Fernando Calmon
Nº 1.107 — 23/7/20
SEIS
MANEIRAS DE “FAZER”
DINHEIRO
COM SEU CARRO
As dificuldades financeiras surgidas com a pandemia têm
destacado alternativas para quem é proprietário de um veículo e precisa
enfrentar dívidas ou enxugar seu orçamento por perda de renda. Cerca de 70% dos
veículos novos e usados são adquiridos por financiamento, leasing e consórcio.
Nesta última modalidade há a possibilidade de converter o
crédito em espécie após 180 dias da contemplação e desde que todas as obrigações
financeiras estejam quitadas com a administradora. Para quem financia, a grande
maioria, existem mais cinco opções de acordo com Luca Cafici, CEO da
Instacarro.
“Venda o veículo para abater a dívida
Com o dinheiro, pode-se pagar o valor restante ao banco
(evitando juros maiores), colocar o orçamento em dia e planejar melhor sua vida
financeira.”
“Troque por um modelo mais em conta
Se não dá para ficar a pé por questões pessoais ou
profissionais, utilize a mesma lógica para trocar o veículo por um modelo mais
econômico e barato. Com o "lucro" obtido nessa negociação, a
pessoa pode pagar a dívida e sem o incômodo da ausência de um carro.”
“Transfira o financiamento para outra pessoa
É possível transferir o financiamento a outra pessoa desde
que não haja nenhuma parcela em atraso. Isso para quem já sabe que terá
dificuldades para honrar o pagamento. A instituição financeira precisa avaliar
o perfil do novo comprador. Uma alternativa interessante caso o automóvel
continue na família, com pais herdando as dívidas dos filhos, por exemplo.”
“Pesquise a portabilidade de crédito
Uma alternativa é negociar o financiamento com outro banco
por meio do conceito de portabilidade
de crédito. Podem-se conseguir condições favoráveis, como juros
menores, e solicitar a migração sem custo adicional.”
“Renegocie com a instituição financeira
Tente conseguir juros mais em conta, no número de prestações
ou condições de pagamento mais vantajosas para a situação de aperto.”
Entre todas essas alternativas a portabilidade vem avançando.
Com a Selic em queda, as taxas de juro foram reduzidas e alguns bancos prometem
um considerável abatimento nas parcelas do financiamento.
REALIDADE AUMENTADA
É GRANDE FERRAMENTA
Experiências de Realidade Aumentada (RA) têm sido cada vez
mais utilizadas para oferecer uma boa alternativa aos consumidores. Durante o
período de concessionárias fechadas foi particularmente útil baixar um aplicativo
de RA para celular. Em seguida bastava apontar o smartphone para qualquer
superfície em branco para ter todos os pormenores do modelo por fora e por
dentro.
A Citroën, por exemplo, foi pioneira no Brasil na
utilização da imersão para experiência de compra. Aliado a um chatbot no
Facebook Messenger, os interessados puderam conhecer “de perto” o Citroën
C4 Cactus e utilizar RA para visualizar o carro e personalizá-lo com diferentes
cores e acessórios, sem ter que ir até uma concessionária.
No Nivus também há
um aplicativo de RA que permite explorar até seu interior, de casa ou em
qualquer lugar, sem necessidade de usar os óculos de Realidade Virtual
disponíveis nas concessionárias e que precisam ser higienizados.
Para Marcos Trinca, executivo da More Than Real, empresa brasileira especializada em soluções de RA,
a transformação digital abalou diversos negócios.
“Foi observando que a maior parte da jornada de compra
de carros pode acontecer via internet que diversas marcas passaram a enxergar
as soluções imersivas como estratégia para aumentar vendas. Afinal, por que não
otimizar o tempo e proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes, se
já é possível visualizar em tempo real o carro que deseja adquirir como se
estivesse frente a frente com ele?”
“Já a Ford começou a usufruir dessa solução para conectar
técnicos a engenheiros, pois percebeu que isso ajudaria a agilizar o
diagnóstico de falhas e ganharia mais tempo para efetuar as reparações. A Volkswagen
divulgou recentemente que o desenvolvimento do Nivus foi 100% digital, ao
utilizar as mais avançadas tecnologias de realidade virtual, RA e impressões
3D.”
Trinca reforça que “as tecnologias imersivas têm sido
grandes aliadas para proporcionar atendimento diferenciado aos clientes. Seja
pelas redes sociais ou qualquer outro canal utilizado para vender ou gerar
engajamento, enxergo no setor automotivo um verdadeiro oceano de oportunidades.”
AUDI Q7 JÁ EM
PRÉ-VENDA
Faróis de LED
Matrix, carregamento de celular por indução e assistente de estacionamento são
algumas das novidades do Audi Q7, único SUV da marca com três fileiras de
bancos para sete ocupantes.
O espaço para bagagem é de excelentes 740 litros
com o rebatimento da última fileira. Além da nova grade, o SUV de maior porte
da marca (2,99 m de entre-eixos), tem distância livre do solo de 20,5 cm,
tração quattro, motor de 340 cv e 51
kgfm com assistência híbrida leve (48 V).
Preços partem de R$
414.990,00 na modalidade venda direta com entregas a partir do final de agosto.
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