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segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Chevrolet Onix é o carro nacional que menos deprecia seguido do VW Gol.


Os hatches compactos são destaques no quesito vendas. Em abril deste ano, a categoria foi responsável por 45,5% dos emplacamentos, de acordo com a Fenabrave. A KBB Brasil, referência em precificação de automóveis novos e usados, realizou uma comparação de depreciação entre as versões do Chevrolet Onix e Volkswagen Gol para o consumidor que busca um hatchback compacto novo ou mesmo a venda do usado.
Uma vez que a Volkswagen alterou a estrutura de versões para a linha de ano/modelo 2019 do Gol, as versões 0 km atuais não foram incluídas no estudo, pois ainda não há histórico suficiente para analisarmos a taxa de desvalorização. Portanto, o limite para a participação do Volkswagen Gol neste levantamento foram as versões com anos/modelos 2018.
Diante do estudo, nota-se que as três primeiras posições do ranking, em termo de menor desvalorização, pertencem às versões do Chevrolet Onix. Os hatchbacks manuais LT 1.0 8V Flex Activ 1.4 8V Flex depreciaram em 3,92% e 4,77%, respectivamente. Ainda no TOP 3, o automático Activ 1.4 8V Flex contou com taxa de 5,01% após o primeiro ano de uso.

Em 4º e 5º colocado, encontra-se o Gol Comfortline G6 1.6 8V IMotion Flex. O veículo com transmissão automática perde 5,12% em valor, seguido pela versão mecânica, com 5,52%. Em seguida, o Chevrolet Onix LT 1.4 8V mecânico cai 5,70% de seu valor original. Com índice próximo ao anterior, o Gol G6 Highline 1.6 8V Flex apresenta a porcentagem de 5,84%. O câmbio automatizado possui tendência à maior desvalorização, na maioria das versões, comportamento que pode ser visto na 11º posição com o Highline 1.6 e a taxa de 6,32%.
Gol G6 Trendline 1.6 8V Flex mecânico, em 8º lugar, mostra queda de 6,01%, seguido pela dobradinha do Chevrolet Onix. A versão Joy 1.0 8V Flex manual desvaloriza um pouco mais que o anterior, com 6,07%. Já a LTZ 1.4 8V Flex também manual perde em valor 6,27%.
Os carros da norte-americana se comportam curiosamente em relação a transmissão, assim como o concorrente. Na lista, há casos em que mesmas versões, com câmbios diferentes, desvalorizam. Porém, aquelas que são automáticas contam com maior taxa de desvalorização do que as mecânicas.
O levantamento revela ainda a média ponderada de desvalorização por modelo. Com 5,4% de média, o automóvel mais vendido do Brasil - Chevrolet Onix - é também o campeão da batalha com as menores taxas de desvalorização, enquanto o Volkswagen Gol diferencia-se com média de 7,9%.
Confira abaixo a lista completa com todas as versões do Volkswagen Gol e Chevrolet Onix que menos desvalorizam:
Modelo/Versão
Taxa de desvalorização
CHEVROLET ONIX Hatchback 4P LT 1.0 8V FLEX Mecânico
-3,92%
CHEVROLET ONIX Hatchback 4P ACTIV 1.4 8V FLEX Mecânico
-4,77%
CHEVROLET ONIX Hatchback 4P ACTIV 1.4 8V FLEX Automático
-5,01%
VOLKSWAGEN GOL Hatchback 4P G6 COMFORTLINE 1.6 8V IMOTION FLEX
-5,12%
VOLKSWAGEN GOL Hatchback 4P G6 COMFORTLINE 1.6 8V FLEX Mecânico
-5,52%
CHEVROLET ONIX Hatchback 4P LT 1.4 8V FLEX Mecânico
-5,70%
VOLKSWAGEN GOL Hatchback 4P G6 HIGHLINE 1.6 8V FLEX Mecânico
-5,84%
VOLKSWAGEN GOL Hatchback 4P G6 TRENDLINE 1.6 8V FLEX Mecânico
-6,01%
CHEVROLET ONIX Hatchback 4P JOY 1.0 8V FLEX Mecânico
-6,07%
CHEVROLET ONIX Hatchback 4P LTZ 1.4 8V FLEX Mecânico
-6,27%
VOLKSWAGEN GOL Hatchback 4P G6 HIGHLINE 1.6 8V IMOTION FLEX
-6,32%
VOLKSWAGEN GOL Hatchback 4P G6 CITY 1.0 12V FLEX Mecânico
-6,71%
CHEVROLET ONIX Hatchback 4P LT 1.4 8V FLEX Automático
-6,80%
CHEVROLET ONIX Hatchback 4P LTZ 1.4 8V FLEX Automático
-7,17%
VOLKSWAGEN GOL Hatchback 4P G6 TRACK 1.0 12V FLEX Mecânico
-8,30%
VOLKSWAGEN GOL Hatchback 4P G6 TRENDLINE 1.0 12V FLEX Mecânico
-9,51%

Quando o assunto é preço de carros, há duas metodologias para calcular a perda de valor: Desvalorização e Depreciação. Desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. Já a Depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas. Neste estudo, foi aplicado o conceito de desvalorização, levando em consideração a atualização dos dados da KBB em julho de 2019 e o ciclo de vida inteiro do veículo.
A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.

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