Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Coluna Mecânica Online pergunta se as pessoas estão preparadas para os carros do futuro

                         




COLUNA 
MECÂNICA ONLINE® 


20 | FEVEREIRO | 2020 








Você está preparado para o carro do futuro?

Uma das maiores capacidades da indústria automotiva é a inovação. Ao passar dos anos a evolução do automóvel é constante buscando oferecer novas oportunidades para motoristas e ocupantes.

O funcionamento do motor em si passou por ganhos na eficiência energética, mas se mantém a teoria de mais de 100 anos com o ciclo Otto na motorização de quatro tempos a explosão.

A grande pergunta a ser feita é se o cliente vai comprar a ideia do carro do futuro. Será que quem gosta de feijão, arroz e carne vai querer refeição gourmet? Esse é o desafio.

Ao passar dos anos muitas tecnologias surgem. Algumas são aplicadas, outras perdem espaço e uma quantidade menor fica apenas registrada nos laboratórios de pesquisas.

Será que você aceitaria o convite para fazer uma viagem entre São Paulo e Curitiba muito bem acomodado num carro autônomo? 44% dos entrevistados não aceitariam, enquanto 30% já estão abrindo a porta para iniciar o percurso e 21% talvez aceitariam. Essa pesquisa foi apresentada por Orlando Merluzzi, durante entrevista num programa de televisão sobre como as novas tecnologias vão impactar em sua vida.

E o prazer de dirigir? Alguém perguntou? Será que não poderíamos ter carros de condução híbrida combinando autonomia e direção do motorista? Agora é com você carro, estou cansado de dirigir, vou descansar um pouco.

A engenharia automotiva sempre em busca de soluções que resultem em mais segurança e eficiência econômica e de energia. É fato que os investimentos em Internet of Things (Internet das Coisas) e Inteligência Artificial vem crescendo.
As discussões abordaram questões como: segurança ativa, direção automatizada, conexão em rede inteligente, mobilidade eletrônica, redução de CO2, digitalização e telemática.

A Mercedes-Benz começou recentemente a oferecer o assistente de curva disponível de fábrica desde 2016 como uma solução de retrofit para vários modelos das séries Actros.

Em breve teremos a quinta geração do Assistente de Freio Ativo com detecção de pedestres, que será instalada em todos os novos caminhões Actros na Europa como padrão a partir de 2020.

Considerando que quase 90% dos acidentes de trânsito são causados por erro humano, os sistemas de assistência ao motorista e as funções de direção automatizada oferecem potencial de segurança, prevenindo erros humanos ou reduzindo suas consequências.

A segurança do veículo deve ser garantida durante todo o ciclo de vida e, na era digital, isso só pode ser feito com base no acesso direto e independente aos dados relevantes de inspeção e funções de diagnóstico no veículo.

O Mercedes me connect é uma tecnologia que lê os dados e performance do automóvel em tempo real e gera informações para o concessionário, fábrica ou Central de Relacionamento com o cliente, antecipando serviços por meio de propostas personalizadas sem que o cliente precise se preocupar com a manutenção do veículo. O serviço estará disponível no Brasil a partir de 2021.

O momento Intuitive reforça a evolução das interfaces para tecnologias mais intuitivas e acessíveis no portfólio da Mercedes-Benz. O novo pacote de conectividade oferece serviços remotos e maior cuidado ao cliente e toda a interação que a marca propõe de forma simplificada por meio da inteligência artificial.

O bem-estar dentro dos automóveis também pode ser apresentado por itens que proporcionam o máximo do conforto a bordo e que são pensados para tornar o dia a dia dos clientes ainda mais agradável e seguro, proporcionando a eles a sensação de estar em suas casas.

O ENERGIZING comfort control, transforma o veículo em um oásis de bem-estar por meio da combinação inteligente de funções de conforto que ativam todos os seus sentidos, como climatização, iluminação, música, vídeos e, também, funções de massagem, aquecimento e ventilação dos assentos. Acho que agora você está gostando mais das tecnologias?

Agora mais conectado, o novo GLE conta com a tecnologia MBUX, que integra todos os novos modelos do portfólio da marca. A tela de 12,03 polegadas touchscreen proporciona mais conforto ao condutor e facilita a visualização e ativação das funções disponíveis no modelo, também possíveis pelo controle gestual, ou como é conhecido, Interior Assistant, que detecta e interpreta movimentos das mãos e ombros para comandos como ligar a luz do lado do passageiro.

O carro do futuro vai além de andar sozinho ou mesmo utilizar uma nova fonte de energia. A transição mostra que as tecnologias vão deixar o motorista mais livre no comando do veículo, onde até mesmo teremos o controle gestual, ou como é conhecido, Interior Assistant, que detecta e interpreta movimentos das mãos e ombros para comandos como ligar a luz do lado do passageiro.
Desejo mais saúde e vida para todos nós para que possamos viver no presente o automóvel do futuro.

Mecânica Online

Desgaste nas velas de ignição
Os principais sintomas que indicam quando as velas precisam ser revisadas temos a dificuldade na partida; Elevação do consumo, pois parte da mistura ar/combustível não é queimada de maneira adequada; e dificuldades nas retomadas de velocidade, perda de potência e aumento dos níveis de emissões de gases poluentes.

Elétricos
Enquanto o Salão de São Paulo parece não interessar aos fabricantes automotivos locais, o de Genebra, na Suíça, será palco da ofensiva de veículos elétricos da Renault.

Óleo do motor
Tem a função de lubrificar as peças para reduzir a fricção e minimizar a perda desnecessária de energia. Um motor bem lubrificado queimará combustível com mais eficiência, tendo assim, um melhor desempenho. Para garantir a saúde do veículo, é imperativa a utilização de um lubrificante adequado para o motor, além de trocas regulares.

==============================================
Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês. http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.