Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 2 de maio de 2017

Jeep acertou em cheio ao instalar em Goiana sua fábrica no Brasil. É das mais modernas, sustentáveis e eficientes do mundo e cerca de 221 mil carros, em dois anos de operação


Inaugurado em 28 de abril de 2015, o Polo Automotivo Jeep® completa dois anos de operação com a liderança da marca em SUVs no Brasil e força para desbravar novos mercados. 


Na mais moderna fábrica da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) do mundo, já foram produzidos mais de 220 mil modelos dos Jeep Renegade e Compass, além da picape Fiat Toro. 



Desse total, mais de 30 mil foram exportados para países da América Latina como Argentina, Colômbia, Chile, Paraguai e Uruguai. 


Em Abril, o Jeep Renegade desembarcou também no México, o destino mais longo até agora. São de 15 dias de navio, partindo do Porto de Suape.


“A produção do Polo trouxe a marca Jeep para a liderança da categoria dos SUVs, com o Renegade e o Compass. Celebrar os dois anos de operação da fábrica representa a consolidação de nossos valores, que são a autenticidade, a liberdade, a aventura e a paixão”, afirma Gabriel Razzotti, diretor de Marca da Jeep para América Latina.

Com cerca de 8 mil empregados, entre planta Jeep e Parque de Fornecedores, a idade média entre os colaboradores é de 29 anos. 

“Passamos da fase de start up para uma operação de alto nível. Investimos na nova geração. O engajamento e a motivação desse time são os responsáveis pelo sucesso que alcançamos e pelo rápido crescimento profissional da equipe”, destaca Glauber Fullana, plant manager da fábrica pernambucana.

Para garantir o padrão de excelência, o Polo se tornou referência no World Class Manufacturing (WCM), sistema de produção adotado em todas as fábricas da FCA no mundo. 


A planta Jeep foi pensada com layout inovador e sistema de gestão que prioriza o combate ao desperdício, o desenvolvimento das pessoas e a utilização de métodos e ferramentas para eficiência máxima dos processos. 

A busca por aprimoramento é constante. Em dois anos de operação, já foram mais de 800 projetos de melhorias de processos desenvolvidos pelos próprios colaboradores.

Produzir no mais avançado processo de fabricação garante ao Polo Jeep a possibilidade de competir nos mais exigentes mercados globais. 

A vocação para exportação fez do Polo o principal responsável pelo crescimento de 147% na movimentação do pátio de veículos no Porto de Suape no ano passado. 


Somente no primeiro trimestre deste ano, o crescimento foi de 48% em relação ao mesmo período de 2016, com a exportação de 8,3 mil carros da FCA, o que equivale a 72% do total de veículos que passam pelo porto.

Meio Ambiente

Erguido em uma área onde predominava a cultura da cana-de-açúcar, o Polo Automotivo Jeep promove o resgate e a conservação da biodiversidade nativa da Mata Atlântica. 

Como resultado do Programa Biodiversidade Jeep, já foram plantadas mais de 60 mil mudas de 289 diferentes espécies, sendo 27 em extinção, produzidas em viveiro próprio. 

O trabalho segue focado em alcançar a meta de replantio de 208 mil mudas, além da criação de 304 hectares de área verde e da formação de corredores ecológicos para atração da fauna local. É um dos maiores projetos de conservação da Mata Atlântica em curso no País.


Por meio do programa, estudantes e moradores da comunidade local participam de atividades de educação ambiental. 

O viveiro, considerado o maior do Nordeste, transforma-se em sala de aula para promover experiências de aprendizagem sobre meio ambiente. 


Mais de 2 mil adolescentes já participaram do circuito. Os cuidados com a sustentabilidade também estão presentes na área produtiva, com ações como o envio de 100% dos resíduos gerados para reciclagem e reutilização (Aterro Zero) e a redução de 82% do consumo de água por veículo produzido. 

O Polo conta com uma Ilha Ecológica e um Complexo de Tratamento de Efluentes, com capacidade de recírculo de 99,4% das águas industriais.

20 FATOS E CURIOSIDADES SOBRE OS DOIS ANOS DO POLO AUTOMOTIVO JEEP

· 220.713 unidades produzidas

· Recorde de produção: 652 unidades em um único dia

· 23.375 carretas foram responsáveis pelo transporte da produção

· 30.651 unidades exportadas para a América Latina

· Mais de 2 mil unidades exportadas para o México

· Cerca de 8 mil funcionários, incluindo Parque de Fornecedores

· 90% são nordestinos e 80%, pernambucanos

· 769 projetos de melhorias de processos sugeridos pelos empregados

· 29 anos é a média de idade dos empregados

· 100% dos resíduos gerados são encaminhados para reciclagem e reutilização

· Primeira fábrica de Pernambuco a alcançar a meta do “Aterro Zero”

· Redução de 50% no consumo de energia por veículo produzido

· Redução de 82% no consumo de água por veículo produzido

· Redução de 33% na geração de resíduo total por veículo produzido

· Recírculo de 99,4% de água usada no processo produtivo

· Mais de 60 mil mudas plantadas

· 27 espécies plantadas estão em extinção

· Mais de 90 mil mudas produzidas em viveiro próprio

· Visita de mais de 2.000 estudantes da rede municipal de ensino

· 10.653 visitantes recebidos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.