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segunda-feira, 8 de maio de 2017

Ford aperfeiçoa o desempenho do motor de três cilindros, até agora limitado ao propulsor EcoBoost de 1 litro, de 80 cv, elevando a sua capacidade para 1,5 l. com 137,2 cv e torque de 158,5 Nm, igualmente flex. A montadora usa na Europa esse novo motor 1.5, porém turbinado no Fiesta ST, que entrega 200 cv de potência e 29,5 kgfm de torque, permitindo que o carro chegue de 0 a 100 km/h em 6,7 s, porém, muito econômico, pois além do turbo, ainda desliga um dos cilindros quando o pé fica bem leve no acelerador, economizando combustível. O 1.5 veio substituir o 1.6 de quatro cilindros. Ou seja, este motor parece ser o mesmo do Fiesta ST, porém, sem a turbina. Seria ótimo que este novo propulsor fosse turbinado também no Brasil


A Ford promoveu uma festa que contou até com o 
ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira para apresentar no Brasil o seu novo motor de três cilindros, 1.5 Flex.

O novo motor, que estreou mundialmente no Brasil, traz tecnologias inéditas e segue a tendência conhecida como “downsizing”, de diminuição da cilindrada e aumento da potência específica, com menor consumo de combustível e emissões.

O novo motor, segundo a Ford, traz tecnologias inéditas e segue a tendência conhecida como “downsizing”, de diminuição da cilindrada e aumento da potência específica, com menor consumo de combustível e emissões.
A Ford tem uma longa tradição no desenvolvimento de motores. “O Brasil será o primeiro mercado a lançar o novo 1.5 de três cilindros, que traz soluções avançadas para oferecer benefícios reais aos consumidores”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.

Novo motor
Entre outras vantagens, o novo motor 1.5 tem uma potência de 137,2 cv e torque de 158,5 Nm com etanol, um desempenho que supera inclusive motores de quatro cilindros com maior cilindrada e conta com a classificação A de eficiência energética do Inmetro/Conpet.

O projeto de três cilindros permite tamanho e peso compactos, qualidades que são reforçadas pelo uso de bloco de alumínio. 

Suas soluções técnicas incluem coletor de escape integrado, eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos, bomba de óleo variável, correia imersa em óleo e duplo comando variável e independente de válvulas (tecnologia TiVCT).

Tem ainda bobinas de ignição individuais para cada cilindro, velas de ignição centralizadas na câmara de combustão, tuchos hidráulicos com balancins roletados, virabrequim deslocado da linha de centro e sistema de partida a frio eletrônica Easy Start.

Tendência de mercado
Os motores de três cilindros já demonstraram a sua eficiência e foram bem recebidos pelos consumidores, tanto que equipam hoje os veículos mais vendidos do mercado. 

As opções atualmente disponíveis com essa configuração, porém, estão limitadas a propulsores de 1 litro. 

A Ford é a primeira a desenvolver um motor de três cilindros com 1,5 litro, ampliando o seu potencial de aplicação em veículos que vão além do segmento de entrada.

A Ford deu uma contribuição significativa para firmar mundialmente o prestígio dos motores de três cilindros, com o lançamento do 1.0 EcoBoost – disponível hoje na linha New Fiesta no Brasil. 

Ele conseguiu o feito inédito de vencer por três anos consecutivos o prêmio de Motor Internacional do Ano, e cinco anos seguidos na categoria abaixo de 1 litro (2012, 2013, 2014, 2015 e 2016).

No Brasil, o primeiro três cilindros da Ford foi o 1.0 TiVCT 12V Flex. Lançado com o novo Ka, ele combina alta potência (85/80 cv) com economia e é um dos pilares do sucesso da linha.

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