"Estamos numa fase que contempla uma nova jornada de compra do consumidor."
Por Guilherme Paulus
Estamos vivendo um cenário nunca antes visto na história do planeta, com impacto direto em todos os setores da economia, nada exclusivo para o nosso segmento, portanto é preciso planejamento e otimismo para uma retomada consciente e repleta de novos serviços e oportunidades que sempre vislumbramos em momentos como esse.
O Turismo já passou por diversas crises ao longo dos anos, sejam elas ligadas à economia ou a fenômenos naturais, como a destruição de destinos inteiros por chuvas, furações e terremotos. E se reinventaram em tempo recorde. Temos esse diferencial, essa capacidade única de se reerguer, gerando emprego e renda por onde passamos.
Estamos numa fase que contempla uma nova jornada de compra do consumidor, que vai retomando aos poucos a confiança nas empresas a cada novo lançamento que vislumbra, principalmente, os protocolos de segurança e higienização de hotéis, companhias aéreas, ônibus, trens, empresas de turismo receptivo, restaurantes, bares e parques. E quem sair na frente nesse sentido, terá a seu favor um grande diferencial competitivo no mercado.
Os eventos híbridos e os 100% online chegam num momento oportuno, onde todos nós nos habituamos a esse tipo de transmissão para nossas reuniões, treinamentos e convenções por todo o Brasil. É uma adaptação necessária, mas que não substituirá o “cara a cara”, tão essencial no nosso negócio e o networking que esse formato proporciona, mas é um período que se torna necessário, especialmente enquanto não tivermos a cura da COVID-19.
Outro aliado importante é a segurança dos ambientes. E toda a cadeira produtiva do turismo vem se preparando de maneira exemplar com seus protocolos e selos de 100% seguros, com apoio tanto por parte dos governos federal, estadual e municipal, como das secretarias de turismo e mesmo das nossas associações, extremamente ativas e unidas para atravessar esse momento de maneira leve e com alto planejamento das próximas ações.
As novas regras e os rigorosos protocolos que envolvem sistemas de sanitização em todos os locais, distanciamento seguro e higienização redobrada, são primordiais para reduzir aglomerações e o risco de contágio.
(Fundador da CVC e do Grupo GJP)
Estamos vivendo um cenário nunca antes visto na história do planeta, com impacto direto em todos os setores da economia, nada exclusivo para o nosso segmento, portanto é preciso planejamento e otimismo para uma retomada consciente e repleta de novos serviços e oportunidades que sempre vislumbramos em momentos como esse.
O Turismo já passou por diversas crises ao longo dos anos, sejam elas ligadas à economia ou a fenômenos naturais, como a destruição de destinos inteiros por chuvas, furações e terremotos. E se reinventaram em tempo recorde. Temos esse diferencial, essa capacidade única de se reerguer, gerando emprego e renda por onde passamos.
Estamos numa fase que contempla uma nova jornada de compra do consumidor, que vai retomando aos poucos a confiança nas empresas a cada novo lançamento que vislumbra, principalmente, os protocolos de segurança e higienização de hotéis, companhias aéreas, ônibus, trens, empresas de turismo receptivo, restaurantes, bares e parques. E quem sair na frente nesse sentido, terá a seu favor um grande diferencial competitivo no mercado.
Os eventos híbridos e os 100% online chegam num momento oportuno, onde todos nós nos habituamos a esse tipo de transmissão para nossas reuniões, treinamentos e convenções por todo o Brasil. É uma adaptação necessária, mas que não substituirá o “cara a cara”, tão essencial no nosso negócio e o networking que esse formato proporciona, mas é um período que se torna necessário, especialmente enquanto não tivermos a cura da COVID-19.
Outro aliado importante é a segurança dos ambientes. E toda a cadeira produtiva do turismo vem se preparando de maneira exemplar com seus protocolos e selos de 100% seguros, com apoio tanto por parte dos governos federal, estadual e municipal, como das secretarias de turismo e mesmo das nossas associações, extremamente ativas e unidas para atravessar esse momento de maneira leve e com alto planejamento das próximas ações.
As novas regras e os rigorosos protocolos que envolvem sistemas de sanitização em todos os locais, distanciamento seguro e higienização redobrada, são primordiais para reduzir aglomerações e o risco de contágio.
A preparação é concreta e a retomada virá naturalmente, de forma faseada. Primeiramente com as viagens de carro para curtas distâncias, aquelas escapadas da cidade para o campo, para a praia ou para as montanhas, como é o caso de Porto Alegre para a Serra Gaúcha.
Gramado tem um destaque especial pelas características únicas de organização e resiliência nesse período, que tem despertado a curiosidade dos brasileiros que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer a região, especialmente neste inverno.
Gramado tem um destaque especial pelas características únicas de organização e resiliência nesse período, que tem despertado a curiosidade dos brasileiros que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer a região, especialmente neste inverno.
Pesquisas apontam que a cidade é campeã na busca por viagens neste momento, seja em operadoras, sites de viagem, ou buscas gerais na web. E neste momento, durante o inverno, essas buscas se intensificam. As baixas temperaturas combinam perfeitamente com a arquitetura da cidade e com a variada gastronomia de toda a região da Serra Gaúcha.
Ainda falando da cidade, quem tem em sua comunidade o grande motor propulsor do turismo, vale destacar os esforços da iniciativa privada para a manutenção de grandes eventos como o Natal Luz, por exemplo. É preciso planejamento, pensar o calendário para os próximos 5 anos.
Ainda falando da cidade, quem tem em sua comunidade o grande motor propulsor do turismo, vale destacar os esforços da iniciativa privada para a manutenção de grandes eventos como o Natal Luz, por exemplo. É preciso planejamento, pensar o calendário para os próximos 5 anos.
Não podemos depender do poder público, o governo deve sim nos oferecer sempre a melhor infraestrutura nas cidades, mas é responsabilidade das empresas e dos moradores serem o grande diferencial, os protagonistas desse setor. E é exatamente o exemplo que Gramado leva para o mundo como símbolo de trabalho de seu povo, de suas empresas e de parceiros imprescindíveis.
Vamos redescobrir o prazer de viajar e o Turismo sairá ainda mais forte desse período. A pandemia mostra que o desafio é grande, mas maior ainda será a determinação de todos nós que movimentamos esse setor tão importante para a economia e para o desenvolvimento do país.
Vamos redescobrir o prazer de viajar e o Turismo sairá ainda mais forte desse período. A pandemia mostra que o desafio é grande, mas maior ainda será a determinação de todos nós que movimentamos esse setor tão importante para a economia e para o desenvolvimento do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário