Foto divulgação FESTURIS |
Eduardo Zorzanello, CEO do FESTURIS faz o balanço da feira e fala da expectativa para 2025. Clique no link abaixo e inscreva-se no canal;
Foto: Arnaldo Moreira |
Texto: Arnaldo Moreira que viajou a Gramado a convite do FESTURIS para cobrir o evento.
Após e apesar da grande tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul, Gramado, cidade serrana também atingida violentamente, realizou, entre os últimos dias 7 e 10 de novembro, com absoluto sucesso, a presença de 15 mil (2023 foram 12 mil) pessoas do Brasil, e de outros 53 países (contra 40 em 2023) da América do Sul e dos demais continentes e um crescimento de 9% em relação a 2023, a 36ª edição do FESTURIS - Feira Internacional de Turismo.
A cerimônia de abertura do FESTURIS aconteceu, como habitualmente, no Palácio dos Festivais em meio a uma fria e chuvosa noite de sexta-feira, dia 7, tempo que não afastou os milhares de pessoas que lotaram o teatro.
O Palácio, que tem capacidade para 1.100 pessoas, é onde acontece anualmente o Festival de Cinema de Gramado. (Foto: Arnaldo Moreira)
Foto: Arnaldo Moreira |
Com a presença de autoridades e presidentes de entidades de turismo no palco se apresentaram grupos de dança gaúchos e da República Dominicana (foto acima), país oficialmente convidado para participar do FESTURIS.
Eduardo Zorzanello, CEO do FESTURIS (Foto:Arnaldo Moreira) |
O CEO do FESTURIS, Eduardo Zorzanello, em entrevista ao Blog, revelou a apreensão que rondava a organização do Festuris já que em setembro não havia ainda certeza de que o Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, estaria liberado para operar e já havia planos para os participantes da feira chegarem a aeroportos que permitissem o traslado até Gramado.
"Mas, felizmente, o Salgado Filho foi recuperado a tempo para operar voos domésticos, o que permitiu o traslado para Gramado dos milhares de participantes do FESTURIS. Mas foi muito estresse até que a liberação do aeroporto fosse definida. O importante é que deu tudo certo e fizemos um evento extraordinário", comemorou.
O sucesso do 36º FESTURIS está bem expresso nos resultados obtidos que superaram as expectativas, como enalteceram os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzarnello. Além do crescimento de quase 10% (na verdade 9%) em relação ao ano passado, outro dado relevante que comprova o êxito da feira foi o montante financeiro em negócios efetivados entre os participantes credenciados. A expectativa, segundo Eduardo, era alcançar R$ 400 milhões, "mas a meta foi superada e as negociações chegaram a R$ 480 milhões", ou seja quase meio milhão de reais.
No estande da República Dominicana, no FESTURIS, Mercedes, artesã, mostra como são feitos os charutos. Clique no link e assista o interessante vídeo e inscreva-se no canal:
https://youtu.be/q0mSz9Zj9pM
O FESTURIS por tradição tem uma nação convidada oficial e especialmente e este ano o país Convidado de Honra foi a República Dominicana, representado por uma missão chefiada pelo vice-ministro do Turismo, Roberto Henríquez, que acompanhou a programação do início ao fim e se rendeu à grandiosidade do evento e aos encantos de Gramado. Ele revelou que, em 2023, a República Dominicana recebeu 10 milhões de turistas estrangeiros, dos quais 110 mil eram brasileiros, colocando o Brasil como o quarto maior emissor de turistas da América do Sul para o destino. Henriquez revelou que seu país está trabalhando para receber 11 milhões de turistas este ano. (Nota da Redação: O Brasil recebeu 5.908.341 turistas estrangeiros.)
“Nosso país recebe milhares de turistas do Brasil. Temos no Brasil um mercado promissor. Nesta minha primeira vez no Festuris, estou impressionadíssimo com o que vejo acontecer aqui. Eu não imaginava encontrar uma cidade tão bonita e um evento tão bem organizado e com uma participação de público tão qualificada. Eu nunca mais deixarei de participar do Festuris”, confessou.
A chegada dos 15 mil participantes para o Festuris coincidiu, como sempre ocorre, com a realização da famosa festa natalina "Natal Luz" que leva a Gramado muitos milhares de visitantes do Brasil inteiro e dos países vizinhos e, sim, de nações da Europa, como se pôde constatar este ano em um bom número.
Afinal, só para o Festuris havia gente de Portugal, Espanha, França, África do Sul, Coreia do Sul, Nepal, Tailândia, Israel, Maldivas, Tibet, Turquia, Dubai dos Emirados Árabes, entre outros. Os participantes internacionais descobriram na feira de Gramado um excelente meio de vender o turismo de seus países num valioso intercâmbio comercial com não apenas o turismo brasileiro mas com o de outras nações presentes no Serra Park.
O FESTURIS, que a cada ano ganha maior vulto internacional, foi aberto pela autoridade máxima do Estado do Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite, e com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, além outras autoridades estaduais e municipais. Junto com os COEs do FESTURIS eles percorreram a feira, após o corte simbólico da fita inaugural.
O sucesso da feira este ano está bem expresso nas palavras emocionadas da fundadora do Festuris, junto a saudosa Sylvia Zorzanello, em 1988, Marta Rossi: “Que grande evento. Superamos todas as nossas expectativas. Nosso estado sofreu muito este ano, tivemos uma tragédia histórica e ainda assim nunca cogitamos não realizar o Festuris, mas entendemos que haveria um recuo nos resultados por conta de tudo que aconteceu. O retorno das operações no aeroporto foi um alento muito grande e ali passamos a acreditar que seria possível atingir a nossa meta, mas fomos além e superamos. Conseguimos entregar um Festuris grandioso e qualificado exatamente como merece o nosso estado e a nossa cidade”.
O êxito do Festuris deste ano foi tão forte que 40% dos expositores confirmaram já a presença na feira que acontecerá de 6 a 9 de novembro de 2025, de acordo com a gerente Comercial do Festuris, Andréa Oliveira, que ressaltou a presença de 400 estandes representantes de 2.500 marcas privadas e públicas nos 28 mil m2 de área coberta dos 460 mil m2 de área total.
O encerramento na noite de sábado aconteceu em meio a uma festa que tomou conta dos dois grandes pavilhões do Serra Park, com muita alegria e música dos estados presentes no evento. O 37º FESTURIS acontecerá nos dias 6 a 9 de novembro de 2025 e deverá ter, negociações nesse sentido estão correndo, como Convidado de Honra Portugal.
O FESTURIS abriu espaço para a cultura. O escritor Paulo von Atzingen lançou, num dia de autógrafos seu livro de poesia PONTES, CÉUS E MIRAGENS, da Editora Patriani. Na foto, o autor com Arnaldo Moreira.
O FESTURIS não é apenas uma feira de negócios de turismo, o evento se notabilizou também pelas dicussões temáticas, palestras, aulas-shows e bate-papos. Por exemplo o Palco Conteúdo reuniu 120 palestrantes e somou 53 horas de palestras. Além do Meeting Festuris que possui programação matinal, outros sete palcos tiveram atividades simultâneas durante a tarde, na Feira de Negócios, onde eram abordados assuntos segmentados.
O Festuris mobilizou cerca de 2.100 trabalhadores, 600 contratados pela organização do evento para formação das equipes de recepção, segurança, limpeza, motoristas, controladores de tráfego, carregadores e os funcionários das três montadoras contratadas para montagem dos palcos e estandes especiais. Já 1.500 profissionais atuaram para as 68 montadoras que foram contratadas pelos expositores para montagem e desmontagem dos seus estandes. A economia regional teve uma movimentação financeira de R$ 72 milhões. A imprensa nacional e internacional marcou presença em peso, com mais de 400 profissionais.
O Palco LGBT+ completou 15 anos. O pioneirismo do Festuris em criar este espaço de diversidade e inclusão nos eventos de turismo do país. Ricardo Gomes, da Câmara de Comércio e Turismo LGBT, acompanha o Festuris há nove anos, desde que assumiu a presidência da entidade. Além do pioneirismo, ele citou o crescimento da área de exposições na feira. “Este espaço é pautado pela credibilidade e resistência”, afirmou.
A empresa Viagens Promo fez a festa das e dos fãs do ator Cauã Reymond ao realizar uma ação promocional com o ator global para impulsionar a marca. Cauã foi um sucesso na feira.
Estúdio para players do turismo
O Estúdio Festuris foi mais uma novidade apresentada na 36ª edição do FESTURIS que nos dias 8 e 9 funcionou junto à Sala de Imprensa. Foram gravados 24 episódios de 30 minutos cada um que serão disponibilizados a partir de janeiro de 2025 no canal oficial do FESTURIS no YouTube para promoção da próxima edição da feira.
O pentacampeão mundial com a seleção brasileira em 2002, Denilson Oliveira, esteve no palco do Meeting na manhã do dia 9, participando de um bate-papo com o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, e Marcus Rossi.
O público atento aplaudiu o ex-jogador em inúmeros momentos. Denilson falou de sua história no futebol, das dificuldades que enfrentou na carreira e enfatizou reiteradas vezes sobre a importância de fazer sempre o melhor.
Após a participação no Meeting, Denilsou foi até a Vila Olímpica, na Várzea Grande, onde foi realizado o Futebol do Festuris. Ali conversou com os atletas, tirou fotos e deu o pontapé inicial do jogo. O secretário de Esportes de Gramado, Lucas Roldo, presenteou o ex-jogador com uma camisa do Gramadense.
Realidade virtual para divulgar o 37º Festuris
Com o objetivo de comercializar a próxima edição (a 37ª) da feira junto aos estados brasileiros e pelo mundo foram gravados pela Alfa Realidade Virtual vídeos dos principais destaques do Festuris para montar um filme de seis minutos em realidade virtual com 360º. Usando óculos especial, a pessoa poderá sentir como se estivesse caminhando pelos corredores do evento.
O estande de Porto Alegre teve nesta Festuris uma intensa atividade promocional da cidade que depois de passar pelo desastre climático com consequências gravíssimas está ainda se recuperando dos prejuízos e apostou num trabalho de divulgação e cultural mostrando toda a força do povo gaúcho. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Júlia Evangelista Tavares, explicou que Porto Alegre é uma porta de acesso ao Estado e ao FESTURIS e a cidade encontra-se em um momento de retomada do turismo, o que é extremamente ajudado pelo aeroporto que em dezembro voltará a operar totalmente.
Como faz há 14 anos os CEOs do FESTURIS, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello plantaram a Árvore da Integração do Festuris em meio a uma singela, mas extremamente simbólica cerimônia realizada na tarde do dia 9 no exterior do Serra Park, que este ano teve o apoio da Localiza & Co.
"Esse momento para nós é emblemático, porque solidifica as relações, através das raízes e dos frutos que o pinheiro dá. Isso é o fortalecimento daquilo que falamos do Festuris, que é muito mais que uma feira de negócios”, ressaltou Marta.
Na feira deste ano, 8 mil mudas de espécies nativas e hortênsias foram oferecidas aos participantes que as levaram para seus destinos.
Quem passou pelo pavilhão Hortênsias, do Serra Park, durante o Festuris Gramado, sentiu diversos aromas no ar. Salmão defumado, roda de carreta e degustação de bebidas, como vinhos uruguaios, estiveram na programação da Arena Gastronômica durante o primeiro dia da Feira de Negócios.
Uma das oficinas que mais atraiu interessados e curiosos foi a dos chefs Marcilio Galeano e Lucas Caslu, do Mato Grosso do Sul. O prato chamava atenção justamente pela proteína oferecida: uma ceviche de jacaré. A iguaria impressionou os participantes.
Lenora, presidente e fundadora do Arroz Amigo, ao centro, entrega aos CEOs do FESTURIS, Marta e Eduardo o Troféu Arroz Amigo |
Um projeto que completa três décadas em 2024, e que nasceu no Festuris Gramado, o Clube Nacional do Arroz Amigo, realizou nos dias 8 e 9, a entrega de 16 homenagens a pessoas que auxiliaram na construção, permanência e crescimento da entidade. Os CEOs da Rossi e Zorzanello, empresa fundadora da Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, foram reconhecidos com o prêmio. A cerimônia ocorreu no estande do Rio Grande do Sul.
Foto divulgação FESTURIS |
O último dia do Festuris foi marcado pela estreia da disputa de Beach Tennis. O 1º torneio contou com participantes credenciados na Feira nas modalidades feminino, masculino e mista. A competição, com o patrocínio de Aruba, aconteceu nas quadras do Curta Beach Sports e foi aberta aos profissionais de turismo e imprensa do evento. Cada inscrito recebeu uma camiseta. A iniciativa se tornou o destino número 1 dos praticantes do esporte e tem ainda apoio da ABAV-RS e do Curta Beach Tennis, local que recebe os competidores, no bairro Carniel.
Portugal compareceu em peso à Feira Internacional de Turismo de Gramado. Com cinco expositores no Espaço Luxury e mais quatro pela feira de negócios, o país ocupa grande parte do segmento dedicado ao luxo. Porto e Norte, Centro de Portugal, Alentejo e Madeira estiveram entre as sete regiões presentes e destacaram a diversidade de negócios e experiências voltadas ao setor turístico.
O diretor de Turismo de Portugal, Bernardo Cardoso que participa do FESTURIS desde 2016, que esteve com a ETC (European Travel Comission), "mas logo depois começamos a vir sozinhos. Iniciamos com um estande pequeno e fomos propondo sempre algo maior, e desde o ano passado, estamos no Espaço Luxury".
Cão robô nos corredores do Festuris
Samba e dança caribenha na entrada da Feira de Negócios
Os participantes do Festuris foram surpreendidos com duas atrações bem animadas quando chegavam ao Serra Park. No início da tarde deste sábado, dia 9, os dançarinos do Balé Folclórico da República Dominicana, país Convidado de Honra deste ano, se apresentavam no saguão principal quando chegaram os artistas de uma escola de samba da cidade de Joaçaba, no oeste catarinense.
Além de muita descontração e alegria, o momento integrou duas culturas artísticas com música e dança e proporcionou um momento ímpar para os participantes do Festuris.
Galeria de fotos: