Texto e fotos: Arnaldo Moreira
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https://www.youtube.com/watch?v=Vh1YUVzWDvo&t=1038s
O E-Tech da Renault mostrou um desempenho muito interessante e diverso graças às modalidades direção, mais nervosa, que tem um consumo maior de energia e responde mais rápido à aceleração, e mais calma, em ECO, que contempla a economia. O sistema de regeneração mostrou-se eficiente e muito útil, pois aumenta a autonomia do carro, estabelecida em 337 km, no ciclo do Inmetro, mas graças à regeneração de energia do carro, a autonomia chega a cerca de 400 km.
O espaço, um importante item para quem pretende comprar um veículo, no Megane E-Tech é generoso tanto na frente como no banco traseiro beneficiado pelo desenho ligeiramente abaulado da traseira.
O crossover tem 4,2 m de comprimento, 1,768 m de largura e 2,685 m entre-eixos e 1,519 de altura. Os bancos, em couro ecológico, dianteiros são confortáveis com uma boa ergonomia que abraçam o corpo. É de ressaltar o acabamento interno do Megane E-Tech, carro ungido da nova plataforma CMF-EV que permitiu uma otimização da estrutura do Megane E-Tech, priorizando um entre eixos longo, que resulta num melhor espaço interno.
As maçanetas das portas dianteiras são embutidas e ficam aparentes ao acionar a chave ao abrir as portas.
O painel chama a atenção pela elegância e disposição dos instrumentos ligeiramente inclinados na direção do motorista para melhor leitura dos dados do computador de bordo. Portas e painel ganharam fios de LED que mudam de cor de acordo com a seleção de condução escolhida.
No centro do painel central localiza-se o monitor de multimídia de 9" que apresenta todas as funções e controles do carro e a câmera de ré. Logo abaixo o carregador de celular por indução.
O quadro de instrumentos atrás do volante de 12,3" contem velocímetro digital, controles de consumo e regeneração de energia, autonomia, entre outros.
Ao contrário dos carros a combustão, as aletas atrás do volante de troca manual das marchas, no Megane E-Tech servem para aumentar ou diminuir a regeneração de energia.
O volante com regulagem de altura e profundidade, em couro, tem controles de cruzeiro adaptativo (piloto automático), som e do computador de bordo. Também atrás do volante localiza-se a alavanca de câmbio com duas velocidades, uma para a frente e outra a marcha a ré, além das posições de neutro (N) e estacionamento (P).
O carro possui sete airbags, frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa, direção elétrica, eliminação de ponto cego, ar condicionado dirigido ao motorista e ao carona e saída de ar para os passageiros do banco traseiro.
O retrovisor interno recebe as imagens de uma câmera na traseira e é mais eficiente que o espelho normal.
Os retrovisores externos são rebatíveis e ao abrirem iluminam o lugar perto da porta com o desenho da Renault, dispositivo super útil.
O design do Megane E-Tech, um atraente crossover que chama a atenção por onde passa. A frente com conjuntos ótimos compostos por seis painéis refletores em LED de feixe de luz mais largo para as zonas urbanas.
O capô alto e as grades estreitas em baixo, a lateral decorada pelas rodas diamantadas de liga leve de 18" e pneus 195/60.
A traseira que ganha um beleza estética quando é ligada a luz traseira em LED unindo as duas lanternas, compõem a beleza estética do Megane E-Tech.
É importante mencionar que o nível de carro que a Renault produziu é o resultado de longos anos de trabalho, a Renault é a montadora que há mais tempo estuda e trabalha na fábrica de Douai, na França na construção de um carro elétrico, de onde saiu o Mégane E-TECH. O acabamento é de boa qualidade.
Para reduzir o ruído de rodagem do carro, a Renault instalou no E-Tech uma manta de amortecimento e isolamento acústico entre o assoalho do carro e o compartimento da bateria, inclusive para evitar eventuais batidas entre as partes rígidas. A bateria tem 12 módulos de 24 células cada, distribuídos em duas camadas.
Para a recarga, o E-Tech possui 130 kW em carregadores rápidos de rodovias e 22 kW em sistema trifásico, compatíveis com as infraestruturas de recarga em corrente alternada (AC) ou corrente contínua (DC). De acordo com a Renault, é possível carregar dos 15% até 80% em DC 130 kW em 36 minutos. Já um Wallbox de 22 kW demanda 1h50.
O Megane E-Tech tem um motor elétrico síncrono com rotor bobinado de 220cv de potência e torque instantâneo de 30,6 kgfm que garentem chegar de 0 a 100 km/h em 7,4 s, com velocidade máxima de 160 km/h.
O Megane E-Tech elétrico está disponível nas cores: cinza Rafale, cinza Schiste e azul Nocturne sempre associados a pintura bíton, com teto preto Étoilé.
O preço é de R$ 279.900. e tem garantia de três anos. A bateria tem garantia de 8 anos ou 160 mil km, porém, em caso de deterioração que resulte em um nível inferior a 70% da capacidade nominal nesse período a Renault procede à troca da bateria gratuitamente.
Opinião: Na semana que fiquei com o Megane E-Tech percorri 300 km na estrada. Peguei o carro com autonomia de 350 km e devolvi-o com 47 km, o que mostra a excelente regeneração de energia durante a viagem. O conforto é relevante, assim como a estabilidade e o desempenho.
Estranhei um carro da categoria e preço do Megane E-Tech não ter controles elétricos dos bancos dianteiros, ou pelo menos do motorista.
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