São Bernardo do Campo (SP). O Volkswagen Nivus será revelado mundialmente amanhã, dia 28, e marca a estreia do VW Play, uma inédita plataforma de tecnologia. Totalmente desenvolvido na América Latina, o VW Play passou pelos mais rigorosos (e curiosos) testes de validação e durabilidade.
Foram mais de 5 mil horas de simulações (práticas e virtuais) para certificar o sistema que marca o início de uma nova era em conectividade, streaming e serviços dentro de um veículo. Junto com o VW Play, estreia também a VW Play apps, um ambiente virtual exclusivo para os clientes da marca baixarem aplicativos no VW Play e utilizá-los dentro do carro.
Fruto de um desenvolvimento de três anos, o sistema traz para dentro do carro o que antes estava no celular. Para isso, oferece memória de 10GB para salvar mídias e aplicativos.
Para garantir que tudo funcione perfeitamente nas mais variadas condições de uso, uma equipe de cerca de 50 pessoas coordenou os testes, que foram distribuídos em três segmentos: mecânicos, elétricos e climáticos. Tudo foi realizado em câmaras específicas, dentro da Volkswagen do Brasil, seguindo normas e padrões internacionais.
Stress
Os testes mecânicos "estressam" o componente e simulam situações extremas, como por exemplo, esquentando e esfriando a peça, balançando o painel, expondo a tela a grandes quantidades de poeira e de umidade e eventuais impactos frontais.
Especificamente nos testes de impacto há uma parte fundamental: as simulações virtuais. Nesses testes são colocados à prova todo desenvolvimento e planejamento para que as áreas do painel se deformem estrategicamente para absorver o impacto e preservar a integridade física dos ocupantes.
Assim, se eventualmente em uma colisão algo se chocar contra a tela do VW Play, o vidro que cobre as 10.1" não estilhaçará, pois é temperado. Exatamente como as telas de smartphones e tablets.
Tropa de choque
Nos testes elétricos o VW Play enfrentou uma "chuva" de ondas eletromagnéticas para garantir que suas funções não oscilem quando o veículo passar por áreas onde há grande quantidade de antenas, por exemplo. Tudo com um objetivo: deixar o sistema robusto o suficiente para não sofrer interferências.
Até a poeira é normatizada
O Nivus será produzido na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e será comercializado em vários mercados pelo mundo. Por isso, nas avaliações climáticas, o VW Play foi submetido a temperaturas de -30°C a +85°C.
O sistema foi desenvolvido para que, mesmo em temperaturas tão frias, o cristal líquido não congele ou fique sólido (isso causaria lentidão nas telas e prejudicaria as imagens). No outro extremo, num calor digno de deserto, o que se testa é a durabilidade e robustez dos componentes, que não derretem.
Outro teste importante foi o de poeira. Com granulação específica, o "pó do Arizona" (uma poeira bem fininha) foi colocado sobre a tela do VW Play para medir a vedação e o tratamento antirrisco da tela.
5 mil horas
São cerca de 4 meses funcionando sem parar: 24 horas por dia, sete dias da semana. Essa foi a prova que o VW Play passou nos testes de desenvolvimento. Isso englobando as fases práticas e virtuais. Durante esse período foram realizados mais de 6 mil verificações.
O VW Play
Trata-se de um sistema de infotainment capaz de ler praticamente todos os formatos de mídia, reunindo informações do veículo, do sistema de som, de conectividade (sem fios para IOS), de streaming de conteúdo, de aplicativos e de serviços. Ele é uma das principais inovações do Nivus.
A dinâmica de funcionamento foi desenvolvia com base em pesquisas com clientes e inspirada no uso de um smartphone. Sua usabilidade conta com padrões intuitivos do mundo digital, tais como o slider entre telas e a função "buscar".
Basta digitar o que você precisa que o sistema mostrará o atalho e todas funções relacionadas ao item pesquisado. Igual a um navegador de computador.
E quando o assunto é conexão com a internet, a Volkswagen habilitou o recurso de roteamento de celular ou por um wi-fi. Ao ser conectado, o VW Play oferece as mesmas funções de um dispositivo de tecnologia.
O Nivus será o primeiro carro no mundo com o Manual Cognitivo integrado ao veículo. Isto é, em vez de tirar as dúvidas referentes ao manual do proprietário pelo celular, o dono de um Nivus poderá fazer isso diretamente pelo VW Play!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário