Dois meses depois de ter subido no terceiro degrau do pódio nas 24 Horas de Le Mans, a Alpine Elf Matmut Endurance Team retornou à pista no Circuito Internacional do Bahrein, durante as 6 Horas do Bahrein.
Nicolas Lapierre, o brasileiro André Negrão e Matthieu Vaxivière aproveitaram os testes livres para voltar à ação, adaptando-se às condições extremamente quentes no meio do deserto. Ao final das três sessões, o treino das qualificações ficou a cargo do brasileiro, cujos esforços lhe valeram o terceiro melhor tempo a menos de uma segundo da pole position.
No sábado de manhã, Matthieu Vaxivière ficou encarregado de fazer a largada nas 6 Horas do Bahrein. Com uma estratégia ofensiva desde o início, o francês ameaçou o Toyota n° 7 na primeira curva, colocando em seguida a dupla da liderança sob pressão. Entretanto, sua missão para encontrar uma abertura foi prejudicada devido a um problema no acelerador.
Matthieu Vaxivière terminou seu primeiro revezamento na terceira posição antes de passar o volante a Nicolas Lapierre, seguido por André Negrão. Mantendo o terceiro lugar depois de duas horas, o brasileiro e a equipe foram pegos por um full course yellow logo depois da passagem no box. O Alpine n° 36 reagiu rapidamente, mudando sua estratégia com uma parada antecipada antes de o brasileiro passar o volante a Matthieu Vaxivière, que partiu com tudo para o ataque.
Apesar deste pit-stop adicional, a Alpine Elf Matmut Endurance Team manteve o terceiro lugar antes dos últimos cem minutos de corrida. Na espreita pela menor oportunidade, o francês apresentou um ritmo sólido e regular em suas cinquenta e três voltas até cruzar a bandeira quadriculada.
Os esforços do trio no deserto do Bahrein foram recompensados, pois a Alpine conquistou um quinto pódio consecutivo em cinco largadas desde sua volta à categoria máxima do Campeonato Mundial da FIA de Endurance. Este resultado permite que a Alpine Elf Matmut Endurance Team consolide definitivamente sua segunda posição na classificação por equipes. Entre os pilotos, Mathieu Vaxivière, o brasileiro André Negrão e Nicolas Lapierre ainda podem brigar pelo segundo lugar, pois estão vinte e cinco pontos atrás de seus rivais, restando ainda trinta e nove pontos em jogo.
A equipe azul terá a chance de partir em revanche na próxima semana, na prova final do calendário: as 8 Horas do Bahrein. Os adversários se reencontrarão no Circuito Internacional do Bahrein para uma corrida duas horas mais longa, que desta vez vai terminar à noite.
Philippe Sinault, Diretor da Alpine Elf Matmut Endurance Team:
“Este quinto pódio é um belo resultado tendo em vista o contexto. A equipe se mostrou novamente impecável na pista e no box, assim como a confiabilidade, com exceção deste pequeno problema com o pedal do acelerador, que nos impediu de aproveitar toda nossa potência no início da corrida. Brigamos com os Toyota até essas duas reviravoltas na metade da corrida. Primeiro porque tivemos um consumo excessivo devido ao calor, depois o primeiro full course yellow nos custou caro, pois tínhamos acabado de reabastecer, ao contrário dos nossos adversários. No fim da prova, também sofremos com os pneus que se comportaram de forma diferente das nossas simulações. Nossos rivais estavam claramente mais fortes hoje e tiveram um desempenho perfeito nestas condições extremas. Agora vamos nos concentrar na próxima semana, para fazer melhor do que o terceiro lugar. Temos muito trabalho pela frente depois desta corrida extenuante para pilotos e máquinas, mas estaremos extremamente motivados para terminar nossa temporada da melhor forma possível.”
Nicolas Lapierre:
“Fizemos uma boa largada com o Matthieu, mas nos faltou um pouco de ritmo e autonomia. Perdemos muito tempo com o primeiro full course yellow, pois tínhamos acabado de fazer uma parada. A boa notícia é que poderemos fazer uma revanche na próxima semana!”
André Negrão:
“Estas 6 Horas de Bahrein terminaram com mais um pódio para nós. Foi uma boa corrida, com um ritmo sólido, mas ainda precisamos evoluir em alguns pontos. As neutralizações não jogaram a nosso favor, mas ainda podemos brigar pelo segundo lugar do campeonato dos pilotos. Este objetivo será um pouco mais difícil de alcançar, mas vamos ver o que a próxima semana nos reserva!”
Matthieu Vaxivière:
“Estávamos bem posicionados no início da corrida. Apesar das primeiras voltas um pouco complicadas, conseguimos compensar nosso atraso para brigar com os Toyota até termos este pequeno problema com o pedal do acelerador. Teremos que analisar isso para garantir que não volte a acontecer. Agora a diferença diminuiu e é uma pena que o suspense tenha sido abreviado, mas vamos fazer de tudo para tentar recolocar nossos adversário sob pressão na semana que vem.”
CLASSIFICAÇÃO
6 Horas do Bahrein
1. Toyota Gazoo Racing n° 7 – 185 voltas
2. Toyota Gazoo Racing n° 8 – +51’’401
3. Alpine Elf Matmut Endurance Team n° 36 + 1 volta
4. Team WRT n° 31 + 5 voltas
5. JOTA n° 28 + 5 voltas
Campeonato Mundial FIA de Endurance Hypercar
1. Toyota Gazoo Racing – 167 pontos
2. Alpine Elf Matmut Endurance Team – 105 pontos
3. Glickenhaus Racing – 37 pontos
PROGRAMAÇÃO (UTC+3)
Quinta-feira, 4 de novembro
17h30-19h00: Testes livres 1
Sexta-feira, 5 de novembro
9h00-10h30: Testes livres 2
13h20-14h20: Testes livres 3
17h40-17h50: Qualificações
Sábado, 6 de novembro
14h00-22h00: 8 Horas do Bahrein
Sobre a Alpine
Fundada em 1955 por Jean Rédélé, a Alpine sempre se destacou com seus carros esportivos com estilo francês. Em 2018, a marca apresentou o novo A110, um carro esportivo fiel aos princípios atemporais da Alpine em matéria de compacidade, leveza, agilidade e prazer de dirigir. Em 2021, foi criada a Unidade de Negócios Alpine. Assim, ela se tornou a marca dedicada aos carros esportivos inovadores, autênticos e exclusivos do Grupo Renault, que se beneficiam do legado e do know-how de sua fábrica histórica de Dieppe, bem como da maestria da engenharia das equipes da Alpine Racing e da Alpine Cars.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário