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quarta-feira, 13 de março de 2024

COLUNA DE AVIAÇÃO // Azul terá 88 voos extras para o feriado de Corpus Christi. Recife (PE), João Pessoa (PB) e Maceió (AL) serão os destinos mais procurados  // Aeroporto Internacional Afonso Pena inaugura décima rota de transporte de cargas internacional // Airbus e TotalEnergies assinam parceria estratégica para combustíveis sustentáveis de aviação // De piloto a líder da maior empresa de aviação regional do país  // VOEPASS Linhas Aéreas amplia voos nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil



Azul terá 88 voos extras para o feriado de Corpus Christi. Recife (PE), João Pessoa (PB) e Maceió (AL) serão os destinos mais procurados 

São Paulo, 13 de março de 2024 – Para o feriado de Corpus Christi, celebrado em 30 de maio, a Azul, maior companhia aérea em número de voos e destinos atendidos no Brasil, realizará 88 voos extras, entre 29 de maio e 3 de junho, para atender a demanda de Clientes durante o feriado prolongado. 


Os destinos mais procurados e que terão aumento de oferta serão Recife (PE), com 13 voos adicionais; João Pessoa (PB) com 5 e Maceió (AL) com 4. Já o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), terá o maior número de decolagens extras, serão 27, para Recife (PE), Curitiba (PR), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Brasília (DF), Guarapuava (PR), Navegantes (SC), Campo Grande (MS), Presidente Prudente (SP), Belém (PA), Uberlândia (MG), Cuiabá (MT), Londrina (PR), Florianópolis (SC), Galeão (RJ), Porto Alegre (RS), Ribeirão Preto (SP), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), Foz do Iguaçu (PR), Chapecó (SC) e Bauru (SP). Em segundo lugar vem Belo Horizonte, que terá 5 decolagens adicionais, com destino a Ilhéus (BA), Goiânia (GO), Guarulhos (SP) e Cabo Frio (RJ). 

“Neste ano teremos uma quantidade menor de feriados prolongados, o que faz com que o Cliente busque aproveitar esses períodos disponíveis.
Com base nas análises de procura, estamos ofertando mais voos e assentos para destinos e origens que tradicionalmente têm maior demanda, com o objetivo de oferecer mais opções ao Cliente”, comenta Vitor Silva, gerente geral de Planejamento de Malha e Estratégia da Azul. 

Além das rotas citadas, a Azul terá voos entre Aracaju (SE) e Recife (PE), Belém (PA) e Santarém (PA), Congonhas (São Paulo) e Recife (PE) e entre Natal (RN) e Recife (PE). As vendas já estão disponíveis no site da Azul, Central de Vendas ou nas agências de viagens parceiras. Os Clientes que voam com a azul desfrutam de toda a experiência proporcionada pela companhia em suas viagens pelo Brasil, com wi-fi a bordo gratuito, TV ao vivo e serviço de bordo com snacks e bebidas à vontade. 


Direto da Europa: Aeroporto Internacional Afonso Pena inaugura décima rota de transporte de cargas internacional. Operado pela LATAM, cargueiro vindo de Amsterdã desembarca no terminal paranaense três vezes por semana. Afonso Pena é o quinto aeroporto brasileiro com maior volume de importações do País

Com crescimento acelerado desde o ano passado, o terminal de cargas do Aeroporto Internacional Afonso Pena, administrado pela PacLog em parceria com a CCR Aeroportos, inaugurou uma nova rota internacional de transporte de produtos neste início de 2024. Operado pela LATAM em um Boeing B767-300, o novo voo vindo de Amsterdã será realizado semanalmente, aumentando o fluxo de importações e exportações que passam pelo terminal aeroviário paranaense. Serão três operações semanais aos domingos, quartas e sextas-feiras. Atualmente, o Afonso Pena é o quinto aeroporto do País em volume de importações e registrou um crescimento expressivo de rotas internacionais cargueiras desde o início de 2023, saltando de seis para dez.

O novo voo tem capacidade de transporte aproximada de 52 toneladas de produtos, volume suficiente para colaborar com o crescimento do fluxo de cargas do aeroporto que é o maior hub de transporte aéreo de mercadorias do Sul do Brasil com larga vantagem. Entre os itens importados “protagonistas”, destaque para o segmento farmacêutico, de maquinário/peças e o tecnológico. Juntos, estes produtos respondem por pouco mais de dois terços do volume de importação de CWB.

Com um crescimento estimado de 66% em relação ao volume de voos internacionais cargueiros registrados no início de 2023, o terminal de cargas do Afonso Pena recebe semanalmente quatro rotas vindas dos Estados Unidos, e seis vindas da Europa. Segundo os administradores, há demanda suficiente para pelo menos dobrar este volume de voos nos próximos anos. O aeroporto é especialmente estratégico para o fluxo nacional de importações e exportações dada a alta demanda do setor industrial das regiões Sul e Sudeste.

A gerente de cargas da CCR Aeroportos, Lilian Françoso, destaca a retomada do crescimento do terminal paranaense e reforça a projeção otimista para o setor nos próximos anos: “Estamos diante de um incremento expressivo de operações do terminal de cargas no Afonso Pena. Trabalhando em parceria com a PacLog, temos conseguido consolidar CWB como um dos hubs logísticos aéreos de maior destaque do País. Essa rota vinda da Europa apenas reforça uma tendência de crescimento que está evidenciada com o surgimento contínuo de novos voos desde o início do ano passado. Estamos satisfeitos com o momento e confiantes de que teremos ainda mais rotas ao longo dos próximos anos”, completa.



Airbus e TotalEnergies assinam parceria estratégica para combustíveis sustentáveis de aviação


Airbus @TotalEnergies #SustainableAviationFuel #Sustainability
  

Alinhada ao objetivo de alcançar a neutralidade de carbono da indústria de aviação até 2050, esta parceria pretende contribuir para a redução das emissões de CO2 do setor, no qual os Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF) desempenham um papel fundamental. O SAF fornecido pela TotalEnergies pode reduzir em até 90% as emissões de CO2 ao longo do seu ciclo de vida em comparação com o seu equivalente em combustível fóssil.


A parceria abrangerá duas áreas principais:

  • O fornecimento, pela TotalEnergies, de SAF ​​para mais da metade das necessidades da Airbus na Europa.
    Um programa de pesquisa e inovação que visa desenvolver combustíveis 100% sustentáveis, adaptados aos projetos de aeronaves atuais e futuras.
  • Também será estudado o impacto da composição de SAF ​​na redução das emissões de CO2 e nos efeitos não-CO2, como os rastos de condensação.

A Airbus e a TotalEnergies confirmam o interesse em comum em promover a tecnologia SAF e de fortalecer a sua colaboração para descarbonizar a indústria da aviação:

  • A TotalEnergies fornece o SAF utilizado pela Airbus para entregas de aeronaves em Toulouse, na França, desde 2016.
  • A TotalEnergies também forneceu combustível para vários dos primeiros voos operados com SAF em aeronaves da Airbus:
  • Em maio de 2021, o primeiro voo de longa distância utilizando SAF de produção francesa foi com um A350 entre Paris e Montreal;
  • Em novembro de 2021, foi realizado o primeiro voo de um helicóptero H225, da família “Super Puma”, utilizando 100% de SAF;
  • Em março de 2023, foi realizado o primeiro voo do A321neo com 100% de SAF.

Para Patrick Pouyanné, presidente e CEO da TotalEnergies, “o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis de aviação está no centro da estratégia de transição da nossa empresa. Estamos felizes em formar uma aliança estratégica com a Airbus para desempenharmos juntos a nossa parte no enfrentamento do desafio de descarbonizar a aviação. A TotalEnergies tem trabalhado arduamente para responder à nova demanda do setor por uma pegada de carbono reduzida. Nossa empresa estabeleceu para si mesma uma meta de 1,5 milhão de toneladas de SAF produzida anualmente até 2030", completou o executivo.
 
De acordo com Guillaume Faury, CEO da Airbus, “acelerar a implantação de combustíveis sustentáveis de aviação é essencial para cumprirmos as nossas metas de redução das emissões de carbono da aviação até 2030. Esta parceria entre a Airbus e a TotalEnergies demonstra a vontade dos fabricantes aeroespaciais e dos principais produtores e fornecedores de energia de trabalhar juntos para enfrentar este desafio. Estamos determinados a cumprir as nossas metas de descarbonização e garantir que a aviação possa continuar desempenhando o seu valioso papel para a sociedade no futuro”, reforçou Guillaume.


De piloto a líder da maior empresa de aviação regional do país      

Conheça a história de José Souza Ramos Junior, que assume o cargo de diretor da Azul Conecta. Empresa opera em mais de 80 cidades brasileiras e tem a terceira maior frota de Cessna Grand Caravan do mundo       

O jovem sonhador da cidade de Pirapora,no norte de Minas Gerais, nem imaginava que seus sonhos alçariam voos tão altos. Desde cedo a curiosidade de José Souza Ramos Junior o impulsionou para a carreira da aviação. Como morava perto do aeroporto do município, que tem aproximadamente 55 mil habitantes, ele observava de perto os aviões e, sempre que podia, ia até o local. Desde os 14 anos, o agora diretor da Azul Conecta, maior empresa de aviação regional do país, já sabia: “Ainda vou ser piloto.”   

Por vir de uma cidade pequena no interior, com forte presença de um aeroporto regional, Ramos sabe a importância da aviação para o desenvolvimento.
“Visitei recentemente a maioria das bases da Azul Conecta e, quando você conversa com os Clientes, observa o quanto o voo entre essas cidades é essencial. Em Maués, por exemplo, no interior do Amazonas, um Cliente me relatou que antes só era possível viajar de barco até Manaus e demorava até 18 horas, mas, agora com a Azul Conecta, ele leva apenas 40 minutos para chegar a capital amazonense. E, por meio da conexão com os voos da Azul, ele pode ir para diversos outros destinos, até internacionais. É incrível isso”, comenta Ramos.

Ainda cedo, ganhou experiência ajudando no aeroporto da cidade nas horas vagas. “me oferecia para lavar os aviões, fazer pequenos serviços, tudo para estar mais perto e ir aprendendo o máximo possível. Essa vivência colaborou muito para que eu pudesse conhecer mais e melhor a aviação”, diz.

Após terminar o ensino médio e com muita pesquisa, Ramos descobriu uma faculdade em Uberaba, no triângulo mineiro, que possuía o curso que tanto desejava, Ciências Aeronáuticas.

“Meu pai ajudou muito nos primeiros meses. Graças ao financiamento estudantil via FIES, consegui seguir em frente, trabalhando e estudando ao mesmo tempo”, explica Ramos. O esforço valeu a pena, Ramos era o melhor da turma, o que o fez ser convidado pelo reitor da universidade para o acompanhar em alguns voos. “Ele tinha uma aeronave, mas precisava de alguém para ajudar na navegação e, com isso, eu consegui acumular horas de voo”, lembra Ramos.

Depois, a carreira de Ramos como piloto decolou de vez. Passando por empresas como a Líder, MRV construtora, Helimed até chegar na Azul, em janeiro de 2011, ainda no começo da companhia, como primeiro oficial das aeronaves ATR.

Na companhia ajudou na implantação do ATR 72-600, inclusive indo buscar a aeronave na fábrica em Toulouse, na França. Depois foi promovido, ainda no primeiro ano, a coordenador do ATR, na diretoria de Operações, também colaborando na área de Safety da Azul. 

“A Azul tem uma cultura de segurança muito forte. E para o início da operação com os ATRs fizemos um processo intenso de padronização, que é muito complexo e exige um trabalho em equipe”, explica Ramos. Outro ponto alto foi ter comandado o treinamento para adequação ao padrão da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) de toda a frota para operação na Europa, etapa que foi essencial para iniciar os voos entre Campinas (SP) e Lisboa, em Portugal.   

Foi justamente após essa experiência que Ramos decidiu formar a SAFE Escola de Aviação, em 2019, tornando a empresa uma referência na formação de pilotos, inclusive em parceria com a Associação Voar, instituição sem fins lucrativos criada por executivos da Azul. “Eu tinha feito uma promessa que, quando eu estivesse em uma situação melhor, iria ajudar outros a seguirem o mesmo sonho”, recorda Ramos.   

Até que em 2023, chegou o convite que o fez sair da SAFE para se dedicar totalmente a Azul, como diretor da Azul Conecta. Pela frente, o desafio de seguir a expansão da empresa, substituir um verdadeiro ícone da aviação, Flavio Costa, dando continuidade ao processo de modernização preservando a segurança como o principal valor.

“Substituir alguém que deixa um legado importante é um grande desafio. Minha missão é dar sequência a todos os projetos de inovação iniciados pelo Flávio. Vamos focar em melhorar o desempenho e indicadores, principalmente em relação a atrasos e cancelamentos, sempre com foco na segurança. Por operar em aeroportos regionais, com uma infraestrutura mais básica, muitas questões, principalmente as meteorológicas, podem impactar os voos, mas estamos trabalhando cada vez mais para manter a regularidade com segurança aos nossos Clientes”, explica Ramos.   



Expansão da Azul Conecta e o desenvolvimento regional   

Atualmente, a Azul Conecta, maior empresa de aviação regional do país, com a maior frota de Cessna Grand Caravan da América Latina e a terceira no mundo, é responsável por atender 81 destinos e conectar diversos aeroportos regionais com importantes cidades do país, ajudando a Azul a chegar até a 160 destinos.

“A Azul Conecta será essencial na continuidade da expansão da Azul, que tem o objetivo de chegar a 200 cidades atendidas nos próximos anos. Estamos levando desenvolvimento social e econômico, inclusive ajudando a promover o turismo em diversas regiões do Brasil, lembrando sempre das dimensões continentais do país e da importância da aviação regional para o desenvolvimento sustentável”, aponta Ramos.   

Das cidades atendidas pela Azul Conecta, mais de 50% têm menos de 100 mil habitantes. De acordo com os dados do último censo do IBGE,
mais de dois terços das cidades brasileiras (69%) têm até 20 mil habitantes. Esses munícipios concentram pouco mais de 15% da população.

“Além de conectar pessoas, toda nossa operação também é importante para o transporte de cargas, que podem chegar em 24 horas em diversos locais remotos do país. Isso fortalece ainda mais a economia, principalmente para o e-commerce", analisa Ramos, que ainda ressalta que a Azul Conecta opera exclusivamente em 80% dos destinos atendidos.   


Desafios e oportunidades   

Com muitas oportunidades a serem exploradas, a companhia prevê um crescimento de 20% nos próximos anos. Mas até lá, alguns desafios também
precisam ser superados.

“A melhora na infraestrutura dos aeroportos regionais é algo que será muito importante para o crescimento, não apenas da Azul Conecta, mas da aviação regional como um todo. Isso vai dar mais previsibilidade, além de aumentar a frequência e regularidade nas operações”, explica Ramos.   

A empresa também será muito importante para os planos de expansão da Azul, já que será responsável por abrir boa parte das novas bases nos próximos anos. Além disso, Ramos destaca toda a parte tecnológica da companhia. “Algumas novidades e produtos da Azul vieram de tecnologias testadas na Conecta. Por exemplo, o diário de bordo digital em tablets, que primeiramente foi implantado nas aeronaves da Azul Conecta.”, afirma Ramos.    

Uma novidade, apresentada neste ano, foi o motor híbrido-elétrico, em parceria com a norte-americana Ampaire, que serão utilizados para transformar até seis Cessna Grand Caravan em aeronaves híbridas. A expectativa, com a inovação, é reduzir em até 70% o consumo de combustível. Recentemente, a empresa também divulgou o acordo com a Surf Air Mobility, para o desenvolvimento de aeronaves com motores totalmente elétricos, com o objetivo de reduzir os custos operacionais em 50% e eliminar a emissão de carbono das aeronaves Cessna Grand Caravan que receberem essa tecnologia. As inovações são importantes para colaborar com a meta de descarbonização da Azul alinhado aos valores ESG.   


3 anos de Azul Conecta

Com base em Jundiaí (SP), a Azul Conecta iniciou as suas atividades em agosto de 2020, com o objetivo de conectar cidades do interior às principais capitais do país. Desde o surgimento, a companhia cresceu 81% em número de destinos atendidos e viaja para 81 cidades, além de contar com uma frota de 27 aeronaves e realizar, em média, 70 voos diários, sendo a frota de Cessna Grand Caravan com o maior tempo de uso do mundo, cerca de 200 horas por mês.    



VOEPASS Linhas Aéreas amplia voos nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil
 

Passagens aéreas para os novos voos e frequências estão disponíveis no site e demais canais de venda da LATAM, parceira de codeshare da companhia
 

A VOEPASS Linhas Aéreas está expandindo suas operações nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, com novos voos e frequências. A partir do dia 31 de março, a companhia começará a operar novas rotas e também irá ampliar a oferta em diversas cidades brasileiras.
 

Os novos destinos incluem voos de Cascavel (PR) para Congonhas (SP), Caxias do Sul (RS) para Guarulhos (SP), Chapecó (SC) para Guarulhos (SP), Chapecó (SC) para Florianópolis (SC), Florianópolis (SC) para Porto Alegre (RS), Maringá (PR) para Congonhas (SP) e Rio Verde (GO) para Guarulhos (SP).
 

Além disso, serão aumentadas as ofertas nas operações Ribeirão Preto (SP) para Guarulhos (SP) e Juiz de Fora (MG) para Guarulhos (SP): ambas passarão de duas para três operações diárias. A companhia também começará a oferecer voos entre Presidente Prudente (SP) e o aeroporto de Guarulhos, mantendo ainda a operação já existente entre Presidente Prudente e Congonhas.
 

As passagens aéreas para os novos voos e frequências estão disponíveis no site e demais canais de venda da LATAM, parceira de codeshare da VOEPASS, com exceção das rotas Chapecó/Guarulhos, Chapecó/Florianópolis e Florianópolis/Porto Alegre, cuja comercialização começa a partir do dia 25 de fevereiro, com operação a partir do dia 1º de maio.
 

“As novas operações fazem parte de nossa restruturação de malha e são um passo importante na expansão de rotas regionais pelo Brasil, contribuindo para desenvolver e popularizar o transporte aéreo do país”, comenta Eduardo Busch, CEO da VOEPASS Linhas Aéreas.
 

A VOEPASS Linhas Aéreas atende atualmente diversos destinos em todas as regiões do Brasil, com uma frota de 14 aeronaves dos modelos ATR 42 e ATR 72. No ano de 2023, a companhia foi responsável pelo transporte de aproximadamente 1% do total de passageiros do mercado brasileiro. Contando com um quadro de 1087 funcionários, a empresa opera sob certificação IOSA e é membro da ABEAR, IATA e ALTA.



Azul disponibilizará 103 voos extras


para o feriado da Semana Santa


Companhia vai ofertar voos extras para 35 cidades de 17 estados, além do Distrito Federal. Desse total, 52% dos voos são dedicados ao sudeste brasileiro 

A Azul, maior companhia aérea em número de voos e destinos atendidos no Brasil, anuncia a ampliação de sua frequência para o feriado prolongado da Semana Santa. Com o compromisso contínuo de proporcionar conectividade e atender as demandas sazonais, a companhia anuncia um incremento de 103 voos extras entre os dias 27 de março a 1º de abril. 

Essas ampliações serão oferecidas para 35 cidades, de 17 estados e o Distrito Federal, com foco nos aeroportos de Viracopos (SP), Confins (MG) e Recife (PE), os três hubs da companhia como os locais com o maior número de voos. Outros pontos de chegadas incluem Aracaju (SE), Brasília (DF), Caxias do Sul (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Governador Valadares (MG), Guarapuava (PR), Ilhéus (BA), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Navegantes (SC), Palmas (TO), Sinop (MT), Vilhena (RO), Vitória (ES) e outros. 


A região Sudeste contará com um aumento de 52 voos extras, sendo 23 para Viracopos (SP), 16 para Confins (MG), dois para Vitória (ES) e um voo para cada uma das cidades, sendo Bauru (SP), Congonhas (SP), Galeão (RJ), Governador Valadares (MG), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP) e Uberlândia (MG). Algumas cidades do Sudeste realizam eventos religiosos significativos, atraindo fiéis e turistas interessados em participar ou testemunhar essas celebrações.  

O Nordeste brasileiro receberá 19% dos voos adicionais, sendo oito para Recife (PE), quatro para Maceió (AL), dois para Ilhéus (BA), João Pessoa (PB) e um para cada cidade, sendo Aracaju (SE), Natal (RN). A região Sul contará com cinco voos para Curitiba (PR), dois para Foz do Iguaçu (PR), dois voos para Navegantes (SC) e Porto Alegre (RS), e um voo para cada uma das cidades, sendo Florianópolis (SC), Chapecó (SC), Guarapuava (PR), Londrina (PR) e Maringá (PR), totalizando 15 voos adicionais.  Os restantes serão distribuídos em três voos para Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Belém (PA) e um voo para Brasília (DF) Cuiabá (MT), Sinop (MT), Vilhena (RO), Cacoal (RO) e Palma (TO).  

Com uma malha que conecta todos os cantos do Brasil, os Clientes podem personalizar suas viagens de acordo com suas preferências. Vitor Silva, gerente de Planejamento e Estratégia de Malha da Azul, destaca: “Preparamos uma malha que conecta os brasileiros a 152 cidades nacionais e oito destinos internacionais, que buscam nesse período uma variedade de opções de destinos, desde praias paradisíacas até cidades históricas e destinos religiosos”.    

Com voos estrategicamente planejados, a companhia busca facilitar o acesso a locais de interesse durante o feriado da Semana Santa, promovendo uma experiência de viagem mais abrangente e personalizada. Os Clientes que voam com a azul desfrutam de toda a experiência proporcionada pela companhia em suas viagens pelo Brasil, com wi-fi a bordo gratuito, TV ao vivo e serviço de bordo com snacks e bebidas à vontade. As passagens para o período já estão disponíveis nos canais oficiais de venda da companhia.     

A ampliação da Azul não é apenas uma resposta à demanda do feriado da Semana Santa, mas também uma visão do futuro da aviação comercial. Ao investir na conectividade e na satisfação do Cliente, a companhia está liderando o caminho para tornar os céus ainda mais acessíveis e proporcionar experiências únicas aos viajantes”, finaliza o executivo.   

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