Nº 940 — 11/5/17
Fernando Calmon
Dia de comemorar
Hoje, é um dia especial para essa coluna, a de número 940,
que completa 18 anos de publicação contínua nas 52 semanas do ano.
Em primeiro
lugar, um agradecimento aos leitores e aos mais de 80 parceiros que reproduzem Alta Roda.
As abordagens nesse espaço
costumam ser bem focadas nos assuntos e o estilo, formal. Nessa edição segue
invertido um meme das redes sociais.
Divirta-se um pouco com nove mentiras e
uma verdade, fruto de lendas urbanas e termos incorretos.
1) Transmissão
mecânica – Usado incorretamente no Brasil para designar câmbio ou caixa de
mudanças.
Transmissão é todo o mecanismo que leva potência do motor às rodas –
embreagem, câmbio, cardã, diferencial, semiárvores.
Essa designação vem da
língua inglesa. Algum “gênio” deve ter achado que M/G (manual gearbox ou caixa
de câmbio manual) poderia ser confundido com a marca inglesa MG.
E aí “criou”
as siglas M/T e A/T reproduzidas aqui sem pudor. Todo câmbio é mecânico, manual
ou
2) Eletrônica
embarcada – Toda eletrônica é de bordo já que não pode ser desembarcada
como passageiro de avião.
Se todos falam computador de bordo ou telefone de
bordo por que só eletrônica ou tecnologia é “embarcada”?
3) Piloto automático
– Má tradução do controle de velocidade de cruzeiro. “Piloto” automático só
quando chegar direção totalmente autônoma.
4) Abastecer motor
flex com gasolina a cada 10.000 km – Além de recomendação que poucos vão lembrar,
não tem respaldo técnico.
Teste de longa duração da revista 4 Rodas deste mês
indicou o Audi A3 sedã turboflex, abastecido apenas com etanol, como o motor
mais “limpo” de todos os tempos após ser desmontado.
5) Trocar amortecedor
(40.000 km) e catalisador (80.000 km) – No primeiro caso basta simples
inspeção.
Troca de amortecedor depende das condições de uso. Mesmo caso do
catalisador, sendo 80.000 km ou cinco anos a garantia.
Esta peça pode durar
menos ou até o que durar o motor (250.000 km ou mais).
6) Só existe um tipo
de álcool – Negativo. Além do etanol, como deve ser adequadamente chamado,
há metanol, propanol e butanol.
Em todos os outros países, inclusive no Brasil,
etanol é a denominação oficial.
7) Motor de 1.000
cilindradas – Cilindrada é grandeza e não unidade de volume. Então, 1.000
cm³ de cilindrada.
Não existe dizer que um prédio tem 10 alturas ou um tanque
de combustível comporta 40 volumes.
8) Pedaleiras e brake
light – Só motocicletas possuem pedaleiras, a do piloto e a do garupa.
Em
automóveis há apenas uma pedaleira (conjunto de pedais). Brake light, em
inglês, significa luz de freio, simplesmente. Falsa referência à luz auxiliar de freio.
9) Países europeus
marcaram data para exigir apenas carros elétricos nas ruas – Bobagem. Há apenas
desejos ou metas informais.
Não é possível saber quando isso ocorrerá.
Incentivos poderão ser oferecidos aos elétricos ou taxar mais os motores a
combustão.
Mas transição será definida por quem compra o veículo, não um
burocrata qualquer.
10) Se decidir trocar apenas dois pneus, os novos devem
sempre ir nas rodas traseiras – Isso é pura verdade.
Dois pneus novos não devem
ser montados nas rodas dianteiras e sim nas traseiras, para evitar uma
derrapagem muito mais perigosa com a qual um motorista comum não lida bem.
RODA VIVA
EMBORA os números
acumulados de vendas no primeiro quadrimestre de 2017 frente a 2016 continuem
negativos (menos 17%), a média diária – aquela que realmente importa – subiu.
Em abril, 8,7 mil veículos foram comercializados por dia, crescimento de 7%
sobre abril de 2016 e de 6% comparando a março último. Falta pouco para reversão
de números negativos.
ENQUANTO isso,
exportações continuam a crescer: 64% em relação ao primeiro quadrimestre do ano
passado.
A indústria exportou um terço de sua produção, melhor resultado até
hoje. E não apenas veículos montados.
Volkswagen fechou contrato para exportar
250.000 motores 1,4 TSI turbo para o México até 2020, vencendo concorrência
interna da marca.
FORD revelou características
do novo motor tricilindro flex de 1.5 litro, a ser fabricado em Taubaté (SP).
Ao
utilizar etanol atinge 137 cv (maior potência específica de um motor aspirado
feito aqui) e 15,8 kgfm de torque.
Nível de vibração é consideravelmente baixo para
número ímpar de cilindros. Primeira aplicação mundial será no novo EcoSport, em
agosto próximo.
NISSAN trouxe ao
Brasil seu minivan elétrico NV 200 para demonstração inédita. Grande diferença
é utilização de pilha a hidrogênio do tipo óxido sólido com reformador a bordo
abastecido a etanol.
Bastam apenas 30 litros do biocombustível para alcançar autonomia
de 600 km. Custo/km é um terço do mesmo veículo abastecido a gasolina. Oferta comercial
só em 2021.
CARTEIRA Nacional
de Habilitação (CNH) ganha em segurança, sem aumento de custos.
Novas CNH terão
impressas no verso um código de barras do tipo QR (sigla em inglês para
resposta rápida).
Será o fim de falsificações, pois dados verdadeiros poderão
ser lidos em telefones inteligentes com aplicativo compatível. Em cinco anos
estará em todas as CNH do País.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2
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