Nº 941 — 19/5/17
Fernando Calmon
Sensacionalismo barato
Fica difícil de acreditar que o Latin NCAP continue a
ignorar a diferença entre apontar falhas de segurança em testes de colisões e
lançar confusão e dúvida em razão de protocolos de testes malfeitos.
O objetivo
da organização parece ser o confronto, em busca de fama, sem construir base
propositiva adequada à realidade da região.
São incomparáveis os esquemas técnicos montados pelo Euro
NCAP e sua improvisada contraparte latino-americana.
A União Europeia (EU) sem
fronteiras obrigou a unificação de exigências de segurança, apesar de
diferenças de padrão de riqueza entre seus membros, que antes resultavam em
carros ocidentais muito mais seguros que os orientais.
Foi um longo caminho de
adaptação e conflitos resolvidos pelo diálogo.
O Brasil não tem fronteiras livres com todos os seus
vizinhos, nem moeda única e nem livre mercado como na UE.
Mas o Latin NCAP
escolheu a picape Ford Ranger básica, vendida na Colômbia, para “punir” o
fabricante que nem comercializa aquela versão no Brasil.
Os Nissan March fabricados
aqui e no México são iguais, mas a confusão formada por protocolos mudados, sob
escassa discussão prévia com fabricantes, provoca dúvidas no consumidor e a
perda de “estrelas”.
Simplificando: a temperatura é a mesma, mas o termômetro,
diferente.
Como se faz na EU? Simplesmente não se submete a testes o
mesmo carro com protocolos diferentes antes de seis anos.
Em abril do ano
passado, o Euro NCAP criou um mecanismo chamado Dual Rating (em português,
Dupla Classificação).
Lá, continuam colisões de modelos básicos de cada marca.
Mas o fabricante pode patrocinar outra rodada de testes com equipamentos de
segurança adicionais e conseguir galgar uma ou duas estrelas extras.
Segundo a própria entidade europeia, “esse sistema permite
gradualidade nas opções de compra, mantendo
carros a preços acessíveis (grifo da Coluna), mas ao mesmo tempo dando oportunidade
aos consumidores de obter importantes tecnologias de segurança”.
Isso ocorre
porque o custo alto da proteção adicional é insuportável para todos os
consumidores. E ocorre em zona econômica de alto poder aquisitivo frente ao
Brasil e vizinhos.
Essa possibilidade, pelas regras da Latin NCAP, não melhoraria
a nota zero do Onix na proteção do passageiro adulto, mas talvez mudasse as
três estrelas para passageiro infantil.
Em outros casos, como do Peugeot 208,
poderia fazer diferença, pois 90% dos modelos são comercializados com airbags
laterais.
O Euro NCAP, por exemplo, faz testes de bancos infantis à parte,
diferentemente da forma mal executada nesta região.
Latin NCAP costuma dramatizar seus relatórios com frases
apelativas como “grande desilusão” ou “ficamos decepcionados”.
Sua associada
local, Proteste, propõe recall para retirar de circulação modelos reprovados no
teste de colisão em laboratório.
Trata-se apenas de sensacionalismo barato e sem
previsão em qualquer legislação no mundo.
O Brasil, no entanto, avança apesar de piruetas técnicas daquela
“brilhante” entidade.
A norma NBR 16204 regulamenta
teste de colisão lateral nos veículos e entra
em vigor em 16 de agosto de 2018. Entretanto, exigirá ainda regulamentação
pelo Contran.
RODA VIVA
ENQUANTO em países
centrais 95% dos carros ao final de vida são reciclados, aqui mal chegam a 1,5%.
Pensando que um dia esse cenário pode mudar, a siderúrgica Gerdau criou sete estações móveis de reciclagem para automóveis, motos e caminhões.
Pensando que um dia esse cenário pode mudar, a siderúrgica Gerdau criou sete estações móveis de reciclagem para automóveis, motos e caminhões.
Antes de
encaminhar as estruturas metálicas para o triturador, há completa descontaminação
ambiental das carcaças.
RECÉM-APOSENTADO Ed
Welburn, um dos mais famosos chefes de estilo da GM, recebeu algumas
condecorações.
Em entrevista à Car and Driver, destacou o Cadillac CTS-V Coupé
como seu favorito. Sem identificar o modelo, apontou um em que frente, laterais
e traseira pouco se entendiam e grade frontal parecia com a cara do Darth
Vader. Desconfia-se do Pontiac Aztec.
COROLLA ALTIS se destaca pelo acabamento, espaço
interno, solidez e um câmbio CVT que simula troca de 7 marchas ao apertar firme
o acelerador. Faltou modernizar o painel.
Sistema de projeção de velocidade no
para-brisa tem aspecto improvisado.
Versão esportivada XRS merecia, pelo menos,
rodas de aro 18, embora as de aro 17 tenham bonito desenho.
RESSALVA: Na
coluna da semana passada, vendas de veículos acumulados no primeiro
quadrimestre de 2017 sobre igual período de 2016 tiveram queda de apenas 2,4%.
O recuo de 17% se deu na comparação entre abril e março deste ano em razão de
menos dias úteis do mês passado. Provavelmente em maio a base comparativa acumulada
seja zerada.
SEGUNDO a Procondutor, especializada no
mercado de educação de trânsito e cursos de educação digital, são alarmantes os
números de flagrantes em todo o País de motoristas dirigindo sem carteira de
habilitação. Isso aliado à má formação teórica e prática colabora para o quadro
péssimo de acidentes em 90% das vezes causados por imperícia, imprudência e
negligência.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2
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