Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 19 de dezembro de 2015

MERCEDES-BENZ APRESENTA EM SÃO PAULO OS SISTEMAS DE SEGURANÇA ATIVA E PASSIVA DO CLASSE C E GLA, SISTEMAS QUE PODERÃO EM BREVE ESTAR EQUIPANDO OS CARROS VENDIDOS NO BRASIL


A Mercedes-Benz realizou uma demonstrou da tecnologia de assistência de direção que 
torna os seus veículos mais seguros para passageiros dos carros e ciclistas e pedestres.

A apresentação ocorreu durante o Tech Day, evento que aconteceu, ontem, em São Paulo, em que foram apresentados itens relacionados à segurança ativa e passiva para automóveis de passeio.

O sistema é composto por uma combinação que envolve o Active Lane Keeping Assist, Active Blind Spot Assist, Collision Prevention Assist Plus, Pre-Safe® Brake com reconhecimento de pedestre e o Distronic Plus com Steering Assist.

“Segurança é um dos principais pilares da Mercedes-Benz desde 1886, com a invenção do automóvel e, hoje, oferecemos tecnologias desenvolvidas para contribuir tanto para a segurança dos condutores quanto dos pedestres, motociclistas e ciclistas", ressalta Luiz Carlos Moraes, diretor de Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil

Além disso, ressaltou, acreditamos que o desenvolvimento de sistemas de assistência cada vez mais avançados contribui muito para a interação entre veículos, tornando regiões com tráfego intenso mais dinâmicas e seguras.

Os modelos utilizados durante o evento foram o Classe C e GLA, duas das principais plataformas do atual portfólio da Mercedes-Benz. 

Entre as características dos sistemas apresentados, destaca-se a forma combinada de uma tecnologia completando a outra, oferecendo aos clientes da marca maior segurança em diferentes situações de condução. 

Por outro lado, nenhum deles anula a responsabilidade do motorista em tomar as decisões e manter a concentração durante a direção. 

Todos são sistemas de auxílio para aumentar a segurança e preservar ainda mais a integridade dos ocupantes do veículo e de outros usuários da via.

Tecnologias de segurança
As tecnologias apresentadas no Tech Day fazem parte do conceito “Intelligent Drive”, que engloba a atuação dos sistemas de assistência em rede de maneira inteligente, estabelecendo uma nova dimensão na busca pela condução livre de acidentes. 

Isso é fundamental para a melhoria das condições de trânsito além da segurança dos condutores e pedestres, considerando a interação entre os veículos e a infraestrutura das ruas e estradas.

A direção inteligente é baseada em pesquisa intensiva, além da utilização de ferramentas avançadas e sensores que monitoram o ambiente e dão apoio ao condutor.

O sistema Active Lane Keeping Assist possui sensores que monitoram o trânsito ao redor do automóvel, enquanto as câmeras identificam se a faixa é contínua ou tracejada. 

Na iminência de colisão ao fazer uma conversão com transposição de faixa, o sistema intervém e auxilia o condutor para que ele saia da zona de perigo.

O Active Blind Spot Assist demonstra no espelho retrovisor externo quando automóveis ou motocicletas entram no ponto cego. 

O sistema indica para o motorista ao detectar uma possível situação de risco e pode evitar acidentes com auxílio de frenagem.

Collision Prevention Assist Plus tem como função combinar um recurso de aviso de distância apoiado por radar, assistente de frenagem Adaptive Brake Assist e aplicação parcialmente autônoma do sistema de freios.

O Pre-Safe® Brake com reconhecimento de pedestre, possui câmera e sistema de monitoramento de curta, média e longa distância monitorando a área à frente do automóvel e podem juntos reconhecer pessoas localizadas nesse espaço, assim como seus movimentos. 

No caso de risco de colisão, o sistema emite um alerta visual e sonoro ao condutor.

Mais avançada tecnologia de assistência da marca, o Distronic Plus com Steering Assist auxilia na manutenção da distância entre veículos, proporcionando maior estabilidade da direção. 

Ambos, trabalham juntos para manter o condutor no curso correto e prevenir que o veículo seja desviado de maneira não intencional.

“A Mercedes-Benz tradicionalmente, é pioneira em patentear novas tecnologias e compartilhá-las com a indústria para contribuir com a evolução do segmento. Eventos como o Tech Day tem esse mesmo objetivo", 
explicou LuísCarlos Moraes. 

O executivo revelou que "queremos demonstrar que sistemas utilizados na Europa podem ser aplicados no Brasil para melhorar a mobilidade em grandes cidades e contribuir para a segurança de todas as pessoas envolvidas no trânsito". 

Moraes manifestou a expectativa de conseguir, junto aos órgãos governamentais brasileiros, regulamentar esses itens e oferecer uma grande contribuição tecnológica à frota do País.

Confira abaixo o link para o vídeo release:https://www.sendspace.com/file/vh0epo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.