Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

L’Aventure PEUGEOT estará presente no salão Epoqu’Auto de Lyon L’Aventure PEUGEOT estará presente de 5 a 7 de novembro de 2021 na 42ª edição do Salão Epoqu’Auto de Lyon, um evento que reúne os apaixonados por carros antigos.

 


 

Para os 211 anos da marca PEUGEOT, l’Aventure PEUGEOT terá a oportunidade de celebrar dois aniversários durante o salão: 

130 ANOS DO PEUGEOT TYPE 3

Foi o “primeiro automóvel” vendido na França a um cliente particular. De fato, no dia 2 de outubro de 1891, a PEUGEOT entregou o primeiro carro de passeio a um particular: o Sr. Poupardin, habitante de Dornach, que havia encomendado seu carro em 27 de agosto daquele mesmo ano. Era um carro de 4 lugares com um motor (Daimler) de 2cv. 

Depois de uma tentativa com um veículo equipado com motor a vapor, em 1889, Armand Peugeot produziu em 1890 seu primeiro automóvel com motor a petróleo, conhecido como Type 2. 



Em 1891, para apresentar seu novo modelo, o Type 3, com 4 lugares Vis-à-Vis, ele teve a ideia de fazê-lo acompanhar a corrida ciclista Paris-Brest-Paris a fim de beneficiar da publicidade gerada pelo evento. No percurso de Valentigney a Paris e depois até Brest, ida e volta, o veículo percorreu 2 045 km a uma velocidade média de 14,7 km/h e milhares de franceses puderam assim descobrir o automóvel.

Entre 1891 e 1894 foram produzidos 64 exemplares do modelo. Características técnicas: motor V2 de 565 cm3, potência 2 HP e câmbio com 4 marchas. 

Desde essa data em 1891, cerca de 75 milhões de veículos Peugeot foram entregues nos 160 países onde a marca está presente.

 

80 ANOS DO PEUGEOT VLV - VÉHICULE LEGER DE VILLE (VEÍCULO LEVE PARA CIDADE)

 


Durante a Segunda Guerra Mundial, o racionamento de gasolina levou os fabricantes a buscar fontes de energia alternativas. A Peugeot foi o único fabricante a se interessar pelo modo de propulsão elétrico e causou sensação ao anunciar, em 1º de maio de 1941, o lançamento do seu "VLV" elétrico. Apresentado na forma de um mini conversível de dois lugares, esse veículo econômico para uso urbano foi particularmente utilizado pelos serviços postais e médicos. 377 exemplares do modelo foram produzidos de 1941 a 1943.

Características técnicas: motor elétrico, 3,3 cv alimentado por 4 baterias de 12 volts, autonomia de 75 a 80 km. Velocidade máxima: 36 km/h.

Se o mundo mudou significativamente em 211 anos, o ritmo das mudanças sofreu uma sensível aceleração nos últimos dez anos. A digitalização e a ultraconectividade suscitaram novas maneiras de pensar, novos padrões de consumo e novas formas de mobilidade. Com uma gama de produtos amplamente eletrificada (70% dos modelos PEUGEOT disponibilizam uma ou mais versões eletrificadas) e uma nova geração de infotenimento conectado lançado no novo 308, a PEUGEOT segue na vanguarda da inovação em matéria de mobilidade. 

Os amadores de veículos antigos poderão descobrir os diferentes serviços oferecidos por l’Aventure PEUGEOT: manutenção, restauro, comercialização de peças de reposição e venda de produtos derivados (miniaturas, vestuário, etc…). 

Espace L’Aventure Peugeot : Hall 5, estande T67

(https://laventurepeugeotcitroends.fr/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.