A GM apresentou à Imprensa especializada, ontem, à noite, no Rio de Janeiro a versão 2016 do modelo Cobalt, que, exteriormente, registra novas frente e traseira e alterações nas laterais e o sistema multimidia My Link de segunda geração, com conetividade aos sistemas Android Auto, da Google, e CarPlay, da Apple e assim acessar o WhatsApp e o Skype, de mensagens, e o Spotify e o TuneIn, de músicas online, com comando de voz. E surge uma nova versão, a Elite, mais equipada e luxuosa, aumentando para cinco o portfólio do modelo, em 2016, com câmbio manual e automático.
A frente tem um capô, agora com vincos centrais e está ligeiramente mais baixo. A grade é nova, semelhante à do recém-lançado Malibu, nos Estados Unidos e os faróis, com projetores de dupla parábola, ficaram mais afilados se estendem até a grade. A spolier inferior também ficou com altura menor.
A traseira recebeu nova tampa do porta-malas, o vidro está mais inclinado e as lanternas, antes verticais, agora são horizontais. O sedã, considerado o mais espaçoso do seu segmento, teve a carroceria praticamente toda redesenhada e, por dentro, recebeu materiais e acabamentos mais nobres.
A combinação de cores internas também é nova, assim como os elementos dos painéis das portas e os bancos.
Conetividade
A segunda geração do MyLink, antes apenas no Cruze passa a compor o novo Cobalt, em todas as versões, trazendo maior integração com smartphones, permitindo ao usuário, por exemplo, ler e ditar mensagens de texto por comando de voz, acessar aplicativos de música online ou mesmo de navegação, incluindo o Google Maps, que informa as condições de trânsito e sugere rotas alternativas.
A segunda geração do MyLink, antes apenas no Cruze passa a compor o novo Cobalt, em todas as versões, trazendo maior integração com smartphones, permitindo ao usuário, por exemplo, ler e ditar mensagens de texto por comando de voz, acessar aplicativos de música online ou mesmo de navegação, incluindo o Google Maps, que informa as condições de trânsito e sugere rotas alternativas.
A tela de sete polegadas do MyLink tem melhor resolução gráfica e tecnologia multi-touch. Similar à de smartphones, ela facilita e potencializa a navegação com os dedos e permite reorganizar os ícones da página inicial, por exemplo. tem um design mais moderno e intuitivo, além de novas funcionalidades, como os sistemas Android Auto, da Google, e CarPlay, da Apple.
A GM já vendeu quase 200 mil do modelo Cobalt, desde seu lançamento em 2012 |
Por conseguir identificar telefones com o sistema operacional iOS e Android, o multimídia projeta menus com as interfaces próprias de cada um deles para a rápida familiarização do usuário.
Já as teclas de avançar e retroceder do multimídia foram deslocadas do visor para o painel externo do aparelho e o botão do volume passa a ser giratório, facilitando a operação.
Várias funções ainda podem ser comandadas por teclas no volante multifuncional do Chevrolet Cobalt 2016.
O Cobalt disponibiliza câmbio manual nas versões LT 1.4 MT5, LTZ 1.4 MT5 e LTZ 1.8 MT5 |
O banco bipartido traseiro quando rebatido duplica a capacidade do porta-malas |
Menos de dois meses depois de estrear na linha Cruze, o OnStar chega também às versões mais sofisticadas do Cobalt.
O OnStar é um sistema de telemática avançado que oferece ao motorista mais de 20 serviços de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e Conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.
Pressionando um botão no retrovisor interno, o motorista é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, reservas e informações sobre situações de tráfego (vias alagadas ou bloqueadas).
Pode-se igualmente acionar o botão OnStar para solicitar assistência mecânica, elétrica ou médica em caso de emergência.
A comunicação entre os ocupantes e o atendente do Centro de Atendimento ocorre por meio de uma linha celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos autofalantes e microfones do sistema “hands-free” do carro.
O OnStar também avisa quando o automóvel está sendo furtado ou envolveu-se em um acidente que resultou na deflagração dos airbags.
O OnStar é um sistema de telemática avançado que oferece ao motorista mais de 20 serviços de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e Conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.
Pressionando um botão no retrovisor interno, o motorista é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, reservas e informações sobre situações de tráfego (vias alagadas ou bloqueadas).
Pode-se igualmente acionar o botão OnStar para solicitar assistência mecânica, elétrica ou médica em caso de emergência.
A comunicação entre os ocupantes e o atendente do Centro de Atendimento ocorre por meio de uma linha celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos autofalantes e microfones do sistema “hands-free” do carro.
O OnStar também avisa quando o automóvel está sendo furtado ou envolveu-se em um acidente que resultou na deflagração dos airbags.
Isso acontece pois os sensores espalhados pela carroceria são capazes de detectar situações de anormalidade e alertam o Centro de Atendimento.
Profissionais capacitados então fazem a análise da situação e solicitam, se necessário, o auxílio das autoridades competentes.
O OnStar também permite que o usuário comande funções do veículo por meio de um aplicativo para smartphone, como o travamento das portas.
Pelo app ainda é possível programar para receber notificações quando o veículo inicia uma nova movimentação, saber qual é a sua localização atual e ainda pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado – recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros.
O aplicativo é compatível com os sistemas Android e IOS e pode ser baixado na Play Store e agora também na Apple Store.
“Pesquisas internacionais mostram que os consumidores já consideram os itens tecnológicos do veículo mais relevantes do que a potência do motor”, comenta William Bertagni, vice-presidente de engenharia da General Motors América do Sul.
O OnStar cumpre bem esta tarefa, pois, além de simples e funcional, permite ser operado sem que o condutor desvie a atenção do trânsito.
Para o Brasil, foram desenvolvidos alguns serviços customizados para atender as demandas do mercado local.
O OnStar também permite que o usuário comande funções do veículo por meio de um aplicativo para smartphone, como o travamento das portas.
Pelo app ainda é possível programar para receber notificações quando o veículo inicia uma nova movimentação, saber qual é a sua localização atual e ainda pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado – recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros.
O aplicativo é compatível com os sistemas Android e IOS e pode ser baixado na Play Store e agora também na Apple Store.
“Pesquisas internacionais mostram que os consumidores já consideram os itens tecnológicos do veículo mais relevantes do que a potência do motor”, comenta William Bertagni, vice-presidente de engenharia da General Motors América do Sul.
O OnStar cumpre bem esta tarefa, pois, além de simples e funcional, permite ser operado sem que o condutor desvie a atenção do trânsito.
Para o Brasil, foram desenvolvidos alguns serviços customizados para atender as demandas do mercado local.
Entre os mais relevantes estão o que possibilita o motorista fazer consultas na internet por meio do Concierge e o que alerta para a circulação em área de rodízio na cidade de São Paulo.
Ao todo, são mais de 20 opções de serviço à disposição do cliente Chevrolet de todo o país que possuam a tecnologia habilitada em seus veículos.
No Cobalt 2016, a Chevrolet oferece como cortesia o serviço OnStar por 12 meses. O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária.
No Cobalt 2016, a Chevrolet oferece como cortesia o serviço OnStar por 12 meses. O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária.
Na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.
Mais conforto no 2016
O Cobalt 2016 está mais equipado. O lançamento no Rio de Janeiro foi glamoroso.
Há itens adicionais de conforto e de conveniência tanto nas configurações com o motor 1.4 Econo.Flex como nas com o motor 1.8 Econo.Flex, cujo torque chega a 17 kgfm - o maior entre os principais concorrentes. Esse propulsor pode vir acoplado ao câmbio automático de seis velocidades.
A versão Elite, topo de linha, oferece bancos com revestimento premium Brownstone; sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento; câmera de ré e o exclusivo e inovador sistema OnStar da Chevrolet, que oferece diversos serviços, entre eles de emergência e de segurança.
Uma das grandes vantagens do Cobalt é o seu porta-malas de mais de 500 litros |
Desenvolvido no Centro de Design da GM do Brasil, o Cobalt 2016. Os sensores de estacionamento (presentes nas versões de luxo) também parecem estar camuflados, resultando em um visual limpo e agradável.
Além das tradicionais cores Branco Summit, Azul Macaw, Prata Switchblade, Preto Carbon Flash e Cinza Graphite, foram incorporadas à linha 2016 o Bege PepperDust, o Cinza Aztec e o Marrom Mogno Brown, esta desenvolvida exclusivamente para o lançamento do veículo.
Interior mais apurado
A cabine do Cobalt 2016 também passou por evoluções. Há opção de bancos com revestimento premium bicolor (Jet Black e Brownstone), molduras das saídas de ar e da alavanca da transmissão automática em acabamento preto brilhante (black piano) e volante multifuncional revestido com costura pespontada.
Os painéis das portas foram reprojetados, os apoios de braço são do tipo “soft touch” e seguem o mesmo padrão de revestimento dos bancos.
Além do formato, o posicionamento dos puxadores e dos comandos dos vidros elétricos foram igualmente revistos com o intuito de aprimorar a ergonomia.
Com novo visual, tecnologias inéditas e melhor resolução gráfica, o sistema multimídia MyLink de segunda geração traz um ar de modernidade e frescor ao painel, que tem quadro de instrumento com iluminação em LED e velocímetro digital.
O mecanismo do ar-condicionado também foi modernizado: os comandos passam a se concentrar no trio de botões giratórios, e o sistema de recirculação passa a ser acionado automaticamente a partir da velocidade três do ventilador.
Outra novidade interessante são os botões na base do espelho retrovisor central. Eles comandam o exclusivo sistema OnStar da Chevrolet e o usuário entra em contato com uma central de atendimento 24 horas e pode usufruir de serviços de emergência, concierge e de conectividade.
Há ainda um aplicativo para smartphones, que permite monitorar e comandar diversas funções do veículo remotamente.
A cabine conta ainda com 18 porta-objetos e um bagageiro “tamanho família” de 563 litros – o maior entre os sedãs de produção nacional.
Versão Elite
O Cobalt 2016 está mais completo, sofisticado e elegante. Chega às concessionárias Chevrolet em cinco diferentes combinações entre motorização (1.4 e 1.8), transmissão (MT5 e AT6) e acabamento (LT, LTZ e Elite).
O sedã já vem equipado de série com os itens de conforto e segurança mais valorizados pelo consumidor da categoria, como ar-condicionado; direção hidráulica; conjunto elétrico das travas, portas e vidros; chave tipo canivete com controle remoto de abertura inclusive da tampa do porta-malas; bancos e volante com regulagem de altura; freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo.
Para elevar a relação custo-benefício da versão LT (de entrada), foi incorporado à lista ainda os comandos elétricos dos retrovisores e dos vidros traseiros.
O Cobalt 2016 está mais completo, sofisticado e elegante. Chega às concessionárias Chevrolet em cinco diferentes combinações entre motorização (1.4 e 1.8), transmissão (MT5 e AT6) e acabamento (LT, LTZ e Elite).
O sedã já vem equipado de série com os itens de conforto e segurança mais valorizados pelo consumidor da categoria, como ar-condicionado; direção hidráulica; conjunto elétrico das travas, portas e vidros; chave tipo canivete com controle remoto de abertura inclusive da tampa do porta-malas; bancos e volante com regulagem de altura; freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo.
Para elevar a relação custo-benefício da versão LT (de entrada), foi incorporado à lista ainda os comandos elétricos dos retrovisores e dos vidros traseiros.
O modelo conta com acabamento interno diferenciado, na qual predomina a cor preta “Jet Black” com alguns toques de cinza “DarkAsh Gray”, enquanto os bancos são de tecido de estampa marcante e diferenciada.
O motor 1.4 Econo.Flex e a transmissão manual de cinco marchas completam o pacote.
O mesmo trem de força pode equipar a versão LTZ (de luxo), que oferece também a opção do propulsor 1.8 Econo.Flex e da transmissão automática de seis velocidades com o sistema Active Select.
Nesta configuração, o modelo soma faróis de neblina com moldura cromada, sensor de estacionamento, computador de bordo, volante multifuncional, bancos com a nova combinação de tecido e revestimento premium, encosto de braço em material “soft touch” controle de cruzeiro, multimídia MyLink, sistema OnStar e rodas de alumínio.
Quanto ao acabamento, esta versão combina internamente tons de preto com variadas nuances de marrom que, somados aos detalhes de acabamento cromado e preto brilhante, expressam requinte.
Ofertada em pacote único, a nova versão Elite (topo de linha) foi pensada para o consumidor que busca um sedã médio-compacto acessível, espaçoso para a família, mas com a mesma sofisticação encontrada em modelos de categorias superiores.
“A versão Elite reúne os equipamentos e a mecânica mais sofisticada disponíveis para o Cobalt.
Nesta configuração, o modelo soma faróis de neblina com moldura cromada, sensor de estacionamento, computador de bordo, volante multifuncional, bancos com a nova combinação de tecido e revestimento premium, encosto de braço em material “soft touch” controle de cruzeiro, multimídia MyLink, sistema OnStar e rodas de alumínio.
Quanto ao acabamento, esta versão combina internamente tons de preto com variadas nuances de marrom que, somados aos detalhes de acabamento cromado e preto brilhante, expressam requinte.
Ofertada em pacote único, a nova versão Elite (topo de linha) foi pensada para o consumidor que busca um sedã médio-compacto acessível, espaçoso para a família, mas com a mesma sofisticação encontrada em modelos de categorias superiores.
“A versão Elite reúne os equipamentos e a mecânica mais sofisticada disponíveis para o Cobalt.
Traz detalhes exclusivos de acabamento interno e externo que caracterizam o cuidado na execução de cada elemento estético do carro”, destaca Samuel Russell, Diretor de Marketing da GM.
A lista ainda inclui bancos com revestimento premium nas cores Brownstone e Jet Black e a assinatura do nome da versão, volante e encosto de braços com costura pespontada, frisos cromados na região das saias laterais, sensor de chuva e crepuscular, além de rodas de alumínio especialmente desenvolvidas para o modelo.
Motores fortes e confiáveis
O Cobalt 2016 é ofertado em duas opções de motorização. Ambas trazem tecnologia tipo VHCE.
O propulsor 1.4 Econo.Flex desenvolve até 102 cavalos (a 6.200 rpm) e 13 kgfm de torque (a 3.200 rpm), enquanto o propulsor 1.8 Econo.Flex desenvolve até 108 cavalos e 17,1 kgfm de torque a 3.200 rpm.
Vale ressaltar que esse é o motor de maior torque e capacidade volumétrica entre os principais rivais do carro e disponibiliza 90% da sua força entre 2.500 e 4.700 rpm, ampliando sua elasticidade e garantindo excelente dirigibilidade ao carro tanto em trajetos urbanos como rodoviários.
Com etanol no tanque e transmissão manual, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 10s. A velocidade máxima é de 170 km/h.
Outro diferencial mecânico do Cobalt 2016 perante a concorrência é a opção da transmissão automática de seis velocidades com sistema Active Select, que permite ao motorista realizar as trocas manualmente, se desejar. O sistema tem funcionamento suave e preciso.
A lista ainda inclui bancos com revestimento premium nas cores Brownstone e Jet Black e a assinatura do nome da versão, volante e encosto de braços com costura pespontada, frisos cromados na região das saias laterais, sensor de chuva e crepuscular, além de rodas de alumínio especialmente desenvolvidas para o modelo.
O sistema OnStar e o multimídia MyLink de segunda geração são outros itens de série do Cobalt Elite.
O Cobalt 2016 é ofertado em duas opções de motorização. Ambas trazem tecnologia tipo VHCE.
O propulsor 1.4 Econo.Flex desenvolve até 102 cavalos (a 6.200 rpm) e 13 kgfm de torque (a 3.200 rpm), enquanto o propulsor 1.8 Econo.Flex desenvolve até 108 cavalos e 17,1 kgfm de torque a 3.200 rpm.
Vale ressaltar que esse é o motor de maior torque e capacidade volumétrica entre os principais rivais do carro e disponibiliza 90% da sua força entre 2.500 e 4.700 rpm, ampliando sua elasticidade e garantindo excelente dirigibilidade ao carro tanto em trajetos urbanos como rodoviários.
Com etanol no tanque e transmissão manual, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 10s. A velocidade máxima é de 170 km/h.
Outro diferencial mecânico do Cobalt 2016 perante a concorrência é a opção da transmissão automática de seis velocidades com sistema Active Select, que permite ao motorista realizar as trocas manualmente, se desejar. O sistema tem funcionamento suave e preciso.
Investimento
O Cobalt 2016 é o segundo grande lançamento da General Motors do Brasil após o anuncio da ampliação de seu plano de investimentos para R$ 13 bilhões no período de 2014 a 2019 no país – o primeiro foi o OnStar, que estreou no Cruze.
Este investimento permitirá à marca Chevrolet continuar a renovação de sua linha de automóveis com foco em conectividade, segurança, eficiência energética e valor atraente.
De acordo com Santiago Chamorro, presidente da General Motors do Brasil, este é o maior plano de investimentos já realizado pela companhia no país e demonstra o compromisso e a confiança que a empresa tem no Brasil e no potencial de crescimento do mercado local.
O Cobalt 2016 é o segundo grande lançamento da General Motors do Brasil após o anuncio da ampliação de seu plano de investimentos para R$ 13 bilhões no período de 2014 a 2019 no país – o primeiro foi o OnStar, que estreou no Cruze.
Este investimento permitirá à marca Chevrolet continuar a renovação de sua linha de automóveis com foco em conectividade, segurança, eficiência energética e valor atraente.
De acordo com Santiago Chamorro, presidente da General Motors do Brasil, este é o maior plano de investimentos já realizado pela companhia no país e demonstra o compromisso e a confiança que a empresa tem no Brasil e no potencial de crescimento do mercado local.
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