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segunda-feira, 22 de maio de 2017

Desde o Ford T o setor automotivo teve um crescimento extraordinário, a ponto de estamos muito perto de termos carros andando pelas ruas e estradas sem o comando humano. Depois de alguns acidentes, as montadoras investiram muito para que a direção autônoma se torne uma realidade



Coluna 
MECÂNICA ONLINE® 


22 | MAIO | 2017


Mais perto da condução autônoma



Quem poderia imaginar que quando o primeiro modelo Ford T saiu da linha de produção em 1908, essas “carruagens sem cavalos” seriam capazes de se conduzirem sozinhas, melhor que qualquer humano?

Este é o principal desafio da batalha tecnológica no desenvolvimento do carro autônomo, colocando no mesmo ring os gigantes do Vale do Silício, incluindo Google, Uber e Tesla, competindo com os gigantes automotivos, de Detroit a Munique, sobre o futuro dessa viagem.

Mas, enquanto ela não começa, já estamos assistindo a ampla aplicação de sistemas de assistência ao condutor nos veículos oferecidos em nosso mercado. 


Vamos com a principal e mais recente novidade, o novíssimo BMW Série 5.

Além de um novo chassi, com centro de gravidade mais baixo e maior rigidez torcional, o modelo reduziu seu peso em cerca de 100 kg em comparação com a geração anterior, principalmente pela aplicação do alumínio, magnésio e aços de alta resistência.

Com novo sistema de Controle de velocidade de Cruzeiro Ativo (ACC) e a nova geração do sistema Auto Start/Stop, o modelo revela suas credenciais de recursos que vão tornar a condução autônoma cada vez mais perto.

Auxiliar de direção e de pista - Mantém o carro na trajetória em velocidades até 210 km/h, orientando-se tanto pelo veículo à frente como pelar marcações e faixas na pista. 

Em velocidades entre 30 e 70 km/h o sistema permite correções de rota sem as mãos no volante.

Auxílio de evasão - Sistema que ajusta a trajetória do veículo em caso de mudança brusca de direção de acordo com input do motorista ao volante. 

Além disso, ele usa sensores para detectar quanto espaço livre está disponível ao redor do carro. O sistema atua em velocidades até 160 km/h.


Aviso de Trânsito perpendicular - Utiliza sensores de radar para monitorar o tráfego em junções de difícil ângulo de visão ou quando for manobrar fora de um espaço de estacionamento localizado em um ângulo reto para a estrada.

Alerta de saída da faixa de rodagem - Avisa o motorista em caso de saída da faixa de rodagem e o auxilia a retomá-la. Atua entre 70 km/h e 210 km/h.


Aviso de colisão lateral - Condutor é avisado visualmente e através de vibrações no volante se outro veículo se aproximar muito. 

Caso o sistema detecta espaço suficiente no lado oposto, conduz o veículo neste sentido para o afastar da zona de perigo, dentro da faixa de rodagem. Atua entre 30 km/h e 210 km/h.


Active Cruise Control (ACC) - O sistema leva em conta agora as saídas das rodovias e rotatórias, além de adaptar a aceleração nessas situações. 

Além disso, ele detecta não só o veículo diretamente na frente, mas também o veículo em frente àquele no comboio. Funciona entre 0 e 210 km/h.

ConnectedDrive - Plataforma que oferece serviços conectados para os veículos BMW. Algumas das suas funcionalidades são a Chamada Inteligente de Emergência, o Concierge e a navegação com informação de trânsito em tempo real. 

O usuário ainda tem acesso ao BMW Online, que permite o acesso às contas de e-mail e o recebimento de notícias personalizadas durante o deslocamento.

BMW Connected: assistente de mobilidade pessoal que está disponível desde o final de março de 2016 na Europa, e foi lançado no Brasil no Salão do Automóvel de 2016, em novembro.

Atualmente, o foco está na oferta de serviços digitais que facilitam o planejamento de viagens e compromissos. 

Graças ao BMW Connected o usuário chega ao seu compromisso a tempo e sem stress.

O sistema aprende o padrão de mobilidade do usuário, antecipa seus destinos usuais, integra a sua agenda e seu calendário, transformando a experiência do cliente antes, durante e depois da viagem.

A partir da sua plataforma flexível, a Open Mobility Cloud, o BMW Connected processa informações na nuvem, permitindo a integração da vida digital do usuário a partir de uma série de dispositivos, o iPhone e o Apple Watch.


Apple CarPlay: O suporte ao Apple CarPlay é oferecido no novo sedã BMW Série 5 e está diretamente integrada ao ambiente do sistema do carro (telefone, incluindo seus aplicativos). 

O sistema é controlado através do Controlador iDrive ou através da operação com toque. 

BMW é o primeiro fabricante de automóvel a oferecer Apple CarPlay de forma completamente sem fio.


Head-Up Display e reconhecimento de voz: O novo Head-Up Display é 70% maior do que o antecessor e apresenta gráficos em 3D e entende frases inteiras por comando de voz.


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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

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