comparação com o mesmo período de 2023. São esperados aproximadamente 924 mil passageiros durante o mês, o que representa um aumento de 7,7% em relação a março do ano passado.

Voos internacionais - Além disso, a Gol confirmou e já colocou à venda o voo sazonal para Buenos Aires, que retornará em 6 de julho. A SKY Airline, que começará suas operações com a rota Belo Horizonte-Santiago no mês de junho, anunciou o aumento do equipamento, substituindo o A320neo pelo moderno A321neo, aeronave com mais assentos e mais sustentável.

No total, durante o mês de março, o BH Airport conectará Belo Horizonte a 59 destinos nacionais e internacionais, oferecendo aos passageiros uma ampla variedade de opções de viagem.

Avaliação durante o Carnaval-De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), o BH Airport ficou em 3º lugar na pesquisa de satisfação realizada durante o Carnaval. O aeroporto alcançou a pontuação 4,61 em uma escala que vai até 5, acima da média de 4,41. Os dados reforçam o compromisso do BH Airport em oferecer serviços de qualidade, que foram atestados durante período de alta movimentação no terminal. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 18 de fevereiro com 3.345 usuários e abordou 48 parâmetros relacionados aos processos e serviços aos quais os passageiros são submetidos.

Congresul em Escarpas do Lago



Será realizado no Clube Campestre Escarpas do Lago, o IX CONGRESUL Congresso Sul Mineiro de Municípios, nos dias 27 e 28 de junho. O CONGRESUL vai debater assuntos de interesse regional com a presença de autoridades governamentais e empresariais, lideranças e pessoas ligadas ao desenvolvimento do sul de minas.



O evento é direcionado ao sul de minas com alcance de 155 municípios abrangendo mais de 2.8 milhões de habitantes, com o objetivo de debater projetos e serviços em prol do desenvolvimento para a região.

O presidente do Edersul- Empresa de Desenvolvimento Regional do Sul de Minas , Braz Pagani esteve no dia 29 de fevereiro, reunido no Clube Escapas do lago, com o prefeito de Capitólio, Cristiano Geraldo da Silva, os diretores do Clube Escarpas do Lago, Claiton Flizola e Simone e com José Nelson Machado, do Interáguas, para a organização do evento, que será um momento de muitos debates e projetos para a região sul de Minas Gerais, com assuntos diversos, como o turismo, indústria, transporte, segurança, agronegócio , cota 762 do lago de Furnas entre outros assuntos pertinentes a região.

Praia Bonita Resort em Nísia Floresta



Entre a serena Praia de Camurupim e a bela Lagoa de Arituba, encontra-se o refúgio perfeito para suas celebrações da Semana Santa - o Praia Bonita Resort. Com uma gama de atividades e amenidades, o resort promete uma experiência inesquecível para toda a família.

No local, é possível desfrutar de dias ensolarados à beira da piscina, partidas de futebol de areia e vôlei, relaxamento na sauna, ou aventuras no mini golf. Para os pequenos, há um playground e um espaço kids, além da equipe de recreação animada que garante diversão para todas as idades.

Durante a Semana Santa o empreendimento está oferecendo desconto para os 20 primeiros apartamentos reservados.

Para a categoria Luxo, localizada no térreo com varanda à beira da piscina, o pacote de 3 noites sai por R$ 2.100,00 para o casal, com meia pensão, ou R$ 2.580,00 com pensão completa. Na categoria Super Luxo, que fica no 1° andar e conta com terraço e jacuzzi privativa, 3 diárias para duas pessoas com meia pensão saem por R$ 2.250,00 e com pensão completa R$ 2.730,00.

Já para a categoria Suíte Master, localizada no 2° andar, o pacote com meia pensão está saindo por R$ 2.640,00 para o casal com meia pensão e R$ 3.120,00 com pensão completa.



Crianças até 8 anos não pagam e de 8 a 12 contam com diárias diferenciadas. Para mais informações e reservas, visite www.praiabonita.com

Serro atrai turistas com sua história e os queijos



O queijo produzido na Região do Serro vai ganhar um aliado na batalha para resguardar a originalidade conferida desde o período colonial. Apoiados pelo Sebrae Minas, quatro produtores da região receberão os primeiros selos que vão comprovar a procedência e a legitimidade do modo de fazer queijo artesanal em 10 municípios que formam a área delimitada pela Indicação de Procedência (IP), uma das modalidades de Indicação Geográfica (IG). A etiqueta permitirá a rastreabilidade do produto inibindo possíveis falsificações. A cerimônia dos selos foi dia 7 de fevereiro.na cidade do Serro.

Cada selo possui a marca da região, a identidade da Indicação de Procedência, concedida pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) -, um QR Code e um código numérico, que identificam o produtor e a peça fabricada, e que podem ser consultados no site da Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (Apaqs).

“O reconhecimento que conquistamos ao longo dos anos, nos trouxe diferenciais de mercado, porém muitos queijos feitos com leite cru passaram a ser comercializados como se fosse da Região do Serro. O selo dará mais segurança ao consumidor que estará comprando um produto que obedece ao modo de produção indicado pelos critérios estabelecidos pela Apaqs e regularizado junto aos órgãos de verificação”, afirma o presidente da Apaqs, José Ricardo Ozólio.

Nesta primeira fase da estratégia liderada pela Apags em parceria com o Sebrae Minas, quatro produtores passaram por uma avaliação e estão aptos a receber o selo. Outros quatro produtores já estão em processo de análise. Aqueles que produzem queijo na região e queiram pleitear o selo deverão cumprir as normas estabelecidas no Caderno de Especificações Técnicas, além de passarem por visitas de verificação que comprovem que o produtor segue as especificações exigidas.

“Os selos valorizam a origem e fortalecem a representatividade do queijo do Serro no mercado, possibilitando o aumento da renda do produtor e, consequentemente, a melhoria da sua qualidade de vida”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

O queijo da Região do Serro é produzido com leite cru, “pingo”, sal e coalho. O modo de fazer o queijo do Serro, a maturação feita em pelo menos 17 dias, além das características particulares do território, confere atributos sensoriais únicos à iguaria produzida por cerca de 800 produtores e agricultores familiares de pequeno porte das 10 cidades da região: Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro.

A conquista do selo é um dos resultados do programa ALI Indicações Geográficas (IG), que em 2023, orientou os produtores do Serro sobre a importância do trabalho em grupo, o fortalecimento do associativismo, a revisão do regulamento de uso da Indicação de Procedência (IP) e da análise do mercado, além do apoio na participação em feiras e eventos.

O ALI IG integra uma série de ações que o Sebrae Minas vem realizando desde 2015 com os produtores de queijo do Serro. O objetivo é promover o desenvolvimento da região por meio da valorização do produto, e da melhoria da renda e qualidade de vida dos produtores. “Oferecemos capacitações e orientações gerenciais aos produtores rurais para que alcancem melhores resultados. Além disso, fomentamos novas oportunidades de negócios em toda a cadeia produtiva associada ao queijo, principalmente, nas atividades ligadas ao turismo e à gastronomia”, afirma Marcelo Silva.

Em 2018, em parceria com a Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (Apaqs), foi lançada a marca coletiva da Região do Serro, construída no intuito de expressar a cultura, a tradição, a culinária e a história colonial da região, contribuindo para unir ainda mais produtores e gerar senso de pertencimento.

O modo de fazer o Queijo Minas Artesanal na Região do Serro foi reconhecido, em 2008, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN), sendo o primeiro bem cultural a ser registrado como patrimônio imaterial no Brasil. Em 2011, recebeu do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a chancela de Indicação Geográfica (IG, na modalidade Indicação de Procedência (IP).

No ano passado, o queijo da Região do Serro foi destaque em várias premiações e concursos nacionais, entre eles, o Prêmio Queijo Brasil, realizado em julho, em Blumenau, conquistando três medalhas de Ouro, quatro de Prata e seis de Bronze; e em agosto, com a medalha de Ouro na categoria “Casca Florida” no Concurso Internacional de Queijos Artesanais da Expoqueijo Brasil, em Araxá.

Fora do país, na 6ª edição do Concurso Mundial de Queijo de Tours, considerado um dos mais importantes da França, os produtores de queijo do Serro trouxeram na mala sete medalhas, sendo três de Ouro, uma de Prata e três de Bronze.

Informações para a coluna enviar para

@sergiomoreira63 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.