Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Coluna Minas Turismo Gerais mostra o Inverno de Monte Verde e sugere a visita à cidade


Coluna 
Minas Turismo Gerais 

Jornalista Sérgio Moreira




Monte Verde, frio, deliciosa gastronomia e 
muita diversão


O turista encontra no centro de Monte Verde, lojas diversas, restaurantes 


e muitas atrações

O distrito de Monte Verde, localizado no sul de Minas Gerais, combina com o inverno e dá pra aproveitar a região fora da alta temporada, que acabou de terminar em 31 de julho. Os meses de agosto e setembro são bons períodos quando ainda é possível pegar friozinho sem gastar tanto com hospedagens e restaurantes.

Monte Verde, na verdade, é um pequeno distrito de Camanducaia, localizada a 170 de quilômetros de São Paulo e 350 de Belo Horizonte, bem ao sul do estado de Minas Gerais. O lugar está completamente cercado pela exuberante Serra da Mantiqueira, com alguns trechos de Mata Atlântica.

Para quem gosta de temperaturas frias, o local é ideal, já que durante todo o ano os termômetros não sobem muito. Dá pra comer fondue, por exemplo, ou experimentar deliciosos pratos da culinária mineira como o Tutu, o arroz com alho, e a deliciosa picanha na brasa. Para quem prefere algo mais delicado, pode provar as receitas que têm a truta como ingrediente básico.

Indicamos três endereços interessantes para a sua visita. 
Para experimentar as Trutas, vá ao Paulo das Trutas (paulodastrutas.com.br). Para pratos da culinária mineira e regional, visite o Villa Amarela (villaamarela.com.br), onde é possível se deliciar com um delicioso filé à parmegiana. E para quem gosta de fondue, experimente provar na Mont Vert (casadofondue.com.br) as deliciosas combinações da iguaria dos deuses. Normalmente, os restaurantes trabalham com uma tabela 20% menor que no mês de julho.

Nos meses de agosto e setembro, os termômetros marcam em média entre 8° a 18° Celsius. Mas, dependendo da sorte, ainda dá pra pegar algumas noites com temperaturas negativas.

Contando com julho, que é alta temporada, esses são os meses menos chuvosos de Monte Verde. Maio também já é um mês bem frio com médias de 12° a 20°. Se você quiser ir pra lá agora em agosto e setembro, é bom se programar com antecedência. Além dos preços estarem mais atrativos do que junho e julho, os hotéis costumam ficar bem cheios. 

Vários restaurantes, hotéis e pousadas servem variados fondue em Monte Verde

Lembre-se que nos feriados e nas férias de julho, Monte Verde fica bastante cheia, com trânsito e fila de espera para os restaurantes e também para as atrações. Normalmente, nesse período você pode economizar cerca de 30% nos valores de hospedagem em relação ao mês de julho.

Na hora de decidir quando ir pra Monte Verde, leve em consideração que a temperatura na cidade não sobe tanto assim mesmo fora do inverno.  Lembre-se sempre de checar a previsão e nunca esqueça seu casaco independente da época do ano.

Diversões não faltam em Monte Verde, adrenalina em alta

Uma dica importante é que de quarta-feira os estabelecimentos comerciais costumam fechar. Então, fica mais difícil de encontrar lojas e restaurantes abertos.
Para visitar Monte Verde Consulte agências de viagens e  https://www.monteverdetur.com.br

Minas Gerais recebe pela primeira vez o 
Festival Nacional de Arte de Rua

Pela primeira vez o estado de Minas Gerais sedia em Sete Lagoas o Festival Nacional de Arte de Rua - edição 2019. Mais de 30 atrações de diferentes cidades como Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, além de Sete Lagoas, se apresentam entre os dias 16 e 31 de agosto em uma programação pluricultural envolvendo de dança, música, artes visuais, teatro e circo. As apresentações culturais acontecem em Sete Lagoas e as edições do seminários Artes Urbanas circulam em Lagoa Santa e Paraopeba.


O evento tem o patrocínio da Cimento Nacional e do Governo de Minas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A gestão da Espaço Ampliar e curadoria de Alan Keller, com apoio da Prefeitura de Sete Lagoas. Amanda Lopes, Coordenadora de Responsabilidade Social da Cimento Nacional fala da importância desse Festival para Sete Lagoas e região: “é um projeto significativo, que possibilita a participação de mais de 400 artistas, em quinze endereços distintos. Sete Lagoas entra para o calendário nacional de eventos, fomentando a geração de renda na cidade por meio da cultura, além do acesso gratuito a tantas atividades.”

A abertura no dia 16/08 (sexta-feira) está marcada para as 20h, com apresentação da banda Nômades e convidados apresentação folclórica com a Guarda de Moçambique Imaculada Conceição, na Casa da Cultura de Sete Lagoas. O sábado (17/08) começa com a Pintura de Mural com Priscila Amoni, na parte externa da Casa da Cultura, às 14h, seguida pela Batalha de MCs e Roda de Conversa - Hip Hop em Movimento, na Pista de Skate da Lagoa da Boa Vista, às 17h. E no domingo (18/08) acontece o Encontro de Parkour, às 09 horas, apresentação da Trupe Gaia, com o espetáculo “O Circo Chegou”, às 10h e uma roda de samba com Mestre Saúva e convidados às 16h.

A segunda-feira (19/08) homenageia o Dia Mundial da Fotografia e na terça (20/08) o grande evento é o seminário Artes Urbanas com uma mesa de debates formada por Flávio Renegado, Lorenzo Caverna e Tiago Delau, a partir das 19h, no auditório da Unifemm, em Sete Lagoas. O seminário continua na quinta-feira (22/08), com as presenças de Flávio Renegado eErick Bless, no mesmo horário, mas outro local: Auditório Escola Municipal Professora Claudomira, na cidade de Lagoa Santa.

O fim de semana tem início às 19h de sexta (23/08), com a Contação de Histórias do Clube de Letras de Sete Lagoas e contadores locais na Praça da Feirinha, seguida às 20h pelo show com Simone Costa e Lucas Marotta no mesmo local. O sábado (24/08) começa animado com Festival de Capoeira (10h), apresentação da Paraopeba Cia. de Dança, com o Espetáculo “Eterno” (12h e 17h), Pintura de Mural com Priscila Amoni (14h) e performance do Coletivo Nopok, do Rio de Janeiro, com o espetáculo” Carrilhão: Vende-se Coisas Velhas de Palhaço” (19h).

Grupo Nopok


O domingo de manhã (25/08) também promete muita animação com Festival de Capoeira, Vivência com Mestre Boca de Peixe e Roda de Capoeira (09h), Duelo de MCs e Batalha de Dança – Família de Rua (09h), Grupo Coletivo Nopok, com o espetáculo “No Pocket” – Um Espetáculo para Todos os Bolsos” (10h) e apresentação da Preqaria Cia de Teatro, com o espetáculo “Tartufo's 80” (11h).

A programação retorna na terça (27/08) com o Seminário Artes urbanas com a presença de Priscila Amoni, Lorenzo Caverna e Tiago Delau na mesa de debates, a partir das 19h na cidade de Paraopeba. Na quinta (29/08), a atração é a Feirinha Acústica, edição especial do Festival Nacional de Arte de Rua, com Leo Guto (Pop/Folk), Leo Ferreira (MPB), BarbarAmor (MPB), Dan (Pop/Folk), na Praça da Feirinha, a partir das 19h. A sexta (30/08) traz Gabriel Martins, diretamente de Porto Alegre, com o espetáculo “Espaço Arcabouço”, na Praça da Feirinha, às 20h.

O curador Alan projeto fala sobre o processo de distribuição da programação: “O projeto propõe a descentralização e a ocupação dos diversos espaços de Sete Lagoas, como deve ser um grande Festival de Arte de Rua. E preparamos um último dia de atividades concentradas para mostrar ao público a força do evento.”

O encerramento do festival se dá no sábado, dia 31 de agosto, na Praça Tiradentes, com uma seleção especial de apresentações para agradar toda a família. Começa com Grupo Cirque De SÓNOIS, com o espetáculo Ovorini Carpintaria Cênica (10h), seguido às 11h pelo Grupo êBA!, com o espetáculo “Pé de sonho e outras histórias”. Vem de São Paulo é e traduzido em Libras. Às 12h30 é a vez do Circo Dux, do Rio de Janeiro, com o Espetáculo “Mix Dux” e às 13h30 se apresenta o Grupo Girino, com o espetáculo “Mini Festival de Teatro Lambe Lambe”.

Grupo Trampulim

O gaúcho Gabriel Martins e seu espetáculo “Espaço Arcabouço” são a atração das 14h30, seguido às 16h pelo Grupo Trampulim, com o espetáculo “Manotas Musicais” e às 17h pelo Grupo Camaleão de Dança, com o espetáculo “VERGA”. O show Tamborismo de música percussiva será realizado às 18h e às 19h se apresenta a Banda Nã, seguida às 20h pela DJ Pâmela Anderson. As duas últimas atrações da noite, para fechar o festival são a Banda Aurora Boreal (20h30) e o Duo Bi Duo, às 21h30.

A exposição “Por Entre Ruas”, do Coletivo Interiorizar, estará disponível para visitação todos os dias do Festival Nacional de Arte de Rua 2019 na Praça da Feirinha, Parque Náutico da Lagoa da Boa Vista, Praça Tiradentes, Praça do CAT e Avenida Prefeito Alberto Moura (Bairro Nova Cidade).

Flávia Botelho, da Espaço Ampliar, gestora do projeto, enfatiza a importância da participação no eventos. “Desenvolvemos um projeto com uma extensa programação, completamente gratuita, construindo um evento inovador em Sete Lagoas e região. Convidamos a todos a seguir as redes sociais do projeto @festivalnacionaldeartederua e curtirem o Festival”.

LOCAIS AONDE ACONTECEM AS ATIVIDADES:
Auditório UNIFEMM - Rua Pedra Grande, 2592 - Santo Antônio - Sete Lagoas
Beco do Repolho - Santa Luzia - Sete Lagoas
Casa da Cultura - Av. Getúlio Vargas, 90 - Centro - Sete Lagoas
Casarão - Praça Tiradentes, 257   - Centro - Sete Lagoas
Feira do Nova Cidade - Av. Prefeito Alberto Moura, 188 - Nova Cidade - Sete Lagoas
Lagoa Boa Vista - Av Prof. Maurílio de Jesus Peixoto - Boa Vista - Sete Lagoas
Lagoa Santa - Auditório Escola Municipal Professora Claudomira - R. dos Expedicionários, 990 (acesso ao auditório pela R. Lourenço Pinto Coelho) -
Paraopeba - E. E. Conselheiro Afonso Pena, Rua Joaquina Cândida, 50 Centro Paraopeba
Parque Náutico do Boa Vista - Av Prof. Maurílio de Jesus Peixoto, 1454 a 1584 - Boa Vista - Sete Lagoas
Pista de Skate da Lagoa Boa Vista - Av Prof. Maurílio de Jesus Peixoto, 374 - Boa Vista - Sete Lagoas
Praça da Feirinha (Praça Dom Carmelo Mota) - Av. Cel Altino França, 544 - Centro - Sete Lagoas
Praça do Cat - Orla da Lagoa Paulino - Av. Getúlio Vargas, Centro - Sete Lagoas
Praça do Carmo - Praça Clarindo Cassimiro Silva - Carmo - Sete Lagoas
Praça do Escorrega - Rua Manoel Correia da Cunha, 145 - Várzea- Sete Lagoas
Praça Tiradentes - Centro - Sete Lagoas
Shopping Sete Lagoas - Av. Otávio Campelo Ribeiro, 2801 - Eldorado - Sete Lagoas
Viaduto da Rua Amazonas - Rua Amazonas, esq. com Av. Antônio Olinto - Centro - Sete Lagoas


 Gramado encanta com Natal Luz e outros eventos

As ruas de Gramado encantam com suas decorações natalinas


Gramado a 115 Km de Porto Alegre, está entre os destinos mais procurados durante o inverno e também na época do natal com o festival “Natal Luz”.  O charme das ruas floridas, os detalhes da arquitetura, o aconchego da hotelaria, o requinte da gastronomia, a qualidade dos produtos e serviços, a originalidade das colônias, a hospitalidade das pessoas, o cheiro da natureza; enfim, tudo em Gramado parece conspirar para que se vivam momentos únicos de prazer. Quem comemora com a notícia são os hotéis, além do comércio como bares, restaurantes e todas as atrações turísticas da cidade gaúcha.  É impossível passar por aqui sem levar os produtos com a qualidade de Gramado, entre chocolates caseiros, malhas, móveis, artesanato, couro e produtos coloniais.

De 24 de outubro a 12 de janeiro de 2020, as luzes de Natal transformam Gramado, cidade da Serra Gaúcha, num cenário todo iluminado. Todo fim de ano, o Natal Luz oferece em torno de 500 apresentações, entre espetáculos, desfiles e concertos que encantam adultos e crianças. Consulte as agências de viagens para curtir o Natal em Gramado, escolha que atrações quer assistir e verifique se existem apresentações e ingressos disponíveis para o período que pretende viajar. Apenas 3 shows são pagos. As demais atrações são gratuitas.
Em Gramado, a ocupação média na rede hoteleira durante a temporada passa dos 80%, por isso, é bom reservar com antecedência. Na edição 2018/2019, o Natal Luz Gramado atraiu 2,3 milhões de pessoas durante os 81 dias do evento. Consulte as Operadoras e Agências de Viagens para pacotes das atrações turísticas e todas informações de Gramado e região.
O Festival de Cinema Brasileiro e Latino em Gramado, o grande evento cinematográfico do país, é uma festa que gira em torno dos famosos artistas, produtores, diretores e jornalistas, numa semana de muito glamour. A Festa da Colônia é excelente oportunidade para se ver de perto as culturas típicas alemã e italiana. Gramado, a melhor época para curtir todo o aconchego durante o inverno, quando as temperaturas ficam próximas do zero grau. Os nevoeiros e as geadas são convites perfeitos para um vinho ao lado da lareira e a jantares românticos à base de fondues. 
Os diretores da empresa Rossi & Zorzanello, Eduardo Zorzanello,
Marta Rossi e Marcus Vinícius Rossi.


O FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo terá em 2019 a sua 31ª edição, que ocorrerá de 7 a 10 de novembro. A feira ocupará 25 mil metros quadrados, no Serra Park em Gramado, e é considerada pelo trade a mais efetiva plataforma de negócios da América do Sul, sendo a segunda maior em tamanho. A Feira de Negócios é segmentada e reúne as principais tendências do turismo, atualmente o FESTURIS conta com os espaços: Espaço Termalismo e Bem-Estar; Espaço Viagem pela Cultura e Costumes; Espaço Business; Espaço Luxury; Espaço Tech e Corporativo; Sustentabilidade e Acessibilidade; Espaço Boutique; Espaço LGBT; Espaço Entretenimento; Espaço Wedding e Espaço Gastronomia.
_______________________________________________________________________________________
sergio51moreira@bol.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.