Nº 1.058 — 15/8/19
LIBERDADE NO AR
Entre os sedãs médio-compactos os japoneses dominam, apesar de
este segmento ter perdido protagonismo para os SUVs. Nova geração do Corolla
estreia em setembro. Civic, segundo colocado, foi revitalizado agora. O
terceiro é o Cruze, cujo modelo 2020 acaba de ser apresentado com modificações
de meia-geração, embora ainda sem preço, provavelmente à espera da estratégia
da Toyota.
O novo Cruze é facilmente reconhecido pela grade avantajada,
para-choque dianteiro, lanternas traseiras e rodas de liga leve. Traz o trunfo de
liberdade no ar com a opção de internet a bordo via Wi-Fi para até sete
usuários e também fora do veículo a uma distância de 15 metros. Até agora, no
Brasil, não era possível, salvo experiência rudimentar há cerca de seis anos da
própria GM (no Agile) ou adaptação de acessórios.
A central multimídia tem chip próprio integrado. O plano de
dados, negociado entre fabricante e operadora Claro, começa em 2 GB por R$
29,00/mês. Os pacotes de 5, 10 e 20 GB só serão anunciados no próximo mês. Até
dois telefones poderão acessar o sistema por portas USB independentes.
Uma antena dedicada melhora bastante o sinal de telefonia
celular, especialmente em estrada onde a velocidade do carro prejudica a
qualidade da conexão. Agora é possível usar um aplicativo de navegação e manter
estável a qualidade de chamadas de voz. O serviço de concierge OnStar continua
opcional.
Acabamento e materiais subiram de nível, em especial na
versão de topo Premier. Agora há sistema de frenagem automática com detecção de
pedestres e outros veículos, além recarregamento de celular por indução e
câmera de ré digital.
Mecanicamente sem novidades, motor turbo e câmbio automático
de seis marchas garantem boa relação desempenho-consumo. Mantém-se em linha a
versão hatch, Cruze Sport6.
Outro assunto despertou interesse na semana passada, o 29º
Congresso da Fenabrave, realizado em São Paulo. Um dos principais temas foi a
expectativa em torno da conversão em lei da MP da Liberdade Econômica (LE).
Nesta terça-feira, 13 de agosto, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base por
enorme margem de 345 votos a favor e apenas 76 contra. Acredita-se que o Senado
não deverá fazer modificações.
Para quem compra e para quem vende veículos a repercussão é
bastante positiva. Além de autorizar o trabalho aos domingos, os bancos foram
liberados para funcionar aos sábados.
Nos fins de semana estão os melhores dias para o comércio deste setor e isso poderá ajudar as vendas. As mais de 7.000 concessionárias de todos os tipos de veículos, incluindo motos e máquinas, sempre apoiaram mais liberdade para facilitar a vida dos compradores.
Nos fins de semana estão os melhores dias para o comércio deste setor e isso poderá ajudar as vendas. As mais de 7.000 concessionárias de todos os tipos de veículos, incluindo motos e máquinas, sempre apoiaram mais liberdade para facilitar a vida dos compradores.
Um dos destaques da exposição ligada ao Congresso foi o
dispositivo da empresa
pernambucana Wings. Permite registrar informações sobre o funcionamento
do automóvel, enviá-las pela internet e agendar a manutenção com as
concessionárias diretamente pelo aplicativo. Ganho de tempo é relevante. Também
por este ângulo o sistema ConectCar de pagamento automático de pedágio e estacionamento
pode ser instalado diretamente nas lojas, mas a taxa é revertida em créditos.
O aperfeiçoamento no atendimento tem sido o foco principal
do setor. A iniciativa Garagem do Conhecimento, da plataforma digital iCarros
com apoio do Itaú, permite agora ensino a distância. Para o CEO da empresa,
Ricardo Bonzo, “personalizar o atendimento e superar os desejos dos clientes tornam-se
fundamentais em um negócio tão competitivo e exigente como a comercialização de
veículos”.
ALTA RODA
BMW organizou M Festival, no autódromo de Interlagos, dentro
da estratégia de projetar ainda mais sua grife de alto desempenho. Foram 3.000
convidados, 26 carros em pista e 1.100 testes em três dias. Nos próximos 18
meses importará mais 10 opções M (Motorsport). A marca alemã lidera o mercado brasileiro
de marcas premium e de performance elevada.
Entre os modelos BMW à disposição em Interlagos, os
estreantes Z4 M40i/340 cv (R$ 386.950) e X2 M35i/306 cv (R$ 313.950). O
primeiro impressionou pelas acelerações, desempenho em curvas e de domínio
pleno pelo motorista. O segundo apresentou limitações previsíveis de um SUV,
mas permitiu guiar rápido e sem sustos em um circuito tão desafiante.
Honda Civic 2020 recebeu leve reestilização. Destaque para
novo para-choque dianteiro, rodas de 17 pol. com 10 raios de belo efeito visual
e alguns cromados de certa forma discretos. Também está mais equipado:
acendimento automático dos faróis, monitor de pressão dos pneus e carregador
por indução para celular. Preços vão de R$ 97.900 a 112.600; Touring, R$ 134.900.
Dezessete anos depois de inaugurar o Centro Estilo Fiat, a
FCA investiu mais R$ 11,4 milhões para ampliar e integrar o Design Center Latam
às instalações atuais em Turim, Detroit e Xangai. A partir de Betim (MG), novos
produtos, incluindo as marcas Jeep e RAM, serão focados no mercado
latino-americano. Entre vários SUVs, espera-se uma picape Ram maior que a Toro.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2
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