Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 27 de junho de 2020

Com mais de 30 metros de comprimento, o maior automóvel do mundo precisa de 26 rodas e dois motores V8 para mover-se.





O maior carro do mundo, título garantido no Livro dos Recordes do Guinness, é uma versão (muito) esticada de um Cadillac Fleetwood Eldorado Convertible, desde 1986. Tem 30,5 metros de comprimento e precisa de 26 rodas e dois motores V8 para mover-se.


Foi uma criação de Jay Ohrberg, um excêntrico colecionador e reputado empresário com ligações à indústria do audiovisual, que produziu também alguns dos mais famosos veículos do cinema e das televisões, como o Dodge Charger de 69 que brilhou na série “Os Três Duques”, o KITT de “O Justiceiro” ou o DeLorean que foi protagonista em “Regresso ao Futuro”, entre muitos outros. A Jay Ohrberg Star Car foi a mais relevante empresa especializada na construção de veículos especiais. E, no seu portefólio, está também o automóvel mais longo do mundo.


Sonho americano sobre muitas rodasA limousine construída a partir de um Cadillac Eldorado tem 12 eixos, 26 rodas e conta com dois motores V8 para movimentar mais de 10 toneladas de peso. O “American Dream”, como foi batizado, tinha dois postos de condução, um em cada extremidade da enorme carroçaria, o que permitia que pudesse ser dividido em dois veículos independentes de tamanho mais maneirinho, sempre que precisava de percorrer distâncias maiores.

Mas a excentricidade do projeto não fica por aqui. A limusina XXL não tem apenas tamanho, escondendo no seu interior as mais variadas mordomias. Uma piscina, uma enorme cama de água e até um heliporto são só alguns dos luxos à disposição…



O projeto rondou os quatro milhões de dólares na época, investimento que Jay Ohrberg não conseguiu rentabilizar. Sem o sucesso esperado, o “American Dream” acabou abandonado num armazém em Nova Jérsia, de onde só saiu em 2014 para ser recuperado e vendido em leilão, desconhecendo-se o seu paradeiro atual.


Fonte: Motor 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.