A 12ª geração do Toyota Corolla chegou fazendo muito alarde, como a concorrência é grande, as mudanças sempre estão a favor de quem chama mais atenção primeiro. Produzido em Indaiatuba (SP), o Corolla 2020 foi lançado no dia 12 de setembro de 2019 com a estreia de uma nova plataforma e um novo motor e transmissão. O modelo também ganha o título de ser o primeiro híbrido flex do mundo.
Produzido há mais de 50 anos, o Corolla é vendido em mais de 150 países. O Corolla já vendeu mais de 45 milhões de unidades desde 1966, ano de sua estreia. No Brasil, o modelo é líder de seu segmento há cinco anos consecutivos e se manteve por muito tempo no ranking dos 10 veículos mais vendidos do País.
A Toyota do Brasil investiu R$ 1 bilhão em sua unidade fabril de Indaiatuba, que já produziu mais de 1 milhão de Corollas desde que foi inaugurada em 1998. A partir de agora, a fábrica está apta a produzir o modelo que chega em uma nova plataforma GA-C, baseada na filosofia TNGA. Além disso, a unidade fabril de motores de Porto Feliz também passa a produzir o novo motor flex 2.0L Dynamic Force, a partir de um investimento de R$ 600 milhões.
No caso do nosso teste a Toyota nos cedeu por uma semana a versão topo de linha Altis Premium Hybrid. Por fora o sedã médio japonês chega com um desenho externo completamente renovado.
Com sua nova plataforma, o Corolla passa a ter um centro de gravidade mais baixo (-10mm), o que contribuiu para uma silhueta mais aerodinâmica e maior fluidez em suas linhas, afirma a marca.
Com relação às dimensões gerais, o modelo possui 4.630 mm de comprimento (+10 mm em relação à geração anterior), 1.780 mm de largura (+5 mm) e 1.455 mm de altura (-20 mm), enquanto a distância entre eixos se manteve a mesma, ou seja, 2.700 mm, e o volume do porta-malas também, de 470 litros.
Já o tanque de combustível comporta 50 litros nas versões a combustão e 43 litros na versão híbrida. A parte detrás do capô do motor que teve sua altura reduzida em 35 mm, enquanto a superfície do porta-malas abaixou em 20 mm.
Como destaque na carroceria se sobressaem as laterais dos para-choques dianteiro e traseiro dando ao veículo maior robustez quando visto de frente ou de traseira. Na dianteira chama a atenção a forma trapezoidal das laterais do para-choque que circundam a grade frontal inferior.
A grade dianteira superior é conectada aos faróis de desenho longo e angular, que, por sua vez, alongam-se até as laterais do veículo. Complementam o design uma grande grade na cor preta e os faróis de neblina de LED disponíveis nas versões XEi e Altis. A versão Altis híbrida conta com logomarca Toyota com acabamento na cor azul, enquanto o pacote Premium para essa versão oferece grade na cor black piano.
O painel de instrumentos da versão Altis híbrida possui uma tela TFT de 7” digital e colorida, no centro do painel, exibindo o velocímetro e informações do computador de bordo. Enquanto o semicírculo do lado esquerdo possui um indicador do sistema híbrido, no lado direito é possível visualizar a informação de combustível e temperatura do motor.
O acabamento interno ficou bem melhor que o da geração anterior, com destaque para as partes revestidas em couro bege e marrom, exclusiva do pacote Premium para as Altis 2.0L Dynamic Force e Altis híbrida. Além disso, os ocupantes do banco traseiro contam com apoio de braços com porta-copos central, oferecendo conforto e comodidade.
Uma das grandes novidades do Corolla é o teto solar elétrico disponível, de série, na versão Altis 2.0L Dynamic Force e opcional no pacote Premium para a versão híbrida. Com movimentos de basculamento e retrátil, ele tem acionamento elétrico por um toque e função antiesmagamento.
Na versão híbrida, o Altis conta com painel de instrumentos com tela TFT de 7” digital e colorida com computador de bordo e como opcional o pacote Premium descrito acima. O Corolla híbrido não conta com o paddle shift no volante.
Além disso, tem como item opcional o pacote premium, caso do modelo testado, composto por: ar-condicionado automático Dual Zone com sistema S-Flow, banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes (altura, distância, inclinação ou altura com distância), espelhos retrovisores externos eletro-retráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo, teto solar elétrico, limpador do pára-brisa com sensor de chuva e faróis e lanternas traseiras em LED.
O Novo Corolla possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível.
No que se refere à suspensão, todas as versões do Novo Corolla 2020 incorporam uma suspensão dianteira independente tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora. A posição da suspensão foi otimizada para obter uma resposta linear da direção ao dirigir em velocidades médias ou altas. A nova suspensão traseira é independente, double-wishbone, com molas helicoidais e barra estabilizadora. Desenvolvida para oferecer excelente estabilidade e maior conforto de condução.
Com garantia de 5 anos, a versão híbrida do Novo Corolla também contará com garantia estendida de oito anos para o sistema híbrido, que é composto por bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia. As cores disponíveis para o Novo Corolla são Branco Polar (sólido), Branco Perolizado, além das cores metálicas: Preto Eclipse, Prata Supernova, Vermelho Granada, Marrom Urban e a nova e exclusiva cor Cinza Celestial.
Motorização 1.8
Combustível Híbrido / Elétrico
Potência (cv) 101 98
Torque (kgf.m) 14,48 14,48
Câmbio CVT
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira tipo braços triangulares e barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais.
Dimensões
Altura (mm) 1.455
Largura (mm) 1.780
Comprimento (mm) 4.630
Peso (Kg) 1.440
Tanque (L) 43
Entre-eixos (mm) 2.700
Porta-Malas (L) 470
Ocupantes 5
*Dados do fabricante
Por Marcus Lauria (texto e fotos)
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