Nº 939 — 4/5/17
Fernando Calmon
BALANÇO OTIMISTA
Se existe segmento do setor de veículos que sentiu menos o
enorme tranco da recessão brasileira foi o de reparação e de peças de
reposição.
Sem recursos, financiamentos e medo de perder emprego, os motoristas
cuidaram melhor de seus carros.
Fabricantes que tradicionalmente têm forte
atuação nesse mercado não estão reclamando da vida graças a um salto no
faturamento.
Os reparadores espalhados por todo o País tiveram procura
maior por seus serviços. Estima-se em mais de 120.000 as oficinas de mecânica,
funilaria, pintura e elétrica.
Mão de obra bem treinada que perdeu emprego na
indústria pôde reforçar os quadros técnicos dessas oficinas, o que está sendo
bom para os clientes.
Nesse ambiente positivo a 13ª Automec – Feira
Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços – organizada de terça a
sábado da semana passada pela Reed Alcântara, no São Paulo Expo, superou expectativas.
O número de cerca de 1.000 expositores cresceu quase 40% em relação à edição de
2015.
O público passou de 74.000 visitantes do Brasil e de mais 60 países, ótimo
para uma feira técnica com acesso apenas por convite. Estiveram em exposição aproximadamente
1.500 marcas.
Um dos temas recorrentes durante aquela feira bienal foi a
inspeção técnica veicular. Prevista no Código de Trânsito Brasileiro de 1997,
espera-se há 20 anos sua regulamentação.
A previsão era de que fosse
estadualizada, mas agora se comenta que talvez ocorra a federalização.
Em
outros termos, as discussões ainda não terminaram, embora o consenso aponte
para o modelo descentralizado por Estado como o melhor pela experiência de
outros países.
Algumas novidades bem interessantes se destacaram. A Bosch
apresentou o E-call Retrofit, dispositivo para serviço de chamada de emergência.
Trata-se de concorrente para o OnStar,
da GM. Semelhante a um plugue de recarga para celulares, mas com chip próprio, é
conectado na tomada do carro.
Um sensor de aceleração detecta a
colisão e ativa a chamada de emergência. Por meio de aplicativo de
smartphone, posição do carro e gravidade do impacto chegam à central
de monitoramento.
A Delphi exibiu dispositivos para carros autônomos. Câmeras,
sensores, radares e programas compatíveis com o conceito V2E (veículo se
conecta com tudo em volta).
A empresa banca sozinha as pesquisas e tem
interessados que ainda não pode revelar. Também decidiu entrar no segmento de
velas de ignição com um, dois e três eletrodos, mercado altamente competitivo.
Primeira pastilha de freio com tecnologia cerâmica produzida
no Brasil foi apresentada pela Federal Mogul.
Batizada de Ferodo Top Premium,
suporta temperaturas mais altas e tem vida útil até 30% maior que as
convencionais.
A catarinense Zen, que atua com grande desenvoltura no mercado
externo, disse estar pronta para acompanhar a evolução dos componentes de
motores a combustão. Fornece polias, tensores e impulsores de partidas entre
outros.
A Philips apresentou lâmpadas de LED para os faróis
principais. Apesar do preço bastante elevado, o aumento da potência iluminante,
sem risco de ofuscamento, significa grande avanço na segurança das viagens
noturnas.
RODA VIVA
AINDA sem cronograma
exato de lançamentos – começa este ano e termina em 2019 – a renovação de
modelos da VW começa em setembro próximo com o Polo.
Pode ocorrer de o Virtus (Polo
sedã maior e estilo próprio) ser apresentado ainda este ano, porém, vendas só em
2018.
Depois, virão SUV T-Cross (segundo semestre) e picape (primeiro semestre
de 2019).
CAPTUR tem
desempenho bom na versão de 1,6 litro. Além de suavidade no funcionamento (mais
que no motor de 2 litros), não deixa impressão de falta de potência para o seu
porte.
Câmbio manual, agora, é de fácil manuseio (automático CVT chegará em
pouco mais de um mês). Já o motor mais potente casa bem com o câmbio
automático, mesmo de quatro marchas.
MOVIMENTO Maio
Amarelo, ação coordenada entre Poder Público e sociedade civil em prol da
segurança de trânsito, este ano tem como tema “Minha escolha faz a diferença”.
Alerta para todos estarem muito atentos a atitudes corretas (inclusive
pedestres e ciclistas). Cerca de 90% dos acidentes no país ligam-se a falhas
humanas (imperícia, imprudência, entre outros).
FEBRE de
aplicativos para serviços em tempo real, como Uber e outros, ganhou nova opção.
Ituran, fabricantes de rastreadores, criou o Guincho 55 para localização de
reboques, troca de pneus, carga de bateria e chaveiro. Implantado na Grande São
Paulo e planejado para se expandir no Estado e no País em etapas. Disponível na
loja para aplicativos Android.
ALGO realmente
irritante é serviço de recapeamento que deixa tampas de bueiros desniveladas.
Além de ser comum uso de asfalto de menor qualidade, cria-se uma armadilha.
Satisfeito em rodar por pavimentação sem buracos ou piso irregular, o motorista
se surpreende com depressões inesperadas. Muitas vezes sem tempo de desviar.
Pneus, rodas e suspensão sofrem.
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